Quantidade de ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda nov 08, 2004 12:20 pm

É facto que o assunto das rações já aqui foi dicustido inúmeras vezes.
Mas a minha questão está mais direccionada para a quantidade de ração que as marcas indicam.
Será que podemos mesmo confiar na quantidades de ração indicadas no saco?
A minha dúvida é a seguinte:
O meu Rugas já tem 1 ano e 2 meses, mas continua a comer ração de cachorro devido à doença que tem.Foi-me aconselhado que assim continuasse pela Veterinária.
Ele pesa 8 kg e a quantidade indicada de ração para um cachorro de 12 meses é 110g diárias.Penso que para um cão adulto a quantidade é ainda menor...
Eu estou-lhe a dar 180g diárias e ele come sofregamente,parece querer sempre mais... :o
Ele não está magro,e já discuti este assunto com a Vet e ela acha a quantidade de comida suficiente...Mas ele só come mesmo a ração,não come guloseima rigorosamente nenhuma durante o dia.
Gostaria de saber as vossas opiniões em relação ao peso dele e a quantidade que lhe estou a dar,a minha ideia era mesmo ter mais algumas opiniões.
Cumprimentos:
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda nov 08, 2004 12:29 pm

Ola Rainbow!

Acho estranho o cao nessa idade ainda estar a comer racao de chachorro.
Poderia explicar porque razao a vet recomendou que continuasse essa alimentacao?

Eu costumo dar aos meus caes a quantidade de racao indicada pelo fabricante para caes activos, e eles estao optimos. Segundo a minha vet, e sempre melhor para o cao estar um bocadinho magro, do que um bocadinho gordo.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda nov 08, 2004 12:36 pm

Eu penso que a sofregidão pode não ter a ver com fome real, se calhar padece de bulimia, como diz o Nel do seu Guga, e como o meu Dylan tambem 8)
O meu anda sempre esfomeado e a procura de qualquer porcaria no chão para comer, mesmo após acabar de comer. Há uns meses atrás eu tive um momento de debilidade e aumentei a quantidade de ração porque pensei que o coitado teria mesmo fome, mas o resultado foi peso a mais, portanto voltei à quantidade normal e aumentei um bocado o exercício para ele voltar ao peso normal.
Francamente eu acho que a veterinária é a mais indicada para julgar isto, com base no peso e estado geral do cachorro, porque a fome (se for como o meu) não é um indicador certo ;)

Alicia
Goya
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

segunda nov 08, 2004 12:37 pm

olá,

Os meus cachorros são sempre alimentados com ração puppy até aos 15 meses.
quanto à quantidades, não ligo muito o que diz o saco, comem para se manterem bons, e a quantidade é sempre superior ao que indicam no saco e eles não estão gordos, estão bons. a quantidade varia de cão para cão pois os seus metabolismos são diferentes. depende também do exercício fisico que o cão faça.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda nov 08, 2004 12:38 pm

Nanico Escreveu: Ola Rainbow!

Acho estranho o cao nessa idade ainda estar a comer racao de chachorro.
Poderia explicar porque razao a vet recomendou que continuasse essa alimentacao?
Ele continua a comer ração de cachorro porque tem megaesófago,uma doença que o faz regurgitar .O problema é o esófago alargado,que não faz o movimento de "empurrar" a comida para o estômago,e por vezes leva-o a regurgitar.Devido a este problema a Vet aconselhou-me a continuar com ração de cachorro,visto ser mais nutritiva ,e dar-lhe refeições mais frequentes e em menores quantidades.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda nov 08, 2004 12:43 pm

É difícil obter uma resposta satisfatória porque há alguns factores em jogo. Um deles é a qualidade (tipo) da ração e o outro o apetite do cachorro. Por exemplo, os meus cães não comem todos a mesma quantidade.
Por isso, as quantidades aconselhadas na embalagem servem de mera indicação, que deverão ser ajustadas conforme os casos.

Se o cão tiver pouca actividade e demonstrar possuir um apetite exagerado, convém cortar-lhe na ração. Eu com os meus nunca tive necessidade de atender às doses recomendadas. Mesmo dando-lhes mais do que o recomendado, eles deixam ficar.
Aqui é mesmo caso para usar o tal lugar-comum: cada cão é um cão.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda nov 08, 2004 1:19 pm

Para quem quiser saber mais sobre este assunto:

www.dog.com/vet/gastro/01.html
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda nov 08, 2004 1:59 pm

nel Escreveu: É difícil obter uma resposta satisfatória porque há alguns factores em jogo. Um deles é a qualidade (tipo) da ração e o outro o apetite do cachorro. Por exemplo, os meus cães não comem todos a mesma quantidade.
Por isso, as quantidades aconselhadas na embalagem servem de mera indicação, que deverão ser ajustadas conforme os casos.

Se o cão tiver pouca actividade e demonstrar possuir um apetite exagerado, convém cortar-lhe na ração. Eu com os meus nunca tive necessidade de atender às doses recomendadas. Mesmo dando-lhes mais do que o recomendado, eles deixam ficar.
Pois Agora que o Nel fala nesta questão, isto lembra-me tambem que algumas pessoas dão aos canitos logo pela manhã a comida toda para o dia inteiro e os animais vão comendo de acordo com a sua vontade, mas sempre por fases.
:)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda nov 08, 2004 2:24 pm

Moca32 Escreveu:
nel Escreveu: É difícil obter uma resposta satisfatória porque há alguns factores em jogo. Um deles é a qualidade (tipo) da ração e o outro o apetite do cachorro. Por exemplo, os meus cães não comem todos a mesma quantidade.

Pois Agora que o Nel fala nesta questão, isto lembra-me tambem que algumas pessoas dão aos canitos logo pela manhã a comida toda para o dia inteiro e os animais vão comendo de acordo com a sua vontade, mas sempre por fases.

Por acaso até não sou dessas.

Tenho o cuidado de manhã lhe colocar exactamente metade da dose diária recomendada pela marca da ração, e a outra metade á noite.

A Vet do Oskar, no mês passado, achou que ele tinha engordado demais ( não que estivesse gordo, mas 1,5 Kg num mês, ela achou muito).

Como não estou em casa o dia inteiro, sei perfeitamente que o Oskar come guloseimas atrás de guloseimas, dadas pela minha irmã ( que ainda nao aprendeu a resistir ás pedinchisses do cão).

Mas que sigo quase á risca a dose recomendada pela marca, isso sigo.

Além disso, agora se não for pela balança, não sei se ele estará ou não mais gordo ( já tem 1 palmo de pêlo, e não dá para ver a olho nu, se estará obeso ou não), mas para o mês que vem, já saberei.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda nov 08, 2004 3:25 pm

Bem Elsa, eu tambem sou dos que cumprem com as medidas fornecidas pela marca da ração, ainda que lhe dê sempre um pouco mais.

No meu caso, o meu canito tambem tem muito pelo, o que pode esconder sempre um pouco um ligeiro aumento de peso, mas... :roll:

Eu volta e meia lá estou a aproveitar as escovadelas diárias para atravès de apalpação verificar se está normal ou mais gordinho, mas claro, nisto a balança é como o algodão, não engana.

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda nov 08, 2004 5:34 pm

O meu cão é muito enérgico, não pára o dia inteiro. Dou-lhe mais do que a dose que está indicada no saco e ele está magro, é assim a sua constituição. Não tem as costelas à mostra, mas tem a barriga para dentro, junto às coxas. E está castrado à 9 meses.
Acho que cada caso é um caso. Eu dou mais ração, porque o meu cão tem pilhas duracell e mesmo o vet disse-me para lhe dar mais do que a quantidade especificada no saco. ;)

À dias em que não pára um segundo e quanto mais brinca, menos come... só dorme para recarregar baterias :D
Responder

Voltar para “Cães”