Porque sou tao contra a reproducao "caseira"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Os bichos que nasceram do Rantanplan (PA) e da ESTRELA (Serra Estrela) são SRD, com efeito. Ficar com todos era impossível. Mas ficaram perto, soubemos sempre deles até ao fim (morreram todos de velhice), pq foram adoptados por amigos (e um por nós - o Rambo, o último sobrevivente). E não se reproduziram. Há casos e há casos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Desculpe, mas não se podem dar conselhos com base em excepções. Na generalidade ( em quase todos os casos), ninguém sabe o destino de todos os cachorros, nem tem forma como garantir que eles não se reproduzam. Nesta base, a minha opinião e conselho continuará a ser que não se devem reproduzir SRD's.
Cumprimentos
Paulo C.
Desculpe, mas não se podem dar conselhos com base em excepções. Na generalidade ( em quase todos os casos), ninguém sabe o destino de todos os cachorros, nem tem forma como garantir que eles não se reproduzam. Nesta base, a minha opinião e conselho continuará a ser que não se devem reproduzir SRD's.
Cumprimentos
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Tem toda a razão, e essa a minha opinião também. No âmbito deste tópico, é essa a minha opinião também. Estava apenas a justificar-me (mais uma vez, não há emenda,
), uma vez que o meu nick foi citado. A minha intenção era apenas fazer ver, como já disse, que há casos e há casos. Mas, numa base geral, como tão bem disse, é de evitar a criação de Srds que, como tb é sempre notado, vão contribuir para o aumento do número de bichinhos abandonados.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Nem mais!PauloC Escreveu:
Desculpe lá, mas não posso concordar com esta teoria. Não é pelo facto de assegurar que os filhotes têm destino que devo ficar descansado e legitimar a reprodução de SRD. Por acaso esqueceu-se que esses filhotes podem ser abandonados, ou também reproduzidos irresponsávelmente?
Não é pelo fracto de eu ter conseguido arranjar donos para 'despachar' os meus que 'lavo as minhas mãos' das posteriores consequências e de eventuais descendências futuras e o seu destino!!
Teorivamente, só legitimaria a criação de SRD se você quisesse ficar com TODOS os cachorros e se assegurasse que eles teriam uma boa vida até ao final dos seus dias e NUNCA se reproduziriam!
Cumprimentos
Paulo C.
Quando o vet me falou nas ninhadas que a Meggy poderia ter uma das coisas que ele me disse é que cães assim muito pequenos têm muita procura e que muitas vezes ia lá gente ver se ele tinha! Às tantas ele queria era vender os cachorros! Que grande estupidez! Foi uma das muitas coisas que me fez deixar de lá ir!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
É por causa de casos como o da Vanadis que não sou assim tão radical.
Na terra dp meu pai (na beira) e mesmo onde vivo (é uma "aldeia" em cima de Lisboa) as ninhadas de rafeiros - também há muito tempo que não há não nenhumas - os abandonados por aqui, chegam para as necessidades) - são dados a vizinhos - por isso nunca se perdem de vista...
De modo que é uma vivência diferente.
Própria do mundo rural e não do mundo de hoje.
A última foi uma ninhada de caniches. A dona ficou com um e todos os outros foram dados - 3 pelo menos ficaram aqui (vejo-os quase diáriamente) e como ajudei a dar os restantes sei que ela foi muito exigente com os donos - por isso é que ficou com um.
Recusou famílias com crianças muito pequenas, exigiu que ficassem em casas aqui mais perto, visita os donos de vez em quando.
Ela adora os seus caniches (sabe-se lá porquê
) e queria-me dar um deles (no way...
).
Inclusive aceitou de volta um que depois foi, novamente, dado.
Tudo depende das pessoas, se são responsáveis, se amam os seus cães.
Mas a generalidade...já sabemos como são...
Por isso, de uma forma geral, não à reprodução.
Mas também tenho a dizer - há piores criadores que esta minha vizinha.
Tive oportunidade de os ver quando andei a pesquisar criadores com vista à compra de um lab para mim.
E andam nas expo e tem prémios - mas só visto se acredita nas condições em que tem os cães...e ninguém controla.
É uma vergonha.
Qualquer parecença entre "aquilo" e uma puppy-mill não é pura coincidência.
Na terra dp meu pai (na beira) e mesmo onde vivo (é uma "aldeia" em cima de Lisboa) as ninhadas de rafeiros - também há muito tempo que não há não nenhumas - os abandonados por aqui, chegam para as necessidades) - são dados a vizinhos - por isso nunca se perdem de vista...
De modo que é uma vivência diferente.
Própria do mundo rural e não do mundo de hoje.
A última foi uma ninhada de caniches. A dona ficou com um e todos os outros foram dados - 3 pelo menos ficaram aqui (vejo-os quase diáriamente) e como ajudei a dar os restantes sei que ela foi muito exigente com os donos - por isso é que ficou com um.
Recusou famílias com crianças muito pequenas, exigiu que ficassem em casas aqui mais perto, visita os donos de vez em quando.
Ela adora os seus caniches (sabe-se lá porquê

Inclusive aceitou de volta um que depois foi, novamente, dado.
Tudo depende das pessoas, se são responsáveis, se amam os seus cães.
Mas a generalidade...já sabemos como são...
Por isso, de uma forma geral, não à reprodução.
Mas também tenho a dizer - há piores criadores que esta minha vizinha.
Tive oportunidade de os ver quando andei a pesquisar criadores com vista à compra de um lab para mim.
E andam nas expo e tem prémios - mas só visto se acredita nas condições em que tem os cães...e ninguém controla.
É uma vergonha.
Qualquer parecença entre "aquilo" e uma puppy-mill não é pura coincidência.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
- Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
- Contacto:
Depois de ler, tudo o que foi escrito, até agora, acho que têm razão, quando não se sabe o que se está a fazer, não se deve cruzar as cadelas. Eu sou criadora de Labradores, mas só cruzo as minhas cadelas, com cães que eu tenho a certeza que não têm qualquer doença.
Também não vendo os meus cães a toda a gente, primeiro vejo o perfil da pessoa, e tento sempre saber se o cãezinho, é para a criança brincar enquanto é pequeno mas lembro sempre as pessoas que o cão vai crescer.
Eu não vivo do dinheiro da venda dos cães, porque tenho uma firma, que me paga a renda da casa. As minhas cadelas não são fábricas parideiras, não as cruzo nos cios todos como muita gente que vive só da venda, e mesmo os cães de raça são vendidos a qualquer pessoa, sem se importarem a quem os vende, porque no Canil M. Mafra, que é aquele que eu visito, aparece muitos cães de raça, não é só rafeiros. Nós os criadores honestos que fazem um trabalho sério, está na hora de tentarmos mudar alguma coisa neste País, que eu tanto amo, mas infelizmente pouco ou nada faz pelos nossos animais, Assim, deixo aqui um apelo, áquelas pessoas que estão a pensar adquirir um cão, que vejam bem, se têm tempo, espaço, e sobretudo muito amor para dedicar a um amigo de quatro patas. Eles merecem todo o nosso amor e carinho.
Ludovina Oliveira Canil Monte Saloio
Também não vendo os meus cães a toda a gente, primeiro vejo o perfil da pessoa, e tento sempre saber se o cãezinho, é para a criança brincar enquanto é pequeno mas lembro sempre as pessoas que o cão vai crescer.
Eu não vivo do dinheiro da venda dos cães, porque tenho uma firma, que me paga a renda da casa. As minhas cadelas não são fábricas parideiras, não as cruzo nos cios todos como muita gente que vive só da venda, e mesmo os cães de raça são vendidos a qualquer pessoa, sem se importarem a quem os vende, porque no Canil M. Mafra, que é aquele que eu visito, aparece muitos cães de raça, não é só rafeiros. Nós os criadores honestos que fazem um trabalho sério, está na hora de tentarmos mudar alguma coisa neste País, que eu tanto amo, mas infelizmente pouco ou nada faz pelos nossos animais, Assim, deixo aqui um apelo, áquelas pessoas que estão a pensar adquirir um cão, que vejam bem, se têm tempo, espaço, e sobretudo muito amor para dedicar a um amigo de quatro patas. Eles merecem todo o nosso amor e carinho.
Ludovina Oliveira Canil Monte Saloio
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
-
- Membro
- Registado: domingo ago 15, 2004 2:28 pm
Como todos os que aqui vêm, gosto muito de cães. Neste momento tenho quatro cães e uma cadela (esterelizada), todos adoptados. É claro que gostaria muito de ter um exemplar da raça preferida. Tão cedo o vou adquirir porque a lotação está esgotada. Defendo que a criação é para os Criadores, mas no dia em que resolver adquirir o "tal" canito, que grande trabalheira vou ter para não cair nos criadeiros mascarados de Criadores. É mesmo necessário dispôr de tempo e ir lá ver como as coisas acontecem. E mesmo assim é bom não cair na primeira.
-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Bom, já me "abalaram" algumas convicções. Por exemplo, abandonar srd's para os substituir por cães de raça. Talvez seja "off topic", mas esses casos não podem / devem ser reportados à Polícia ? Não é proibido abandonar cães neste País ? Não foi essa uma das razões para se ter de chipar os canitos ?
Quanto ao tema base, não deixaria cruzar a minha cadela mesmo que ela fosse de raça, e se acontecesse algum desastre (já não é possível pq agora está esterelizada) afogaria as crias à nascença. Não quero ser mais um a pôr no mundo canitos para os quais não haja destino assegurado.
No que nós humanos tornámos os cães. Na natureza haviam de reproduzir-se em liberdade e viver em matilhas, nos dias de hoje é tudo ao contrário, não será isto "contra-natura" ? (desabafo)
Quanto ao tema base, não deixaria cruzar a minha cadela mesmo que ela fosse de raça, e se acontecesse algum desastre (já não é possível pq agora está esterelizada) afogaria as crias à nascença. Não quero ser mais um a pôr no mundo canitos para os quais não haja destino assegurado.
No que nós humanos tornámos os cães. Na natureza haviam de reproduzir-se em liberdade e viver em matilhas, nos dias de hoje é tudo ao contrário, não será isto "contra-natura" ? (desabafo)
...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 11:30 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Que eu saiba, a conducta que descreve não expressa necessariamente "desejo sexual", é mais uma sinal de dominancia, propria de cães nos quais o dono não tem mão, ou não sabe impor-se como líder.Golden_ Escreveu: O que é certo é que no final da conversa, ela acabou por me dizer que, o cão em casa monta as almofadas todas, a perna dela, das visitas, etc. E que o veterinário foi quem aconselhou que ele cruzasse. Já não é o 1º vet, que sei que aconselha este procedimento![]()
Acabámos a falar numa possível esterilização. O que eu pergunto, a quem saiba, é se de algum modo a esterilização, irá actuar como um calmante sexual no cão?
Se esse for o caso, e supondo que o cão de que está a falar já seja adulto, a esterilização não ira produzir um grande efeito.
Obviamente que eu sou uma dona comum e o pouco que sei de conducta canina o tenho aprendido cá no forum com membros que há anos que trabalham com cães, portanto era bom que algum destes membros mais experientes dê a sua opinião.
Alicia
È essa a minha opinião. Cada vez existem menos donos capazes, com grande mágoa.aligra Escreveu: [
Que eu saiba, a conducta que descreve não expressa necessariamente "desejo sexual", é mais uma sinal de dominancia, propria de cães nos quais o dono não tem mão, ou não sabe impor-se como líder. Alicia
...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 12:20 pm, editado 1 vez no total.
...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 12:34 pm, editado 1 vez no total.
Esterilizacao de um macho e castracao nao e a mesma coisa.
Com a esterilizacao, continua a haver uma producao de espermatozoides, mas e impedida a sua ejaculacao. A producao de hormona masculina nao e afectada.
Com a castracao, sao removidos os testiculos, pelo que se impede a producao de espermatozoides e tambem de hormona masculina.
Dado que com a castracao se impede a producao de hormona masculina, o macho deixa de reagir a impulsos sexuais. Maus habitos adquiridos entretanto, so podem ser suprimidos com uma boa educacao.
Um macho esterilizado continuara a reagir a cadelas em cio, e nao perde a faculdade de as cobrir. So que nunca as fertiliza porque nao tem "cabecudos".
Ai que falta faz ca a Sealords
Com a esterilizacao, continua a haver uma producao de espermatozoides, mas e impedida a sua ejaculacao. A producao de hormona masculina nao e afectada.
Com a castracao, sao removidos os testiculos, pelo que se impede a producao de espermatozoides e tambem de hormona masculina.
Dado que com a castracao se impede a producao de hormona masculina, o macho deixa de reagir a impulsos sexuais. Maus habitos adquiridos entretanto, so podem ser suprimidos com uma boa educacao.
Um macho esterilizado continuara a reagir a cadelas em cio, e nao perde a faculdade de as cobrir. So que nunca as fertiliza porque nao tem "cabecudos".
Ai que falta faz ca a Sealords

Aqui perdoe mas não concordo eu.
Cada vez existem mais donos citadinos que não sabem como lidar com um cão. Não é invulgar ver essas pessoas trazerem os cães elas mesmo para as deixar no canil. Acontece mesmo que este "tachista" municipal quando presente tenta fazer ver às pessoas como todos os cães são e se verifica que foram ou enganados por "criadeiros" de cães, bons em vender o seu peixe e que depois sabem menos que eles. Hoje mesmo, pois moro em meio relativamente pequeno me contactaram no café para me entregar um cão que tinha sido comprado numa loja em Gaia e que não podiam ter por razões de comportamento.
A internet é uma fonte de boatos, em que cada um faz as afirmações que quer e são engolidas como pão para a boca: basta ver algumas afirmações dadas aqui por doutos senhores sobre coisas que não percebem e que são tomadas como verdades. A informação, concordo, é cada vez maior, mas para a saber aproveitar é preciso saber separar a verdade do falso, coisa para a qual a maior parta das pessoas habilitações não tem.
Cada vez existem mais donos citadinos que não sabem como lidar com um cão. Não é invulgar ver essas pessoas trazerem os cães elas mesmo para as deixar no canil. Acontece mesmo que este "tachista" municipal quando presente tenta fazer ver às pessoas como todos os cães são e se verifica que foram ou enganados por "criadeiros" de cães, bons em vender o seu peixe e que depois sabem menos que eles. Hoje mesmo, pois moro em meio relativamente pequeno me contactaram no café para me entregar um cão que tinha sido comprado numa loja em Gaia e que não podiam ter por razões de comportamento.
A internet é uma fonte de boatos, em que cada um faz as afirmações que quer e são engolidas como pão para a boca: basta ver algumas afirmações dadas aqui por doutos senhores sobre coisas que não percebem e que são tomadas como verdades. A informação, concordo, é cada vez maior, mas para a saber aproveitar é preciso saber separar a verdade do falso, coisa para a qual a maior parta das pessoas habilitações não tem.