Como proteger os criadores????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 06, 2004 10:21 pm

Meus amigos.

Os criadores protegem-se como podem.

Os compradores protegem-se como querem( ou como geralmente não querem :) )

Os negociantes que vivem de cães e têm capacidade para criar uma empresa tiram a certificação.. E terão que sacrificar certos actos de amor aos animais se a qusierem manter. Não poderão ter os cachorros em sua casa para lhe dar mais carinho, mas sim num canil a x graus e y luminosidade. Terão que abater os animais velhos ou revendê-los. Maximizar o numero de ninhadas das cadelas, com procedimentos determinados.

Ah sim, existem fábricas, não são canis que seguem as politicas de normalização, nos EUA e na Holanda.

Mas não são canis, são fábricas de cães.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado nov 06, 2004 10:23 pm

austra Escreveu: Musky,

Esta pessoa que tratou da sua propria certificação, é obvio e demais evidente que não se pode fiscalizar a ela propria, pensei que não fosse necessário pormenorizar, mas o que acontece é que em x de pagar o valor que as empresas de certificação cobram, ele proprio tratou de todo o processo, fui clara ;)
Claro que terá que pagar anualmente uma verba a uma empresa certificadora, para a avaliação contínua da sua implementação. ;)

Atentamente,
Maria do Rosário
HEIN???? :D :D :D
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sábado nov 06, 2004 10:55 pm

Musky Escreveu:
austra Escreveu: Musky,

Esta pessoa que tratou da sua propria certificação, é obvio e demais evidente que não se pode fiscalizar a ela propria, pensei que não fosse necessário pormenorizar, mas o que acontece é que em x de pagar o valor que as empresas de certificação cobram, ele proprio tratou de todo o processo, fui clara ;)
Claro que terá que pagar anualmente uma verba a uma empresa certificadora, para a avaliação contínua da sua implementação. ;)

Atentamente,
Maria do Rosário
HEIN???? :D :D :D
Xiii Musky que exigente :D
Qual é agora a duvida :?:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado nov 06, 2004 11:24 pm

Desculpem, mas há que colocar esta questão a quem acha que a certificaçãp ISO é aplicável á Criação de cães(com C maiúsculo)...

- O que entendem por Criação de cães?

e mais...

Trabalham numa empresa com certificação ISO?? É que eu trabalho, e meus caros, caiam na real ;)

Mais, Criar cães não é um negocio, quem cria cães por negócio simplesmente cria, os outros Criam cães... onde está a diferença? será que sabem???? :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
austra
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 12:19 am

nynf Escreveu: Desculpem, mas há que colocar esta questão a quem acha que a certificaçãp ISO é aplicável á Criação de cães(com C maiúsculo)...

- O que entendem por Criação de cães?

e mais...

Trabalham numa empresa com certificação ISO?? É que eu trabalho, e meus caros, caiam na real ;)

Mais, Criar cães não é um negocio, quem cria cães por negócio simplesmente cria, os outros Criam cães... onde está a diferença? será que sabem???? :roll:
Ah pode-se criar ou Criar cães, enfim essa não sabia...

E depois :?:

Não são todos para venda :?:

Independentemente do carinho que o criador tenha pelo cão não deveria de cumprir determinadas normas para um melhor serviço, que como eu já disse tanto o criador sairia beneficiado como o comprador...

Não têm as empresas que fazer os devidos descontos para os estado etc etc :?:

É que se não são feitos descontos avisem-me que eu tambem deixo de os fazer :idea:

Se é uma E mpresa ou e mpresa, expliquem-me porque não pode ser certificada :?:

É que na verdade ainda não percebi
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo nov 07, 2004 12:32 am

Austra, vou tentar explicar, de uma forma muiiito simplista. Não tem nada a ver com pagar impostos.
Conhece os aviários industriais? Pois o canil teria de ser algo do estilo. Está a ver?
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

domingo nov 07, 2004 1:07 am

É desta que os cachorros vão começar a ganhar asas...
Cuidado. :lol: :lol:
Ok estava mesmo a brincar, mas...

"Relativamente a defesas da parte de um criador e aos devidos certificados..."
De que servem os certificados de avaliação individual de exemplares em exposições, se não para dar o devido valor do mesmo exemplar, por pessoas entendidas na Matéria?
Não desvalorizando a questão da qualidade, cada Criador sabe e conhece o seu devido valor, basta frequentar algumas exposições por ano, e aprender um pouco com a avaliação efectuada por vários e diferentes Juízes.
Talvez seria de sugerir a obrigatoriedade da venda de cachorros, após os 6 meses de idade, obrigando os supostos Criadores a frequentarem uma primeira exposição com os cachorros que queiram vender, isso sseria uma possível alternativa. Mas como tudo tem o seu reverso da medalha...
Mas certamente há a não esquecer o facto de algumas pessoas com extrema falta de conhecimento, queiram os seus novos cachorros com um mês de idade e os mesmos acabem por morrer por estarem mal desmamados. ( isto é uma realidade e fomos constatados do mesmo caso.)
Será que alguém irá comprar cachorros com mais de 3 meses de idade?
Sabe o quanto é difícil vender cachorros com mais de 6 ou 1 ano de idade?
Em raças pequenas tem as suas dificuldades, imagine nas raças maiores...
Tem conhecimento que os cachorros são estão devidamente desenvolvidos depois de um ano de idade? E geralmente só realmente defendidos após os 18 meses?
Talvez aqui a venda se deva prelongar para os 18 meses? E quem os compra em Portugal?

Pense um pouco quanto a essa questão e tire as suas conclusões.
Relativamente à qualidade das instalações dos mesmos criadores, faça uma visita a vários criadores, não acredito que um bom criador com bons exemplares não tenha os mesmos nas melhores condições.

Comprimentos.
Miguel
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 07, 2004 1:16 am

Outra coisa só mesmo para finalizar.
Esqueceu-me este ponto fulcral. Criar cachorros não é criar pintos nem patos, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar.
Criar cachorros tem muito mais que isso, e afinal os cachorros embora muito semelhantes, são todos diferentes, leia e aprenda um pouco.
Por esse motivo esse ponto não poderá nunca ter qualquer tipo de realismo, pois ver a criação de cães como algo industrial, é sem duvida um erro algo grave e sem duvida uma observação um pouco desmoral ou destrutivo. Sabe o que é uma pump meal? (suponho que seja assim que se escreve) Veja e informe-se.
E quem estiver mais dentro do assunto que se prenuncie, afinal cada cabeça sua sentença, mas não aprovo de modo algum essa historia das normas de qualidade, afinal seria necessário a imposição de uma nova norma e detalhada sobre os mesmo procedimentos.
Isto decididamente os Consultores não devem ter mais nada que fazer... Seria necessário fazer uma acreditação, uma implementação acompanhamento de processos, ver e analisar erros e planejar planos correctivos... Etc. Etc. Etc.
O valor de uma certificação de um criador, será que compensa ao trabalho de um consultor e auditor? Será que sabe do que estão realmente a falar??
Conhecendo os sistemas de uma empresa consultora por vezes questiono-me se realmente sabem do que estão a falar...
:o :?

Enfim :| :?
austra
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 1:18 am

Musky Escreveu: Austra, vou tentar explicar, de uma forma muiiito simplista. Não tem nada a ver com pagar impostos.
Conhece os aviários industriais? Pois o canil teria de ser algo do estilo. Está a ver?
Mas afinal o que é uma certificação? - Fornada de cachorros em serie?
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 1:22 am

drummondville Escreveu: Tem conhecimento que os cachorros são estão devidamente desenvolvidos depois de um ano de idade? E geralmente só realmente defendidos após os 18 meses?
Talvez aqui a venda se deva prelongar para os 18 meses? E quem os compra em Portugal?

E, diria eu... quem teria a coragem de os vender ?

drummondville Escreveu: O valor de uma certificação de um criador, será que compensa ao trabalho de um consultor e auditor? Será que sabe do que estão realmente a falar??
Nem será o trabalho, mas também os custos, e o facto de isso só funcionaria e se encarasse um canil como um aviário...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 07, 2004 1:22 am

Parece... :roll:
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 07, 2004 1:26 am

Nos dias de hoje em que cada vez as pessoas querem mais qualidade mas querem pagar menos...
Isto por este caminho não vai decididamente a lado nenhum.
Como se criar cachorros de qualidade fosse o negocio da china :roll: :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 1:36 am

drummondville Escreveu: Nos dias de hoje em que cada vez as pessoas querem mais qualidade mas querem pagar menos...
Isto por este caminho não vai decididamente a lado nenhum.
Como se criar cachorros de qualidade fosse o negocio da china roll roll
A resposta é simples. quem quer cães bons, paga e BEM, quem quer cães baratos, vai ao TOTTA , quem quer barato e bom, acredita no capuchinho vermelho.

Um animal cujos pais estejam isentos de problemas oculares, despistes de displasia da anca, cotovelo, e mais trolarós não pode ser vendido barato...

Alguém na conversa da qualidade acima descrita viu algo que não fosse indicativo de postura comercial e objectivo de produzir mais ? Eu não...

Por algumas razão vi um cão comprado por 150 euros com 3 meses que parecia ter um....
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo nov 07, 2004 6:11 pm

P1TuXk4 Escreveu:
Mas uma coisa que eu já tive oportunidade de observar, até pelo número de vistas/respostas ao tópico, é que não há assim tantos Criadores a querer ser certificados.....
Se calhar pois teriam de cumprir certas regras, que não lhes agradam muito..... ;)
Sério?
Certificados de quê ou em quê? Desculpe mas é que depois de tanta conversa ainda não entendi lá muito bem.
Ou melhor, por acaso entendi, sim, E entendi que muita gente ainda não faz a minima ideia do que se trata.

Isabel
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo nov 07, 2004 6:32 pm

Cara Austra,

Quando comecei a "postar" neste Forum também me convenci de que a certificação viria beneficiar este mercado. Alguns "posts" e pm's depois a única coisa que concluí é que, por enquanto, ainda não. E se calhar nunca será possível. A não ser que surja alguma lei que, em defesa da saúde pública ou outro motivo igualmente louvável, o venha a obrigar.

Ao contrário da posição sobranceira e pouco simpática de alguns C/cria/duplica(dores) de que a certificação é ideia de quem não se quer dar à pachorra de andar à procura de bons cães, eu estou em crer que a certificação não faz sentido, neste momento, porque quer a produção quer a distribuição de cães são artesanais, e aí é que reside a verdadeira diferença sobre a "aplicabilidade" do ISO9000 (com as "" quero dizer que a certificação, embora seja aplicável, é de benefício negligível ou nulo, quer para o cliente, quer para o criador).

Se fosse possível passar à industrialização com qualidade, o que não vejo fácil (qualquer um se pode pôr a duplicar cães), então sim, faria sentido pensar-se em certificações, se bem que, como pelo menos um criador já disse neste tópico, muitos clientes estão-se marimbando nos LOP's, imagine então na certificação.
Responder

Voltar para “Cães”