Porque sou tao contra a reproducao "caseira"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta out 29, 2004 10:18 am

Golden_ Escreveu: ...( E se os criadores começassem a vender os seus puppies esterilizados?
Olá

Cá em casa só se vendem cadelas por encomenda e esterlizadas, ou muito caras. Embora não passe de um pobre duplicador, penso, que com esta prática os Criadores só teriam a ganhar, não no imediato mas a médio e longo prazo.
Vender cadelas esterlizadas não é fácil. Tem que haver um compromisso entre as partes. Mas por cá é assim.
Última edição por gary em sexta out 29, 2004 1:21 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta out 29, 2004 10:20 am

Jordan Escreveu:
Porque tem de ser mesmo por amor, porque interesse (lucro) é nenhum! ;)
[/quote]

Infelizmente, Jordan nem muita gente pensa como tu, é por isso que deve haver muito canito abandonado, nas estradadas e nas ruas...
Se der Lucro optimo, se não rua com eles! :(
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta out 29, 2004 10:20 am

Jordan Escreveu: Só não acho bem falarem "rafeiro", para mim o melhor é srd, sr, vira-latas... pq "rafeiro" nós temos cá o do Alentejo (que é raça)!
Já há muito tempo um forista referiu isto num tópico e tive que concordar pq já houve vezes em que em certos tópicos falava-se de rafeiros e eu pensava que falavem dos Rafeiros do Alentejo!

Fiquem bem! ;)
Rafeiro é um cão sem raça definida.Eu cá gosto de chamar as "coisas pelo nome",mas existem muitas pessoas que preferem chamar SRD porque é mais bonito,mais simpático...O que eu não gosto mesmo é de vira lata,isso sim é uma designação depreciativa.
Um cão rafeiro não é mais nem menos do que outro cão,não é um coitadinho por ser rafeiro,por isso não vejo necessidade de estar a "florear" os nomes. ;)
Quanto ao Rafeiro do Alentejo é sim uma raça,mas não é só rafeiro,mas sim Rafeiro do Alentejo.
Nas minha opinião a melhor designação é mesmo rafeiro. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 29, 2004 10:23 am

Odemirense Escreveu:
Jordan Escreveu:
Porque tem de ser mesmo por amor, porque interesse (lucro) é nenhum! ;)
Infelizmente, Jordan nem muita gente pensa como tu, é por isso que deve haver muito canito abandonado, nas estradadas e nas ruas...
Se der Lucro optimo, se não rua com eles! :(
[/quote]

Não percebi esta és capaz de me explicar?
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta out 29, 2004 10:28 am

É assim, deve haver pessoa, que devem ver os animais como fonte de rendimento, e não o "vêm" como seres vivos, que precisam de amor, cuidados, etc...
E como qualquer negócio, se ele der bons frutos, continua-se, com ele, ás vezes sem se preocupar com as condições básicas do animal.
e quando ele o deixar de dar. desiste dele, ora e nos casos dos animais, o que é que achas que fazem?
matam, ou pior abandonam-os.

Isto é o que eu penso... :roll:
Jordan
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 10:36 am

Rainbow Escreveu:
Jordan Escreveu: Só não acho bem falarem "rafeiro", para mim o melhor é srd, sr, vira-latas... pq "rafeiro" nós temos cá o do Alentejo (que é raça)!
Já há muito tempo um forista referiu isto num tópico e tive que concordar pq já houve vezes em que em certos tópicos falava-se de rafeiros e eu pensava que falavem dos Rafeiros do Alentejo!

Fiquem bem! ;)
Rafeiro é um cão sem raça definida.Eu cá gosto de chamar as "coisas pelo nome",mas existem muitas pessoas que preferem chamar SRD porque é mais bonito,mais simpático...O que eu não gosto mesmo é de vira lata,isso sim é uma designação depreciativa.
Um cão rafeiro não é mais nem menos do que outro cão,não é um coitadinho por ser rafeiro,por isso não vejo necessidade de estar a "florear" os nomes. ;)
Quanto ao Rafeiro do Alentejo é sim uma raça,mas não é só rafeiro,mas sim Rafeiro do Alentejo.
Para mim um cão sem raça é precisamente isso, sem raça! srd não é floriado é pura e simplemente um cão sem raça!
Rafeiro, adj. e s. m. Zool. Cão do Alentejo conhecido também pelo nome de rafeiro do Alentejo; é um animal grande, possante, mais atarracado que o cão da serra da Estrela, de bela pelagem, geralmente branco-amarelada, especialmente de uma casta que serve para guardar gado. || Fig. Que ou pessoa que fareja escândalos para os divulgar; caluniador; maldizente. || Fam. e Deprec. Indivíduo importuno que acompanha outro constantemente como um cão acompanha o dono; bajulador.
Grande Dicionário da Língua Portuguesa - José Pedro Machado Vol. V
Sociedade de Língua Portuguesa
Publicações Alfa, S.A.
Lisboa, 1991
Podendo haver alguma edição mais recente que já inclua na definição de rafeiro um cão sem raça definida eu até aceito, mas visto a primeira definição referir-se á Raça refeiro do Alentejo, é essa a mais válida!

Fiquem bem! ;) 8)
Jordan
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 10:39 am

Odemirense Escreveu: É assim, deve haver pessoa, que devem ver os animais como fonte de rendimento, e não o "vêm" como seres vivos, que precisam de amor, cuidados, etc...
E como qualquer negócio, se ele der bons frutos, continua-se, com ele, ás vezes sem se preocupar com as condições básicas do animal.
e quando ele o deixar de dar. desiste dele, ora e nos casos dos animais, o que é que achas que fazem?
matam, ou pior abandonam-os.

Isto é o que eu penso... :roll:
Você leu o que escrevi e interpretou mal. Estava a responder ao Fang, leia a minha resposta novamente e veja se estou a falar por acaso do do "lucro" de ser Criador!
Caro forista se todos pensassem como eu, posso lhe garantir que os cães e gatos deste país estavam em muito melhor situação!

Fiquem bem! 8)
Rainbow
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 10:53 am

Jordan Escreveu:
Rainbow Escreveu:

Fiquem bem! ;)
Para mim um cão sem raça é precisamente isso, sem raça! srd não é floriado é pura e simplemente um cão sem raça!
Rafeiro, adj. e s. m. Zool. Cão do Alentejo conhecido também pelo nome de rafeiro do Alentejo; é um animal grande, possante, mais atarracado que o cão da serra da Estrela, de bela pelagem, geralmente branco-amarelada, especialmente de uma casta que serve para guardar gado. || Fig. Que ou pessoa que fareja escândalos para os divulgar; caluniador; maldizente. || Fam. e Deprec. Indivíduo importuno que acompanha outro constantemente como um cão acompanha o dono; bajulador.
Grande Dicionário da Língua Portuguesa - José Pedro Machado Vol. V
Sociedade de Língua Portuguesa
Publicações Alfa, S.A.
Lisboa, 1991
Podendo haver alguma edição mais recente que já inclua na definição de rafeiro um cão sem raça definida eu até aceito, mas visto a primeira definição referir-se á Raça refeiro do Alentejo, é essa a mais válida!

Fiquem bem! ;) 8)
Jordan,acho que já citei isto num outro tópico:
"Rafeiro-1. Cão de raça própria para guardar o gado, "..." 2. Cão sem raça definida,resultante do cruzamento de várias raças"..." "
Estou a citar o Dicionário Da Língua Portuguesa Contemporânea,da Academia de Ciências de Lisboa.
Eu apenas dei a minha opinião ,prefiro chamar rafeiro. ;)
Jordan
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 11:12 am

Por isso mesmo Rainbow é que referi que poderia haver uma definição mais recente. Devido ao termo ter sido popularizado e a língua portuguesa não ser uma língua morta, há alterações e modificações.

Também eu no meu caso, só dei a minha opinião e como geralmente a maior parte dos termos popularizados para mim são sempre mal empregues, em minha opinião cão sem raça definida é a melhor designação para um cão sem raça definida :lol: :lol: e rafeiro, é o cão rafeiro do Alentejo. É tb só a minha opinião!

Fiquem bem! 8)
Rainbow
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 11:30 am

Jordan Escreveu: Por isso mesmo Rainbow é que referi que poderia haver uma definição mais recente. Devido ao termo ter sido popularizado e a língua portuguesa não ser uma língua morta, há alterações e modificações.

Também eu no meu caso, só dei a minha opinião e como geralmente a maior parte dos termos popularizados para mim são sempre mal empregues, em minha opinião cão sem raça definida é a melhor designação para um cão sem raça definida :lol: :lol: e rafeiro, é o cão rafeiro do Alentejo. É tb só a minha opinião!

Fiquem bem! 8)
Sabe,Jordan,eu quando tenho alguma dúvida vou sempre consultar este "sabichão".Tenho-o em casa e é sempre uma grande ajuda,porque tal como disse a Língua Portuguesa não é uma Língua morta,e este dicionário é muito completo, e tem bastantes "actualizações.
Tem toda a razão,a maioria dos termos populares são muito mal entregues, fala-se e escreve-se muito mal o Português,mas isso já é outra história... :roll:
Quanto às opiniões,acho que já nos entendemos,cada uma tem a sua e tudo bem. ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta out 29, 2004 12:10 pm

aligra Escreveu:
Ora bolas, ontem à noite, quando postei isto, não habia posts apagados.

É pena.

Alicia
È Alicia, não viu bem mas já estão apagados há uns mesitos... ;) sabe como é... uns acessos de fúria. Tb, quem interessava ler, já leu. Quem está neste momento, não fica a perder, pois tudo aquilo que eu possa dizer não se escreve e é arrogante, por isso, assim está bem.

Isabel
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta out 29, 2004 1:18 pm

È Alicia, não viu bem mas já estão apagados há uns mesitos... ;) sabe como é... uns acessos de fúria. Tb, quem interessava ler, já leu.
Pronto, deve ser da hora, eu não presto para noitadas, di uma vista de olhos pelo tópico e pareceu-me completo, como já disse, é pena.
Quem está neste momento, não fica a perder, pois tudo aquilo que eu possa dizer não se escreve e é arrogante,

Oh, estou a perceber, é mesmo um problema.
Olhe, Isabel, e se despois de mandar uma boca cumprimenta com um "beijinhos fofos"? sempre fica o post mais meiguinho, acho eu 8)
Desde que não se vá embora, que cá o pessoal fica a perder imenso com a troca, se percebe o que estou a dizer ;)

Alicia
tucha101
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 5:28 pm

sexta out 29, 2004 2:28 pm

Nanico:
A sua assinatura, diz tudo.... Sempre foi a minha preferida.
Só assim se poderá minorar o sofrimento e o nº de animais abandonados.

Cumprimentos
Cecília
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta out 29, 2004 5:22 pm

Como já foi dito um dos grandes problemas é por vezes o incentivo à criação vir de quem nunca deveria vir. Eu tenho uma cadela srd, como alguns sabem, e tinha ela uns sete meses começou a ter uns ataques que nunca cheguei a descobrir a sua origem. O vet fez análises e disse que era algum viros, mas concretamente nunca se soube o que seria. E muito espantada fiquei quando o vet me disse para quando eu pensar em cruzar a cadela e fazer umas ninhadas tinhamos de estudar muito bem o caso porque o problema dela poderia passar para os cachorros! Eu fiquei :o ! Como é que o próprio vet me estava a falar em reproduzir a minha cadela? Dei a minha opinião e saí. Fiquei parva com o entusiasmo dele para que a minha cadela tivesse ninhadas!!! Enfim!

Quando lhe falei na estrelização da Meggy ele respondeu-me que ela era mais feliz assim...inteira! Fiquei outra vez :o ! Até poderia ter alguma razão, o que não me parece absolutamente nada, mas nunca o deveria dizer. Até porque, pelo que tenho aprendido, poupará a cadela a alguns problemas de saúde!

O mau exemplo vem, muitas vezes, da parte de quem devia elucidar exactamente para o contrário!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 29, 2004 6:08 pm

Na minha opinião não é condenável cruzar raças e SRD's, desde claro que quem o faz se assegure de que os filhotes têm destino, como fizeram os Pais da Vanadis.
Desculpe lá, mas não posso concordar com esta teoria. Não é pelo facto de assegurar que os filhotes têm destino que devo ficar descansado e legitimar a reprodução de SRD. Por acaso esqueceu-se que esses filhotes podem ser abandonados, ou também reproduzidos irresponsávelmente?
Não é pelo fracto de eu ter conseguido arranjar donos para 'despachar' os meus que 'lavo as minhas mãos' das posteriores consequências e de eventuais descendências futuras e o seu destino!!
Teorivamente, só legitimaria a criação de SRD se você quisesse ficar com TODOS os cachorros e se assegurasse que eles teriam uma boa vida até ao final dos seus dias e NUNCA se reproduziriam!

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”