Ataque (suposto) de rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo out 31, 2004 7:43 pm

dicas Escreveu:
Moody_Blue Escreveu: ocorre-me perguntar se é possível organizarmos um movimento para que os donos sejam punidos quando os seus animais atacam.

E, já agora, que o sejam também quando os maltratam ou abandonam,

Claro que é possível...

Coisa que não falta neste país são movimentos.

E até se pode fazer aprovar umas quantas leis...

Coisa que não falta neste país são leis.

Agora fazer aplicar as leis é que seria o Diabo. Desde D. Sebastião que andamos a ver se conseguimos aplicar leis aqui no rectângulo.

Mas por uma razão ou outra, talvez porque aplicar as leis chateia pessoas e dá muito trabalho, não se tem conseguido nada.

Portanto, o esforço seria uma perda de tempo...

Já agora, coisa que abunda neste país são perdas de tempo. Muitas!

Cumprimentos

JoseLuis
Dicaaaaaaaasssssss, as saudades que eu já tinha do teu bom senso, bem reaparecido amigo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

domingo out 31, 2004 8:06 pm

Pedra Escreveu: O que eu acho é que mesmo que fosse o funcionario que limpa os canis, deveria ser tratado respeitosamente por quem quer que seja.
Mas o pessoal agora é todo muito pra frentex e é tudo "maninhos".

Isabel
Tem toda a razão, bem se vê o olhar de desdém lançado por algumas pessoas a quem ganha a vida honestamente por não estar vestido com roupa imaculadamente limpa.

Quanto aos maninhos penso que sei o que quer dizer, refere-se à nossa mania de botar faladura sobre todos os assuntos mesmo quando não percebemos pevide.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 31, 2004 8:16 pm

Por acaso não me referia a isso, mas sim ao facto de as pessoas ganharem logo muita confiança seja com quem for. Usam e abusam da confiança das pessoas, como se fosse tudo "nosso", se é que me faço entender ;)

Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 31, 2004 8:35 pm

Fala-se de características do próprio cão. Pode não saber mas as raças surgiram com o objectivo de manter determinadas características. Daí que falando em caracterizar o cão, está a falar de caracterização da raça desse cão, uma raça mais dominante terá em média animais dominantes.
Desculpe lá, mas o que não falta nos dias de hoje são cães com características que não têm nada a ver com os objectivos por base nos apuramentos das raças a que pertencem. Os Labradores são um bom exemplo, mas os Rotweilers também são.
Segundo o Standard do Rottweiler ( retirado do site da FCI), o comportamento e o temperamento da raça é o seguinte:
BEHAVIOUR / TEMPERAMENT : Good-natured, placid in basic disposition and fond of children, very devoted, obedient, biddable and eager to work. His appearance is natural and rustic, his behaviour self-assured, steady and fearless. He reacts to his surroundings with great alertness.
Ora como se pode ler, trata-se de um cão caracterizado pela boa natureza, placidez e por ser bom para as crianças. Ora este temperamento não me parece coadunar-se propriamente com cães desiquilibrados, agressivos e assassinos de criancinhas!!!
Mas existem ou não INDIVIDUOS que, independentemente das causas terem a ver com os donos ou com questões até de saúde, são efectivamente agressivos? É claro que sim!!!
Então é por isso que não me parece correcto dizer que as raças não são agressivas, mas existem INDIVIDUOS dentro de determinadas raças ou de raça nenhuma que são caracterizados pela agressividade (mais uma vez reafirmo, independentemente das causas desses desvios).

Cumprimentos
Paulo C.
fipronil
Membro

domingo out 31, 2004 8:39 pm

PauloC Escreveu: Ora como se pode ler, trata-se de um cão caracterizado pela boa natureza, placidez e por ser bom para as crianças. Ora este temperamento não me parece coadunar-se propriamente com cães desiquilibrados, agressivos e assassinos de criancinhas!!!
Devo concordar em parte. Observei um cão que teve de ser eutanasiado devido a um ataque. Devo dizer que se tratava de um cão muito manso e terão existido razões subjacentes, nomeadamente provocação ao cão para ele atacar.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 31, 2004 8:48 pm

Devo concordar em parte. Observei um cão que teve de ser eutanasiado devido a um ataque. Devo dizer que se tratava de um cão muito manso e terão existido razões subjacentes, nomeadamente provocação ao cão para ele atacar.
Mas isso pode acontecer com qualquer cão, independentemente das raças e até das características e comportamento habituais. Os cães são animais, e eu não coloco as mãos no fogo por nenhum ;)
Casos de ataques desencadeados por provocação clara ou por uma ordem directa de ataque por parte do dono, nunca deveriam ter consequências para o cão. No primeiro caso, a responsabilidade seria do provocador, e no segundo caso do dono do cão ( devendo este ser penalizado e o cão entregue para adopção). Infelizmente, deve saber melhor que eu de que não é assim!

Cumprimentos
Paulo C.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 31, 2004 10:48 pm

Bem, tenho umas coisinhas a dizer neste tema...

Para mim qualquer raça tem os seus cães dominantes, cães estes que sem uma mão firme e um bom ensinamento serão cães agressivos e sem obdiência ao dono, só que existem raças que têm uma maior percentagem destes cães que outras...é simples de detectar, esta dominância, logo desde pequenotes, 2 meses façam o teste de Campbell.

Agora descriminar raças por 2 ou 3 cães, é como nós andarmos a a descriminar uma população humana pelos actos de 2 ou 3 criminosos (que ñ gostamos nada de fazer :roll: ), ñ podemos criticar os políticos que fizeram estas leis, pois primeiro temos que olhar para nós, que fazemos a mesma coisa pela nossa mesma espécie.

Eu ñ quero, mas está tão metido na minha cabeça que sou incapaz de ñ desprezar um cigano mesmo antes de o conhecer, porque nem me vou dar ao trabalho de o fazer...

Os políticos fazem o mesmo com os cães, e sabem que mais, acho que foi de certo modo uma lei positiva, pois esses que andam a fazer lutas com cães de grande potência mandibular poderão ser mais controlados, assim como aqueles que assaltam ameaçando as vítimas com esses cães, e até donos estúpidos ;) , ou seja de todos os males da nossa política, este foi o menor. ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 31, 2004 11:17 pm

leoa_nova_ Escreveu: Bem, tenho umas coisinhas a dizer neste tema...

Para mim qualquer raça tem os seus cães dominantes, cães estes que sem uma mão firme e um bom ensinamento serão cães agressivos e sem obdiência ao dono, só que existem raças que têm uma maior percentagem destes cães que outras...é simples de detectar, esta dominância, logo desde pequenotes, 2 meses façam o teste de Campbell.

Mas atenção que podemos generalizar. Há raças por natureza dominantes. Há raças por natureza muito territoriais. Há raças por natureza submissas. São estas caracteristicas que definem e distinguem uma raça da outra.

Teste Camphell? Isso não me convence. Para mim o que se vê aos dois meses poderá alterado e muito com a educação que o cão leva. Fiavel ? Nop ... Fiem-se sim pelas caracteristicas raciais e pelos bons criadores

ñ podemos criticar os políticos que fizeram estas leis, pois primeiro temos que olhar para nós, que fazemos a mesma coisa pela nossa mesma espécie.

Nesse aspecto, fale por si ...

Os políticos fazem o mesmo com os cães, e sabem que mais, acho que foi de certo modo uma lei positiva, pois esses que andam a fazer lutas com cães de grande potência mandibular poderão ser mais controlados,
Mais controlados? Mas acha que esses vão registar os cães? Acha que a policia atreve.se a multa.los sequer?
Ainda não percebeu que esta lei so vai prejudicar os donos responsaveis?
E para mais, mesmo que extinguam os rotts, os PAs (ou qq outra raça)fazem o mesmo trabalho!

Potencia mandibular? E isto é medido com?

Já agora, quem é que em Portugal tem autoridade para identificar um pit?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda nov 01, 2004 12:40 am

Ñ vão registar, vai ver que com o tempo vão começar a fazê-lo, tudo demora o seu tempo, a lei é nova, espere um pouco.

Potência mandibular é a pressão que a mandíbula exerce aquando uma mordedura, e mais, por alguns serem cães de presa (esqueci-me de mencionar).

Basta olhar para o focinho do cão, ñ para ver que é um pitt, mas para ver o estrago que pode fazer, e o dono que traz claro :lol:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 01, 2004 1:04 am

leoa_nova_ Escreveu: Ñ vão registar, vai ver que com o tempo vão começar a fazê-lo, tudo demora o seu tempo, a lei é nova, espere um pouco.
Acha mesmo? Tv esteja a precisar ver um pouco do telejornal ... se até as actividades proibidas que à (ha) anos proliferam na nossa sociedade, porque razão é que a policia irá se "sujar" com os registos dos potencialmente perigosos? Especialmente os que estão nas mãos de marginais.

Se nem as lutas são controladas, vão ser os cães a serem :roll:
leoa_nova Escreveu: Potência mandibular é a pressão que a mandíbula exerce aquando uma mordedura, e mais, por alguns serem cães de presa (esqueci-me de mencionar).

Cão de presa é a denominação para um tipo de cão caracteristico pelo seu tipo de mordedura (agarre especialmente) e caracter (destemido e com forte instinto de presa), não necessariamente pela força de mordedura.
Inclusive, na tal lista, poucos são cães de presa. E diga-se tambem que nenhum raça de luta (pe, tosa) é um cão de presa.

Mais, como conseguem quantificar a pressão de mandibula (se ainda falassem de força de mordedura ...), se não há nenhuma maneira fiavel de a medir?
leoa_nova Escreveu: Basta olhar para o focinho do cão, ñ para ver que é um pitt, mas para ver o estrago que pode fazer, e o dono que traz claro :lol:
Basta?

E quem é oficialmente responsavel pela identificação?

Quase que juro, que ninguem em Portugal pode identificar/provar que X cão é um pit. Tão simples quanto isso....

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda nov 01, 2004 1:42 am

Eu ainda tenho fé que a lei se torne útil...Ninguém lhe garante a si que futuramente ñ vai ser, e ninguém me garante a mim que vai ser.

E porque é que diz que quem paga são os donos responsáveis? A única coisa que ñ acho correcto é o uso obrigatório de açaime em via pública e a descriminação, mas o seguro, o chip, pode ser que alguns donos cheguem a agradecer futuramente, who knows?

Cães de presa nessa lista, ora o Dogue Canário, o Pitt bull, tem razão só me vêm estes 2 à cabeça, de qualquer modo, se mordem ñ largam.

Pitt Bulls verdadeiros, contam-se pelos dedos, o que se vê por aí são meras tentativas de lucro sobre uma raça que mal se conhece.
fipronil
Membro

segunda nov 01, 2004 1:56 am

leoa_nova_ Escreveu: Eu ainda tenho fé que a lei se torne útil...Ninguém lhe garante a si que futuramente ñ vai ser, e ninguém me garante a mim que vai ser.

E porque é que diz que quem paga são os donos responsáveis?
Para a nova lei se tornar eficaz são necessários meios de a fazer ser afirmada válidos. Agradeço não estar perto das zonas em que existem lutas de cães, por exemplo. Não estou para sofrer represálias. Nem estou para ver colegas a ir doidos para bairros dificéis para sere espancados. Já basta nas lotas.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 01, 2004 2:21 am

leoa_nova_ Escreveu: Eu ainda tenho fé que a lei se torne útil...Ninguém lhe garante a si que futuramente ñ vai ser, e ninguém me garante a mim que vai ser.
O pai.natal já emigrou para Marte .... ideias utopicas ...
leoa_nova Escreveu: E porque é que diz que quem paga são os donos responsáveis? A única coisa que ñ acho correcto é o uso obrigatório de açaime em via pública e a descriminação, mas o seguro, o chip, pode ser que alguns donos cheguem a agradecer futuramente, who knows?
A unica coisa? Só a obrigatoriedade do uso do açaime e a discriminação (tanto dos donos, tratando.os como marginais e renegando as raças) é suficiente para repudiar esta lei.

Pq só os donos responsaveis? Porque são estes que teem que andar com registos criminais debaixo do braço, são estes que têm que limitar os cães (açaime...), são estes que são apelidades de X e Y ... enquanto os irresponsaveis vão continuar na impunidade. Disso pode ter certeza ... veja o exemplo das lutas de cães. São proibidas e cada vez existem mais e melhor organizadas!
leoa_nova Escreveu: Cães de presa nessa lista, ora o Dogue Canário, o Pitt bull, tem razão só me vêm estes 2 à cabeça, de qualquer modo, se mordem ñ largam.

O pit não é um verdadeiro cão de presa. A razão ñ tenho pachorra para escrever, procure na net que encontra. Cães de presa pode incluir o dogue argentino, o alano espanol ....
leoa_nova Escreveu: Pitt Bulls verdadeiros, contam-se pelos dedos, o que se vê por aí são meras tentativas de lucro sobre uma raça que mal se conhece.
Mas mesmo os verdadeiros como identifica? Se eu for a passear com um pit na rua, quem tem autoridade para identificar o meu cão como pit? E como o prova???
Alguem sabe responder?
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda nov 01, 2004 2:34 am

Quem tem autoridade, ñ sei, ñ vejo ninguém a andar por aí a passear o cão com o LOP debaixo do braço, mas a lei também é válida para "raçados" certo? Mesmo assim ñ é um policia que vai ter a autoridade para isso, ou vai??
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 01, 2004 2:50 am

leoa_nova_ Escreveu: Quem tem autoridade, ñ sei, ñ vejo ninguém a andar por aí a passear o cão com o LOP debaixo do braço, mas a lei também é válida para "raçados" certo? Mesmo assim ñ é um policia que vai ter a autoridade para isso, ou vai??
O problema é que a autoridade (ainda preciso que me digam quem) pode pedir a identificação do cão e caso esteja registado no LOP (e consequeentemente no CPC - organismo reconhecido) podemos provar que pertence a X ou Y raça.

Os pits não são reconhecidos por nenhum organismo, logo ninguem pode provar que eu tenho um pit ....
Ou melhor, como conseguem provar? Quem tem autoridade e conhecimento para identificar um pit como tal?

Saudaçoes,
Nanci
Responder

Voltar para “Cães”