Eu queria perguntar-vos se conhecem alguma raça de gatos que nao tenha a mania de andar por cima dos moveis de casa, que seja mais quietinho, menos independente e mais amoroso com os donos.
Se conhecem digam qualquer coisa.

Obrigada
Rute
Moderador: mcerqueira

Olá a todos. De todas as raças dessa lista, penso que os Persas sejam os mais calmos. E principalmente as fêmeas. Mas de qualquer maneira, o Persa é preciso ter em atenção que dá um pouco mais de trabalho do que os outros gatos, por causa do pelo que deve estar sempre escovado e livre de nós. Também há outra coisa, deve pensar que um gato é um animal, seja ele mais calmo ou menos e por isso, é inevitável que ele de vez em quando ande por cima dos móveis ou desarrume algumas coisas. É preciso estar ciente disso, porque senão penso que é melhor não ter nenhum animal em casa. Mas olhe que compensa, porque um animal é uma gramde companhia. Pense bem e vai ver que não se vai arrepender.
 Olá a todos. De todas as raças dessa lista, penso que os Persas sejam os mais calmos. E principalmente as fêmeas. Mas de qualquer maneira, o Persa é preciso ter em atenção que dá um pouco mais de trabalho do que os outros gatos, por causa do pelo que deve estar sempre escovado e livre de nós. Também há outra coisa, deve pensar que um gato é um animal, seja ele mais calmo ou menos e por isso, é inevitável que ele de vez em quando ande por cima dos móveis ou desarrume algumas coisas. É preciso estar ciente disso, porque senão penso que é melhor não ter nenhum animal em casa. Mas olhe que compensa, porque um animal é uma gramde companhia. Pense bem e vai ver que não se vai arrepender. 

) porque iremos exigir isso aos animais.
 ) porque iremos exigir isso aos animais.
 RuteGabi, concordo plenamente com o que outro Forense já disse aqui atrás. A forma como tratamos os nosso animais, o ambiente que temos em casa, tudo isso influencia o temperamento dos nossos gatos. Até a nossa maneira de ser e a de quem mora connosco, tudo isso tem importância na maneira do gato se comportar. É logico que assim seja, porque afinal o animal convive connosco, e não sei se sabe mas o gato habitua-se muito facilmente ao sítio onde mora. A sua cadeira favorita, a sua janela, os cheiros da casa, afeiçoa-se mais a uma determinada pessoa da casa. No entanto, apesar de tudo isto ... há gatos que por natureza são mais ou menos calmos, mais sociáveis, gostam mais de crianças, não se assustam com tanta facilidade, não são tão activos, etc.
 RuteGabi, concordo plenamente com o que outro Forense já disse aqui atrás. A forma como tratamos os nosso animais, o ambiente que temos em casa, tudo isso influencia o temperamento dos nossos gatos. Até a nossa maneira de ser e a de quem mora connosco, tudo isso tem importância na maneira do gato se comportar. É logico que assim seja, porque afinal o animal convive connosco, e não sei se sabe mas o gato habitua-se muito facilmente ao sítio onde mora. A sua cadeira favorita, a sua janela, os cheiros da casa, afeiçoa-se mais a uma determinada pessoa da casa. No entanto, apesar de tudo isto ... há gatos que por natureza são mais ou menos calmos, mais sociáveis, gostam mais de crianças, não se assustam com tanta facilidade, não são tão activos, etc. Como diz a Elsa Pereira, realmente um gato é sempre um gato, tenha a raça que tiver. O gato tem um comportamento muito próprio, porque é um Felino e não nos pudemos esquecer disso. É primo afastado do Leão, do Tigre, do Puma, do Leopardo e partilha algumas características idênticas a estes animais. Rutegabi,  não leve a mal, mas se calhar não era uma má ideia, primeiro, ler algumas coisas sobre gatos para ficar a conhecer melhor este animal magnifico que é o gato. Eu desde que me conheço, sempre convivi com gatos, já tive dois e agora tenho outros dois. Há mais de 20 anos que lido com gatos, e digo-lhe estou sempre a aprender, porque não há dois gatos que reajam da mesma maneira à mesma situação. Embora tenham alguns comportamentos idênticos uns aos outros, não há 2 gatos iguais.
 Como diz a Elsa Pereira, realmente um gato é sempre um gato, tenha a raça que tiver. O gato tem um comportamento muito próprio, porque é um Felino e não nos pudemos esquecer disso. É primo afastado do Leão, do Tigre, do Puma, do Leopardo e partilha algumas características idênticas a estes animais. Rutegabi,  não leve a mal, mas se calhar não era uma má ideia, primeiro, ler algumas coisas sobre gatos para ficar a conhecer melhor este animal magnifico que é o gato. Eu desde que me conheço, sempre convivi com gatos, já tive dois e agora tenho outros dois. Há mais de 20 anos que lido com gatos, e digo-lhe estou sempre a aprender, porque não há dois gatos que reajam da mesma maneira à mesma situação. Embora tenham alguns comportamentos idênticos uns aos outros, não há 2 gatos iguais.

A minha gata quando era pequena (quer dizer aí até aos 7 anos + ou - ), de vez em quando tinha o hábito de saltar para cima das portas e ficava deliciada lá em cima a olhar a paisagem. Fazia lembrar aqueles leopardos quando estão em cima das árvores, em cima dos ramos mais altos. Eu quando vi a primeira vez, fiquei espantada. Também adorava ir para cima dos armários da cozinha, lá em cima mesmo. Ainda há pouco tempo, não sei o que lhe deu, (deve ter sido para matar saudades), saltou para cima do frigorífico e deu um pulo certeiro para cima dos armários. Eu até fiquei com medo que ela caísse. E depois para sair. Não se atrapalhou. Saltou para a bancada da cozinha e daí para o chão. Espantoso. Eu fiquei a olhar, porque ela já não tem a mesma flexibilidade. Mas realmente um gato é sempre um gato. Foi certeiro. Mas a minha gata, era uma pestinha. Fazia coisas incríveis. Não podia ver coisas a mexer. E no entanto, agora está uma "pachá". Come e dorme. É a idade.
 A minha gata quando era pequena (quer dizer aí até aos 7 anos + ou - ), de vez em quando tinha o hábito de saltar para cima das portas e ficava deliciada lá em cima a olhar a paisagem. Fazia lembrar aqueles leopardos quando estão em cima das árvores, em cima dos ramos mais altos. Eu quando vi a primeira vez, fiquei espantada. Também adorava ir para cima dos armários da cozinha, lá em cima mesmo. Ainda há pouco tempo, não sei o que lhe deu, (deve ter sido para matar saudades), saltou para cima do frigorífico e deu um pulo certeiro para cima dos armários. Eu até fiquei com medo que ela caísse. E depois para sair. Não se atrapalhou. Saltou para a bancada da cozinha e daí para o chão. Espantoso. Eu fiquei a olhar, porque ela já não tem a mesma flexibilidade. Mas realmente um gato é sempre um gato. Foi certeiro. Mas a minha gata, era uma pestinha. Fazia coisas incríveis. Não podia ver coisas a mexer. E no entanto, agora está uma "pachá". Come e dorme. É a idade.