fang Escreveu:
O que afirmou vai dar ao mesmo. Lobo cinzento e cão são a mesma coisa.
Ser a raça primordial, significa que todas as outras evoluiram daí (a variedade de cães domésticos).
Pois, bem me parecia que baralhei o que queria dizer, e que era: O lobo cinzento não é A raça primordial, é apenas uma das raças primitivas descendentes da raça primordial, junto com outras raças de cães, o que fará deles "primos direitos", e fará do lobo cinzento apenas mais uma raça de cão.
fang Escreveu:
E não, o lobo cinzento não estava nem nunca esteve espalhado por todo o mundo. Apenas no hemisfério norte. Não existem registos fósseis (pelo menos até há poucos anos atrás) de lobos no hemisfério sul.
A unica forma é o Dingo que evoluiu naturalmente a partir de cães domésticos asiáticos deixados em completa liberdade (há 4000/5000 anos) pelos 1ºs colonos desse continente (actualmente chamados arborigenes). Todas as raças de cães que existem no hemisfério sul, descendem de raças primitivas levadas pelo homem. E esta história é muito mais recente... alguns milhares de anos a menos...
Exacto. Mas quem levou as primitivas raças molossóides para o sul da Ásia, concretamente as inacessíveis montanhas do Tibete e a costa sul da China? Também não há ligações provadas do (eventual) caminho percorrido. Também lá não se encontra registada a presença do lobo cinzento.
Fang Escreveu:
Essa história é no m´nimo estranha, pois não existem lobos em Africa.
Os unicos canídeos do género Canis que estão presentes são Chacais e têm um comportamento solitário, nada a ver com os verdadeiros lobos.
Existem sim os Mabecos, mas esses embora tenham comportamentos algo similares a lobos, estão tão longe dele genéticamente como nós dos gorilas. Por isso não pertencem ao género Canis, mas sim ao Lycaon.
Creio que decerto está a fazer confusão no que refere a Africa.
Não será a Austrália com os Dingos??
Nope... Aliás também não sabia que havia lobos em África e arrebitei logo as orelhas. O documentário foi feito com filmagens no local, algures nas montanhas do sul do Sahara... Etiópia? Rep. Centro-Africana? Uma zona de pastoreio magrérrimo... Algo por aí. Parece que aquele local é o único onde se encontram lobos em África, e já são poucos, daí a preocupação com a sua extinção.
Fang Escreveu:
Pois... é que as Hienas não são canídeos. são descendentes de espécies similares do tempo dos grandes mamíferos e estão algures entre os canídeos e felídeos. Continuo sem perceber...
Também eu... mas infelizmente não vi mais nada sobre isto, que me deixou muito curiosa (eu gosto imenso destes assuntos).
Fang Escreveu:Eheheh... Por acaso há umas teorias recentes de que o Homo sapiens neandertaliensis, contemporaneo do Homo sapiens sapiens não foi extinto mas absorvido genéticamente por este ultimo quando colonizou a Europa.
Defendem mesmo que algumas raças humanas têm características deste em termos fisionómicos. Mas por agora não passam de meras especulações. Nem se atreveram a publicar algo (que eu saiba) para que não se entre no campo da xenefobia....
...pois, e agora até dizem que o neanderthal era mais inteligente que o sapiens, só que o sapiens era mais aguerrido. E dizem também que o local de fusão se deu no cantinho ocidental da península ibérica... mas não dizem onde, para o pessoal não ir lá esgaravatar e estragar os sites arqueológicos todos... eheheh