Como proteger os criadores????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda nov 08, 2004 9:36 am

SeaLords Escreveu: ... parece que vivo noutro país que não o do Pituxa. Diga lá, é o mesmo país onde se compram cães em lojas de animais? Onde se põem n anúncios a pedinchar cães de raça?
Olá

Pois.
Vivemos todos no mesmo país, só que alguns, infelizmente muitos, sentam-se no sofá, a ver as telenovelas e nem reparam que já fizeram mais 2 ou 3 furos no cinto.
Se os ETs, antes de invadir a Terra, lerem os tópicos da Arca, não vassilam na escolha do país onde vão montar a Base.
De facto, uma grande % de malta está/vive com a cabeça na Lua, de tão leve que elas são.
Última edição por gary em segunda nov 08, 2004 11:57 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda nov 08, 2004 11:36 am

austra Escreveu: Muitas entidades já comprovaram os benefícios alcançados com a Certificação, cujos principais atributos se caracterizam pelo
Serviço ao Cliente, Credibilidade e Competência Técnica:
Melhoria na Organização Interna;
Melhoria da Imagem;
Aumento Satisfação / Confiança dos Clientes;
Aumento da Motivação / Envolvimento no Sistema, por parte dos Colaboradores Internos;
Confiança no Sistema;
Melhoria da Posição Competitiva;
Aumento da Produtividade;
Redução de Custos;
Acesso a determinados Mercados e Concursos;
Facilidade de Acesso a Informação, entre outros.
Se existe por aqui alguém, que aínda não percebeu, o grande choque entre o que representam os pontos a vermelho e o que é a Canicultura, das duas uma, ou chegou cá hoje, ou anda cá a apanhar papeis.
A Canicultura de qualidade, não deve ser encarada como um negócio, e os óbjectivos das normas ISO, foram criados a pensar nesses mesmos negócios.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda nov 08, 2004 11:58 am

casadotrevo Escreveu:
austra Escreveu: Muitas entidades já comprovaram os benefícios alcançados com a Certificação, cujos principais atributos se caracterizam pelo
Serviço ao Cliente, Credibilidade e Competência Técnica:
Melhoria na Organização Interna;
Melhoria da Imagem;
Aumento Satisfação / Confiança dos Clientes;
Aumento da Motivação / Envolvimento no Sistema, por parte dos Colaboradores Internos;
Confiança no Sistema;
Melhoria da Posição Competitiva;
Aumento da Produtividade;
Redução de Custos;
Acesso a determinados Mercados e Concursos;
Facilidade de Acesso a Informação, entre outros.
Se existe por aqui alguém, que aínda não percebeu, o grande choque entre o que representam os pontos a vermelho e o que é a Canicultura, das duas uma, ou chegou cá hoje, ou anda cá a apanhar papeis.
A Canicultura de qualidade, não deve ser encarada como um negócio, e os óbjectivos das normas ISO, foram criados a pensar nesses mesmos negócios.
Acho que a "redução de custos" será sempre bem vinda para qualquer criador, desde que em nada sacrifique a qualidade de vida dos canitos.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 08, 2004 12:14 pm

MDogster Escreveu: Acho que a "redução de custos" será sempre bem vinda para qualquer criador, desde que em nada sacrifique a qualidade de vida dos canitos.
Meu caro amigo, sabe o que significa redução de custos em Pecuária ?
Agora transporte isso para os Cães.
Até poderia não sacrificar a qualidade, mas do ponto de vista de eficiência de custos num negócio (e é isto que visa a certificação no que refere aos custos), sacrificaria concerteza a Longevidade. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda nov 08, 2004 3:45 pm

Moody_Blue Escreveu: Ao contrário da posição sobranceira e pouco simpática de alguns C/cria/duplica(dores) de que a certificação é ideia de quem não se quer dar à pachorra de andar à procura de bons cães, eu estou em crer que a certificação não faz sentido, neste momento, porque quer a produção quer a distribuição de cães são artesanais, e aí é que reside a verdadeira diferença sobre a "aplicabilidade" do ISO9000 (com as "" quero dizer que a certificação, embora seja aplicável, é de benefício negligível ou nulo, quer para o cliente, quer para o criador).
Passando por cima da primeira frase (sabe, cada um fala do que conhece, e eu conheço bem o perfil do comprador tipo), eu penso que a certificação ISO ou similar é aplicável sim, e sem "" - mas à produção de cães e não à criação de cães (que a maioria do pessoal continua sem entender, mas também não me vou dar ao trabalho de gastar mais latim). E já estou mesmo a ver. Para obter a cerificação :

- os canis teriam dimensões de x por y, revestidos a azulejo lilás com corações cor-de-rosa até à altura z e o chão seria no material w

- a ração teria x% de proteina y% de gordura e z% de digestibilidade e cada fêmea receberia a1 g e os machos a2 g diárias

- a comida teria que ser distribuida às 8 da manhã e às 6 da tarde

- a limpeza dos canis teria que ser às 10 h e feita com x litros do desinfectante y à concentração z

- haveria x machos para y fêmeas

- as fêmeas seriam cobertas a todos os cios (ou cios alternados, pouco importa) com os machos do canil, para se obter uma produção de x cachorros por ano

- as ninhadas teriam até y cachorros (se não houvesse cadelas que pudessem adoptar os execedentes, estes seriam eutanasiados para que não se ultrapassasse a meta dos x kg de ração/ninhada)

- os cachorros não vendidos até aos 4 meses e os animais não produtivos seriam vendidos a laboratórios, dados ou eutanasiados (redução dos custos)

- caso fosse necessária alguma intervenção cirúrgica ou outra ponderar-se-ia a relação custo/benefício (e seria de considerar a alínea anterior)

etc etc

Vocês comprariam um cão a alguém certificado com uma norma aplicável a produção industrial? Eu cá não.

Já disse e torno a dizer: existem as certificações necessárias: o CPC certifica as genealogias, os certificados médicos certificam a saúde, os relatórios e qualificativos obtidos em exposição/provas de trabalho certificam a qualidade dos exemplares. O resto é trabalho de cada um. Dá chatice reunir a informação toda e tirar o rabo da cadeira e ir ver em que condições os cães são criados ? Paciência. Mas depois não venham dizer que há por aí muita puppy mill e afins. Ah, e por aquilo que eu vou observando por aí, quem de facto quer qualidade mexe-se, não vai buscar o Ocasião nem fica à espera que as coisas lhes caiam em cima do regaço (olha, voltámos ao primeiro parágrafo ...)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 08, 2004 4:04 pm

austra Escreveu:
nynf Escreveu: Desculpem, mas há que colocar esta questão a quem acha que a certificaçãp ISO é aplicável á Criação de cães(com C maiúsculo)...

- O que entendem por Criação de cães?

e mais...

Trabalham numa empresa com certificação ISO?? É que eu trabalho, e meus caros, caiam na real ;)

Mais, Criar cães não é um negocio, quem cria cães por negócio simplesmente cria, os outros Criam cães... onde está a diferença? será que sabem???? :roll:
Ah pode-se criar ou Criar cães, enfim essa não sabia...

E depois :?:

Não são todos para venda :?:

É que na verdade ainda não percebi
Austra, acho que a sua resposta é tão elucidativa que merece todo o destaque.

Realmente, não é de admirar que se vendam cachorros ás 5 semanas, e que estes fiquem expostos horas dentro de aquários nas pet shops. E que se ponham cadelas a parir em todos os cios, e alimentar os cães com ração de farelo... ... E viva Portugal!
Venham os aliens, por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :p

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 08, 2004 4:10 pm

A Sealords, que me desculpe, mas eu acho que basta isto, que ela própria disse, para arrumar com o assunto :
SeaLords Escreveu: existem as certificações necessárias: o CPC certifica as genealogias, os certificados médicos certificam a saúde, os relatórios e qualificativos obtidos em exposição/provas de trabalho certificam a qualidade dos exemplares.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”