Nanico Escreveu:Eu acho que por um lado, fazia sentido em oferecer o tal curso de canicultura
Pelo que tenho lido na arca nos ultimos tempos, ha "criadores" que andam a trazer caes ao mundo e nao tem os minimos conhecimentos sobre os regulamentos do CPC, criterios de julgamento, premios, doencas geneticas, esterilizacao e outras coisas que creio serem essenciais para oferecer um "produto"de qualidade e para oferecer uma boa vida aos caes que nao devem ser usados como reprodutores. Parece-me que para alguns vender ou despachar as ninhadas e mais importante do que o brio de fazer bem feito e o bem estar futuro dos animais.
Mas mais importante que o curso, seria um Codigo de Etica e um Conselho de Etica.
Criadeiro que é criadeiro nem os bichos leva ao veterinário, quanto mais ir fazer um "curso de canicultura"... O Código ou Conselho de Ética seria uma boa opção se as pessoas fossem todas honestas. Quem não obedece às regras do CPC também não é obrigado a seguir um Código de Ética.
Pedra Escreveu:penso que talvez fosse benéfico algumas acções de formação, seminários, ou lá o que lhe queiram chamar, sobre genetica, reprodução, anatomia, comportamento animal, doenças, treino, etc. , essencialmente para criadores. Penso que a entidade indicada para promover esses eventos seria o CPC, e que eu saiba, salvo raras excepções, isso não é feito.
È claro que para isso teria que existir interesse da parte dos criadores, e isso já não sei se existe. Existirá?
Para promover este tipo de eventos é preciso dinheiro e interessados, ora, se é para estar ás moscas...
Isto já acho mais lógico. No entnato, prende-se com o mesmo problema: quem tem canitos para fabricar cães não quer, pura e simplesmente, saber. Aqueles que sabem e que querem saber mais, com toda a certeza, seriam o público (e aqueles que, como eu, não sabem nada e querem saber mais). Aqui, penso eu, existiria interesse dos criadores que têm a cabeça no devido lugar. O seu trabalho poderia sofrer melhoras em termos de qualidade. No entanto ficamos com o mesmo problema: gente estúpida não está para ir assistir a seminários e continuamos a ver "charutos" ou "rafeiros de raça" a dar com um pau.
Mas não deixa de ser boa ideia! Não resolve a crise de BYBs mas, ao menos, dá oportunidade aos verdadeiros Criadores para serem cada vez melhores!