URGENTE: Herbicida aplicado entre 11 e 15 de Outubro... ou mais recentemente...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta out 29, 2004 1:05 pm

Não tinha intensão de voltar a participar aqui, mas isto é uma emergência.

O meu cão estava com diarreia cerca de 3 dias, foi hoje levado ao veterinário e foi dito que podia ser qualquer tipo de infecção ou mesmo falta de desparisitação.

Veio para casa a antibioticos e com desparasitante para tomar e para além da diarreia não tem mais sintomas.

O veterinário falou ainda da possibilidade de ter sido algum tipo de veneno e para estarmos atentos a outro tipo de sintomas, sendo que nesse caso deveriamos voltar lá imediatamente.

Perante este cenário telefonei para a Câmara Municipal e descobri que uma empresa contratada pela Câmara anda a aplicar Herbicidas.
Segundo eles, a última aplicação terá sido antes das chuvas, entre 11 e 15 de Outubro, mas isto perto da zona onde costuma passear. Mas o problemas é que os meus pais andam pela cidade toda e levam o cão com eles.

Por poderá ser a esta a causa da sua diarreia?
Eles deram-me o nome do produto: Roundp Ultra.

Será que alguém aqui me pode ajudar?
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sexta out 29, 2004 1:12 pm

Será que a Câmara Municipal, atendendo aos perigos da utilização desses produtos, não deveria alertar ou mesmo sinalizar as zonas em que os mesmo estão a ser utilizados???
Eu acho um pouco de desleixo, usar produtos desses, assim nem dar cavaco a ninguém....
rotte
Registado: quinta out 28, 2004 8:44 pm

sexta out 29, 2004 1:27 pm

OLA!! estamoas a falar de que zona do pais?
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta out 29, 2004 1:35 pm

Olá

Se ao fim deste tempo todo o bobi ainda não morreu, é mais *** menos ***. Pelo menos já não é uma urgência médica.
Um abraço
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta out 29, 2004 1:39 pm

olá Guida o roundup ultra é um herbicida sistémico e ñ residual já que é um glifusato e o que é que isto quer dizer ? que a sua Cãmara que eu ñ faço ideia qual seja fez muitissimo bem em utilizar este produto que embora seja mais caro perde o efeito em pouca horas já que em contacto com o solo se torna inerte !

o roundup ao ser aplicado vai ser absorvido pelas plantas através das zonas verdes das mesmas e vai ser transportado até á raízes mas ao fim de seis horas e de umas gotas de água torna-se inofensivo !

a unica forma de o seu canito estar doente por causa do roundup só pode acontecer ser no caso de ele entrar em contacto com as plantas logo a seguir a elas terem sido tratadas e no caso do roundup ñ é necessário a ingestão já que o cheiro ou o contacto com a pele é mais do que suficiente para o matar em poucas horas mas isto somente se for nas primeiras horas do tratamento !

de qualquer forma deve informar o vet que o possivel mal poderá vir do glifosato e pedir-lhe a opinião ;) embora eu ñ acredite muito principalmente depois das chuvas !

as melhoras pro snope ;)

Nelson
Guida__F
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 2:00 pm

Obrigada a todos pelas vossas informações.

A Câmara é a de Lagos e a aplicação está a ser feita por todo o Concelho.

Eu bem queria estar descansada, mas encontrei isto na Internet:

"
13jun03

--------------------------------------------------------------------------------

Sentencia sobre las fumigaciones de cultivos

--------------------------------------------------------------------------------

TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DE CUNDINAMARCA
SECCION SEGUNDA
SUBSECCION "B"

Bogotá D.C., Junio trece (13) de dos mil tres (2003)

Magistrada Ponente: Dra. Ayda Vides Paba.

REFERENCIA: 01-0022
ACCIONANTE: CLAUDIA SAMPEDRO Y HÉCTOR A. SUAREZ
ACCIONADO: MINISTERIO DEL MEDIO AMBIENTE y OTROS
ACCION POPULAR

Procede la Sala a decidir la Acción Popular promovida por los señores CLAUDIA SAMPEDRO TORRES y HÉCTOR ALFREDO SUAREZ MEJIA contra el MINISTERIO DEL MEDIO AMBIENTE Y OTROS con el fin de obtener sentencia favorable a las siguientes:

(...)

4. Estudios reportados por la literatura científica norteamericana, reconocida por el Departamento de Estado de ese país, demuestran que el producto comercial Roundup, puede ser hasta 22 veces más tóxico para el ser humano que el glifosato para ratas, lo cual desvirtúa totalmente las afirmaciones superficiales sobre la presunta seguridad del tóxico".

"5. El Roundup, también representa un altísimo riesgo de daño ocular y dérmico. Su ingrediente activo glifosato está clasificado por la Agencia de Protección Ambiental. EPA de Estados Unidos como altamente tóxico por el riesgo de daño a los ojos; y el surfactante POEA contenido en la formulación, ha sido reportado como severo irritante de piel y corrosivo a los ojos, consistente con las propiedades activas de superficie de los surfactantes no- detergentes en general. A este grupo pertenece también el Cosmo- Flux 411F que se está añadiendo al Roundup Ultra. Estos surfactantes interactúan y solubilizan los componentes lipídicos de la piel y membranas mucosas para facilitar la entrada del herbicida también tóxico, agravando los efectos tóxicos de contactos y los síntomas de intoxicación sistémica"

"

Aparentemente é vinte e duas vezes pior que veneno para ratos e muito perigos para seres humanos.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 29, 2004 2:28 pm

P1TuXk4 Escreveu: Será que a Câmara Municipal, atendendo aos perigos da utilização desses produtos, não deveria alertar ou mesmo sinalizar as zonas em que os mesmo estão a ser utilizados???
Eu acho um pouco de desleixo, usar produtos desses, assim nem dar cavaco a ninguém....
Concordo consigo! Pelo menos na minha zona (Amadora) qd eles aplicam esses herbicidas ou mesmo venenos para ratos, costumam pôr autocolantes nas entradas dos prédios e alguns cartazes onde as pessoas possam ler e ficar informadas. Incluisive alertando para ter cuidado com os bichos de estimação!
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

sexta out 29, 2004 2:57 pm

Bem vinda Guida, á muito tempo que nao sabia de si e do Snoopy.
Lamento que o motivo seja este.
As melhoras para o snoopy.

Na minha zona já vi a fazerem tratamentos nos jardins mas nunca vi qualquer tipo de informçao a avisar.
Vou começar a ter mais atenção.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta out 29, 2004 3:27 pm

Eu vivo em Porto Salvo, que pertence à Câmara de Oeiras, e em Setembro, tive vários desentendimentos com a Câmara, que diz que não mete placas a avisar das desratizações. Foi uma quantidade de faxs para trás e para a frente. Fizeram 3 desratizações, os ratos continuam e placas nem vê-las :evil:
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta out 29, 2004 3:37 pm

ó guida qual é que foi a parte do meu post que você ñ percebeu ?

o glifosato é efectivamente muito forte mas tb é dos poucos que ñ deixa residuos !
eu já lhe disse que a ñ ser que o cão tenha estado em contacto com o producto nas primeiras seis horas depois da aplicação é pouco provavel que seja derivado a ele que o snope esteja doente !
as câmaras municipais utilizam esse producto exactamente porque é inocuo para os insectos auxiliares e perde o efeito mal entre em contacto com o solo embora seja mais caro do que os herbicidas residuais e de contacto, por isso ñ compliquem !
se ñ metessem o herbicida vinham todos queixar-se que a erva estava muito grande e cheia de bicharada .
esquesito é meterem herbicida nesta altura embora seja sem duvidaa altura em que se corre menos riscos com os animais domésticos já que graças á chuva eles são logos lexiviados .

Nelson
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta out 29, 2004 4:05 pm

Julgo que deveria de existir mais atenção por parte das Camâras no sentido de avisar antecipadamente que vão ser aplicados produtos e onde.

Pois além dos cães, tambem as crianças andam na relva, ou até (quando os Pais de distraem um pouco), se rebolam juntamente com os cães.

A Câmara na minha área de residência tem o cuidado de alertar, fixando cartazes....

Mas para as Câmaras que não o fazem deveriam de ser pressionadas a tal...

E se o argumento relativo aos cães não lhes chegar, o das crianças bastará de certeza....
fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

sábado out 30, 2004 8:07 am

O cão pelo que foi aqui dito não está a ser medicado para uma situação de intoxicação. Foi uma possibilidade entre outras e não a mais plausível para o veterinário, pel,o que se lê.

Estranho é estarem a partir já todos para um envenenamento sem saberem o que se passa e sem, terem lido bem a mensagem inicial. Estranho ainda e muito estarem a falar da não existência de sinalização por parte dessa câmara quando não sabem se ela foi efectuada ou não.
Guida__F
Membro Veterano

sábado out 30, 2004 2:10 pm

O Snoopy hoje já não tem diarreia.

Por isso em principio os antibioticos fizeram efeito e não se tratou de veneno.

No entanto não houveram avisos da câmara, e a verdade é que a aplicação do herbicida vai continuar quando as chuvas pararem pelo que o risco vai continuar a existir por mais algum tempo.

Bolas,se aquilo é 22 vezes mais perigoso que veneno para ratos, então todos estamos em risco, especialmente os bebés que levam tudo à boca.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado out 30, 2004 3:29 pm

Querem a bonita da história sobre a câmara da minha terra e os respectivos trabalhadores, que faziam melhor se passassem o tempo a coçar a tomateira :evil:

Utilizam um herbicida nocivo para animais, na altura da sua aplicação apareceram uns poucos cães com vómitos e diarreias na clínica onde trabalhava, inclusivé dois que ficaram sem pulmões, devido à prolongada exposição aos mesmos,sem apresentarem os primeiros sintomas, claro que tiveram de ser abatidos...
Passado uns dias, estava eu na casa do meu namorado, e ñ é o meu espanto quando os ditos trabalhadores pulverizam-lhe as ervas que tinha no quintal, sem transpor as redes, ou seja, as que estavam ao seu alcance, com os cães lá a ladrarem :o :o :evil: , meteram-me um nojo, o meu namorado foi logo reclamar, desculpe mas ñ preciso que faça isso no meu quintal, faça nas ruas onde tem a fazer, mas ñ meta aqui o bedelho!! Tivemos que ir arrancar as ervas, senão senão :?
Guida__F
Membro Veterano

sábado out 30, 2004 6:43 pm

Olha Leoa, se tivessemos de discutir os funcionários camarários e o seu respeito pelos animais o melhor era abrir um tópico novo, porque deve haver muita coisa para contar.

Por exemplo:
- Os meus pais estão a ter de momento problemas com o jardineiro da Câmara, pois decidiu que devia expulsar os cães do jardim. E estamos a falar de um jardim muito frequentado por donos que passeiam os seus cães. O dito senhor já foi mal educado para com os meus pais em diferentes ocasiões. Uma vez o meu pai optou for fingir que ele não estava lá e deixou a refilar para o boneco, por isso quando ele viu noutro dia o Snoopy com a minha mãe foi ter com a minha mãe refilar contra o cão e contra o meu pai e a minha mãe, que não é de calar respondeu-lhe à letra.
Entretanto como o Snoopy não é a única vitima, hoje dito jardineiro resolvei embirrar com um vizinho, que também vai lá passear o seu cão... bem o meu vizinho mandou-o à Merd....... (ao tal sítio)
- De facto quando o Snoopy ficou com diarreia... bem... cheguei a pensar o dito jardineiro poderia ter posto algum quimico no jardim para fazer mal aos cães.
Responder

Voltar para “Cães”