curso de canicultura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo out 31, 2004 1:25 pm

Eu acho que por um lado, fazia sentido em oferecer o tal curso de canicultura :o

Pelo que tenho lido na arca nos ultimos tempos, ha "criadores" que andam a trazer caes ao mundo e nao tem os minimos conhecimentos sobre os regulamentos do CPC, criterios de julgamento, premios, doencas geneticas, esterilizacao e outras coisas que creio serem essenciais para oferecer um "produto"de qualidade e para oferecer uma boa vida aos caes que nao devem ser usados como reprodutores. Parece-me que para alguns vender ou despachar as ninhadas e mais importante do que o brio de fazer bem feito e o bem estar futuro dos animais.

Mas mais importante que o curso, seria um Codigo de Etica e um Conselho de Etica.
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

domingo out 31, 2004 1:36 pm

Tem razão, Vanadis, eu fui generalista.
Há muita gente a quem, primeiro temos de fazer desaprender os conceitos errados, e só depois ensinar os correctos. E há gente sem princípios, que nunca ninguém acolheu, que foram deixados crescer pelas famílias, que não sabem dar carinho pois nunca ninguém lhes ensinou o que isso era. É tudo muito complicado. Mas podemos sempre ser transmissores para o maior número de pessoas possível.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 31, 2004 1:52 pm

;) ;)
Última edição por Vanadis em domingo out 31, 2004 2:26 pm, editado 1 vez no total.
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

domingo out 31, 2004 2:02 pm

Tem razão, eu fui generalista.
Há pessoas que , 1º temos de fazer desaprender os conceitos errados, para depois ensinarmos os correctos. E há quem não saiba respeitar os animais porque não respeita nada; pessoas que, talvez, nunca tenham sido respeitadas por ninguém. É tudo muito complicado e temos de ir sensibilizamdo o maior número de pessoas possível sem nunca nos esquecermos de sensibilizar, também, para os direitos do homem.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 31, 2004 2:07 pm

fipronil Escreveu: Uma pessoa não é ensinada a ser honesta, uma pessoa não é ensinada a gostar de animais. Uma pessoa não é ensinada a ser responsável. Uma pessoa não é ensinada a ter nível.
Concordo. Não são os cursos que ensinam isto. Tem a ver com a pessoa e com os valores que lhe são transmitidos ao longo da sua educação. Burro velho não aprende linguas e cada vez mais o que vejo são "tecnicas de bem vender", "tecnicas de rentabilidade", "tecnicas de passar a perna", coisa que não me admira na sociedade cada vez mais competitiva e agressiva em que vivemos.
Já o meu pai me dizia que a trabalhar nunca viu ninguém ficar rico, mas que o trabalho enriquece, isso sim. Não própriamente os bolsos.

Isabel
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 31, 2004 2:24 pm

"Concordo. Não são os cursos que ensinam isto. Tem a ver com a pessoa e com os valores que lhe são transmitidos ao longo da sua educação. Burro velho não aprende linguas e cada vez mais o que vejo são "tecnicas de bem vender", "tecnicas de rentabilidade", "tecnicas de passar a perna", coisa que não me admira na sociedade cada vez mais competitiva e agressiva em que vivemos.
Já o meu pai me dizia que a trabalhar nunca viu ninguém ficar rico, mas que o trabalho enriquece, isso sim. Não própriamente os bolsos."

Exacto...;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 31, 2004 2:53 pm

Nanico Escreveu: Eu acho que por um lado, fazia sentido em oferecer o tal curso de canicultura :o

Pelo que tenho lido na arca nos ultimos tempos, ha "criadores" que andam a trazer caes ao mundo e nao tem os minimos conhecimentos sobre os regulamentos do CPC, criterios de julgamento, premios, doencas geneticas, esterilizacao e outras coisas que creio serem essenciais para oferecer um "produto"de qualidade e para oferecer uma boa vida aos caes que nao devem ser usados como reprodutores. Parece-me que para alguns vender ou despachar as ninhadas e mais importante do que o brio de fazer bem feito e o bem estar futuro dos animais.

Mas mais importante que o curso, seria um Codigo de Etica e um Conselho de Etica.
Passou-me este post da Nanico.
È claro que sim, que há muita gente assim, mas penso que esses não iriam sequer gastar o seu tempo em cursos ou lá o que seja.
No entanto, penso que talvez fosse benéfico algumas acções de formação, seminários, ou lá o que lhe queiram chamar, sobre genetica, reprodução, anatomia, comportamento animal, doenças, treino, etc. , essencialmente para criadores. Penso que a entidade indicada para promover esses eventos seria o CPC, e que eu saiba, salvo raras excepções, isso não é feito.
È claro que para isso teria que existir interesse da parte dos criadores, e isso já não sei se existe. Existirá?
Para promover este tipo de eventos é preciso dinheiro e interessados, ora, se é para estar ás moscas...

Isabel
fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

domingo out 31, 2004 3:12 pm

Nanico Escreveu:

Caro Nanico,
Se aparecem pessoas com essas características, é o mesmo que ir ao seu veterinário e este mostrar desconhecimento face ao esquema de vacinação do seu cão. Desconfia-se logo de aldrabices, como a exposta faz uns dois anos de uma pessoa que se intitulava médico-veterinário e andava de carrinha na Zona de Coimbra a fazer visitas domiciliárias. Claro que não foi apanhado e até hoje ganha dinheiro . Grande país este.

Um criador que demonstre desconhecimento do que você referiu é caso para lhe perguntar, que raio é que tem andado a fazer.
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo out 31, 2004 4:14 pm

Sei que sou um dono de cão atípico dado que cá em casa quando se decidiu ter um cão começou por se comprar um livrinho para saber no que nós quatro nos íamos meter, e só dois meses depois é que se comprou o cão.

Quanto mais não seja esse facto ajudou a uma adopção consciente, não posso é dizer que o tal livrinho me tenha preparado para tudo o que veio a seguir, mas fez-me encarar os "imprevistos" com uma atitude oposta a "onde é que eu tinha a cabeça quando decidi ter cão ?".

Não penso que os problemas de (in)cultura dos donos de cães se resolvam com cursos, como já aqui foi dito, mas se calhar existe mercado para tais cursos, e alguém que queira que se atravesse e lance o primeiro, depois é deixar o mercado funcionar para saber se teve procura.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda nov 01, 2004 9:47 am

Nanico Escreveu:Eu acho que por um lado, fazia sentido em oferecer o tal curso de canicultura

Criadeiro que é criadeiro nem os bichos leva ao veterinário, quanto mais ir fazer um "curso de canicultura"... O Código ou Conselho de Ética seria uma boa opção se as pessoas fossem todas honestas. Quem não obedece às regras do CPC também não é obrigado a seguir um Código de Ética.
Pedra Escreveu:penso que talvez fosse benéfico algumas acções de formação, seminários, ou lá o que lhe queiram chamar, sobre genetica, reprodução, anatomia, comportamento animal, doenças, treino, etc. , essencialmente para criadores. Penso que a entidade indicada para promover esses eventos seria o CPC, e que eu saiba, salvo raras excepções, isso não é feito.
È claro que para isso teria que existir interesse da parte dos criadores, e isso já não sei se existe. Existirá?
Para promover este tipo de eventos é preciso dinheiro e interessados, ora, se é para estar ás moscas...
Isto já acho mais lógico. No entnato, prende-se com o mesmo problema: quem tem canitos para fabricar cães não quer, pura e simplesmente, saber. Aqueles que sabem e que querem saber mais, com toda a certeza, seriam o público (e aqueles que, como eu, não sabem nada e querem saber mais). Aqui, penso eu, existiria interesse dos criadores que têm a cabeça no devido lugar. O seu trabalho poderia sofrer melhoras em termos de qualidade. No entanto ficamos com o mesmo problema: gente estúpida não está para ir assistir a seminários e continuamos a ver "charutos" ou "rafeiros de raça" a dar com um pau.
Mas não deixa de ser boa ideia! Não resolve a crise de BYBs mas, ao menos, dá oportunidade aos verdadeiros Criadores para serem cada vez melhores!
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

terça nov 02, 2004 10:16 am

O forista nanico, chegou onde queria chegar, também como disse o forista fipronil. ninguém pode aprender amar os animais.
Mas quem gosata mesmo, irá ter o cuidado de ser um criador e não um criadeiro, por isso acho que um curso de canicultura, serial muito util, para quem gosta memso de animais, e nãos os veja, como uma fonte de rendimento.
Responder

Voltar para “Cães”