PRAGA DE CARACÓIS NO MEU AQUA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

sexta out 29, 2004 10:09 pm

Tal como indicado no título , tenho ima imensidão de caróis no meus aqua .

Por isso peço esclarecimentos , o que devo fazer ????

Propuseram-me colocar no aqua um ou dois bótias palhaços , mas pelo que já pesquisei são peixes que ficam muito grandes / crescem muito , para a capacidade do meu aqua.

Há alternativas ????

Obrigada

mena :)
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sexta out 29, 2004 11:08 pm

oix!
sim, ha alternativas, coloca uma folha de alface cozida dentro do aquario, colocas de noite e retiras no dia seginte de manha.ela deve vir cheia de caracois.repetes o processo sempre que aches necessario.
ja agora se ha uma praga de caracois no teu aquario alguma coisa pode estar mal, visto que eles se reproduzem quando ha mais comida. toma atençao, que ao eliminares os caracois essa comida não vai ser consumida e pode dar cabo da quimica da agua

abraço
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sexta out 29, 2004 11:32 pm

Tb tentei "aniquilar" os caracois que apareceram no meu aquário. Comprei 2 botias palhaço mas ambos morreram. Qd os comprei falei com o dono da loja que disse q caso eles crescessem muito ele comprava-mos de volta ou trocava por um mais pq. pq não tenta pôr esta hipotese ao dono da loja onde é cliente?
Dp de algum tempo sem botias reparei que a colónia de caracois auto regulava-se e depois de ler mais alguma coisa sobre eles cheguei à conclusão de que se calhar não era má ideia mantê-los pq ajudavam na limpeza do aquário. E a verdade é que passados alguns meses não me arrependo.
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

sábado out 30, 2004 1:29 am

Se o teu problema é os botias palhacos atingirem um tamanho grande tens uma alternativa tb muito válida Botia Lohachata, o chamado Botia do Paquistão, que é bem mais pequeno que o Botia Palhaco
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

sábado out 30, 2004 3:02 pm

Viva

eu tenho bótias no meu aqua, e nem por isso o crescimento é assim tão rápido. Há um ano que os tenho, e de facto cresceram, e estão corpulentos. Por exemplo, o crescimento dos bótias em relação aos plecos. Estes crescem muito mais depressa.

Mas penso que o melhor a fazeres é seguires o concelho da folha de alface. Depois então poderás colocar no minimo 3 botias palhaço, e cuidado com o excesso de comida!!

Maria ;)
<p><strong>MaRiA</strong></p>
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 30, 2004 5:02 pm

Obrigada pelas vossas respostas :)

1º vou tentar o método da folha de alface , é mais barato , :lol: ;) , se não resultar , passo ao plano B , que será tentar a sugestão do paixão , isto se encontrar os ditos peixinhos .
E se mm assim não resultar , terei que ir ao plano C , Bótia Palhaço , dois Bótias, até são bem giros , e depois lá terei que os dar , como tive que dar a um amigo meu, um plecostumus. :?

Obrigada
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 30, 2004 5:27 pm

:) só mais uma questão , as corydoras, tenho 4 no meu aqua , não uma ajudinha ????? parece que não ..........., mas se souberem digam-me, também 4 limpa vidros miniaturas / anões , parecem ser plecos anõesinhos :lol:

o bótia paquistanês é bem giro também ,já estive a ver num site , obrigada paixão .

obrigada

cesar_dias
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 2:53 pm

domingo out 31, 2004 9:08 pm

Ora biba :D
Os botia paquistão são uma beleza ;)
O problema é mesmo encntra-los nas lojas... a cerca de um ano que andava de olho nessas beldades, e ja desesperava. A cerca de 3 semanas encontrei quase por acaso 2 e baratinhos.
Mas desde então, nunca mais os vi a venda.
Com estes dois que se juntaram a um botia modesta residente a já um tempinho... não há caracol nem nenhum outro ser rastejante no aqua que resita ;)

PS: Eu referi o botia modesta, mas não aconselho a quem tiver peixes pequenos e calmos no aqua (tipo neons e peixes do genero). É que este botia é um tanto ou quanto agressivo, e há relatos de desaparecerem cardumes de neons ;)
Eu não tenho nenhum prblema com este botia, mas tb nao tenho peixes pequenos como os neons ;)
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 01, 2004 11:31 pm

:) Olá, vou dar algumas novidades , ou melhor o que já fiz:

* junto de uma loja, conceituada , onde havia bótias palhaço, garantiram-me que eles não cresciam assim tanto, e o crescimento dependia do tamanho do aqua , mas achei que eram muito caros, pelo menos numa outra eram 3 € mais baratos :lol: ; também havia um químico , 8,5 € , mas que excluí logo à partida, porque o que mata caracóis também mata peixes, foi o que eu deduzi ; mostraram-me também uma "ratoeira" 11,90€ para caracóis, ;) , não me pareceu má ideia , mas o preço enorme e depois lembrei-me que os meus guppis e os meus alevins, às tantas também seriam apanhados na "ratoeira" ........., desisti :(

* passei ao método da pedra com comida por baixo, deixado durante uma noite , cacei alguns caracóis , mas muito poucos ;)

* fui uma outra loja loja de animais, onde me parecem ser pessoas competentes e disponíveis , garantiram-me que o bótia palhaço nunca iria crescer tanto num aqua de 60L, cresceria uns 10 a 12 cm , nesta loja o bótia era ainda mais barato foi 3,85 €, disseram-me é que nestas condições era mais conveniente trazer somente um , pois dois poderiam vir a implicar , não tinham o bótia loachata , mas vão tentar arranjar .......... :D , gosto do bótia palhaço , é mesmo giro , embora à 1ª as riscas me parecessem muito artificiais :)

* resultados : o bótia começou logo a fazer o seu trabalho , mas há lá mesmo muitos caracóis , de modo que hoje dei-lhe uma ajudinha , associei o método da folha de alface ;) :D

* análises da água : pH = 7,2 ; NH4+ = 0 mg/l; NO2- = 0,1 mg /L (antes do TPA) , NO3-= 20 a 40 mg / L ( antes do TPA ) , PO3- = 10 mg / L ( antes do TPA ) , depois do TPA os PO3 - = 2 mg/ L ( o que ainda é muito ) . Devo dizer que foi a 1ª vez que fiz os testes de fosfatos , estes valores indicam que há muitos detritos e restos de comida, embora os nitritos estejam num valor razoável . Na tal loja falaram-me em utilizar uma resina no filtro para diminuir os valores de fosfatos e nitratos . Determinei o valor de fosfatos da água de torneira e é de 0,25 mg/L :|

E pronto , fico por aqui, contarei se assim o quiserem, o resto da aventura dos caracóis ;)

mais uma vez obrigada a todos pelas vossas sugestões .

Responder

Voltar para “Peixes”