URGENTE: Herbicida aplicado entre 11 e 15 de Outubro... ou mais recentemente...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

sábado out 30, 2004 9:38 pm

Guida__F Escreveu: Olha Leoa, se tivessemos de discutir os funcionários camarários e o seu respeito pelos animais o melhor era abrir um tópico novo, porque deve haver muita coisa para contar.

Por exemplo:
- Os meus pais estão a ter de momento problemas com o jardineiro da Câmara, pois decidiu que devia expulsar os cães do jardim. E estamos a falar de um jardim muito frequentado por donos que passeiam os seus cães. (...)

- De facto quando o Snoopy ficou com diarreia... bem... cheguei a pensar o dito jardineiro poderia ter posto algum quimico no jardim para fazer mal aos cães.
Parece existir um fétiche aqui neste local em falar mal dos funcionários municipais ?
Tome nota que se o jardineiro se chateia deve ser de ter de apanhar os dejectos de animais do chão devido à falta de civismo crónica das pessoas que não os recolhem.
E veja que acusações como a que faz ao jardinheiro de envenenar os cães são graves tome cuidado com essas afirmações.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 30, 2004 10:10 pm

Bom... nos meios urbanos não sei muito bem como isto funciona.
Aqui em meio rural, é comum (pelo menos era) utilizar Gramoxone para eliminar a vegetação das bermas dos caminhos. Não esquecer que o gramoxone é um erbicida de contacto altamente tóxico!! E é certo que cães morreram após este ter sido aplicado (coincidencia ou não, não sei...).
Também aqui em zonas rurais há que ter atenção á altura do ano em que se leva os canitos a dar umas voltas. E aqui falo em andar com os animais sem trela, completamente á vontade. Trata-se de uma zona com pomares e vinhas. A negligencia com produtos quimicos é alarmante. É embalagens de pesticidas de toda a ordem espalhados por tudo quanto é sitio ( herbicidas, fungicidas, insecticidas (alguns á base de paratião que já deveria estar fora do mercado...), etc.).
Mesmo em zonas não cultivadas há sempre o fantasma da estriquinina ilegalmente colocado por caçadores parvos ou pessoal sem escrupulos.
Há ainda os "ferros" utilizados também ilegalmente para coelhos e que resultam muitas vezes em amputações de patas de cães.
É um risco por os cães em liberdade (mesmo nos nossos terrenos).
Quem não tem uma bela quinta vedade ( e mesmo assim...) corre sempre riscos com os seus cães em liberdade...

Em relação ao Roundup (ou equivalente de acção sistémica), concordo que seja o herbicida que menos riscos acarreta. Torna-se mais caro e implica uma aplicação mais constante por não ter acção residual, mas minimiza os riscos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sábado out 30, 2004 10:14 pm

Eu tive problemas de envenenamento, com os meus cães, já por 3 vezes. E eles têm 2 anos! O produto que usam aqui deve esse e, na Câmara, afirmaram-me que SE os funcionários cumprissem as doses ele é inócuo. No entanto, da 2ª vez, o boxer teve tanta diarreia com sangue, muito sangue, às postas, que esteve quase para ser internado. O basset fazia sangue mas não tanto. A vet ainda está à espera de confirmar se ficaram, ou não, com problemas crónicos mas já estão mais sensíveis que um cão normal. Os 2 cães estiveram 4 meses a comer ração de dieta(muito cara) e com tratamentos diários. Contactei a Junta e a Câmara e recusam-se a assumir qualquer responsabilidade e, muito menos, a avisar as pessoas. Afirmam que ninguém gosta dos cães pois sujam tudo. Então envenenem os donos (pois esses é q são porcos). É um problema e ando sempre com medo. Nesta coisas é que as pessoas se deviam unir e combinarem um procedimento igual em todas as câmaras.
Não há sindicatos para defender os direitos deste ou daquele sector? Os donos deveriam unir-se em defesa dos direitos dos seus cães e de todos os animais. Pedir espaços vedados onde os cães possam correr em segurança, etc. Eu já tentei certas acções com a minha câmara, ofereci-me para colaborar, mas tou sempre sózinha.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sábado out 30, 2004 10:19 pm

Pois é Fang, os meus cães também estão em meio rural. Têm muito espaço para brincar dentro dos nossos terrenos, e já conhecem as fronteiras e as regras (não passar para o lado de lá), mas claro que há sempre escapatórias para passeios pelos montes (aqui é mais pinhais, mato...Serra do Caldeirão, ;) ). Uma das últimas resultaram no desaparecimento, durante 3 dias, do Caroucho. Até que o meu avô o encontrou na estrada, "enfiado" numa armadilha para javalis (os caçadores cortaram só a corda, não o soltaram da armadilha, e o bicho voltou para casa assim mesmo).
Mas não ficou com nenhuma ferida grave, felizmente.
Última edição por Vanadis em domingo out 31, 2004 1:33 pm, editado 1 vez no total.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sábado out 30, 2004 11:51 pm

fipronil Escreveu:
Guida__F Escreveu: Olha Leoa, se tivessemos de discutir os funcionários camarários e o seu respeito pelos animais o melhor era abrir um tópico novo, porque deve haver muita coisa para contar.

Por exemplo:
- Os meus pais estão a ter de momento problemas com o jardineiro da Câmara, pois decidiu que devia expulsar os cães do jardim. E estamos a falar de um jardim muito frequentado por donos que passeiam os seus cães. (...)

- De facto quando o Snoopy ficou com diarreia... bem... cheguei a pensar o dito jardineiro poderia ter posto algum quimico no jardim para fazer mal aos cães.
Parece existir um fétiche aqui neste local em falar mal dos funcionários municipais ?
Tome nota que se o jardineiro se chateia deve ser de ter de apanhar os dejectos de animais do chão devido à falta de civismo crónica das pessoas que não os recolhem.
E veja que acusações como a que faz ao jardinheiro de envenenar os cães são graves tome cuidado com essas afirmações.

Não feita qualquer tipo de acusação contra o jardineiro. No entanto e como me foi afirmado pela Senhora da Câmara que falou comido ao telefone. Os jardineiros usam certos produtos que poderão ser eventualmente tóxicos para os cães, nomeadamente adubos. Bastava que ele se tivesse lembrado de aplicar uma dose reforçada, e nesso caso não haveria causa para uma acusação legal, ainda que ele moralmente fosse culpado. Mas a verdade é que eu nunca vou saber qual a real causa da sua diarreia.

Por outro lado, por cima do jardim existem um terreno ainda em estado selvagem, com arvores e fruto abandonadas e outro tipo de florestação. E se o Snoopy se tem de fazer as suas necessidades é nesse local. Até que porque como já expliquei anteriormente, e por motivos que desconheço, o Snoopy só faz as suas necessidades sobre terra, isto é: a relva está salva.

Gatujoba:
- Deve pegar nos seus relatórios veterinários e dirigir-se à policia. Lá faça queixa crime contra a Câmara, por atentado contra a sua propriedade. Não se esqueça que os cães são perante a lei parte dos seus bens. A Câmara tentou destruir e danificou um bem privado e isso é um crime. Como é um processo crime, não precisará de advogado, pois o ministério público irá encarregar-se do caso.
- Outra coisa, quando contactei a Câmara de Lagos, eles ofereceram-se imediatamente, para me enviar por faxe as especificações do herbicida. A sua Câmara fez o mesmo?
fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

domingo out 31, 2004 12:03 am

Guida__F Escreveu: De facto quando o Snoopy ficou com diarreia... bem... cheguei a pensar o dito jardineiro poderia ter posto algum quimico no jardim para fazer mal aos cães.
Guida__F Escreveu: Não feita qualquer tipo de acusação contra o jardineiro

Não foi a idéia com que se fica desta mensagem. No entanto se foi mal estruturado, desculpe.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo out 31, 2004 10:30 am

fang Escreveu: Bom... nos meios urbanos não sei muito bem como isto funciona.
Aqui em meio rural, é comum (pelo menos era) utilizar Gramoxone para eliminar a vegetação das bermas dos caminhos. Não esquecer que o gramoxone é um erbicida de contacto altamente tóxico!! E é certo que cães morreram após este ter sido aplicado (coincidencia ou não, não sei...).
Também aqui em zonas rurais há que ter atenção á altura do ano em que se leva os canitos a dar umas voltas. E aqui falo em andar com os animais sem trela, completamente á vontade. Trata-se de uma zona com pomares e vinhas. A negligencia com produtos quimicos é alarmante. É embalagens de pesticidas de toda a ordem espalhados por tudo quanto é sitio ( herbicidas, fungicidas, insecticidas (alguns á base de paratião que já deveria estar fora do mercado...), etc.).
Mesmo em zonas não cultivadas há sempre o fantasma da estriquinina ilegalmente colocado por caçadores parvos ou pessoal sem escrupulos.
Há ainda os "ferros" utilizados também ilegalmente para coelhos e que resultam muitas vezes em amputações de patas de cães.
É um risco por os cães em liberdade (mesmo nos nossos terrenos).
Quem não tem uma bela quinta vedade ( e mesmo assim...) corre sempre riscos com os seus cães em liberdade...

Em relação ao Roundup (ou equivalente de acção sistémica), concordo que seja o herbicida que menos riscos acarreta. Torna-se mais caro e implica uma aplicação mais constante por não ter acção residual, mas minimiza os riscos.
obrigado Francisco é que isto muitas vezes parece que se está a dar perolas a porcos ! ;)

ó Guida ñ complique ninguem quer matar os cães e os bebes, nem os jardineiros nem as Cãmaras !

o herbicida á um mal necessário no caso do roundup é bastante utilizado porque ao contrário do que possa pensar é inoquo para os insectos auxiliares ( joaninhas, abelhas etc ) tem muita sorte em que tenham o discernimento de usar esse produto porque se quisessem poupar utilizavam como disse o Francisco um herbicida de contacto e residual e nesse caso os canitos nunca mais poderiam sair á rua ;) !

em relação ao adubo matar os cães LOL devem andar a ver muitas teorias da conspiração ! eu utilizo todos os produtos enunciados e nunca tive nenhum problema com envenenamentos é mais fácil um cão mijar em cima do adubo ( já que por norma contem doses de amoniaco ) do que come-lo !

ñ se esqueçam do malvados produtores de cebolas e das fabricas de chocolate :o

Mas que gente mais complicada

Nelson Antunes
Gatujoba
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 1:07 pm

Olhe sr. Nelson eu não achei graça nenhuma quando tive os meus cães a vomitar de 5 em 5 minutos, que já era só água; e o boxer (devido às suas características físicas) fazia um ruído arrepiante. As fezes eram sangue, às postas que coagulava. E todo o dia deitados, tristes, sem força para andarem. Faltei ao emprego para estar em casa com eles.
Eu não ando a ver filmes e muito menos me rio dos problemas dos cães dos outros. Se nunca teve problemas sorte a sua, nem queira ter.
Não gostei da meneira como falou. Pode dar a sua opinião mas, pessoas civilizadas, não se riem do mal dos outros.
nelsonk
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 1:43 pm

Gatujoba Escreveu: Olhe sr. Nelson eu não achei graça nenhuma quando tive os meus cães a vomitar de 5 em 5 minutos, que já era só água; e o boxer (devido às suas características físicas) fazia um ruído arrepiante. As fezes eram sangue, às postas que coagulava. E todo o dia deitados, tristes, sem força para andarem. Faltei ao emprego para estar em casa com eles.
Eu não ando a ver filmes e muito menos me rio dos problemas dos cães dos outros. Se nunca teve problemas sorte a sua, nem queira ter.
Não gostei da meneira como falou. Pode dar a sua opinião mas, pessoas civilizadas, não se riem do mal dos outros.
então resumindo você ou é de compreensão lenta ou simplesmente ñ sabe ler Português !

é que se tiver a delicadeza de ler o meu post vai reparar que a parte onde me estou a rir é na parte do adubo ñ na parte dos herbicidas !

e mais grave do que os seus canitos permita que lhe diga é as desenas de mortes que todos os anos ocorrem de crianças por deixarem os pesticidas em locais de facil alcance ( então com roundup é palha ) e caso ñ tenha reparado tb escrevi anteriormente que nem é preciso comer as ervas basta tocar-lhes já que sendo um herbicida sistémico penetra na pele e mata uma pessoa ou um cão em pouco tempo !
agora não me venham com a história que os jardineiros ou as Câmaras o fazem de propósito que isso ñ é mais do que debitar asneiras sem fundamentos ;)

Nelson Antunes

p.s. sabe que mais beijinhos fofos
Gatujoba
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 1:51 pm

Tem razão. Eu li adubo e associei a herbicida. Como é um problema que ainda me aflige (nem imagina como tive os meus cães a desfazerem-se em sangue e eu sem poder fazer nada) estou mais sensível ao tema. Peço desculpa.
nelsonk
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 2:11 pm

por mim tá desculpada e tb eu peço desculpa se a ofendi !

Nelson Antunes
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 31, 2004 2:32 pm

Sobre o assunto em questão nada tenho a dizer a não ser que também me admira, no sentido positivo, que a tal C.M. utilize o Roundup, que é bastante caro, quando poderia utilizar outro muito mais barato mas perigoso, dai que me parece existir da parte das mesma algum cuidado.

Quando aos ultimos posts, e acaba por ser off topic, mas...gostaria que pensassem um pouco no seguinte:
Alguém, que passou por uma má experiência com os seus animais, sente-se tão revoltada que por essa razão se exalta um pouco e acaba por responder de forma um pouco mais "agressiva". Na minha opinião, acaba por ser aceitavel, de certo modo.
Agora, vamos pensar um pouco....Alguém que todos os dias passa por terriveis experiencias, que vê coisas que se calhar muitos de vós não imaginam, que fala com pessoas (donos) e ouve coisas que muitos de vós iriam pensar ser anedota...Ora esse alguém, não pode por vezes saltar-lhe a tampa? Teremos que ser sempre politicamente correctos?
O mundo, não são só os nossos cães, nem a nossa rua, nem o que aconteceu connosco. O mundo é muito grande, e por vezes demasiado pequeno
;)

Beijinhos fofos 8)

Isabel
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 31, 2004 2:38 pm

Off Topic:

Tem razão "Pedra"... ;)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo out 31, 2004 2:55 pm

É só para acrecentar que ontem estive no chat de um forum em língua inglesa e qual não foi o meu espanto quando um forista de origem norte americana me perguntou se quando o jardineiro aplicava qualquer tipo de produto no jardim, demarcava a zona com bandeiras :o , pois se o não fizesse estaria a infrigir a lei e devia ser denunciado...

Cada vez vez tenho mais a certeza de que vivemos num pais do terceiro mundo...
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 31, 2004 3:14 pm

Sério?
Sabe que na América do Norte há uma percentagem muito grande de animais com cancro, e que uma das razões eventualmente apontadas para essa percentagem tem exactamente a ver com os produtos utilizados para tratamento do relvados?

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”