Como proteger os criadores????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado nov 06, 2004 7:28 pm

Devia haver qualquer coisa que permitisse com facilidade distinguir os bons dos outros criadores.
Entenda-se eu estou a falar em nome dos meus conhecidos e amigos que, pe, querem um bulldog inglês mas não têm tempo, nem disponibilidade, nem paciência para andar a ver canis.

Normalmente é gente impaciente - quando querem um carro também perguntam e falam no assunto e acabam por ir ao mesmo representante que A,B ou C.
Não lêem revistas, não sabem muito bem o que compram, seguem os conselhos que os amigos e conhecidos dão.

Ainda por cima não sabem mínimamente o que se passa no mundo canino.
Se lhes dou o conselho de verem alguns canis, acham que não bato bem da bola...pois, o que é que isso interessa ? não vão comprar o canil...

É pena porque os cães seriam muito bem tratados.

Só os caçadores é que investigam mais e esses é porque o cão vai ser um instrumento importantíssimo no terreno e há uma espécie de rivalidade a respeito deles.
É pena não poder dizer veja estes 2 ou 3 criadores.São bons.
Isto eu acho que eles fariam.
Mas aonde é que eu iria buscar essa informação ?
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sábado nov 06, 2004 7:35 pm

SeaLords Escreveu: Que regras? O que é que são boas instalações? O que é que é boa comida? O que é que são bons tratos? Quem é que verifica e com que bitola?Não me diga que tem assim tanta dificuldade em definir esses padrões???Além disso, a entidade certificadora é que teria de definir esses mesmos padrões.

Por outro lado, parece que vivo noutro país que não o do Pituxa. Diga lá, é o mesmo país onde se compram cães em lojas de animais? Onde se põem n anúncios a pedinchar cães de raça
Diga lá, se o comprador tipo está-se marimbando em LOPs vai ligar a certificações? Se o comprador tipo foge a sete pés quando ouve falar em exposições vai correr atrás de certificações ISO?
?Ok. Nesse caso e pela sua ordem de ideias, vamos acabar com os Criadores, afinal de contas as pessoas estão-se a marimbar para os LOP, e vão continuar a comprar nas lojas, lojas essas que a meu ver, poderiam vender todo e qualquer material de apoio à criação, seja de cães, gatos, ratos, cobras ou o que for, mas nunca animais.Mas se calhar até tem razão...certificar Criadores para quÊ????Às tantas ainda se estragava o negócio de algum pseudo-Criador...

Já agora, não pressupõe a norma ISO uma noção de uniformidade do produto? Como se aplica tal coisa à criação? E, para encerrar, quanto custa uma certificação?
Uma certificação custa e muito, quando se está longe daquilo a que se chama qualidade. Nesse caso sim, custa e muito...mas com tanto excelente Criador que por aqui abunda....penso que não sai assim tão caro...

P.S. Acham que a pólvora ainda não foi inventada? Eu por acaso sei de um canil que, aqui há uns anos valentes, obteve uma certificação ISO9001 (acho que era italiano, mas só procurando). Se fosse alguma coisa de jeito, acham que a estratégia não teria sido adoptada por outros?
Adopta quem quer... eu apenas referi a certificação ISO(ou pode muito bem ser outra), para valorizar o trabalho do Criador ainda mais. Foi apenas essa a ideia...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 06, 2004 8:43 pm

aisd Escreveu: Mas aonde é que eu iria buscar essa informação ?
Um bom começo é o Clube da Raça.
Não me diga que tem assim tanta dificuldade em definir esses padrões???Além disso, a entidade certificadora é que teria de definir esses mesmos padrões.
Claro. Mas qual seria a bitola? É que se corre sempre o risco de ser demasiado abrangente e cair tudo dentro ou ser tão restritivo que ninguém cabe. E no caso dos canis, da alimentação e do maneio, entre muitas outras coisas, há muitas nuances de cinzento, não há só preto ou branco.
Uma certificação custa e muito, quando se está longe daquilo a que se chama qualidade. Nesse caso sim, custa e muito...mas com tanto excelente Criador que por aqui abunda....penso que não sai assim tão caro...)
Continua sem me responder (ou alguém que saiba). Quanto custa uma certificação ? É que eu cá me quer parecer que prefiro gastar o meu dinheiro noutras coisas que se reflictam, essas sim, na qualidade da criação.

O seu discurso e o da aisd confirmam bem - vocês querem certificações só para não terem trabalho a procurar. Hélàs, a mim sempre me ensinaram que as coisas boas não caem no regaço, exigem esforço. Esforcem-se.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sábado nov 06, 2004 8:57 pm

SeaLords Escreveu: O seu discurso e o da aisd confirmam bem - vocês querem certificações só para não terem trabalho a procurar. Hélàs, a mim sempre me ensinaram que as coisas boas não caem no regaço, exigem esforço. Esforcem-se.
O meu intuito era, volto a repetir, tentar criar uma medida que valorizasse mais os Criadores.
Se não está interessada, eu estou-me a borrifar, aliás, em relação aos Criadores tanto se me dá como se me deu...
O meu cão já o tenho e trato-o o melhor que posso.
Se acham que estão bem assim, tanto melhor.
Não se queixem é de depois serem metidos nos mesmos sacos que o criadeiros....
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sábado nov 06, 2004 9:29 pm

Para quem não sabe o que é a certificação, e poderemos falar desde o NP EN ISO 9001 (2000) ao NP EN ISO 9002/QS 9000 (Revisão 1998), todos eles tem como principio o que abaixo é descrito:

CERTIFICAÇÃO
O processo de certificação é um processo totalmente voluntário, podendo recorrer a este serviço qualquer entidade, independentemente do seu estatuto ou domínio de actividade.

A certificação de uma entidade traduz-se pela emissão de um certificado de conformidade que comprova que a entidade tem em funcionamento um sistema de gestão, que lhe permite garantir a conformidade dos seus produtos ou serviços com os requisitos pré-estabelecidos.

Muitas entidades já comprovaram os benefícios alcançados com a Certificação, cujos principais atributos se caracterizam pelo
Serviço ao Cliente, Credibilidade e Competência Técnica:
Melhoria na Organização Interna;
Melhoria da Imagem;
Aumento Satisfação / Confiança dos Clientes;
Aumento da Motivação / Envolvimento no Sistema, por parte dos Colaboradores Internos;
Confiança no Sistema;
Melhoria da Posição Competitiva;
Aumento da Produtividade;
Redução de Custos;
Acesso a determinados Mercados e Concursos;
Facilidade de Acesso a Informação, entre outros.

VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
Num mercado cada vez mais competitivo, exigente e global a Qualidade assume um papel preponderante no funcionamento e êxito de uma entidade.

É, assim, consensual, considerar vital para uma organização a implementação de um Sistema da Qualidade. A sua posterior certificação, permite a avaliação contínua da sua implementação, adequabilidade e eficácia, por profissionais independentes e de reconhecida competência técnica.

O sistema de garantia da qualidade e a sua certificação tem várias vantagens, quer a nível interno, quer a nível externo.

A nível interno, a certificação contribui para uma clara melhoria da empresa, proporcionando organização e disciplina, definição correcta de funções e de objectivos de cada um dos utilizadores do sistema.

A nível externo, a certificação confere às empresas um maior prestígio nos mercados onde operam, uma vez que conseguem evidenciar qualidade perante os seus clientes e face à concorrência, conduzindo, naturalmente, a uma maior fidelização dos clientes e uma significativa redução dos conflitos com os mesmos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 06, 2004 9:33 pm

Fala-se do sexo dos anjos... a empresa de que falo tem 20 funcionários e é uma EMPRESA.

Quantos criadores que os bons são-no na maioria por prazer irão pedir a certificação para uma EMPRESA quando o que fazemn é um hobby ?

OU será que no meio de milhares de tópicos ainda não se aperceberam de que se tem falado que EMPRESA e amor pelos animais muito raramente coincidem no caso dos CRIADORES ?

:D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 9:34 pm

Volto a dizer - acha que a pólvora está por inventar ?

E depois do post da austra - definitivamente, o ISO9001 é perfeitamente inadaptável à criação de cães.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 9:40 pm

Pelo meio meteu-se o post do Vasco. Pois, eu acho que estes esquemas de certificação acabam por ser interessantes para aqueles que precisamente não interessa certificar - os que vêem a criação de cães como negócio e que tratam as pessoas que lhes compram cães por "clientes".
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
austra
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 9:44 pm

SeaLords Escreveu: Volto a dizer - acha que a pólvora está por inventar ?

E depois do post da austra - definitivamente, o ISO9001 é perfeitamente inadaptável à criação de cães.
Como não consigo perceber o seu fundamento será que podia esclarecer o motivo que o/a leva a crer que a certificação não se pode aplicar a criadores?
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 9:48 pm

Isabel... parece que com milhares de tópicos a dzer porque é que se cria, como se cria com afecto, com dedicação, coisa sque nãos ecompadecem com certificações...certas pessoas ainda não leram... ou se calhar convém... está tudo claro... :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado nov 06, 2004 9:50 pm

austra Escreveu:
Musky Escreveu:
austra Escreveu: qualquer empresa seguindo as normas para tal se pode certificar, de facto já existe um caso em Portugal de ISO efectuado pelo próprio.
HEIN???? :o
Pode ficar espantado/a, eu tambem fiquei quendo soube, mas pude comprovar que era verdade.
Não, não estou espantada... mas vou explicar. Um ISO assim não vale o papel em que está escrito. Mais... é vigarice. O certificado tem de ser passado pela entidade competente, após inspecção para verificação da conformidade. Apesar de tudo o que escreveu deixe-me dizer-lhe, austra, você não sabe exactamente o que é um ISO. Mas deixe lá... não é a única. ;)
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 9:50 pm

austra Escreveu:
Melhoria da Imagem;
Aumento da Motivação / Envolvimento no Sistema, por parte dos Colaboradores Internos;
Confiança no Sistema;
Redução de Custos;
Isto não tem nadica de nada a ver com criação de cães.

Continuo na minha - acham que a pólvora não foi já inventada? Se este tipo de coisa funcionasse para os cães acham que não haveria n criadores certificados por esse mundo fora?
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 10:10 pm

Agora percebi :D

Musky, um caso de self made ISO ?

Bem, aconselho a verificarem isto... http://www.ipq.pt/

É que um caso de normas de qualidade feitas por moto própio, só mesmo em Portugal :D
austra
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 10:14 pm

SeaLords Escreveu:
austra Escreveu:
Melhoria da Imagem;
Confiança no Sistema;
Redução de Custos;
Isto não tem nadica de nada a ver com criação de cães.

Continuo na minha - acham que a pólvora não foi já inventada? Se este tipo de coisa funcionasse para os cães acham que não haveria n criadores certificados por esse mundo fora?
Penso que tudo tem um principio, porque não se poderia começar a pensar nas certificações, se elas não são viaveis porque milhares de empresas as têm?

Se calhar quando a xpto "SA" foi certificada, a imobiliária da esquina achava impensável ela fazer o mesmo, mas hoje já se encontra certificada.

Tudo tem um principio, é preciso é as pessoas terem abertura para tal.
austra
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 10:19 pm

Musky Escreveu:
austra Escreveu:
Musky Escreveu:
austra Escreveu: qualquer empresa seguindo as normas para tal se pode certificar, de facto já existe um caso em Portugal de ISO efectuado pelo próprio.
HEIN???? :o
Pode ficar espantado/a, eu tambem fiquei quendo soube, mas pude comprovar que era verdade.
Não, não estou espantada... mas vou explicar. Um ISO assim não vale o papel em que está escrito. Mais... é vigarice. O certificado tem de ser passado pela entidade competente, após inspecção para verificação da conformidade. Apesar de tudo o que escreveu deixe-me dizer-lhe, austra, você não sabe exactamente o que é um ISO. Mas deixe lá... não é a única. ;)
Musky,

Esta pessoa que tratou da sua propria certificação, é obvio e demais evidente que não se pode fiscalizar a ela propria, pensei que não fosse necessário pormenorizar, mas o que acontece é que em x de pagar o valor que as empresas de certificação cobram, ele proprio tratou de todo o processo, fui clara ;)
Claro que terá que pagar anualmente uma verba a uma empresa certificadora, para a avaliação contínua da sua implementação. ;)

Atentamente,
Maria do Rosário
Responder

Voltar para “Cães”