Artigo da Super Interessante do mês de Novembro

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sábado out 23, 2004 3:39 pm

Na resvista Super Ineressente do mês de Novembro, fala do tráfico de animais, é fla-se que é o 3 mais locrativo!! :o :evil:
Li e fiquei chocado e revoltado! :evil:
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

terça nov 02, 2004 1:32 pm

Infelizmente já vi um documentário acerca de tráfico de animais selvagens.
É uma situação incontrolável e revoltante. Há um departamento no Brasil próprio para lidar com este comércio. Mas esses polícias são muitas vezes recebidos a tiro.
Se não fosse a humanidade desses policias esse departamento já teria acabado e muitos animais teriam sido comercializados. As aves exóticas são as mais atingidas por este comércio.

O que esses policias contaram foi de uma atrocidade tal que nem consegui ver o documentário até ao fim.
Segundo a legislação do Brasil, as aves exóticas comercializadas só podem ser aves que nasceram em cativeiro. Mas o negócio é tão lucrativo que inventam logo maneiras de uma ave não parecer selvagem.

Aves selvagens são aves bastante activas e que não se dão em gaiolas.
Então as pessoas que as capturam, ponhem-nas em gaiolas tão pequenas que impedem o seu movimento por vários dias... Assim elas quando levadas à inspecção estão todas entorpecidas e mexem-se pouco, parecendo mesmo uma ave nascida em cativeiro.

Outro "truque" revoltante é o de cegar as pobres aves com agulhas.
Essas aves são depois vendidas a lojas ou aos turistas que visitam as Américas. Essas pessoas nem se dão conta que aquela ave no canto da sua sala está tão sossegadinha porque está cega.

Turistas são o principal motor deste comércio. Há aves que são pintadas e depenadas parcialmente para parecerem aves raras, que são obviamente mais caras.
E os turistas pagam balúrdios as para poderem mostrar aos seus amigos.

Infelizmente este tipo de tráfico está a afectar a vida animal de certas zonas da Europa. Como as aves selvagens são muito ruidosas, e os donos acabam por se encher e soltam-nas. Na nossa vizinha Espanha, estão a ter problemas com uma certa espécie de ave exótica pois esta adaptou-se ao clima e está a competir em termos alimentares e de espaço com uma espécie de aves natural daquela zona espanhola. Como resultado a população da espécie natural está a decrescer.

Incrivel o que a ganância e irresponsabilidade humana faz. Quando é que se apercebem que animais não são adornos???
Odemirense
Membro Veterano
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sábado nov 06, 2004 4:23 pm

a ganância do Homem sobe mais alto... :evil:
E para ele vale tudo! :x :evil:

A Greenpeace costuma dizer:
"...quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
quando o último animal for morto,
vocês vão entender que o dinheiro nao se come..."

Só espero que o Homem não chegue a este ponto... :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 06, 2004 9:26 pm

E o tráfico de escravos humanos continua...enquanto existir, não acredito que o de animais acabe...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Odemirense
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 10:11 pm

É verdade, infelismente é este o mundo em que vivemos... :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 06, 2004 10:12 pm

Odemirense Escreveu: É verdade, infelismente é este o mundo em que vivemos... :roll:
Aliás... até aqui no nosso forum das aves... tivemos tentativas de tráfico, e no dos exóticos é o pão nosso de cada dia.. :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Odemirense
Membro Veterano

sábado nov 06, 2004 10:21 pm

Jà tinha reparado nisso, e não só nesses foruns, nos repteis também, não me lembro, quando é que vi nos classificados uma anaconda... :o
Alguns não digo, nada porque tenho duvidas se são mesmo criado em cativeiro ou não. Como no caso de um guaxinim que li por aqui.
PNCB
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 08, 2004 11:34 pm

boa noite,
Se tivesse lido bem teria reparado que o guaxinim se trata de uma especie criada em cativeiro, em que o dono em causo passa papeis em como e criado em cativeiro. A especie em causa é o procyon minor , que nao necessita de cites. Apenas o procyon loctor é que precisa, mas no caso de duvidar é facil, é so contactar o Icn e estes esclarecem.
Estou ao dispor para qualquer esclarecimento e no caso e querer ver ou tocar no meu guaxinim é so contactar e verá.
Nunca por nunca teriam nenhum animal que nao fosse legal, pois como proprietario de uma loja de animais nao era correcto.
As criações de animais em lojas tambem sao ilegais mas ninguem se preocupa, eu tenho criação propria mas tive que pagar a fiscalizacoes para ma passarem, vieram ver o espaço e chegaram a conclusao que tinha condicoes.
Por isso nao são é so o tráfico de animais.

atenciosamente,

pedro barroso
Odemirense
Membro Veterano

terça nov 09, 2004 12:54 pm

Esclarecido! ;)
E concordo consigo, para além do tráfico de animais também devia-se combater, a criação clandestina de animais que se fazem em certas lojas.
Já agora que diferença é do seu guaxinim do outro, é que para um laico são "iguais" :oops:
E isso, pode ser um beneficio, para um contrabandista de naimais ou traficnate, acho que á pouca informação ou nenhuma sobres os animais que se podem ter como estimação e os que não, e o guaxinim é um dele, é a primeira vez que oiço a falar, tal como ouvi falar do cão da pradaria.
PNCB
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 09, 2004 6:06 pm

ola,
A diferença é que um é o procyon loctor loctor e o meu é procyon loctor minor, a nivel de mascaras sao diferentes e o minor é mais acastanhado que o outro.
mas nao quer dizer que concorde que sejam legais, pois sem acompanhamento tornam-se bastante agressivos, tem k ser tratado como um filho.
Por exemplo um furao e de longe mais sociavel e no entanto é proibido.
qualquer duvida estou ao dispor.

pedro
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”