Exemplo da mentalidade portuguesa - Raças potencialmente perigosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta nov 05, 2004 4:00 pm

Nada de Racismo.
Não passa nenhum dia que não se ouça: "Não há problema, é um Labrador, ou um Caniche, etc." Ou ainda "Atenção, é um Dobermann" ou "Ena pá, é enorme!" Nada de mais ridículo nem sobretudo de mais perigoso. Perigoso pela primeira frase: nem todos os cães são inocentes, existindo os malcriados. E ridículo pela segunda: a maioria dos Dobermann são muito simpáticos e a perigosidade de um cão não é porpocional ao seu tamanho.
Citado de um artigo de revista sobre Educação - A sociabilidade e os contactos

Eu concordo! Já tive contactos com múltiplas raças e srd e fui mordida por um filhote de dálmata (7/8 meses) e um srd pqn/médio adulto. Vale o susto e a aprendizagem! É estúpido como uma pessoa pode se descuidar por olhar para o animal de um modo errado e desconsiderar os indícios claros que o animal terá aquela atitude, pq pura e simplesmente o "dálmata é novinho, um bebé" (poi pois com uns dentes ainda suficientemente finos que mais parecem agulhas!) e o srd "bolinha de pelo patustca" (pois pois, mas nem sei a mistura que vai ali que ficou pendurado nas minhas pernas, pelos maxilares sorte que me apanhou a costura das calças de ganga! - confesso que deste episódio fui lembrada pela minha mãe pois não me recordava de todo - pior, parece que não aprendi nada!:? :) )
O factor determinante aqui meus senhores é que com todos os outros cães com e sem raça, que mantive contactos mais próximo, é que eram cães de donos que os tinham educado; todos os outros são uns mal educados com donos permissivos que os deixavam fazer o que bem entendiam!

Tb não concordo em determinar a perigosidade de um cão devido ao seu tamanho e peso. Levando em consideração o tamanho de um gato, ninguém imagina os estragos que um bicho daquele tamanho pode fazer qd está enfurecido!

Por isso para mim, como a grande maioria dos participantes aqui, o melhor seria efectivamente haver um controlo sobre a pessoa que irá adquirir o cão, se for irresponsável nem um hamster, qt mais um cão!

Fiquem bem! 8)

PS:.Falaram no Pondengo:
... segundo um estudo da (FAO) sobre o estatuto de risco de uma raça em 1992, o Pondengo Português encontra-se em estado vulnerável desde 1986.
...Actualmente a raça como um todo está "vulnerável" mas é constatado que ambas as variedades de Pondengo Português Grande se encontram em estado "crítico" e que quaisquer das outras 4 variedades se encontram "em perigo".

Citado da mesma revista.
Gostava que as pessoas se debruçassem mais sobre esta "perigosidade" que andarem a medir os maxilares dos cães a ver qual fará maior estrago!

Fiquem mesmo bem! 8)
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta nov 05, 2004 8:44 pm

[quote=jrodrigues]
A lei está mal concebida porque apenas se baseou como factor de escolha das raças as que efectuaram o maior número de ataques a humanos com lesões graves ou fatais.
Cumprimentos,
JR
[/quote]

ola
bem sobre uma das raça nessa lista o tosa inu so existe um com lop em portugal que penso que nunca mordeu, como tenho a certeza que nem os pits nem rotts sao os caes que mordem mais, ou seja esta lei é copia de leis estrangeiras que nao se destinam a prevenir ataques mas a exterminar o pitbull etc, esta lei existe para "dificultar" a circulaçaos de certas raças na via publica querendo eles fazer querer que estamos mais seguros assim
eu moro na frança e aqui o pitbull està proibido desde 99, milhares de caes foram mortos e esterelizados e o resto anda de açaime.............
e nesses 5 anos o n° de mordidas nao diminuio,
porque?
pits e rotts etc sao dos caes que mordem menos, na frança do labrador passando pelo cocker todos mordem mais que os pitbulls.
................

para nao falar que ao passear no campo arriscamos mais de morrer nas maos de caçadores como foi referido aqui.(eu todos os 2 dias faço 20 km e nao me agrada passar por pessoas com armas... e nao é em campo de caça nao )
catalogos nao servem a nada, cada caso deve ser visto como tal, um caso nao uma raça a pagar por meia duzia de irresponsaveis e se estas leis existem é pela falta de comprimento das leis anteriores

sobre passear em campo de caça se estiver bem informado saberà que uns caçadoeres enttraram em zona protegia e mataram o ultimo urso femea na frança e depois falaram em auto defesa hahahah assasinos !!!!

sobre estaturas um grande cao pode fazer o mesmo a pessoas grandes que um cao pequeno poderà fazer a crianças ou bebes, é por ser pequeno que o comportamento nao visto como agressivo?

sobre ataques de pitbulls...o verdadeiro pitbull nunca deverà morder, à + de 100 anos que é assim..agora se o cao morde a culpa serà do dono e disso tenho a certeza.

sobre caes e leis...deviamos falar em pessoas
enquanto houverem pessoas irresponsaveis ou màs, existirao sempre vitimas e sufrimento

ps cao de caça como pra caçar javali?
qual é a diferença entre meter 2 pits a lutar e 5 ou + caes a torturam um javali? e serao esses caes tao diferentes dos pits? nao serao tb criados para "matar"?

http://www.adba.cc/conf.htm
2. Attitude -- 10 PTS

A. Should reflect these traits

1. Proud - non-threatened
2. Alert and outgoing - (friendly to humans)
3. Interested in things around them
4. In control of their space

2. Alert and outgoing - (friendly to humans)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 05, 2004 11:21 pm

Cá vai disto...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta nov 05, 2004 11:34 pm

quanto mais nao seja que se a perigosidade fosse sinonimo de tamanho os dogs alemaes seriam the ultimate killer dog

viva a uniao ...

jà agora
http://www.petitiononline.com/newban2/petition.html
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 05, 2004 11:42 pm

lil_bull Escreveu: quanto mais nao seja que se a perigosidade fosse sinonimo de tamanho os dogs alemaes seriam the ultimate killer dog

Os quê ? :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”