fang Escreveu:
Uma coisa é certa: Um lobo vira cão ao longo de muitas gerações. Se havia outro tipo de canídeo extinto que deu origem a outro tipo de cão..., não me convence. Porque alias, essa era a teoria que reinava antes dos estudos de ADN.
É que repare: O Lobo vermelho (Canis rufus), o Chacal (Canis aureus), o Coiote ( Canis latrans) etc., têm diferenças genéticas abismais do Cão.
O único canídeo com a mesma genética é o Lobo cinzento (Canis lupus).
Seria mais lógico, se assim fosse, lobos vermelhos, lobos cinzentos, coiotes e chacais terem mais afinidades genéticas entre si.
Para mim (e não só) lobo=cão.
Tudo o mais é pura especulação, no meu ponto de vista.
Em relação ao ultimo parágrafo, não entendi. Só mesmo lendo o artigo...
É que as hienas estão classificadas como Hyenideos, os Mabecos como canídeos e os Leões como felídeos. Não estou a ver a lógica do cientista que pôe isso em causa.
Pois são precisamente essas diferenças/afinidades de ADN que me levantaram mais dúvidas... é que não fazem sentido lógico, na minha cabeça. Ora, se todos os cães fossem descendentes do lobo cinzento, o lobo cinzento teria de ter existido em todo o mundo há milhares de anos atrás, o que não está nada provado. Por outro lado, ter o mesmo ADN não significa forçosamente ser descendente ou antepassado. Significa apenas que tem a mesma origem. Daí haver nos USA um movimento de defesa do lobo cinzento que procura reclassificá-lo na Lei não como um animal selvagem mas apenas como mais uma raça de cão, que não foi "amansada". Para aqui me inclino mais... que o lobo cinzento é sim uma das raças primordiais do cão. Não antepassado, mas irmão.
Por outro lado, vi há tempos um documentário da National Geographic sobre o facto de os lobos de uma república centro africana cujo nome não recordo, estarem em vias de extinção... por causa dos cães dos pastores. Segundo eles, há uma diferença abismal no comportamento reprodutivo entre os cães e os lobos. Enquanto na alcateia só o macho alpha acasala com a fêmea alpha, nos cães não existe respeitinho nenhum pela hierarquia

. Neste caso específico, os cães dos pastores ao sentirem a loba alpha em cio, seguem a alcateia calma e persistentemente - não entram em luta com o lobo alpha - o que deixa o lobo confuso. Eventualmente, e por insistência passiva, o cão consegue fertilizar a loba.
Isto é mais uma coisa que me levantou dúvidas... afinal, as leis da matilha não são exactamente iguais às da alcateia.
Não sei se me consegui exprimir bem, os meus neurónios hoje estão um bocado entorpecidos...
Quanto às hienas, mabecos, etc, pois Francisco também eu não entendi bem o assunto, pois o documentário só levantava questões mas não deu nenhuma resposta concreta às mesmas.
Isto tem muito pano para mangas, é como o ADN mitocondrial do ser humano, encontrado em praticamente todo o mundo... menos em alguns, pouquinhos, povos do norte... e então surge a questão... afinal, o ser humano teve mais de uma origem? Isto é um off-topic, mas no que toca à ciencia, ao fim e ao cabo tudo se interliga....