Por eu, e todos os que têm armas em sua posse, sermos considerados pela restante sociedade de potencialmente perigosos é que estamos sujeitos a legislação específica para a protecção dos outros indíviduos da nossa sociedade.
Temos que ter essas armas registadas, registo criminal limpo e seguro obrigatório. Futuramente vamos ser sujeitos a cursos de formação e análise psicológica para determinarem a nossa perigosidade e se podemos ou não possuir uma arma.
Por isso mesmo, por consideraram que certas raças (por terem os meios) deviam ser identificadas para proteger o comum cidadão é que se gerou a tal polémica lei das raças potencialmente perigosas. A lei está mal concebida porque apenas se baseou como factor de escolha das raças as que efectuaram o maior número de ataques a humanos com lesões graves ou fatais.
Boa tarde,
Vamos ver se eu consigo continuar a expor o meu ponto de vista baseado no mesmo exemplo.
Quando me diz que as pessoas que possuem armas estão sujeitos a determinadas obrigações, cada vez mais apertadas ( embora isto seja só na teoria), não me dirá certamente que os proprietários da espingarda XPTO têm obrigações diferentes dos proprietários de espingardas da marca YZGT !! Ambas têm capacidade de matar e provocar iguais danos, pelo que desde logo os seus detentores estão sujeitos às mesmas obrigaçoes. Nesta premissa, o que estará na base das raças escolhidas para a lista de cães potencialmente perigosas? O meu caro amigo fala-me de "raças as que efectuaram o maior número de ataques a humanos com lesões graves ou fatais", mas a verdade é que não é certamente essa a base! Isto porque existem raças que mordem mais e provocam danos mais graves do que as indicadas. Pior ainda....uma das raças indicadas (Tosa) tem apenas UM exemplar registado em Portugal, pelo que não acredito que este único exemplar ande por aí a morder toda a gente e a engordar estatísticas! O Rottweiler, que tanto gostam de mediatizar, quer o ataque aconteça em Portugal ou seja no Botswana sempre aparece, tem vários MILHARES de exemplares registados ( já não contando com os muitos que não estão)! Destes MILHARES qual será o percentual de ataques? Porquê prejudicar MILHARES de cães por causa de meia dúzia?!! Eu ainda gostava de saber quantos são os ataques provocados por SRD ( cães sem raça), por exemplo!!
Ainda aqui há tempos me contaram a ocorrência de um ataque gravissimo de um Pastor Alemão a um familiar da pessoa em questão (em Portugal)....estranhamente não ouvi falar disso em lado nenhum!! Se um Rottweiler salta inadvertidamente para o peito de alguém e lhe faz um arranhão, sai logo noticia de um 'ataque'!
Isto é uma Lei injusta e completamente infundada, cujo objectivo é meramente o de acalmar histerias e satisfazer os ignorantes que nada percebem de cães. até a federação veterinária Europeia emitiu um parecer já há anos de que não se pode determinar a perigosidade com base na raça. Mas foi simplesmente ignorada pelos políticos! Já há países que fizeram destas Leis e estão a voltar atrás, mas Portugal, como sempre, chega tarde e mal!
Uma Lei deste tipo, que eu acho que DEVE EXISTIR, deveria ter em conta cada animal por si, e não o facto de pertenceram à raça X ou Y ou o serem amarelos ou castanho e pretos! Façam testes de sociabilidade a todos os cães, obriguem os donos a demonstrar que têm controlo sobre eles, ou qualquer coisa do genero! A TODOS, independentemente da raça ou de não terem raça nenhuma. Depois estabeleçam as obrigações de cada dono de acordo coma categoria em que a dupla ( cão e dono) for incluída!
Cumprimentos
Paulo C.