Matilha ataca carros e pessoas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo out 06, 2002 12:51 pm

Bom dia a todos os foruenses,

Lamentávelmente, a minha irmã contou-me que ontem à noite no Casal de S. Brás (Amadora), por volta da meia-noite, o carro dela foi cercado por uma matilha de cães de rua que se juntaram até formar um grupo com + ou - 15 elementos. Os cães ladraram para o carro e a minha irmã foi obrigada a parar. Isto já aconteceu mais do que uma vez, porque a minha irmã já tinha visto na TV que uma matilha andáva a atacar as pessoas e os carros.
Não sei bem como dizer isto, porque estou chocada e muito triste e sei que já vou levar nas orelhas de alguns foristas (mas estou preparada para isso), mas também não acho que deva esconder a verdade:
A minha irmã viu que era o líder da matilha... O que ia à frente... Era o Polly! :o :o :o :o :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Meu Deus, a minha cabeça parece que vai explodir... Isto parece um pesadelo! Como é que aquela doçura pode andar a fazer estas coisas?! Por favor ajudem-me a compreender, as causas do seu comportamento...

-Será que aqueles cães têm raiva e que por isso andam a atacar tudo e todos?
-É para defender território?

A minha vontade era apanhar o Polly e trancá-lo em casa a 7 chaves! O canil de certeza que vai ser avisado desta situação e já anda à busca deles...

Alguém me diga alguma coisa! Nem que seja para me dar nas orelhas por eu alimentar o meu melhor amigo. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

domingo out 06, 2002 1:02 pm

Desculpa se faço confusão, mas o Poly é o teu canito? Ele fugiu de casa? Se ele te conheçe podias tentar leva-lo de novo para casa antes da camara o apanhar e lhe dar um final infeliz. Ele estava vacinado contra a raiva? Senão pode ter apanhado dos outros cães. :|
Speaker
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 1:16 pm

Olá atumncat,
o Polly, não é meu, ele é da rua. Mas desde pequenino que eu lhe dou de comer e beber e brinco com ele e dou-lhe muito do meu tempo. Eu sinto-o como se fosse meu cão, mas como dependo dos meus pais, eles nunca me deixaram ficar com ele (em casa, registrado, - nunca o aceitaram como se fosse deles).
Agora, mais do que nunca eu queria-o ter cá em casa :cry:
À 2 dias atraz o Polly apareceu com feridas na orelha e na pata traseira. Aquilo foi algum cão de certeza e eu suponho que se esse cão tinha raiva o Polly agora pode estar contaminado.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo out 06, 2002 1:40 pm

oh speaker, segundo me diserram vários vets, há muito que não se registam casos de raiva em portugal?
será que disse mais uma bacorada imperdoável, cometi um erro craso? se sim, as minhas humildes desculpas.
de qualquer forma, tenta rapidamente vaciná-lo. não é nenhuma fortuna. há doenças transmissíveis, perigosas e mortais.
como a speaker é uma "miúda", ké da tal solidariedade para a ajudar a vacinar o cão, uma vez que os pais o rejeitam?
anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 06, 2002 1:45 pm

Aí está um dos problema que podem surgir quando alimentamos somente os cães de rua e não fazermos mais nada.

É que alimentar não basta...tem de estar associado com esterilizar, arranjar dono,etc.

Neste tempo todo poderia ter na sua escola feito por arranjar um dono para o cão. Seria assim tão dificil? Ou mesmo aqui no forum podiamos ajudá-la.Pensou no cão ou pensou também em si? É que no fim quem sofre é o animal.

Agora o que e passa é que o Polly tem os dias contados. Não é tmepo para palavras de simpatia mas para AGIR. Quando forem atrás dessa matilha de cães quem os for apanhar não se vai preocupar em ser simpático pois pariirá do principio que são cães agressivos. Tampouco irão para adopção devido a isso mesmo.

Mexa-se. tem de arranjar um dono para o cão o mais depressa possivel.

Alguém aqui pode ajudar, quem more perto da Amadora?
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 1:54 pm

eu numa pm já disse exactamente o mesmo á speaker. inclusivamente, aconselhei-a a levar o cão para adopção na petfil ou dia do animal. lembras-te? também a alertei para o facto de o cão possivelmente não se adptar em apartamentos e tentar arranjar alguém com um espaço aberto.
anjaazul
Speaker
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 2:28 pm

Mal eu encontre o Polly vou levá-lo para vacinar.

Se o Polly for castrado já não terá razões para lutar com outros cães? Afectará em alguma situação da sua vida o seu castramento (uma vez que está em contacto com outros cães)?

Secalhar o comportamento daquela matilha deveu-se à hipótese de se terem juntado porque andávam atraz de alguma cadela com cio.
Mas o que eu acho estranho é o comportamento deles, uma vez que disseram-me que andávam a atacar os carros e as pessoas! Que estranho!... Alguém percebe sobre comportamentos dos animais?

Quando encontrei o Polly fui muito egoísta em não me ter esforçado o suficiente para lhe arranjar dono. Mas agora é tempo de agir, como o Vasco diz.

Lá na escola é um bocado dificil arranjar donos.
Já tentei (de verdade) arranjar para uns gatinhos bebés, mas ninguém quis. Acho que só se eu levar os animais para a escola é que devo chamar a atenção da realidade. Porque dizendo apenas que os gatinhos estão na rua, vulneráveis ao frio, à chuva e à fome (já para não falar das doenças e do resto...) todos esquecem o assunto passado 10 minutos porque ninguém os "pode ter"...
Mas como eu sou terrivelmente tímida e pouco sociável, não sei se sou capaz de fazer um espectáculo desses na escola (levar os gatos todos em casotas)... O que é que eu faço? Em relação ao Polly e aos gatinhos.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

domingo out 06, 2002 2:54 pm

Olá

Speaker, já me estou a lembrar quem é o Polly. É aquele rafeirito que tu achavas que andava um senhor a bater-lhe, certo?

Como já disseram, há que agir, e rápido!
Começando pelo Polly, vai pondo anúncios em todos os lados(cafés, lojas de animais, internet) para ver se lhe arranjas um dono.
Podias ter ido à petfil, ou mesmo este fim-de-semana à Praça Sony no Parque das Nações, onde houve uma campanha de adopção. Vais ver que lhe arranjas um dono se divulgares bastante.
A escola é outra opção, mas não leves todos os gatinhos, podes simplesmente levar um e se alguém estiver interessado dizes que tens mais. Mas aí corres sempre o risco de alguém achar os bichos giros, levar para casa e os pais não os quererem.

De qualquer maneira desejo-te boa sorte, e muitas festinhas para o Polly
Speaker
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 3:04 pm

Sim Nuria! É esse rafeirinho lindo que eu tou a falar! ;)
É uma maneira bem pensada de agir, obrigada :D

Este fórum é dos cães, por isso peço-lhes desculpa por estar a falar dos gatos. Os gatinhos da minha rua são novinhos, mas fogem... Talvez se eu insistir eles acabam por confiar mais em mim. Mas eles passam uma fome danada! Ás vezes vou lá dar uma latinha e se vissem como eles comeram aquilo tudo!!... :o :o :o :o :o :| :(
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 5:08 pm

olá
não foste tu que disseste que tinhas convencido o teu pai a levar o cão para casa dos teus avós? então?
anjaazul
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 06, 2002 5:36 pm

Speaker,

eu posso tentar divulgar um anúncio para adopção (se funcionou para a Joana, quem sabe se não funciona para si).
Outra coisa, disseram-me aqui que a vacina da raiva é gratuita pelo menos parece que é em Oeiras) e que basta levar o cão ao canil municipal.
Pode, no entanto (isto sou eu que digo) que nessa altura lhe peçam a licença ou comprovativo de que é a proprietária do cãp.
Penso que não o pode fazer, não é ?

O motivo desta mensagem é que lhe queria pedir uma descrição do animal (se é pequeno, grande, que idade tem,se tem pelo comprido ou raso, cor do pelo e se tem parecenças com alguma raça - penso que a fotografia está fora de questão)
Outra coisa - mais uma - ele continua a aparecer ?
Pode depois entrgá-lo, caso apareça alguém ?

Também é necessário um contacto - um número de telefone (pode dizer de que horas a que horas) e um nome para as pessoas pedirem para falar consigo.

Minha querida, eu sei que gosta desse cão como se fosse seu.
Vamos ter esperança que ainda tudo se venha a arranjar.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

domingo out 06, 2002 7:35 pm

Um refeirinho líder de uma matilha de 15 cães?

E o que andam têm os cães andado a fazer além de cercarem um carro e ladrarem?

Será motivo para tanto alarme?

Concordo que o cão deve ser vacinado e lhe devem tentar arranjar um dono, mas isso devia acontecer a todos os vadios.

De qualquer modo, força
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 8:43 pm

experimenta também o correio da manhã. acho que até um certo nº de palavras o anúcio é gratuito. de qualquer forma, o preço é uma ninharia.
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 06, 2002 9:08 pm

Pode, no entanto (isto sou eu que digo) que nessa altura lhe peçam a licença ou comprovativo de que é a proprietária do cãp.
Penso que não o pode fazer, não é ?
Pensa e pensa muito bem. Se o cão for levado para ser vacinado num canil municipal não sairá de lá sem que lhe seja feito o resgisto e tirada a licença ( o que implica, para além do mais, a responsabilização de um adulto).

Voltando à matilha, eu conheço efectivamente casos de grupos de cães que se juntam e agem agressivamente, mas normalmente fazem-no por uma razão. Ou estão à procura de comida ou estão a defender essa mesma comida e o território.
Parece-me estranho que no meio da cidade da Amadora ( e ainda para mais tratando-se de cães alimentados ... pelo menos o Polly), eles andem verdadeiramente a atacar as pessoas!
Talvez seja mais o caso ( Digo TALVEZ) que ande por lá mesmo uma cadela no meio que esteja com o cio, e seja isso que os juntou.
As pessoas tendem depois um pouco a exagerar as coisas, e um gesto agressivo de um grupo de cães a ladrar efusivamente é logo apelidado de 'ataque'.
MAs... posso bem estar enganado.... e mesmo que não esteja, como parece que já circulam relatos acerca dessa 'matilha raivosa' não demorará muito tempo que a camara se veja 'obrigada' a fazer qualquer coisa e comece a "caça ao cão"!

Se queres mesmo salvar o Polly trata já de afastá-lo da matilha e esconde-o ( em particular à noite) num local onde não seja facilmente localizável pelo pessoal do canil. Entretanto, tal como aqui já muitos disseram, tenta arranjar-lhe um dono. Se conseguires tirara-lhe uma foto talvez ajude! Eu posso, se quiseres, colocar essa foto num URL da Net e começamos a colocá-la em tudo quanto são foruns de cães e pomos mails a circular. Se arranjares a foto envia-a por mail para: [email protected]

Boa sorte
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 9:16 pm

oh speaker, o polly até tem casota. não o consegues deixar lá preso à noite enquanto as coisas não acalmarem e arranjares um dono? como te disse, podes ir à uz ou à protectora dos animais. foi na uz que vacinei a carlota e a única coisa que me pediram foi o cartão de sócia. para além da raiva, parece conveniente vacinar o cão contra outras doenças.
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”