Criador - Ocupacao ou Profissao?
Moderador: mcerqueira
Este assunto foi aflorado, mas creio ser suficientemente interessante para ser discutido num topico proprio.
Como o nome indica "Criador" e aquele que Cria. Mas o criador de caes tem uma grande responsabilidade: esta a meter no animais no mundo.
Para mim, o mais importante num criador e ter capacidade de responsabilizacao por todos os animais que traz ao mundo. Gostar muito dos caezinhos, desculpem, mas nao chega.
Nao creio que ser criador possa ser uma profissao. Nao e uma actividade rentavel, a nao ser que se produza em muito grandes quantidades, sem qualquer olho para a qualidade.
Como o nome indica "Criador" e aquele que Cria. Mas o criador de caes tem uma grande responsabilidade: esta a meter no animais no mundo.
Para mim, o mais importante num criador e ter capacidade de responsabilizacao por todos os animais que traz ao mundo. Gostar muito dos caezinhos, desculpem, mas nao chega.
Nao creio que ser criador possa ser uma profissao. Nao e uma actividade rentavel, a nao ser que se produza em muito grandes quantidades, sem qualquer olho para a qualidade.
Os meus tios criam cães, mais concretamente pastores alemães. Fazem-no por gostarem e para ganhar algum dinheiro. Não andam em exposições. Não colocam anúncios, penso eu.
Não faço idéia da criação, porque eu não tenho tempo nem paciência. Mas por uma lógica de mercado, assim como eu estaria se estivesse em clínica privada, forçado a atender todas a gente e a engolir muita coisa, com a concorrência que vejo hoje com criadores às centenas a criar as mesmas raças, é impossível uma pessoa viver só de criar cães e conseguir manter ética. Só por milagre, ou então a pessoa mente, ou cria animais de qualidade inferior, ou ao desbarato, como um animal a que fechamos a "fábrica" que tinha mais de 500 cães de diversas raças em estado lastimável, pena não ter aqui a documentação para esfregar na cara de certas pessoas que dizem que não fazemos nada.
Há uns 3 anos pensei em meter-me na venda de rações, mas descobri que só perto de minha casa já tinham 5 empresas de entrega gratuita a fazer descontos que chegavam a 30% sobre o preço trabelado.
Não faço idéia da criação, porque eu não tenho tempo nem paciência. Mas por uma lógica de mercado, assim como eu estaria se estivesse em clínica privada, forçado a atender todas a gente e a engolir muita coisa, com a concorrência que vejo hoje com criadores às centenas a criar as mesmas raças, é impossível uma pessoa viver só de criar cães e conseguir manter ética. Só por milagre, ou então a pessoa mente, ou cria animais de qualidade inferior, ou ao desbarato, como um animal a que fechamos a "fábrica" que tinha mais de 500 cães de diversas raças em estado lastimável, pena não ter aqui a documentação para esfregar na cara de certas pessoas que dizem que não fazemos nada.
Há uns 3 anos pensei em meter-me na venda de rações, mas descobri que só perto de minha casa já tinham 5 empresas de entrega gratuita a fazer descontos que chegavam a 30% sobre o preço trabelado.
-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Pois, por isso mesmo é que defendo a certificação dos criadores, e não entendo porque é que não sai do seio dos criadores lutarem por ser criada tal certificação.fipronil Escreveu: ... com a concorrência que vejo hoje com criadores às centenas a criar as mesmas raças, é impossível uma pessoa viver só de criar cães e conseguir manter ética. Só por milagre, ou então a pessoa mente, ou cria animais de qualidade inferior, ou ao desbarato, como um animal a que fechamos a "fábrica" que tinha mais de 500 cães de diversas raças em estado lastimável, ...
Fez muito bem em participar no fecho de tal "fábrica", fiquei é curioso com o destino dos 500 canitos. Ficaram à guarda de algum tribunal como prova do delito ? Ou foram dados / abatidos (se sim, caso tenha ideia da percentagem e tal não seja um dado confidencial, gostaria de o saber) ?
...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 8:00 pm, editado 1 vez no total.
Acredito que sim, se esse criador não tiver procupações em ganhar a vida através da criação de cães. Um médico-veterinário não se pode dar ao luxo de escolher clientes, alías, hoje em dia ninguém pode escolher os seus clientes.Golden_ Escreveu: A vantagem de um criador, não de um hipermercado, é precisamente não ter que engolir sapos. Acaba por ter, um mercado restrito e seleccionado, através do passa a palavra. O que se torna numa grande vantagem, para todas as partes (criador/comprador/cachorro).
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Acho que não deve ser encarado como profissão,mas deve ser um "trabalho " feito com o máximo de seriedade,responsabilidade e sobretudo com o máximo de respeito pelos animais. 

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Bem, eu estou um bocadinho destreinado por deixar de vir aqui, mas vou tentar dizer duas coisas.
Sempre defendi que ganhar dinheiro a criar cães não é crime, nem pecado nem vergonha nenhuma.
Mas...
(Puxa, há sempre um MAS)
O que acontece nesta como em muitas actividades (ACTIVIDADE em vez de PROFISSÃO, que assim é mais fácil e cabe lá tudo) é não haver mercado necessário e suficiente para "consumir" o "produto" final.
Isto faz-me lembrar, há muitos, muitos anos, quando alguns artigos de alta fidelidade se vendiam por preços de Ferraris (estou a exagerar um bocadito) porque eram todos feito manualmente, com componentes de ouro e de prata e mais não sei quê, para o som ser aquele muito especial, diferente do comum. Havia sempre quem comprasse, mas o "criador" do amplificador ou do leitor de CDs nunca ganhava dinheiro. Investia logo noutra engenhoca. E assim sucessivamente.
Eu creio que esta comparação foi bem feita, mas pecará por essa ACTIVIDADE a que me refiro ser muito pouco conhecida.
De qualquer modo, o factor aqui em jogo, sempre, sempre, sempre, é a paixão. E a paixão move mundos. Que se lixe o dinheiro, o lucro, a contabilidade e o raio a quatro.
Eu se fosse criador também era assim maluquinho como alguns daqui do fórum
. Por isso é que os compreendo. E por isso é que não quero ser criador, porque já me apaixonei por algumas actividades e foi uma desgraça (económica). Embora tenha sido muito gratificante noutros aspectos.
Conseguir que uma actividade destas (que envolve paixão, empenho e criatividade) dê lucro, é quase impossível.
Mas então não há actividades=profissões, que envolvem paixão, empenho e criatividade e que dão lucro? Claro que há. Em muitas áreas mesmo. Mas nesta dos cães... hummm, duvido...
No grande público, o leque dos que entendem isto de Criadores e de criadores é tão reduzido, tão reduzido, que o leque até parece fechado.
Nem é preciso ir muito longe. Muitos participantes do fórum ainda não perceberam a diferença. Mas ela existe.
Bem, eu estou um bocadinho destreinado por deixar de vir aqui, mas vou tentar dizer duas coisas.
Sempre defendi que ganhar dinheiro a criar cães não é crime, nem pecado nem vergonha nenhuma.
Mas...
(Puxa, há sempre um MAS)

O que acontece nesta como em muitas actividades (ACTIVIDADE em vez de PROFISSÃO, que assim é mais fácil e cabe lá tudo) é não haver mercado necessário e suficiente para "consumir" o "produto" final.
Isto faz-me lembrar, há muitos, muitos anos, quando alguns artigos de alta fidelidade se vendiam por preços de Ferraris (estou a exagerar um bocadito) porque eram todos feito manualmente, com componentes de ouro e de prata e mais não sei quê, para o som ser aquele muito especial, diferente do comum. Havia sempre quem comprasse, mas o "criador" do amplificador ou do leitor de CDs nunca ganhava dinheiro. Investia logo noutra engenhoca. E assim sucessivamente.
Eu creio que esta comparação foi bem feita, mas pecará por essa ACTIVIDADE a que me refiro ser muito pouco conhecida.
De qualquer modo, o factor aqui em jogo, sempre, sempre, sempre, é a paixão. E a paixão move mundos. Que se lixe o dinheiro, o lucro, a contabilidade e o raio a quatro.
Eu se fosse criador também era assim maluquinho como alguns daqui do fórum

Conseguir que uma actividade destas (que envolve paixão, empenho e criatividade) dê lucro, é quase impossível.
Mas então não há actividades=profissões, que envolvem paixão, empenho e criatividade e que dão lucro? Claro que há. Em muitas áreas mesmo. Mas nesta dos cães... hummm, duvido...
No grande público, o leque dos que entendem isto de Criadores e de criadores é tão reduzido, tão reduzido, que o leque até parece fechado.
Nem é preciso ir muito longe. Muitos participantes do fórum ainda não perceberam a diferença. Mas ela existe.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Boas nel,
Ainda bem que os filhos pródigos estão a voltar a casa !!! E, como sempre, fez um discurso e pêras ! Mesmo direito ao âmago da questão. Ficamos à espera de mais intervenções. E olhe que isto do Fórum é como andar de bicicleta
Ainda bem que os filhos pródigos estão a voltar a casa !!! E, como sempre, fez um discurso e pêras ! Mesmo direito ao âmago da questão. Ficamos à espera de mais intervenções. E olhe que isto do Fórum é como andar de bicicleta

"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois ainda bem que a SeaLords também voltou. Já andava a estranhar.SeaLords Escreveu: ...Ainda bem que os filhos pródigos estão a voltar a casa !!! ...
Na minha intervenção anterior não mencionei um aspecto que é recorrente sempre que se fala de criadores, que é a condição de se ser honesto, sério, essas coisas.
Eu não concebo um criador em que essa qualidade não seja implícita. Não faz sentido.
Desculpem-me lá, mas vou usar o mesmo exemplo que dei atrás. É absolutamente absurdo um desses maluquinhos da alta-fidelidade meter fios de latão em vez de prata, que ninguém dá conta... É que o maior gozo dele é ouvir o resultado da experiência e comungá-lo com os raríssimos clientes que tem.
-
- Membro Veterano
De facto, essa analogia com os maluquinhos do Hi-Fi é perfeita. Será que a garotada consegue (finalmente) entender?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Como não crio cães, não me pronuncio sobre a paixão ou o lucro, embora não acredite em histórias da carochinha que quem cria cães o faça só por paixão. A paixão é inerente a quase todas as profissões, e a paixão por fazer as coisas bem feitas é o que "ultimately" diferencia os bons dos maus.
Mas lá vou dizendo, na minha humilde opinião de consumidor, que haveria vantagens em reformular este mercado.
Em primeiro lugar porque não concordo que seja pequeno (não sei se há estatísticas, mas se calhar não erro por muito se avançar que 10% dos lares portugueses têm pelo menos um cão).
E em segundo, porque serão tanto mais os donos de cães de raça quanto os diversos mecanismos, de produção e distribuição (o médico já o está) lhes derem confiança do produto final.
Basta olhar para os "posts" dos últimos dias, já não sei se existem raças, com uns a quererem mais branco, outros mais cabeça, outros ainda mais barato, "puppy-mills", etc. etc.
Se houvesse mais transparência não tenho nenhuma dúvida que o mercado cresceria. Mas enfim, talvez seja melhor deixá-lo com a dimensão que tem, "minas" no chão já há que cheguem, o consumidor também precisa de ser educado quanto a este aspecto.
Mas lá vou dizendo, na minha humilde opinião de consumidor, que haveria vantagens em reformular este mercado.
Em primeiro lugar porque não concordo que seja pequeno (não sei se há estatísticas, mas se calhar não erro por muito se avançar que 10% dos lares portugueses têm pelo menos um cão).
E em segundo, porque serão tanto mais os donos de cães de raça quanto os diversos mecanismos, de produção e distribuição (o médico já o está) lhes derem confiança do produto final.
Basta olhar para os "posts" dos últimos dias, já não sei se existem raças, com uns a quererem mais branco, outros mais cabeça, outros ainda mais barato, "puppy-mills", etc. etc.
Se houvesse mais transparência não tenho nenhuma dúvida que o mercado cresceria. Mas enfim, talvez seja melhor deixá-lo com a dimensão que tem, "minas" no chão já há que cheguem, o consumidor também precisa de ser educado quanto a este aspecto.
-
- Membro Veterano
Quem não acredita em histórias da carochinha facilmente cai no conto do vigário.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu não sei se estas suas considerações são feitas directa ou indirectamente em resposta ao meu post anterior. Se foram, efectivamente, não percebeu mesmo a minha mensagem, o que aliás não me surpreende. Se não foi, peço imensa desculpa.Moody_Blue Escreveu:Como não crio cães, não me pronuncio sobre a paixão ou o lucro, embora não acredite em histórias da carochinha que quem cria cães o faça só por paixão
É que realmente temos assistido ultimamente aqui a histórias da carochinha, mas essas histórias não têm nada a ver com o teor da minha mensagem.
Isso é que era bom. Faça aqui uma sondagem e pergunte às pessoas se gostam da sua profissão.A paixão é inerente a quase todas as profissões
Estamos realmente a falar de coisas diferentes. O mercado é enorme, mas o grau de exigência das pessoas é zero.Mas lá vou dizendo, na minha humilde opinião de consumidor, que haveria vantagens em reformular este mercado.
E, neste aspecto, concordo consigo quando diz:
Como já disse aqui uma vez, talvez eu encare esta actividade de forma um pouco romântica, ingénua e pouco realista. Mas é assim que eu a entendo, dentro dos parâmetros que atrás enunciei.... o consumidor também precisa de ser educado quanto a este aspecto.
E também é por isso que se contam pelos dedos os criadores com C grande.