Como proteger os criadores????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sexta nov 05, 2004 3:37 pm

Fala-se muito em Criadores e criadeiros...propriedade e co-propriedade...este tem melhores condições que aquele...os Criadores são isto...os criadores são aquilo....

Como é que se poderia proteger os Criadores, ou melhor valorizar o excelente trabalho que desempenham????

É que quando se pede ao CPC, uma lista de Criadores, o que se recebe, quando se recebe, é uma lista de quem regista cães no CPC, o que não é nem de perto nem de longe a mesma coisa.

Seria viável, ou uma mais valia, começar a pedir aos Criadores(tal como já se faz às empresas) um certificado de qualidade????
Esta certificação passaria pelas condições em que os animais vivessem, exames, qualidade na alimentação, apuramento da raça....
É que esta seria uma forma de separar os Criadores dos criadeiros.
Escusado será dizer, que esta certificação teria apoio legal(estaria devidamente legislada).

Uma outra medida, que gostava que comentassem, é se, na ausência do já tão falado acordo de co-propriedade, seria aceitável um Criador vender os seus animais, esterilizado/castrado, preservando desse modo aqueles genes, evitando que se espalhassem sem jeito nem feitio???(no caso de esta venda não ser a outro Criador).

Apesar de se tornar mais difícil a venda, deve um Criador, pedir um valor mais elevado pelos seus bons exemplares????Em caso negativo, pq????

ATENÇÃO: Isto são apenas algumas ideias, que gostava que comentassem, sobretudo os Criadores. Não quero com isto dizer que ache que deva de ser assim ou assado.
São apenas algumas ideias, que têm em vista valorizar algo que a meu valor, não recebe ainda o devido valor, ou seja, O TRABALHO DO CRIADOR.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 05, 2004 8:03 pm

Não creio que o problema se resolveria com certificados de qualidade. Isso seria burocratizar o sistema tornando-o moroso e perverso, isto partindo do princípio de que seria viável passar os certificados.
Como já tenho defendido, o problema passa pela educação e/ou preparação das pessoas, donos e potenciais donos, e não pela legitimação da qualidade do criador.
Isto é, uma pessoa minimamente informada saberá como proceder para adquirir um bom cão e procurará um Criador em vez de um produtor de cães.
Mas esta é a opinião de um simples observador. Não sou criador.
P1TuXk4
Membro Veterano

sexta nov 05, 2004 8:27 pm

nel Escreveu: Não creio que o problema se resolveria com certificados de qualidade.
Quando me referi a certificados de qualidade, referia-me àqueles ISO.. que são atribuídos às empresas e que para os receber, são necessários preencher certos parâmetros, que neste caso seriam os que referi acima, nomeadamente qualidade de vida disponibilizado aos animais, exames/despistes, qualidade da alimentação, trabalho em prol do apuramento da raça....

Não creio que fosse burocratizar...seria apenas dar ainda mais credibilidade aos Criadores.

Mas claro, isto é apenas e só a minha opinião.

Bom fim de semana, nel. ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 05, 2004 10:39 pm

UM canil com ISO.... sabem quantas empressas os tem em Portugal ?

Muito mais fácil é uma pessoa que compra um cão não o fazer por impulso e informar-se minimamente...poucos o fazem...depois queixam-se
P1TuXk4 Escreveu:
nel Escreveu: Não creio que o problema se resolveria com certificados de qualidade.
Quando me referi a certificados de qualidade, referia-me àqueles ISO.. que são atribuídos às empresas e que para os receber, são necessários preencher certos parâmetros, que neste caso seriam os que referi acima, nomeadamente qualidade de vida disponibilizado aos animais, exames/despistes, qualidade da alimentação, trabalho em prol do apuramento da raça....

Não creio que fosse burocratizar...seria apenas dar ainda mais credibilidade aos Criadores.

Mas claro, isto é apenas e só a minha opinião.

Bom fim de semana, nel. ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
P1TuXk4
Membro Veterano

sexta nov 05, 2004 10:57 pm

CasadeAnaval Escreveu: UM canil com ISO.... sabem quantas empressas os tem em Portugal ?
Eu apenas apresentei uma hipótese....além disso, não vejo qual a dificuldade disso...
Com tanto "Criador" aqui no forum a criticar outros "criadores", é que devem ser tão bons que não teriam dificuldade em conseguir uma certificação ISO.
Além disso, as empresas cá em Portugal com ISO, não são assim tão pouco.
Pelo menos cá na Madeira, ~já vão sendo algumas.

CasadeAnaval Escreveu: Muito mais fácil é uma pessoa que compra um cão não o fazer por impulso e informar-se minimamente...
Na sua maneira de ver, mudar mentalidades é bem mais fácil.
Então não percebo porque é que as pessoas continuam a pensar da mesma maneira tacanha...
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta nov 05, 2004 11:00 pm

P1TuXk4 Escreveu: Então não percebo porque é que as pessoas continuam a pensar da mesma maneira tacanha...
O Português médio é tacanho, invejoso, mesquinho, ignorante e detesta que lhe mostrem isso mesmo. Alguém me explica porque um ser vivo é comprado com ligeireza e um carro é objecto de profundo estido de mercado ? Será só o valor ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta nov 05, 2004 11:22 pm

Vasco, não tem nada a ver com o valor.

É que o carro é o equivalente actual do Colt 45 que os cowboys usavam orgulhosamente à cintura...

O cão é, quando muito, equivalente ao blusão North Face com que se passeia ao domingo.
P1TuXk4
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 1:29 pm

CasadeAnaval Escreveu: O Português médio é tacanho, invejoso, mesquinho, ignorante e detesta que lhe mostrem isso mesmo.
O que é que entende por Português médio????
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 1:46 pm

P1TuXk4 Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: O Português médio é tacanho, invejoso, mesquinho, ignorante e detesta que lhe mostrem isso mesmo.
O que é que entende por Português médio????
Todo o que compra cães por impulso... ou seja, 99, 9 % ;)
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sábado nov 06, 2004 3:10 pm

P1TuXk4 Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: UM canil com ISO.... sabem quantas empressas os tem em Portugal ?
Eu apenas apresentei uma hipótese....além disso, não vejo qual a dificuldade disso...
Com tanto "Criador" aqui no forum a criticar outros "criadores", é que devem ser tão bons que não teriam dificuldade em conseguir uma certificação ISO.
Além disso, as empresas cá em Portugal com ISO, não são assim tão pouco.
Pelo menos cá na Madeira, ~já vão sendo algumas.

CasadeAnaval Escreveu: Muito mais fácil é uma pessoa que compra um cão não o fazer por impulso e informar-se minimamente...
Na sua maneira de ver, mudar mentalidades é bem mais fácil.
Então não percebo porque é que as pessoas continuam a pensar da mesma maneira tacanha...

Boa tarde P1TuXk4,

Parece-me uma exelente ideia o ISO, até porque já não é tão complicado como era, claro que se mantêm uma série de burocracias, mas que são necessárias.

Por norma são contratadas empresas para o efeito, mas com os devidos conhecimentos, qualquer empresa seguindo as normas para tal se pode certificar, de facto já existe um caso em Portugal de ISO efectuado pelo próprio.

Certas normas passariam a ter que ser rigorosamente cumpridas, e isso a meu ver iria benificiar ambas as partes, pois da parte de quem vende estar certificado passaria a ser uma mais valia, e da parte de quem compra uma segurança.

Atentamente,
Maria do Rosário
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado nov 06, 2004 3:28 pm

austra Escreveu: qualquer empresa seguindo as normas para tal se pode certificar, de facto já existe um caso em Portugal de ISO efectuado pelo próprio.
HEIN???? :o
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sábado nov 06, 2004 3:44 pm

Musky Escreveu:
austra Escreveu: qualquer empresa seguindo as normas para tal se pode certificar, de facto já existe um caso em Portugal de ISO efectuado pelo próprio.
HEIN???? :o
Pode ficar espantado/a, eu tambem fiquei quendo soube, mas pude comprovar que era verdade.
P1TuXk4
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 5:14 pm

austra Escreveu: Certas normas passariam a ter que ser rigorosamente cumpridas, e isso a meu ver iria benificiar ambas as partes, pois da parte de quem vende estar certificado passaria a ser uma mais valia, e da parte de quem compra uma segurança.

Atentamente,
Maria do Rosário
Nem mais.
Essa seria uma medida que iria beneficiar tanto dono como Criador.
Mas uma coisa que eu já tive oportunidade de observar, até pelo número de vistas/respostas ao tópico, é que não há assim tantos Criadores a querer ser certificados.....
Se calhar pois teriam de cumprir certas regras, que não lhes agradam muito..... ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 06, 2004 5:42 pm

Que regras? O que é que são boas instalações? O que é que é boa comida? O que é que são bons tratos? Quem é que verifica e com que bitola?

Por outro lado, parece que vivo noutro país que não o do Pituxa. Diga lá, é o mesmo país onde se compram cães em lojas de animais? Onde se põem n anúncios a pedinchar cães de raça?

Diga lá, se o comprador tipo está-se marimbando em LOPs vai ligar a certificações? Se o comprador tipo foge a sete pés quando ouve falar em exposições vai correr atrás de certificações ISO?

Já agora, não pressupõe a norma ISO uma noção de uniformidade do produto? Como se aplica tal coisa à criação? E, para encerrar, quanto custa uma certificação?

P.S. Acham que a pólvora ainda não foi inventada? Eu por acaso sei de um canil que, aqui há uns anos valentes, obteve uma certificação ISO9001 (acho que era italiano, mas só procurando). Se fosse alguma coisa de jeito, acham que a estratégia não teria sido adoptada por outros?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 5:55 pm

Tendo uma empresa com certificação de qualidade...posso dizer-vos que estão a ser um pouco líricos aplicando isso à criação...

´Mas é só a minha opinião ;)
Responder

Voltar para “Cães”