Adoptar cadela adulta.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta out 14, 2004 1:20 pm
Estou a pensar adoptar uma cadela adulta (tópico de cadela com filhotes numa urbanização), mas como já tenho uma com 4 anos tenho receio que se dê mal.
Gostaria de saber a vossa opinião, contando com a experiencia de alguns foristas.
Gostaria de saber a vossa opinião, contando com a experiencia de alguns foristas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Adoptar "amiguinhos" é sempre uma atitude de louvar, principalmente quando já são crescidos, pois a maior parte das pessoas que conheço prefere cachorros, já para não falar que devem ser de raça, mas essa parte não é agora o mais importante...
Se já tem um cão em casa, independentemente de ser adulto ou não, este não vai gostar muito que um outro cão lhe vá invadir o espaço. O seu canito vai querer mostrar e manter respeito perante o novato e este, se permitir, vai passar a ser submisso.
Na minha opinião, não deverá haver muitoooooos problemas...alguns sim, algumas briguitas e rosnadelas de vez em quando (digo eu, normalmente é sempre assim), mas com o passar do tempo, tenho a certeza que se irão dar razoavelmente bem.
Uma outra coisa importante será quando o canito novato chegar á sua casa, pois não poderá deixar de dar a devida atenção ao cão que já tinha...senão está tudo estragado!
Boa sorte e tenha calma...com certeza que as coisas irão correr pelo melhor!
Se já tem um cão em casa, independentemente de ser adulto ou não, este não vai gostar muito que um outro cão lhe vá invadir o espaço. O seu canito vai querer mostrar e manter respeito perante o novato e este, se permitir, vai passar a ser submisso.
Na minha opinião, não deverá haver muitoooooos problemas...alguns sim, algumas briguitas e rosnadelas de vez em quando (digo eu, normalmente é sempre assim), mas com o passar do tempo, tenho a certeza que se irão dar razoavelmente bem.
Uma outra coisa importante será quando o canito novato chegar á sua casa, pois não poderá deixar de dar a devida atenção ao cão que já tinha...senão está tudo estragado!

Boa sorte e tenha calma...com certeza que as coisas irão correr pelo melhor!

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
A Ana_Bela já lhe disse o essencial.Dê tempo ao tempo para elas se conhecerem uma à outra,para estabelecerem a sua hierarquia.
Provalvelmente a sua cadela não irá gostar muita da nova companheira nos primeiros tempos,não se esqueça de fazer sempre festas em primeiro lugar à cadela que já estava em casa,dar-lhe de comer primeiro ...O resto deixe -as resolver sozinhas,elas entendem-se.
Não se esqueça é de as vigiar um pouco nos primeiros tempos,para ver como elas se comportam.
Provalvelmente a sua cadela não irá gostar muita da nova companheira nos primeiros tempos,não se esqueça de fazer sempre festas em primeiro lugar à cadela que já estava em casa,dar-lhe de comer primeiro ...O resto deixe -as resolver sozinhas,elas entendem-se.

Não se esqueça é de as vigiar um pouco nos primeiros tempos,para ver como elas se comportam.
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Desculpe ser pessimista.
A adopcao de um animal e sempre uma atitude de louvar, mas ha que ter cabeca. Quando duas cadelas se dao mal, pode ser praticamente impossivel faze-las partilhar um espaco.
O meu conselho e que tenha cuidado, experimente, de-lhes tempo, mas nao se comprometa por impulso.
A adopcao de um animal e sempre uma atitude de louvar, mas ha que ter cabeca. Quando duas cadelas se dao mal, pode ser praticamente impossivel faze-las partilhar um espaco.
O meu conselho e que tenha cuidado, experimente, de-lhes tempo, mas nao se comprometa por impulso.
CLR - Antes de mais deixe-me felicita-lo pela nobre atitude de adoptar uma canita já adulta.
Eu acho que faz bem, mas deveria certificar-se de que tem possibilidade de dividir o espaço que tem, isto meramente no caso de eventualmente elas não se entenderem.
Não quero ser pessimista, apenas realista, convem ter a situação controlada, para evitar problemas no caso de as cadelas não se entenderem.
é so jogar pelo seguro.
Muito boa sorte e vá dando noticias.

Eu acho que faz bem, mas deveria certificar-se de que tem possibilidade de dividir o espaço que tem, isto meramente no caso de eventualmente elas não se entenderem.
Não quero ser pessimista, apenas realista, convem ter a situação controlada, para evitar problemas no caso de as cadelas não se entenderem.
é so jogar pelo seguro.
Muito boa sorte e vá dando noticias.

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta out 14, 2004 1:20 pm
Falta de espaço não vão ter, pois tenho um quintal com 350m2. A minha cadela fica sempre no quintal e dorme dentro da casa das máquinas, onde habitualmente está quentinho. Se levasse a outra teria que dormir na casota de plástico que a minha amiga comprou (onde está agora) e colocava-a debaixo de um telheiro. Dentro de casa tenho duas gatas que não se dão bem com a minha cadela.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Clara, embora não tenha experiência no tipo de caso em questão, acho que esta é uma daquelas situações que, como se costuma dizer, só vendo...
Podem dar-se muito bem logo à partida, podem dar-se bem depois de algum tempo, podem nunca chegar a dar-se bem mas tolerarem-se mutuamente ou podem ser totalmente incompatíveis. Aqui não há propriamente uma regra uniforme. Vai tudo depender do temperamento de cada cadela.
Podem dar-se muito bem logo à partida, podem dar-se bem depois de algum tempo, podem nunca chegar a dar-se bem mas tolerarem-se mutuamente ou podem ser totalmente incompatíveis. Aqui não há propriamente uma regra uniforme. Vai tudo depender do temperamento de cada cadela.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Já lhe disseram o essencial, mas gostaria de perguntar a razão pela qual as cadelas não podem ficar juntas. Se elas se derem bem ou se mantiverem neutras (a existência da outra pode-lhes ser completamente indiferente: não gostam nem desgostam uma da outra) podem ficar juntas na casa das máquinas, não lhe parece?
Uma delas terá de ser a subordinada e, pela lógica da batata, essa será a mais nova. Assim, a cadela mais velha (a que já vivia consigo) recebe comida, festas, direito de passagem e regalias primeiro. A outra vem depois.
Boa Sorte!
Uma delas terá de ser a subordinada e, pela lógica da batata, essa será a mais nova. Assim, a cadela mais velha (a que já vivia consigo) recebe comida, festas, direito de passagem e regalias primeiro. A outra vem depois.
Boa Sorte!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Muita atenção a isto.Uma delas terá de ser a subordinada e, pela lógica da batata, essa será a mais nova. Assim, a cadela mais velha (a que já vivia consigo) recebe comida, festas, direito de passagem e regalias primeiro. A outra vem depois.
Boas relações já foram trágicamente estragadas por falta de respeito às hieráquias (há tendência natural em mimar o recém-chegado).
Eu, pessoalmente, tentava apresentá-las uma à outra em terreno neutro (fora de casa).
E depois tocava conforme a música...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Clara, siga o conselho da Aisd.aisd Escreveu: Eu, pessoalmente, tentava apresentá-las uma à outra em terreno neutro (fora de casa).
E depois tocava conforme a música...

Bem, se tem assim um quintal com umas dimensões tão generosas, então não vejo problema, ou seja, mesmo que as canitas não se entendam, é sempre possivel separar as duas por forma a evitar atritos.
Agora claro, a dita casa das máquinas era bom pela temperatura, vamos ser positivos, vai ver que elas até entenderão na boa.

Agora claro, a dita casa das máquinas era bom pela temperatura, vamos ser positivos, vai ver que elas até entenderão na boa.