Kurika amigo, este criador está contigo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mar 18, 2002 7:01 pm

Kurika amigo

Em relação ao que a Sealords diz concordo a 100% com tudo.

Criador a sério não tem em principio lucro com os cães.
Quem vive exclusivamente da criação por mais
que goste deles estará sempre condicionado na qualidade da mesma pela venda dos mesmos e em manter algum lucro. Alguns para viverem
dos cães, não vivem da sua venda mas sim, e como o Kurika diz muito bem, da representação
de algumas rações e produtos para animais, escolas de Agility e hoteis, nos quais
têm o grosso de seus lucros.

Um criador sem grandes meios financeiros pode ter 2 ninhadas por ano e serem cães muito
bem tratados e outro com dinheiro para sustentar o vicio pode ter mais da mesma qualidade( terá de ter mais gente, animais e instalações)
mas acaba por ser sempre o mesmo é por prazer que cria pois o negocio dos cães só dá
para viver bem a quem faz concessões em qualidade.

Existem é claro criadores de canis tidos como conceituados que vivem à sombra dos louros
e aqueles que compram cães no estrangeiro e depois
andam a expô-los como obra sua. daí que os mais conhecidos não são necessáriamente os
bons criadores, pois há um lóbi muito dissimulado no meio cinófilo, como em
tudo infelizmente neste país

Eu próprio já tenho ouvido queixas sobre certos criadores de "renome" que vendem cães microchipados
e falam do Microchip como uma mais valia mas que se esquecem de dizer que o chip não está registado
e que se o cão desaparece nunca mais se encontra. Aí a culpa é do criador, do Veterinário que lhe vendeu o chip e da empresa
que os fabrica que não detecta quem efectuou essa ilegalidade.

Há que separar o trigo do joio

O grande perigo para os animais são os revendedores de cães, que os compram baratinho
a pessoas que criam em casa uma ninhada e aí ganha quem cria, quem revende e só perde um,
aquele que compra o cão a um "bom preço" sem recorrer aqueles
"ladrões que só pensam em dinheiro, dos criadores"

E claro perde também o pobre animal

Abraço
do Vasco
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

segunda mar 18, 2002 7:18 pm

biba,

[quote]o negocio dos cães só dá

... certo, viver bem.
Mas que dá para viver e ter consciência não me digam q não.

saudações
Gil[/quote]
Gil
Membro

segunda mar 18, 2002 7:35 pm

biba,

[quote]o negocio dos cães só dá
para viver [u]bem[/u] a quem faz concessões em qualidade.

[/quote]

SeaLords: :idea: be rich, no :x don't tell me you cannot live ;)

VascoV: E eu se cá venho é porque acho que aprendo com vocês, e estou-vos grato. Mas q complicam, por vezes, demasiado, complicam :)

saudações,
Gil
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 18, 2002 7:39 pm

Digamos que há pessoas que vivem bem e fazem concessões á consciência que ainda têm

Está bem assim? ;)
Gil Escreveu: biba,
o negocio dos cães só dá

... certo, viver bem.
Mas que dá para viver e ter consciência não me digam q não.

saudações
Gil
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 18, 2002 7:51 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 5:01 pm, editado 1 vez no total.
Gil
Membro

segunda mar 18, 2002 7:52 pm

biba,

Eu que eu quero dizer é:
que não dá para enriquecer acredito que não, mas dá para viver.

saudações
Gil
Gil
Membro

segunda mar 18, 2002 8:01 pm

Vasco:o que eu quero dizer é: que não dá para enriquecer acredito que não, mas dá para viver.

SeaLords: 8)

Saudações
Gil
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

segunda mar 18, 2002 8:57 pm

Ola a todos
na minha opiniao, a criaçao de caes nao tem objectivo o dinheiro mas sim a total dedicaçao a raça criada!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mar 18, 2002 10:35 pm

Olá
Acerca deste assunto a Sealords e o Vasco já disseram!
Acho que há aqui pessoas que ainda não se aperceberam ainda o que é criar cães!!
Se alguem souber alguma magia pra ganhar dinheiro criando cães , agradeço.
É que normalmente tenho saldo negativo entre 200 e 400 cts/ano( quando tudo corre bem). ;)
Claro que daria lucro se pusesse todas as cadelas a parir em todos os cios e vendesse a peso alimentados a ração rasca e sem o minimo de cuidados veterinarios.

inté
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 18, 2002 10:55 pm

Gil, eu estav a brincar na minha ultima mensagem. Quis dizer sim que um bom criador não consegue viver dos cães ( pelo menos eu acho que nós não somos tão mal assim e a única vez que fiz as contas tinha um prejuizo jeitoso. Vou pensar que sou um criador consciencioso pois a alternati~va caso fosse rentável era que eu sou um nabo em finanças :lol: )
Gil Escreveu: biba,

Eu que eu quero dizer é
que não dá para enriquecer acredito que não, mas dá para viver.

saudações
Gil
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

terça mar 19, 2002 10:49 am

Olá VascoV.
Bem sei que é uma actividade que é impossível enriquecer com ela, nem sequer que desse para viver uma vida acima da média, mas nunca pensei que desse prejuízo. Julguei que pelo menos menos dava algum lucro, depois de feitas todas as contas, por muito pouco que fosse.

Se é como dizem, é o mesmo que um amante de automóveis antigos(falo de carros pois é uma paixão para algumas pessoas, como são para nós os cães), por exemplo, todos os anos comprar um ou dois carros, gastar 500 contos em cada um a restaurá-los, fora o que já gastou na aquisição do carro, com ferramentas, instalações e material adequado, pessoal, etc, e depois vende-o por 400 contos... é como se estivesse a dar dinheiro na mão de quem o compra, só por causa da sua paixão por carros antigos... :o

Resumindo, acho que não dá dinheiro, ninguém fica rico com a criação de cães, mas penso que também não dá prejuízo.
Última edição por Kurika_ em terça mar 19, 2002 11:07 am, editado 1 vez no total.
PedroP
Registado: segunda jan 14, 2002 5:27 pm

terça mar 19, 2002 10:59 am

Bom dia a todos,

em relação à criação entendo que se deve fazer uma separação clara baseada em vários factores:
1. Ser vista como um meio de susbsistência ou não, por parte do criador. Não é admissivel que alguem se dedique 100% à criação de cães quando esta actividade lhe dá prejuizo. A menos que a pessoa tenha outra fonte de rendimento que não lhe exija qulquer esforço - Esta situação sendo óptima é utópica.
2. Ter ou não ter condições para ser um criador. Penso que existem muitas pessoas que não entendem que para criar cães é necessário ter um nivel razoavel de: infraestruturas ; disponibilidade temporal ; dinheiro ; bons reprodutores.
3. Ter ou não paixão por cães e gosto pela sua criação.

Desta forma penso que o bom criador (de acordo com a opinião generalizada) teria de ser uma pessoa com boas condições para criar cães (2), com paixão por cães (3) e que não dependesse da criação para subsistir (1). No entanto e para relançar um pouco a discusão saudavel deixo este cenário à vossa classificação:

Imaginem alguém que entenda a criação de cães como um negocio, efectuando para tal um investimento em instalações; alimentação; acompanhamento veterenário; excelentes reprodutores que utilize as melhores técnicas de reprodução e apuramento genético, de uma forma intensiva e com o claro objectivo de ganhar dinheiro. Tal como se de uma qualquer exploração agro-pecuaria se trata-se.

Como classificariam tal pessoa; bom criador, mau criador, explorador de cães ou simplesmente empresário.

Pedro
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 19, 2002 12:50 pm

Caro Pedro,
Entendo o que quis dizer, mas acho que não se pode comprarar o incomparável. Os cães não dão leite, não põem ovos nem sequer podem ser vendidos no seu todo para carne! Numa exploração pecuária, a vertente comercial impera, não estou a ver um criador de porcos preocupado se a porca está contente e precisa de carinhos, nem a gastar com ela dinheiro para além do extritamente necessário para a manter a produzir! Se já foi a uma exploração pecuária, e pegando novamente no exemplo da suinicultura, os animais são mantidos em espaçoe exiguos com o minimo para subsitência... é uma produção em serie em que se 'cultivam porcos' como se plantam beterrabas ou tomates. Não creio que um CRIADOR seja alguém com este espírito.
Como lhe disse, não se pode comparar o incomparável!

Abraços
Paulo C.
Gil
Membro

terça mar 19, 2002 1:28 pm

biba a todos

Vou pegar no ex. do(a) Kurika e os carros, o que estão-me a dizer é que o fazem como este exemplo.
Mas também há também gente que gosta dos carros antigos e se sustenta sem menosprezar a qualidade do restauro. i.e. soma de custos+X= PVP
Agora e para eu finalizar este assunto eu acrescento à suposição do PedroP o gosto pelos animais (as emoções), não seria um bom criador?
:roll:
pois não esqueçamos que nesta situação o criador estaria a tempo inteiro com os animais.

saudações
VP

P.S. Naturalmente é preciso investimento, e este é ou não negligenciável conforme o tipo de negócio i.e. básico.
PedroP
Registado: segunda jan 14, 2002 5:27 pm

terça mar 19, 2002 5:12 pm

PauloC,

a questão é mesmo essa, ou seja, a não existencia de qualquer preocupação com o bem estar da máquina de fazer dinheiro (neste caso os cães). A não ser aquelas que tenham implicação no proprio indice de produtividade dos cães.
A relação que faz com a suinicultura não foge muito ao do que tenho visto em canis de criação. Especialmente se considerar-mos que um porco tem como destino o matadouro e um cão a casa de alguém. Logo é lógico que os cuidados ao nivel do bem estar psicologico do animal sejam diferentes, não falo em espaço fisico, pois para mim quanto "melhor" é o criador maior a tendencia para a diminuição do espaço fisico para cada animal.

Em suma concordo consigo em quase tudo o que costuma dizer aqui na lista, no entanto vou ter de discordar da sua afirmação -> de que não se pode comparar um cão com um porco ou com uma galinha. Numa economia de mercado tudo pode ser comparado, mais que não seja pelo seu valor comercial, e é nesta optica que eu me refiro à criação de cães, um negócio como qualquer outro.

cumprimentos,
Pedro
Responder

Voltar para “Cães”