curso de canicultura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta out 28, 2004 4:31 pm

P1TuXk4 Escreveu: Acho que o único curso que realmente resultaria, seria o seguinte:

Curso de Dono de Cão
Módulo I
- Educação
Módulo II
- Consciencialização
Módulo III
- Responsabilização

Módulo I - Seriam ministradas as regras básicas da educação, quer a nível pessoal, quer a nível social.
Módulo II - Temas que tratariam as vantagens e desvantages de ter um cão.
Módulo II - Fazer o dono perceber, que é sua a responsabilidade de cuidar do cão, como se de um filho se tratasse.

Mas conseguir dar um curso destes e conseguir algum aproveitamento, seria conseguir mudar mentalidades....o que não se consegue, com a duração habitual dos cursos....
Quem sabe...podia até ser que resultasse...
Tenho a certesa que resultaria!
Porque anda aí muita boa gente com um cão e tenho a certesa que lá no fundo estão bem arrependidos, de o terem (claro que essa pessoas, não gostam realmenrte dos seus cães...)

Sim, não era ao curso que eu estava-me a referir.
Mas veja bem, teria que haver um curso para cada raça (pelo menos).
Eu quando antes de começar, li muito e falei com muitos criadores Portugueses e Estrangeiros, gente com quem aínda hoje aprendo e muitos que se tornaram grandes amigos.
Ser canicultor, tem que ter muito conhecimento da raça, e muita responsabelidade, é algo que não é apra toda a gente... :roll:
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta out 28, 2004 4:50 pm

Talvez isto tenha mais a ver com o outro tópico relativo à Quinta dos Desconhecidos-Que-Pensam-Que-São-Famosos, mas aquela gente é que precisava de um curso destes. Ainda no outro dia apanhei-os a falar do cão do Castelo Branco (é um Terra Nova, não é?), porque o cachorro tinha feito xixi no tapete e o conselho que davam ao dono era afocinhar o bicho no xixi e dar-lhe uma palmada :o .
Até dei um salto! Que coisa mais disparatada! Além de ser uma completa tolice, é também completamente desumano!
Como é que alguém arranja um cão sem ter sequer a mínima noção de como o educar? Ok, antes de ter o cão que tenho hoje também não sabia muita coisa, mas tive o cuidado de ao menos fazer algum "trabalho de casa"...

Acho que aquele grupo devia ser o primeiro a matricular-se no curso... :roll:
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta out 28, 2004 5:25 pm

Existe sempre a opção da auto-cultivação. Quando se decide ter determinado cão, é sempre mais do que benéfico tentar aprender o que se puder sobre cães e sobre a raça em questão. Pelo menos é o que tem acontecido com os que me rodeiam, ;) .

Sempre achei que ser dono, tal como ser Criador, exige preparação e conhecimentos. Como nem todos se dão ao trabalho de se auto-cultivar, acho que as escolas de cães poderiam muito bem ministrar alguns aspectos de como cuidar de um cão e de providenciar material de estudo acerca das particularudades das raças.

Ser criador dá muito trabalho, é amor e é paixão, lógico. Mas ser dono também (ou devia ser). Pelo que ambos acabam por ter uma responsabilidade semlhante.

Isto num cenário idílico, já sabemos que tal como há bons donos e criadores, também há o inverso.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta out 28, 2004 9:03 pm

Curso para aprender a cuidar de um cão acho bem.
Mas curso para "canicultura" não acho. Quem realmente ama uma raça e quer trabalhar com ela e perpetuá-la não precisa de um curso feito: move-se pela sua curiosidade, pela sua paixão. Um "curso" só traria mais BYBs ao mundo e deles estou eu farta.
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta out 29, 2004 9:40 am

Pois... mas acho que esse trabalho, cabaria bem aos "profs" dos nossos canitos...
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

sexta out 29, 2004 10:20 am

Olá
Estive a ler os vossos comentários e gostaria de saber então se existe algum curso de canicultura e aonde, gostaria de frequentar um com todo o gosto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vanadis
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 11:51 am

Não vi com atenção o cão do José Castelo Branco, até pq não costumo ver a quinta desses famosos, mas acho que não é um terra-nova... ;)
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

sexta out 29, 2004 11:58 am

Vanadis,

É um Caniche! :lol: :lol: (na brinca!) ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta out 29, 2004 12:17 pm

De facto ser canicultor na plenitude do termo não é para todos, contudo existem como em todas as profissões (caso seja considerado como tal), bons profissionais e tambem maus, normalmente os maus não estão lá por gosto, mas sim porque foi a 1ª coisa que apareceu em termos profissionais que proporcionava um certo lucro. :)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

sexta out 29, 2004 12:48 pm

Vanadis parece-me mesmo ser um terra nova... :roll:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado out 30, 2004 7:19 pm

O cão do Castelo Branco é um terra nova. Eu conheço a mãe dele (a mãe cadela) e os donos.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 30, 2004 9:27 pm

ladyxzeus Escreveu: O cão do Castelo Branco é um terra nova. Eu conheço a mãe dele (a mãe cadela) e os donos.
Tem a certeza de que não é um CarolinaDog? :p
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Vanadis
Membro Veterano

sábado out 30, 2004 9:52 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Bem, então foi mesmo pq eu só deitei o canto do olho, a mim pareceu-me um caniche assim ao longe... :oops: :oops: :oops: Bem, agora vou mesmo ter de andar atrás do canito do Zé Castelo Branco, na TVI, para ver o bicho com atenção... :oops: :oops: :oops:

Um Carolina Dog, é Fang?... :p :lol: :lol: :lol: :lol: ;)
Vanadis
Membro Veterano

sábado out 30, 2004 9:57 pm

Bem, já sei a causa da minha confusão... :oops: :oops: É que eu não sabia que o canito ainda era um cachorro, só vi o bicho de soslaio no início do programa, meti na cabeça que era um caniche e pronto. Nunca vi um Terra-Nova cachorro, por isso acho que não saberia reconhecer. Já percebi tb que o bicho já cresceu... :lol: :lol: :oops: :oops: . Agora é que tenho mesmo de ver se vejo o cão com atenção... :oops: :oops:
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado out 30, 2004 10:05 pm

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 13, 2006 3:25 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”