A escolha de um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 06, 2002 9:43 pm

:lol: :lol: :lol: A minha gata quando era pequena (quer dizer aí até aos 7 anos + ou - ), de vez em quando tinha o hábito de saltar para cima das portas e ficava deliciada lá em cima a olhar a paisagem. Fazia lembrar aqueles leopardos quando estão em cima das árvores, em cima dos ramos mais altos. Eu quando vi a primeira vez, fiquei espantada. Também adorava ir para cima dos armários da cozinha, lá em cima mesmo. Ainda há pouco tempo, não sei o que lhe deu, (deve ter sido para matar saudades), saltou para cima do frigorífico e deu um pulo certeiro para cima dos armários. Eu até fiquei com medo que ela caísse. E depois para sair. Não se atrapalhou. Saltou para a bancada da cozinha e daí para o chão. Espantoso. Eu fiquei a olhar, porque ela já não tem a mesma flexibilidade. Mas realmente um gato é sempre um gato. Foi certeiro. Mas a minha gata, era uma pestinha. Fazia coisas incríveis. Não podia ver coisas a mexer. E no entanto, agora está uma "pachá". Come e dorme. É a idade.
Cumprimentos.
Siamesa
siamesa
Membro

domingo out 06, 2002 9:44 pm

:lol: :lol: :lol: A minha gata quando era pequena (quer dizer aí até aos 7 anos + ou - ), de vez em quando tinha o hábito de saltar para cima das portas e ficava deliciada lá em cima a olhar a paisagem. Fazia lembrar aqueles leopardos quando estão em cima das árvores, em cima dos ramos mais altos. Eu quando vi a primeira vez, fiquei espantada. Também adorava ir para cima dos armários da cozinha, lá em cima mesmo. Ainda há pouco tempo, não sei o que lhe deu, (deve ter sido para matar saudades), saltou para cima do frigorífico e deu um pulo certeiro para cima dos armários. Eu até fiquei com medo que ela caísse. E depois para sair. Não se atrapalhou. Saltou para a bancada da cozinha e daí para o chão. Espantoso. Eu fiquei a olhar, porque ela já não tem a mesma flexibilidade. Mas realmente um gato é sempre um gato. Foi certeiro. Mas a minha gata, era uma pestinha. Fazia coisas incríveis. Não podia ver coisas a mexer. E no entanto, agora está uma "pachá". Come e dorme. É a idade.
Cumprimentos.
Siamesa
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

domingo out 06, 2002 10:35 pm

Aqui vai uma mensagem em resposta ao que Elsa Pereira escreveu. As palavras entre «» são citaçoes da mesma, excepto quando é dito o contrário.

«Desculpe-me que lhe diga, mas parece-me que está com muitas reticências e entraves na escolha de um animal.»

Minha cara, como é obvio, acho que tenho que ponderar bem quanto à aquisiçao de um futuro gatinho, afinal trata-se de uma vida pela qual vou ter que ser responsavel pelos proximos anos( e que nao sao assim tao poucos, se deus quiser)!

«Um gato é um animal independente que não está para se sujeitar aos nossos caprichos. Muito sinceramente isto para mim é mais uma virtude do que um defeito.»

Compreendo que os gatos tem o seu feitio o que respeito, mas eu tambem tenho o meu! Por eu ter a noçao de que os gatos sao na sua maioria seres muito independentes e eu por preferir ter uma companhia mais presente na minha vida é que optei por escolher raças de gatos que sao mais dependentes das pessoas,percebe?
Quato à sra preferir gatos mais independentes e ver isso como uma qualidade dos gatos, pois muito bem aceito, assim como a sra terá de aceitar a minha preferencia por gatos mais preguiçosos, e dependentes do dono.

«Não quer dizer que com isso não possa ser terno com as pessoas, mas por favor, não pretenda que ele esteja meia hora ao seu colo pronto para festas simplesmente porque a si lhe apetece. Um gato não é assim!!
Os meus gatos são todos extremamente meigos, adoram festas a toda a hora, mas o colo é só quando eles têm vontade. Entendo e respeito.»

Espero que em momento algum tenha insinuado, ou tenha a sra entendido que pretendo um gato para estar constantemente com ele no colo e satisfazer todos os meus capricho, pois nao penso assim, e entendo que os gatos também têm necessidade ao seu espaço, e assim como as pessoas também têm vontade própria.

«Quanto a saltos para cima do móvel, depende daquilo que lhes deixar disponível. (...)
Quanto às raças que falou (Birmanês, Ragdoll e persa) a que melhor conheço são os persas. Estes são de facto maioritariamente calmos, mas nada impede que não possam querer saltar para o alto de um móvel ou não estarem dispostos para a brincadeira quando a si lhe apetece.»

Quanto a saltos para cima dos moveis, como deve calcular não acho muita piada. Sei que há quem ache muita graça, mas eu não me encaixo com certeza nesse grupo.
Entendo que o gato possa fazer isso ocasionalmente, esta-lhe no sangue, mas nao quero que faça disso um habito, pelo que tentarei evita-lo. No entanto, pelo que ja percebi, segundo o que disse a Siamesa e passo a cita-la : "É um gato calmissimo, é pouco saltador, raramente salta para os móveis. Gosta de estar deitado na bancada da cozinha e pouco mais. De vez em quando para ter outra panorâmica, salta para cima de uma cómoda que tenho na sala", o gato persa, nao é lá grande acrobata. Como vê os seus saltinhos são perfeitamente toleráveis e não me parece que vá cair e magoar-se ou partir alguma coisa que não deve.

«Não tente criar o gato ideal porque isso não existe, se quer que lhe diga, até me parece que isso não teria muita graça. »

Assim como às pessoas também podemos amar um gato com defeitos, certo? Sendo assim, nem vejo que mais lhe possa dizer... não procuro um gato perfeito, simplesmente procuro um gato cuja raça se enquadre mais na minha maneira de ser e estar.

Espero que tenha ficado tudo bem claro e que me entenda melhor agora.
De qualquer forma, obrigada pela sua opinião. ;)
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo out 06, 2002 11:31 pm

Rute

Todos os pontos que abordei referem-se aos tópicos que refere na sua mensagem inicial (independencia, ternura/meiguice e saltos). Friso bem que gato dependente, que está disposto à brincadeira / meiguice / colo quando nós queremos e não salta para cima dos móveis não existe e, se quer que lhe diga, ainda bem!!
Na minha modestíssima opinião o fascínio de um gato está precisamente na sua forma enigmática de ser, na imprevisibilidade do seu comportamento, isto são características típicas de um felino. Se em relação a estes pontos está perfeitamente ciente e eu apenas especifiquei por achar a sua primeira mensagem extremamente vaga, óptimo. Vá em frente, informe-se a fundo das características das diferentes raças (penso que a própria Arca tem uma secção específica de raças, ou então contacte o Clube Português de Felinicultura, sei que têm endereço na net, embora não o conheça...).
Já que estamos a esclarecer equívocos, dispenso o tratamento por "minha cara". É que a net possibilta-nos um tratamento informal e, por isso num fórum de animais até "cai mal".
Beijinhos e informe-nos da sua decisão
Elsa Pereira
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

segunda out 07, 2002 12:26 am

:| :o Elsa, não tente deturpar o que digo, até porque trata-la por "minha cara" foi um modo simpatico que encontrei para trata-la e não tentei de todo ofende-la com isso. Se o fiz peço desculpa, não foi essa a intenção.

Sim, realmente a arca faz uma referencia a diferentes tipos de raça de gatos e outros tipos de animais, a qual eu já fui consultar como deve calcular. Também consultei outros sites, não baseando a minha pesquisa somente num de forma a alargar os meus horizontes, dos quais saliento http://animal.discovery.com/ que na minha humilde opinião é um dos melhores sites sobre animais. Neste site que referi fiz um quiz sobre que raça de gatos se adaptariam mais a mim, que foram as que referi inicialmente:
himalaia 95%
Persa, birmanes, ragdoll e exotic pelo curto 94%

como vê até não tive um resultado tão mau assim. :oops:

e acho que qto ao facto de querer sp o gato no colo e predisposto a brincadeiras já referi anteriormente que não é esse o meu objectivo, nem tenho tempo, nem vida para tal.

Espero que não haja mais mal entendidos entre nós e que desta vez me tenha feito entender.

Posso adiantar que ando mais em vista com um persa, porque cheguei à conclusão que não consigo encontrar as outras raças à venda, isto tendo em conta que ainda só procurei nos classificados na net embora em diversos site. Encontrarm-se mtos persas à venda, já qto ás outras raças não encontrei nenhuma. :?

Se há aqui alguem no forum que conhece sites onde estão à venda as outras raças que referi, por favor não hesitem em enviar uma mensagem para o forum.;)

Obrigada a todos

Rute
Ilsa
Membro Júnior
Registado: segunda jul 22, 2002 12:18 pm

segunda out 07, 2002 8:29 am

Bom dia Rute,

Li atentamente as mensagens deste tópico e apesar de entender e concordar que deve ponderar sobre a adopção de um animal e tentar encontrar um que se adapte ao seu estilo de vida, não posso deixar de concordar com a Elsa.
Penso que cada gato tem a sua personalidade (e muito forte)independentemente da raça, e a magia deles está realmente aí - e por experiência própria lhe digo que eles dificilmente se moldam a nós... é antes o contrário.
Talvez devesse procurar alguém com uma ninhada para dar e observar o comportamento dos gatinhos uns com os outros. Já me disseram que se percebe bem quem é o mais sossegado e quem é o mais traquina.
... agora, por favor, não COMPRE um animal... com tantos para dar e a precisar de um lar.
Se ler alguns dos tópicos deste fórum verá que já se falou inclusivé das condições deficientes em que algumas lojas de animais têm os bichos e que muitas vezes lhes causam doenças nem sempre detectadas à primeira vista.
Pense bem se realmente deseja um animal de quatro patas com todos os prós e contras... e se tomar essa decisão, então ADOPTE um. Existem neste fórum várias pessoas com gatos para dar e que poderão talvez ajudá-la a encontrar um animal ao qual você se possa adaptar bem...

Beijinhos
Luinha
Membro
Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas

segunda out 07, 2002 9:44 am

Olá Rute.

Eu não tenho experiência nenhuma com gatos de raça. Tenho uma gatinha europeu comum. Ela é cheia de energia, salta para cima dos móveis, das portas, dos armários da cozinha, dá grandes corridas repentinas de um canto ao outro da casa. No ínicio isso chateava-me, agora não ligo, acho que às vezes ela quer é brincar e faz isso para andarmos a correr uma atrás da outra.

Eu relação aos persas, o que eu lhe posso dizer é que não se iluda. Pois pode muito bem adquirir um que seja uma "pestinha" autêntica! Eu conheço uma rapariga que comprou um gato persa, extremamente meigo, e calmo, praticamente um biblot (parece-me ser isto que pretende). Para ele não estar sozinho comprou-lhe uma gatinha persa, que era um terror autêntico e não aguentou, deu os dois...

É para isto que se quer os bichinos? Pense muito bem, pois com certeza que irá ter muitas coisas partidas, pelos por todo o lado, nos sofás, na cama, na roupa, no chão, em cima dos móveis... pense bem se é isto que quer, será que irá aguentar?
Pois para mim não há nada mais triste que o abandono de animais, e estou-me a referir a abandono, porque deve ter sido como se sentiram os gatos daquela rapariga - abandonados! Por muito bem tratados que fossem no seu novo lar, concerteza que no inicio sentiram uma tristeza enorme.

Beijinhos e ronrons para todos.

Patrícia
everblue
Membro Veterano
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

segunda out 07, 2002 12:08 pm

Luinha Escreveu: Em relação aos persas, o que eu lhe posso dizer é que não se iluda. Pois pode muito bem adquirir um que seja uma "pestinha" autêntica!
Não posso estar mais de acordo! O único persa que conheço é um pachola mas dá-lhe para correr a casa toda durante a noite! Podem imaginar o incómodo... além disso não se lhe pode fechar qualquer porta, porque ele acha que é dono da casa e arranha e mia até lha abrirmos... depois vira as costas e nem chega a entrar, é só mesmo para mostrar que ele manda! :)
Os meus são europeus e gostam muito de dormir o dia inteiro... mas de vez em quando também têm uns acesso de energia...
Pense bem, um gato não se esolhe pela raça, escolhe-se pela personalidade, seja de que raça for! E há por aí tantos gatinhos à espera de dono que é quase um crime comprar um...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

segunda out 07, 2002 7:03 pm

Concordo com quase tudo o que foi dito anteriormente, excepto na nuance de se achar "quase um crime" comprar um animal.
Disse antes e repito que um crime é abandonar um animal, crime aliás punido por lei. É bom não confundir as coisas senão qualquer dia quem abandona os animais é benemérito pois é graças a eles que existem gatos vadios e os podemos ter de borla!
Em todo o caso e como disse na minha primeira mensagem deste tópico aconselhei a Rutegabi a ir conhecer gatas adultas doadas pela Catus, que as há meiguíssimas! Ainda por cima esterilizadas, vacinadas, e testadas quanto ao FIV e a FELV.
Quanto ao local onde comprar gatos de raça, o melhor local é numa exposição de gatos promovida pelo Clube Português de Felinicultura (CPF). Houve uma exposição nos passados dias 5 e 6 de Outubro em Faro, sendo a próxima a 26 e 27 de Outubro em Alcabidexe. Informações junto do CPF.
Em Portugal são criadas poucas raças, criando-se sobetudo Persas e Bosques da Noruega. Para encontrar o Ragdoll por exemplo, penso que teria de se deslocar a Espanha.
Em todo o caso continuo a pensar que uma gata adulta da Catus pode ser ensinada a não subir para determinados locais. Há truques para isso, tais como colocar folhas de alumínio soltas na área em que ela deve aprender a não saltar, usar um spray repulsivo nos locais que não deve ultrapassar, e dar uma pancada no rabiosque quando atinge uma zona proibida. Com o tempo podem aprender a evitar uma zona. Eu consegui que a minha gata não saltasse para as bancadas da cozinha, no entanto chegámos a um entendimento, ela pode ficar no parapeito da janela, dali observa tudo ficando num ponto relativamente elevado como ela gosta. É por isso conveniente haver locais acessíveis para saltar perto dos proibidos.
Este fim de semana tive em casa de uns amigos meus que têm um persa e ele fartava-se de saltar para cima de tudo quanto era móvel. Eles não se importavam e o gato delirava. No entanto era um paxola.
Espero ter ajudado na minha pequena experiência.

Caneco
Responder

Voltar para “Gatos”