Aqui vai uma mensagem em resposta ao que Elsa Pereira escreveu. As palavras entre «» são citaçoes da mesma, excepto quando é dito o contrário.
«Desculpe-me que lhe diga, mas parece-me que está com muitas reticências e entraves na escolha de um animal.»
Minha cara, como é obvio, acho que tenho que ponderar bem quanto à aquisiçao de um futuro gatinho, afinal trata-se de uma vida pela qual vou ter que ser responsavel pelos proximos anos( e que nao sao assim tao poucos, se deus quiser)!
«Um gato é um animal independente que não está para se sujeitar aos nossos caprichos. Muito sinceramente isto para mim é mais uma virtude do que um defeito.»
Compreendo que os gatos tem o seu feitio o que respeito, mas eu tambem tenho o meu! Por eu ter a noçao de que os gatos sao na sua maioria seres muito independentes e eu por preferir ter uma companhia mais presente na minha vida é que optei por escolher raças de gatos que sao mais dependentes das pessoas,percebe?
Quato à sra preferir gatos mais independentes e ver isso como uma qualidade dos gatos, pois muito bem aceito, assim como a sra terá de aceitar a minha preferencia por gatos mais preguiçosos, e dependentes do dono.
«Não quer dizer que com isso não possa ser terno com as pessoas, mas por favor, não pretenda que ele esteja meia hora ao seu colo pronto para festas simplesmente porque a si lhe apetece. Um gato não é assim!!
Os meus gatos são todos extremamente meigos, adoram festas a toda a hora, mas o colo é só quando eles têm vontade. Entendo e respeito.»
Espero que em momento algum tenha insinuado, ou tenha a sra entendido que pretendo um gato para estar constantemente com ele no colo e satisfazer todos os meus capricho, pois nao penso assim, e entendo que os gatos também têm necessidade ao seu espaço, e assim como as pessoas também têm vontade própria.
«Quanto a saltos para cima do móvel, depende daquilo que lhes deixar disponível. (...)
Quanto às raças que falou (Birmanês, Ragdoll e persa) a que melhor conheço são os persas. Estes são de facto maioritariamente calmos, mas nada impede que não possam querer saltar para o alto de um móvel ou não estarem dispostos para a brincadeira quando a si lhe apetece.»
Quanto a saltos para cima dos moveis, como deve calcular não acho muita piada. Sei que há quem ache muita graça, mas eu não me encaixo com certeza nesse grupo.
Entendo que o gato possa fazer isso ocasionalmente, esta-lhe no sangue, mas nao quero que faça disso um habito, pelo que tentarei evita-lo. No entanto, pelo que ja percebi, segundo o que disse a Siamesa e passo a cita-la : "É um gato calmissimo, é pouco saltador, raramente salta para os móveis. Gosta de estar deitado na bancada da cozinha e pouco mais. De vez em quando para ter outra panorâmica, salta para cima de uma cómoda que tenho na sala", o gato persa, nao é lá grande acrobata. Como vê os seus saltinhos são perfeitamente toleráveis e não me parece que vá cair e magoar-se ou partir alguma coisa que não deve.
«Não tente criar o gato ideal porque isso não existe, se quer que lhe diga, até me parece que isso não teria muita graça. »
Assim como às pessoas também podemos amar um gato com defeitos, certo? Sendo assim, nem vejo que mais lhe possa dizer... não procuro um gato perfeito, simplesmente procuro um gato cuja raça se enquadre mais na minha maneira de ser e estar.
Espero que tenha ficado tudo bem claro e que me entenda melhor agora.
De qualquer forma, obrigada pela sua opinião.