Adoptar cadela adulta.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clr
Membro Júnior
Registado: quinta out 14, 2004 1:20 pm

terça nov 02, 2004 11:49 am

Estou a pensar adoptar uma cadela adulta (tópico de cadela com filhotes numa urbanização), mas como já tenho uma com 4 anos tenho receio que se dê mal.
Gostaria de saber a vossa opinião, contando com a experiencia de alguns foristas.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

terça nov 02, 2004 11:58 am

Adoptar "amiguinhos" é sempre uma atitude de louvar, principalmente quando já são crescidos, pois a maior parte das pessoas que conheço prefere cachorros, já para não falar que devem ser de raça, mas essa parte não é agora o mais importante...

Se já tem um cão em casa, independentemente de ser adulto ou não, este não vai gostar muito que um outro cão lhe vá invadir o espaço. O seu canito vai querer mostrar e manter respeito perante o novato e este, se permitir, vai passar a ser submisso.
Na minha opinião, não deverá haver muitoooooos problemas...alguns sim, algumas briguitas e rosnadelas de vez em quando (digo eu, normalmente é sempre assim), mas com o passar do tempo, tenho a certeza que se irão dar razoavelmente bem.
Uma outra coisa importante será quando o canito novato chegar á sua casa, pois não poderá deixar de dar a devida atenção ao cão que já tinha...senão está tudo estragado! ;)

Boa sorte e tenha calma...com certeza que as coisas irão correr pelo melhor! 8)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça nov 02, 2004 12:34 pm

A Ana_Bela já lhe disse o essencial.Dê tempo ao tempo para elas se conhecerem uma à outra,para estabelecerem a sua hierarquia.
Provalvelmente a sua cadela não irá gostar muita da nova companheira nos primeiros tempos,não se esqueça de fazer sempre festas em primeiro lugar à cadela que já estava em casa,dar-lhe de comer primeiro ...O resto deixe -as resolver sozinhas,elas entendem-se. ;)
Não se esqueça é de as vigiar um pouco nos primeiros tempos,para ver como elas se comportam.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça nov 02, 2004 2:09 pm

Desculpe ser pessimista.

A adopcao de um animal e sempre uma atitude de louvar, mas ha que ter cabeca. Quando duas cadelas se dao mal, pode ser praticamente impossivel faze-las partilhar um espaco.
O meu conselho e que tenha cuidado, experimente, de-lhes tempo, mas nao se comprometa por impulso.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça nov 02, 2004 3:21 pm

CLR - Antes de mais deixe-me felicita-lo pela nobre atitude de adoptar uma canita já adulta. 8)

Eu acho que faz bem, mas deveria certificar-se de que tem possibilidade de dividir o espaço que tem, isto meramente no caso de eventualmente elas não se entenderem.

Não quero ser pessimista, apenas realista, convem ter a situação controlada, para evitar problemas no caso de as cadelas não se entenderem.

é so jogar pelo seguro.

Muito boa sorte e vá dando noticias. :)
clr
Membro Júnior

terça nov 02, 2004 4:05 pm

Falta de espaço não vão ter, pois tenho um quintal com 350m2. A minha cadela fica sempre no quintal e dorme dentro da casa das máquinas, onde habitualmente está quentinho. Se levasse a outra teria que dormir na casota de plástico que a minha amiga comprou (onde está agora) e colocava-a debaixo de um telheiro. Dentro de casa tenho duas gatas que não se dão bem com a minha cadela.
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 02, 2004 4:12 pm

Olá

Já as apresentou? Se não o fez, podia tentar.
Até pode ser que elas simpatizem uma c/ a outra.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 02, 2004 4:18 pm

Clara, embora não tenha experiência no tipo de caso em questão, acho que esta é uma daquelas situações que, como se costuma dizer, só vendo...

Podem dar-se muito bem logo à partida, podem dar-se bem depois de algum tempo, podem nunca chegar a dar-se bem mas tolerarem-se mutuamente ou podem ser totalmente incompatíveis. Aqui não há propriamente uma regra uniforme. Vai tudo depender do temperamento de cada cadela.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça nov 02, 2004 6:37 pm

Já lhe disseram o essencial, mas gostaria de perguntar a razão pela qual as cadelas não podem ficar juntas. Se elas se derem bem ou se mantiverem neutras (a existência da outra pode-lhes ser completamente indiferente: não gostam nem desgostam uma da outra) podem ficar juntas na casa das máquinas, não lhe parece?
Uma delas terá de ser a subordinada e, pela lógica da batata, essa será a mais nova. Assim, a cadela mais velha (a que já vivia consigo) recebe comida, festas, direito de passagem e regalias primeiro. A outra vem depois.
Boa Sorte!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 02, 2004 7:23 pm

Uma delas terá de ser a subordinada e, pela lógica da batata, essa será a mais nova. Assim, a cadela mais velha (a que já vivia consigo) recebe comida, festas, direito de passagem e regalias primeiro. A outra vem depois.
Muita atenção a isto.
Boas relações já foram trágicamente estragadas por falta de respeito às hieráquias (há tendência natural em mimar o recém-chegado).

Eu, pessoalmente, tentava apresentá-las uma à outra em terreno neutro (fora de casa).
E depois tocava conforme a música...
clr
Membro Júnior

quarta nov 03, 2004 9:31 am

Gostaria imenso que as duas dormissem na casa das máquinas, mas para se habituarem talvez seja necessário cada uma dormir em sitios diferentes.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta nov 03, 2004 9:52 am

aisd Escreveu: Eu, pessoalmente, tentava apresentá-las uma à outra em terreno neutro (fora de casa).
E depois tocava conforme a música...
Clara, siga o conselho da Aisd. ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta nov 03, 2004 10:14 am

Bem, se tem assim um quintal com umas dimensões tão generosas, então não vejo problema, ou seja, mesmo que as canitas não se entendam, é sempre possivel separar as duas por forma a evitar atritos. 8)

Agora claro, a dita casa das máquinas era bom pela temperatura, vamos ser positivos, vai ver que elas até entenderão na boa. 8) :)
clr
Membro Júnior

quinta nov 04, 2004 9:59 am

;)Obrigado a todos. Vou dar tempo até ao desmame e depois vou seguir vossas dicas...
(Irei dando noticias).
Até breve.
Responder

Voltar para “Cães”