Olá, obrigada pela tua pesquisa!
É o que eu tb já devia ter feito, mas como sou relativamente nova cá na arca podia ser que o assunto já tivesse sido discutido e me dessem uma daquelas respostas de mestre como é hábito por cá!
Mas eu tb fui investigar um bocadinho e encontrei isto (já não sei em que site…):
"Leptospirose:
Doença causada por uma bactéria que afecta muitas espécies de animais selvagens. No caso dos cães, as formas mais importantes desta bactéria é a canicola e icterohemorrhagiae.
Principalmente os ratos e outros roedores são portadores da leptospira, embora outros cães também o possam ser. Os principais meios de transmissão são a ingestão de urina de animais infectados e, particularmente a icterohemorrhagiae pode penetrar em feridas ou tecidos moles. O período de incubação ronda os 4 a 15 dias.
Existem três formas distintas de desenvolvimento desta doença: hemorrágica, que se inicia com febre alta, apatia e total perda de apetite, observam-se pequenas hemorragias, diarreia sanguinolenta e vómitos; ictérica, que se inicia da mesma forma que a hemorrágica, embora se possa observar também a palidez das membranas mucosas; falha renal, que se caracteriza especialmente pelo mau hálito e ulceração da língua. Esta forma pode ser fatal ou tornar-se crónica.
Neste caso os antibióticos são eficazes, mas geralmente é preciso também cuidados médicos intensivos e fluidoterapia para a recuperação.
A Leptospirose é prevenida essencialmente pela vacinação anual.”
Segundo este artigo e outras coisitas que li, nem todos os roedores, ou até mesmo cães, são portadores dessa bactéria que depois se transmite ao homem.
São mais aqueles que andam em sítios como lixeiras e esgotos.
Como mantemos as casinhas dos nossos porquinhos sempre limpas e como desconheço relatos de algum acontecimento desse género com eles, também acho que não corremos risco algum!
Bjs e obrigada mais uma vez!