Caniche cor de rosa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta nov 04, 2004 6:33 pm

MDogster, tens de parar com isso...não vale, adiantas-te sempre... :(

;) ;) ;) ;) ;) :D :D :D :D
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta nov 04, 2004 6:47 pm

Vanadis Escreveu: MDogster, tens de parar com isso...não vale, adiantas-te sempre... (

;) ;) ;) ;) ;) D D D D
Eu???? :o Eu não fiz nada! :?
;)

É engraçado que as patas traseiras fazem-me lembrar o Lobo da Tasmânia... A parte da frente já não.
Vanadis
Membro Veterano

quinta nov 04, 2004 7:16 pm

Fui procurar uma gravura do lobo da Tasmânia (um lobo marsupial! :o ena, não fazia ideia)...os bichinhos têm uma história triste...foram caçados sem dó nem piedade, acusados (injustamente) de destruir rebanhos de fazendeiros...o último exemplar selvagem (conhecido) morreu na década de 30 do séc passado...em cativeiro, já não restava nenhum nessa altura. :( :( :( :( Uma das extinções mais estúpidas que o homem já provocou...

O mais engraçado é o gopverno ter lançado uma lei a proibir a sua caça e a prometer pena pesada a quem os matasse...como sempre, tarde demais, pois qd a lei saiu já não restava nenhum exemplar vivo (conhecido). Enfim... :( :( :(
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta nov 04, 2004 7:20 pm

Obrigado!
Eu já tinha visto bastante sobre o lobo de crina (que não é um lobo, é uma coisa por ali), mas não sabia que podia ser chamado de "lobo guará". Com este nome só tinha visto desenhos... (tão bem desenhados que nem me ocorreu associar um nome ao outro...)

p.s. (off-topic) Não tem nada a haver com cães (directamente) mas alguém me sabe dizer o que raio é um ciclopentanoperidrofenantreno? :?
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quinta nov 04, 2004 7:35 pm

ciclopentanoperidrofenantreno

Dúvidas: [email protected]

Lipídios

1. Conceito

São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas. Na verdade, todas a relevância do metabolismo lipídico advém desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.

2. Função

· Componentes das membranas celulares, juntamente com as proteínas
· Reserva de energia
· Combustível celular
· Funcionam como isolante térmico sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo) ;
· Isolamento e proteção de órgãos;
· Funções especializadas como hormônios e vitaminas;
· Sinalização intra e intercelulares.

3. Classificação

A melhor classificação para os Lipídios é aquela baseada na presença ou não de Ácidos Graxos em sua composição.

· Lipídios com ácidos graxos em sua composição

São saponificáveis, pois reagem com bases formando sabões. São as biomoléculas mais energéticas, fornecendo acetil-coA para o Ciclo de Krebs.

- Ácidos Graxos

São ácidos orgânicos, a maioria de cadeia alquila longa, com mais de 12 carbonos. Essa cadeia alquila pode ser saturada ou insaturada;
Representação : R - COOH , onde R é uma cadeia alquila longa.

A. Ácidos Graxos Saturados :

· Não possuem duplas ligações
· São geralmente sólidos à temperatura ambiente
· Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados

Exemplos :

· Ácido Palmítico - CH3(CH2)14COOH
· Ácido Esteárico - CH3(CH2)16COOH
· Ácido Araquídico - CH3(CH2)18COOH

B. Ácidos Graxos Insaturados :

· Possuem uma ou mais duplas ligações sendo mono ou poliinsaturados
· São geralmente líquidos à temperatura ambiente
· A dupla ligação, quando ocorre em um ácido graxo natural, é sempre do tipo "cis".
· Os óleos de origem vegetal são ricos em Ácidos Graxos insaturados.
· Quando existem mais de uma dupla ligação, estas são sempre separadas por pelo menos 3 carbonos. As duplas ligações nunca são adjacentes e nem conjugadas

Exemplos :

· Ácido Palmitoléico - CH3 - (CH2)5 - HC = CH - (CH2)7 - COOH
· Ácido Oléico - CH3 - (CH2)7 - HC = CH - (CH2)7 - COOH
· Ácido Linoléico - CH3 - (CH2)3 - (CH2 - HC = CH)2 - (CH2)7 - COOH
· Ácido Linolênico - CH3 - (CH2 - HC = CH)3 - (CH2)7 - COOH
· Ácido Araquidônico - CH3 - (CH2)3 - (CH2 - HC = CH)4 - (CH2)3 - COOH
· EPA - CH3 - (CH2 - HC = CH)5 - (CH2)3 - COOH

C. Propriedades

· O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do número de insaturações. Isso ocorre porque a configuração "cis" das duplas ligações provoca uma dobra de 30o na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas.

· Os ácidos graxos podem sofrer reações de hidrogenação, halogenação, saponificação esterificação e oxidação.

Hidrogenação: é a reação do ácido graxo insaturado + H2, formando ácido graxo saturado.
Halogenação : é a reação do ácido graxo insaturado com um halogênio, formando ácido graxo saturado halogenado.
Saponificação : é a reação de um ácido graxo + base, formando sal (sabão).

- Trialcigliceróis

Os Triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. São absolutamente hidrofóbicos, sendo também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si.

A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos.
Vanadis
Membro Veterano

quinta nov 04, 2004 7:40 pm

OFF Topic:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Atenção que esse site é brasileiro; "ácido graxo" - ácido gordo, por ex,

;)

Onde isto ainda vai parar!! :lol: :lol: :lol: E começou tudo com uma dona que resolveu vestir o seu canito para o halloween... :roll: :lol: :lol: :lol:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta nov 04, 2004 7:42 pm

Obrigado melisaa, não fazia ideia do que era! (e precisava de saber, tal como preciso de saber como se chamam as ligações entre átomos de enxofre numa proteína).

Entretanto ocorreu-me uma dúvida: numa aula de biologia foi referido que algumas raças de cães, (exemplo: São Bernardo e Chihuaha) estão tão afastadas genéticamente que seria impossível obter um cruzamento viável. Sendo a mesma espécie, o fundo genético "manipulado" pode alterar-se tanto que forme uma nova subespécie. Sendo assim podemos subentender que cada raça de cão é uma subespécie do lobo?
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quinta nov 04, 2004 7:43 pm

Vanadis Escreveu: OFF Topic

lol lol lol lol lol

Atenção que esse site é brasileiro; "ácido graxo" - ácido gordo, por ex,

;)

Onde isto ainda vai parar!! lol lol lol E começou tudo com uma dona que resolveu vestir o seu canito para o halloween... roll lol lol lol
:lol: :lol:
pois é brasileiro.. mas foi a melhor esplicação que encontrei a curto prazo... :oops:
Vanadis
Membro Veterano

quinta nov 04, 2004 7:45 pm

Off topic: LadyxZeus, são ligações dissulfídicas ou pontes sulfureto.
Vanadis
Membro Veterano

quinta nov 04, 2004 7:50 pm

Se a mistura de s bernardo com chiuahua resulta num híbrido fértil, não sei, mas que não consigo imaginar um com o outro, não consigo!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :oops: :oops: :oops: Como é que se soube isso? Fertilização in vitro?... :lol: ;) Alguma ajudinha externa teve de existir...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta nov 04, 2004 7:54 pm

melisaa Escreveu: ciclopentanoperidrofenantreno... (e mais um ror de coisas!)
Vanadis Escreveu: Off topic LadyxZeus, são ligações dissulfídicas ou pontes sulfureto.
Tiraram-me as palavras da boca!...

;)
Vanadis
Membro Veterano

quinta nov 04, 2004 7:57 pm

Todas as raças de cães são uma subespécie do lobo (classificação agora revista). Dentro da subespecie, têm-se as raças. Isto numa perspectiva taxonómica. Pelo menos foi o que aprendi aqui no tópico com o Fang, ;) .
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

quinta nov 04, 2004 8:32 pm

Ola a todos, queria dar os meus parabens a todos por me darem a conhecer todas estas coisas, assim e que deve ser um forum ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta nov 05, 2004 2:27 am

fang Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Gostava de dar parabéns pelo tópico.
Agradece ao FBC ;)
Não, a qualidade deste tópico não se deve a quem o iniciou mas a quem o mateve com intervenções realmente excelentes. A verdade é para ser dita.
A minha intenção ao dar a "noticia do caniche cor de rosa" com um comentário ironico era provucar uma discussão deste género. Tenho que confessar que as espectativas foram largamente ultrapassadas.
Eu gostaria de ter feito mais intervenções neste tópico porque gosto do assunto cão/lobo mas não consegui porque, por um lado tenho tido pouco tempo ( e aínda vou passar a ter menos) por outro as intervenções têm sido tão boas que não deixam nada por dizer.
Penso que este forum está a retomar os bons momentos.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta nov 05, 2004 11:37 am

Realmente este tópico seguiu um rumo muito interessante,fez-me mudar de ideias, e ainda aprendi em relação ao assunto. ;)
Que venham mais como este. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Responder

Voltar para “Cães”