A minha dúvida. Quem determina a "classificação" dos cachorros? Eu, como leigo na matéria, não faria a mínima ideia se aquele cachorro era o 3º ou o 8º do "ranking"...nynf Escreveu: Obrigações e beneficios do Proprietário:
- Direito á 3ª e 5ª escolha da ninhada (dependendo do tamanho da ninhada)
Acordo de co-propriedade
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Acontece que quem tem direito ao 1º cachorro significa que de toda a ninhada é o 1º a escolher um cachorro, depois escolhe quem tem direito ao 2º cachorro, etc.MDogster Escreveu:A minha dúvida. Quem determina a "classificação" dos cachorros? Eu, como leigo na matéria, não faria a mínima ideia se aquele cachorro era o 3º ou o 8º do "ranking"...nynf Escreveu: Obrigações e beneficios do Proprietário:
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Não é a categoria que se refere. Nascem 8 cachorros, o criador escolhe primeiro os 2 cachorros que lhe parecem mais adequados, melhores, etc. e assim sucessivamenteMDogster Escreveu:A minha dúvida. Quem determina a "classificação" dos cachorros? Eu, como leigo na matéria, não faria a mínima ideia se aquele cachorro era o 3º ou o 8º do "ranking"...nynf Escreveu: Obrigações e beneficios do Proprietário:

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Imaginemos que o criador tem uma cadela espetacular e como tal queria participar em expos com ela, treinar e quem sabe usar para criação uma vez ou outra. Agora imaginemos uma pessoa que até gostava de ter um cão, que se mostraria interessada naquela cadela e que não se importaria de ficar com ela. Mas não faz a minima ideia de como tratar (para expos), nem de como trianar, nem de como escolher um macho, isto porque não está muito dentro da raça. No entanto conheçe o criador e até confia bastante nele.
Eu se fosse a criadora teria duas hipoteses, ou sim teria coopropriedade já e pagaria tudo o que me favorecesse a mim, ou seja expos, treinos, partos, cruzas, talvez até alimentação.
Ou então teria absoluta propriedade, enquanto usar a cadela e continuaria a arcar com todas as despesas que acima mensionei. Quando a cadela deixa-se de me fazer "falta", passaria a cadela para o nome da pessoa. Neste último caso claro q o dono-hospedeiro não pagaria um tostão pela cadela.
Claro que cada caso é um caso, sobre este assunto eu só conheço um lado e para haver bom funcionamento deste sistema teria de haver uma grande confiança no criador.
Eu se fosse a criadora teria duas hipoteses, ou sim teria coopropriedade já e pagaria tudo o que me favorecesse a mim, ou seja expos, treinos, partos, cruzas, talvez até alimentação.
Ou então teria absoluta propriedade, enquanto usar a cadela e continuaria a arcar com todas as despesas que acima mensionei. Quando a cadela deixa-se de me fazer "falta", passaria a cadela para o nome da pessoa. Neste último caso claro q o dono-hospedeiro não pagaria um tostão pela cadela.
Claro que cada caso é um caso, sobre este assunto eu só conheço um lado e para haver bom funcionamento deste sistema teria de haver uma grande confiança no criador.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Cristina, obrigado. Já percebi. O 3º e 5º refere-se à ordem no direito de escolha e não em termos de qualidade do cachorro.nynf Escreveu: Não é a categoria que se refere. Nascem 8 cachorros, o criador escolhe primeiro os 2 cachorros que lhe parecem mais adequados, melhores, etc. e assim sucessivamente![]()
Bem, de qualquer modo, o criador, pelos seus conhecimentos, acaba sempre por ter uma certa vantagem...

amarg, obrigado também.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ou então imaginemos.... que numa ninhada o criador tem um cão com o qual gostava de ficar, mas por questões de espaço, de tempo, etc, não lhe dá jeito ficar com o tal cão. A compropriedade é uma forma de resolver esta situação.
Eu percebo a reserva de algumas pessoas a este respeito, eu também não sei se estaria disposta a ter um cão em comproriedade
Ou melhor, tinha de ter muito interesse no cão e uma grande confiança no outro comproprietário. Mas pode ser uma forma de ter ajuda do criador a 100%, ter a certeza que se tem em casa um bom exemplar (nenhum criador fica com um cão em compropriedade se este não for realmente bom).
Eu percebo a reserva de algumas pessoas a este respeito, eu também não sei se estaria disposta a ter um cão em comproriedade

-
- Membro Veterano
- Contacto:
[quote:8ce3dfee69=SeaLords]
O criador de topo de França tem um esquema que a mim me interessaria bastante. Vende a cadela a metade do preço, o dono trata da cadela, pode levá-la ou não a exposições (aqui não sei quem é que paga) e, chegada a altura, faz uma ninhada com ela, correndo todas as despesas e o trabalho por conta dele, e registando os cachorros todos com o seu afixo. Depois disso, a cadela passa totalmente para a propriedade do dono. Eu acho um esquema muitíssimo interessante, já que permite dar continuidade à linha sem ter a casa atafulhada de cães (se houver por aí alguém interessado "apite"
).
[/quote:8ce3dfee69]
Com os machos é costume em França, fazer-se o que referi noutra mensagem: reserva-se um nº de cruzas para o criador, que até pode ser com cadelas que não estejam no seu nome, nem sejam do seu afixo.
O criador de topo de França tem um esquema que a mim me interessaria bastante. Vende a cadela a metade do preço, o dono trata da cadela, pode levá-la ou não a exposições (aqui não sei quem é que paga) e, chegada a altura, faz uma ninhada com ela, correndo todas as despesas e o trabalho por conta dele, e registando os cachorros todos com o seu afixo. Depois disso, a cadela passa totalmente para a propriedade do dono. Eu acho um esquema muitíssimo interessante, já que permite dar continuidade à linha sem ter a casa atafulhada de cães (se houver por aí alguém interessado "apite"

[/quote:8ce3dfee69]
Com os machos é costume em França, fazer-se o que referi noutra mensagem: reserva-se um nº de cruzas para o criador, que até pode ser com cadelas que não estejam no seu nome, nem sejam do seu afixo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Mas nesses acordos os cães parecem sair prejudicados, porque a dado momento da sua vida podem vir a ser separados dos donos, no momento do parto ou no momento de cobrição.
Esta é a minha opinião e parece que ha alguem que concorda comigo.
Esta é a minha opinião e parece que ha alguem que concorda comigo.
...
Última edição por Golden_ em sexta fev 10, 2006 7:07 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Eu também concordo um pouco com a aisd...Se eu comprasse um cão num criador, também não me iria querer separar dele e ter um cão a meias...aisd Escreveu: Tenho muitas hesitações em escrever neste tópico.
Pois encontrei aqui a razão de ser das diferenças entre nós.
Eu sou uma dona.
O que me interessa é o que é melhor para a minha cadela.
Desde o que come, até ao exercício que faz, passando pelos cuidados veternários e pelos mimos e carinhos que tem.
Vocês são criadores.
Oque vos interessa são as expo, as crias, o apuramento da raça e o diabo a quatro.
Mas será que é a cadela ou o cão em si mesmo ?
I don't thing so...
O criador da minha cadela queria que a deixasse um mês com ele para a treinar para expo.
A minha cadela nunca esteve nem 1 dia longe de mim.
No way.
Deixá-la com o criador 3 meses para ter a ninhada ?
Longe dos meus olhos ? do meu controlo ?
Aqui só a AcTiOnGiRl é que me compreende, pelo que li.
E agora podem bater à vontade.
Não estou de forma alguma a criticar que faz este tipo de acordos,de forma alguma,e acredito que se for feito com um Criador sério não existem motivos de desconfiança, e acaba por ser benéfico para ambas as partes.
Mas eu não faria esse tipo de acordo.Se eu quisesse ir a expos poderia sim pedir conselhos ao criador,mas o cão ficava comigo.
Mas como já disse,não estou a criticar quem o faz,apenas estou a dar a minha opinião como dona.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
A Golden_ tava a ver a sua parte enquanto criadora, eu enquanto dona nao permitia que tal acontece com um cao meu.
Se se mostra tão preocupada não me parece que deixa-se uma cadela sua ir parir a casa dum criador nao sendo este a Golden_.
Se pensa que nao sou racional é a sua opinião e eu nada influencia o meu bem- estar, apenas expôs a minha opiniao.
Se se mostra tão preocupada não me parece que deixa-se uma cadela sua ir parir a casa dum criador nao sendo este a Golden_.
Se pensa que nao sou racional é a sua opinião e eu nada influencia o meu bem- estar, apenas expôs a minha opiniao.
...
Última edição por Golden_ em sexta fev 10, 2006 7:10 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Boas!!!
Continuando... A mim parece-me que tudo depende da relação que se pode criar entre dono/criador. Se for boa, parece-me que não havera problema em o dono ir visitar a cadela a casa do criador, né? Também 3 meses não são nenhuma eternidade e desde que o dono possa ter acesso a cadela quando lhe apetecer, não me parece uma coisa medonha... É claro que vai haver muita saudade e vamos querer visitar o cão.
Sealords já agora o dono da "cadela" tem direito a algum cão?
Bjs Alex
Continuando... A mim parece-me que tudo depende da relação que se pode criar entre dono/criador. Se for boa, parece-me que não havera problema em o dono ir visitar a cadela a casa do criador, né? Também 3 meses não são nenhuma eternidade e desde que o dono possa ter acesso a cadela quando lhe apetecer, não me parece uma coisa medonha... É claro que vai haver muita saudade e vamos querer visitar o cão.
Sealords já agora o dono da "cadela" tem direito a algum cão?

Bjs Alex
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Oláaisd Escreveu: ... Eu sou uma dona...
Pois, a Aisd é dona, ou seja é a proprietária e não co-proprietária, édiferente, faz parte das perrogativas de ser dono, establecer o que entender de melhor para o seu cão, a co-propriedade compreende que essa responsabilidade resulte de um acordo ,de pelo menos, duas partes. O acordado tem que ser cumprido pelas interessados.
Não existe em nenhum lugar um tipo definido sobre a co-propriedade. As regras fazem-se de acordo com os interesses das partes, mormente do do criador, como é lógico. Ninguém é obrigado a ter um cão nestas condições, que julgo ser interessantes. Como a SeaLord escreveu, a outra parte pode ficar com um ferrari pelo preço de um Fiat Uno.
Os acordos, tal como os negócios, só são bons quando servem, bem, ambas as partes.
Um abraço