Escolas de Treinos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 08, 2004 3:40 pm

Budgerigar Escreveu: Bom, eu estou totalmente de acordo com o que disse a nynf, especialmente em duas situações muito concretas:

Primeiro, o treino do cão começa logo desde o momento em que ele entra na nossa casa.

Segundo, o periodo que vai dos 4 aos 8 meses, é o periodo em que o cão apreende melhor os comandos.

No entanto existem outras questões relativas à entrada de um cão de 4 meses numa escola de treino.

Tendo em conta o periodo da primo-vacinação, sendo que esta deverá iniciar-se aos 2 meses, entre vacinas, reforços e o periodo de segurança da ultima vacina, o cão perfaz cerca de 4 meses e meio.
A primo- vacinação é dada por volta das 5/6 semanas.
Vacina Esgana, Parvovirose, Leptospirose e Hepatite vírica (também pode incluir a tosse do canil) ás 8 semanas
Reforço desta ás 12 semanas (3 meses)
Caso esteja numa área infectada ou de risco de contágio poderá dar outro reforço ás 16 semanas, mas este não é obrigatório.

Budgerigar Escreveu:
Depois temos a situação da vacina da raiva, que por norma é ministrada aos 6 meses.
A raiva está erradicada do territorio nacional ;) A vacina é obrigatória para reforçar esta erradicação da doença, e também porque a Raiva ainda existe em paises Europeus, pelo que para atravessar a fronteira terá que ter essa vacina. Tal como para fazer o seguro do canito ou o registo na Junta de Freguesia. Caso fosse perigoso para o canito, também era ele ir á rua...ora manter um cachorro 6 meses dentro de casa não me parece muito viável, pois não ;)
Budgerigar Escreveu:
Tendo em conta estas situações, qualquer Escola que se preze, não deixará entrar um animal que não tenha o ciclo de vacinas completo.
Daí a dificuldade de se iniciar o treino com 4 meses.
Como vê, não há dificuldade nenhuma ;)
Budgerigar Escreveu:
No entanto existe outra situação, sendo que esta está apenas relacionada com a minha experiência pessoal, pois todos os meus 5 cães frequentaram o curso de obediência básica.

Aquilo que notei nos meus cães foi que, quanto mais novos, mais se distraíam com os outros cães, por isso tinham mais dificuldade em se concentrar e aprender.

No entanto, com a minha ultima Rottweiler, que iniciou o curso com cerca de 9 meses, a situação foi bem diferente, pois sensivelmente a meio do curso, eu sentia-a bem melhor do que os restantes no final do mesmo curso.

Pode ser no entanto que, esta situação seja diferente dependendo do método utilizado pelas escolas/treinadores.
Exactamente, tudo tem a ver com os métodos utilizados, e com os cães. Se a minha Rottweiler tivesse ido treinar só aos 9 meses, eu teria graves problemas com ela, como muitos casos que conheço.
O canito distrai-se com os outros caso não tenha uma forte ligação com o dono, por outro aldo, as sessões de treino para cachorros devem ser curtas (nunca mais que 10m) já que a sua capacidade de concentração ainda é reduzida e cançam-se com mais facilidade. O treino deve ser feito com base em muita brincadeira, para aliciar o canito e não o maçar (quando se exige tudo de uma vez apenas se massacra o cão, que mais tarde não vai trabalhar com alegria pois para ele o trabalho é um frete).Tudo depende também dos donos...essencialmente destes...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 08, 2004 3:49 pm

KROZ Escreveu: Aliás, conheço pessoalmente duas escolas que aceitam (e aconselham) cães aos 3/4 meses, e não uma. Mas sei que há mais.
Pois há mais e ainda bem ;) Para além da Attac e da CãoPimpão já muitas outras aconselhavam o treino aos 3/4 meses: a Agidog, a Caneutile, a Future Dogs etc etc... ora bolas, estamos num forum de cães, não podemos dizer os nomes das escolas porquê?

Mas é vê-los chegarem ao portão, arrastados por um Rott de 8 meses e de 40 Kg de peso... e depois dizem "ahhh mas toda a gente me disse que só agora o devia começar a treinar" só me apetece ir ter com essas pessoas que aconselharam isso e passar-lhe o "canito" para as mãos...
<p>&nbsp;</p>
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

segunda nov 08, 2004 4:10 pm

Bom, e como nunca é demais perguntar...e em Cascais, conhecem uma boa escola?
Petsss
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 4:25 pm

nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 08, 2004 5:05 pm

Petsss Escreveu: Bom, e como nunca é demais perguntar...e em Cascais, conhecem uma boa escola?
Olá, faça uma pesquisa. Se é boa ou não não lhe sei dizer, mas tem por exemplo a Educacão. Peça a listagem de escolas ao CPC e depois vá visitar várias.
<p>&nbsp;</p>
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

segunda nov 08, 2004 5:45 pm

Petsss escreveu:

Olá, faça uma pesquisa. Se é boa ou não não lhe sei dizer, mas tem por exemplo a Educacão. Peça a listagem de escolas ao CPC e depois vá visitar várias.
Exactamente, tal como a nynf disse a Educa-cão é das melhores que conheço e por experiencia própria ;).

Se ligar para a Educa-cão fale com o Sr. Fernando.
Petsss
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 5:50 pm

Muito obrigada às duas! Vou fazer isso!
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

segunda nov 08, 2004 5:53 pm

Força nisso então ;)

Depois diga o que achou da Educa-cão, sff!
Boa Sorte! 8)
Petsss
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 6:20 pm

Combinado, Ana Bela. Só devo ir lá daqui a 2, 3 semanas, mas depois dou-lhe novidades!
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

segunda nov 08, 2004 8:32 pm

Poderiam esclarecer-me se o treino neste tipo de escolas é também aplicável a Gremlin Canis ?

Obrigado,
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda nov 08, 2004 9:14 pm

nynf

No centro Veterinário onde os meus cães são acompanhados, a primo-vacinação inicia-se por norma ás 8 semanas e processa-se da seguinte forma:

8 semanas - Parvovirose

10 semanas - Esgana, Hepatite, Leptospirose

12 semanas - Reforço Parvovirose

14 semanas - Reforço Esgana, Hepatite, Leptospirose

6 meses - Raiva

( actualmente começa-se a efectuar um ultimo reforço, pois na zona onde me encontro é considerada zona de risco )

Na Escola de treino que os meus cães frequentaram, nenhum cão é aceite sem o ciclo de vacinas completo, incluindo raiva.

Quanto ao facto de ser arrastado por um Rottweiler, como a nynf disse e eu concordei plenamente consigo, o treino do cão começa no momento em que ele entra em casa.

Portanto, fui eu que levei os meus cães à Escola e não eles a mim.

Quanto ao facto de o cão se distrair por não não ter uma forte ligação ao dono, aqui não estou de acordo consigo.

Durante o treino de obediência, enquanto os restantes cães eram aliciados com biscoitos como forma de incentivo, os meus cães sempre trabalharam com bola, pois estavam habituados a isso, como calcula, essa brincadeira com a bola, criou no cão um elo de ligação muito forte com o dono .

Agora, existe uma questão sobre a qual lhe dou toda a razão e que acho que é um erro cometido pela Escola que frequento.
É a duração do treino, sendo que estamos a falar de aulas com duração de uma hora, em que, TODOS os cães, mais e menos avançados, estão "misturados" e sempre que é necessário corrigir algo, a aula pára e os restantes animais esperam. Claro que isto cria no cão uma situação de saturação que inevitávelmente faz com que este não trabalhe de forma concentrada.

Poderá perguntar-me, então porque é que eu frequento essa escola ?

Simples, num raio de 20 km é a unica que tenho que me ofereçe o minimo de condições, por outro lado, o meu principal objectivo em frequentar o curso de obediência básica é a sociabilização do cães, pois naquele local, está inevitávelmente em contacto com outros cães e com outras pessoas.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Responder

Voltar para “Cães”