Olá, vou dar algumas novidades , ou melhor o que já fiz:
* junto de uma loja, conceituada , onde havia bótias palhaço, garantiram-me que eles não cresciam assim tanto, e o crescimento dependia do tamanho do aqua , mas achei que eram muito caros, pelo menos numa outra eram 3 € mais baratos

; também havia um químico , 8,5 € , mas que excluí logo à partida, porque o que mata caracóis também mata peixes, foi o que eu deduzi ; mostraram-me também uma "ratoeira" 11,90€ para caracóis,

, não me pareceu má ideia , mas o preço enorme e depois lembrei-me que os meus guppis e os meus alevins, às tantas também seriam apanhados na "ratoeira" ........., desisti
* passei ao método da pedra com comida por baixo, deixado durante uma noite , cacei alguns caracóis , mas muito poucos
* fui uma outra loja loja de animais, onde me parecem ser pessoas competentes e disponíveis , garantiram-me que o bótia palhaço nunca iria crescer tanto num aqua de 60L, cresceria uns 10 a 12 cm , nesta loja o bótia era ainda mais barato foi 3,85 €, disseram-me é que nestas condições era mais conveniente trazer somente um , pois dois poderiam vir a implicar , não tinham o bótia loachata , mas vão tentar arranjar ..........

, gosto do bótia palhaço , é mesmo giro , embora à 1ª as riscas me parecessem muito artificiais
* resultados : o bótia começou logo a fazer o seu trabalho , mas há lá mesmo muitos caracóis , de modo que hoje dei-lhe uma ajudinha , associei o método da folha de alface
* análises da água : pH = 7,2 ; NH4+ = 0 mg/l; NO2- = 0,1 mg /L (antes do TPA) , NO3-= 20 a 40 mg / L ( antes do TPA ) , PO3- = 10 mg / L ( antes do TPA ) , depois do TPA os PO3 - = 2 mg/ L ( o que ainda é muito ) . Devo dizer que foi a 1ª vez que fiz os testes de fosfatos , estes valores indicam que há muitos detritos e restos de comida, embora os nitritos estejam num valor razoável . Na tal loja falaram-me em utilizar uma resina no filtro para diminuir os valores de fosfatos e nitratos . Determinei o valor de fosfatos da água de torneira e é de 0,25 mg/L
E pronto , fico por aqui, contarei se assim o quiserem, o resto da aventura dos caracóis
mais uma vez obrigada a todos pelas vossas sugestões .
mena