Relação Tartarugas/Peixes?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
raquelmagalhaes
Registado: segunda set 20, 2004 3:03 pm

domingo set 26, 2004 7:38 pm

Olá,

Tenho 3 tartarugas com cerca de 10cm cada, num aquário com capacidade para 100L, ainda que esteja com cerca de 65. Tenho algumas duvidas que gostava de ver respondidas por quem tenha mais experiência, bom aqui vai:

1. Tenho um filtro interno, mas não chega, ainda k mude a água de 15 em 15 dias, a água fica suja com facilidade. Estou a pensar em comprar um externo, neste sentido qual os melhores filtros externos do mercado para este tipo de animal?

2. Para ajudar na limpeza será que posso colocar no aquário "peixes" "limpa-vidros" e "limpa-fundos"?

3. E plantas naturais, existem algumas k se podem colocar no aquário e não sejam comidas pelas tartarugas?

4. Qual o melhor tipo de fundo (areal) para as tartarugas?

Agradeço a quem me possa responder, face à sua experiência.

Obrigado :D
btiteia
Membro Júnior
Registado: quinta out 21, 2004 1:42 pm

segunda nov 08, 2004 11:01 am

[quote=raquelmagalhaes]
Olá,

Tenho 3 tartarugas com cerca de 10cm cada, num aquário com capacidade para 100L, ainda que esteja com cerca de 65. Tenho algumas duvidas que gostava de ver respondidas por quem tenha mais experiência, bom aqui vai

1. Tenho um filtro interno, mas não chega, ainda k mude a água de 15 em 15 dias, a água fica suja com facilidade. Estou a pensar em comprar um externo, neste sentido qual os melhores filtros externos do mercado para este tipo de animal?
[/quote]
Olá!
Em relação a esta questão, eu tenho à 7 anos uma tartaruga(com 20 cm de carapaça num aquario de 50 lt), e no principio tinha um filtro interno e desisti de o usar. O que eu faço é uma muda total de água todos os meses. Ela faz muita sujidade e os restos de comida ainda ajudam mais à festa!!! :lol:

[quote=raquelmagalhaes]
2. Para ajudar na limpeza será que posso colocar no aquário "peixes" "limpa-vidros" e "limpa-fundos"?[/quote]
Não é muito aconcelhavel juntar peixes com tartarugas por 2 razões:
1) Elas fazem muita pulição na agua (urina, fezes) que não é nada saudavel para os peixes
2) Mais tarde ou mais cedo elas vão preceber que esses peixinhos engraças poderam ser um bom alimento!!! :lol:

[quote=raquelmagalhaes]
3. E plantas naturais, existem algumas k se podem colocar no aquário e não sejam comidas pelas tartarugas?[/quote]
Isso nunca experiementei, mas como tens que fazer mudas totais da agua as plantas não vão gostar muito disso...

[quote=raquelmagalhaes]
4. Qual o melhor tipo de fundo (areal) para as tartarugas?[/quote]
Só se for pedras bem grandinhas para que elas não as comam!!! No principio eu tb coloquei areao e depois comeram a come-lo!!
[/quote] :lol:

Só mais um comentario, não se deve colocar mais que uma tartaruga num aquario pois elas qdo chegam à fase adulta tornam-se muito territoriais. Eu tinha duas e qdo as comprei a minha ideia é ter 4... Ainda bem que não o fiz... Tive que dar uma a um amigo meu pois elas comecaram a morder uma na outra por falata de espaço..., Outra razão (que nunca informam ninguem nas lojas de aninais....Venda-nas como se fosse Gold Fish.... :? ) é que elas chegam a medir 25 cm de comprimento...

Alimentação: aqueles gammaruzinhos que são vendidos nas lojas não passam de guloseimas para elas que por sinal, lhes fazem muito bem à carapaça... Mas não chegam, elas tb gostam muito de carne e biscoitos de gato (são optimos pois já tem carne e verduras que lhes fazem falta)..

No ano em que são compradas as tartarugas não devem hibernar, pq não chegam à acumular gordura soficiente pra aguentar 2 ou 3 meses. Deve-se colocar no aquario um termostato igual aos dos peixes tropicais...

Boa sorte, com as tuas bichinhas!!
ColinCreevey
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 5:04 pm
Contacto:

quarta nov 10, 2004 10:05 pm

Oi, eu tenho 4 tartarugas, ainda bastante jovens duas com 5 cm e outras 2 com 9 cm ( 1 trachemys -9 cm, uma pesudemys - 9 cm , e duas graptemys - 5 cm cd)

Os unicos peixes que podes colocar com tartarugas são carpas de lago, daquelas que ficam bem grandes, mas quando eles ainda estao para atingir os seus 10 cm, depois já não da muito jeito.

As tartarugas sao territoriais, mas apenas os machos, para tal nunca se deve arranjar apenas duas tartarugas e sim umas 4 ou 6, principlamnete em pares, pois asssim ha sempre mais a probabilidade de existir machos e femas no grupo, de forma a elas nao se tornarem tao territoriais. Elas atingem cerca de 25/30 cm como tal apos os seus 15 cm, deve-se arranjar um aqua com os seus 100 litros no minimo.

Os gammarus nem de goluseima servem, gammarus para as tartarugas e o mesmo a que chamas de casca de camarao, sao ricos em calcio (como qualquer casca de qualquer crustacio) mas pobres nos nutrientes necessarios, biscoito de cao ou gato e bom sim senhora mas dado com moderaçao 3 x por semana no maximo, pois as tartarugas sao muito gulosas e como tal comem sempre.

Aface
Agriões
Cenoura (como guloseima)
carne
peixe
maçã
pera

sao algumas coisas boas para elas...

O filtro ajuda, mas deve haver sempre uma muda total de agua!

Espero ter ajudado, se ouver alguma duvida mp ou "www"

Abraço

ColinCreevey
cromakey
Membro Júnior
Registado: terça abr 27, 2004 12:13 am

segunda nov 15, 2004 6:00 pm

Só para acrescentar o seguinte. Os peixes que referem como 'possiveis' de colocar com tartarugas: sejam carpas ou limpa fundos. São peixes que somente vão tolerar as condições em que são colocados.
As carpas porque são peixes fortes, e só isso, mas em condições de sobrevivência mínimas. As fezes, a urina e restos de comida só são exclusivamente decompostos por bactéria existentes nos filtros e fundos de gravilha. Os peixes que limpam aquarios são, na sua grande maioria herbivoros... quanto muito comem as algas dos vidros. (isto inclui otocinculos e plecostumos).

Filtragem mecânica, biológica e mudanças de água são a única ferramenta para manter os aquarios limpos...
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”