A primo- vacinação é dada por volta das 5/6 semanas.Budgerigar Escreveu: Bom, eu estou totalmente de acordo com o que disse a nynf, especialmente em duas situações muito concretas:
Primeiro, o treino do cão começa logo desde o momento em que ele entra na nossa casa.
Segundo, o periodo que vai dos 4 aos 8 meses, é o periodo em que o cão apreende melhor os comandos.
No entanto existem outras questões relativas à entrada de um cão de 4 meses numa escola de treino.
Tendo em conta o periodo da primo-vacinação, sendo que esta deverá iniciar-se aos 2 meses, entre vacinas, reforços e o periodo de segurança da ultima vacina, o cão perfaz cerca de 4 meses e meio.
Vacina Esgana, Parvovirose, Leptospirose e Hepatite vírica (também pode incluir a tosse do canil) ás 8 semanas
Reforço desta ás 12 semanas (3 meses)
Caso esteja numa área infectada ou de risco de contágio poderá dar outro reforço ás 16 semanas, mas este não é obrigatório.
A raiva está erradicada do territorio nacionalBudgerigar Escreveu:
Depois temos a situação da vacina da raiva, que por norma é ministrada aos 6 meses.

Como vê, não há dificuldade nenhumaBudgerigar Escreveu:
Tendo em conta estas situações, qualquer Escola que se preze, não deixará entrar um animal que não tenha o ciclo de vacinas completo.
Daí a dificuldade de se iniciar o treino com 4 meses.

Exactamente, tudo tem a ver com os métodos utilizados, e com os cães. Se a minha Rottweiler tivesse ido treinar só aos 9 meses, eu teria graves problemas com ela, como muitos casos que conheço.Budgerigar Escreveu:
No entanto existe outra situação, sendo que esta está apenas relacionada com a minha experiência pessoal, pois todos os meus 5 cães frequentaram o curso de obediência básica.
Aquilo que notei nos meus cães foi que, quanto mais novos, mais se distraíam com os outros cães, por isso tinham mais dificuldade em se concentrar e aprender.
No entanto, com a minha ultima Rottweiler, que iniciou o curso com cerca de 9 meses, a situação foi bem diferente, pois sensivelmente a meio do curso, eu sentia-a bem melhor do que os restantes no final do mesmo curso.
Pode ser no entanto que, esta situação seja diferente dependendo do método utilizado pelas escolas/treinadores.
O canito distrai-se com os outros caso não tenha uma forte ligação com o dono, por outro aldo, as sessões de treino para cachorros devem ser curtas (nunca mais que 10m) já que a sua capacidade de concentração ainda é reduzida e cançam-se com mais facilidade. O treino deve ser feito com base em muita brincadeira, para aliciar o canito e não o maçar (quando se exige tudo de uma vez apenas se massacra o cão, que mais tarde não vai trabalhar com alegria pois para ele o trabalho é um frete).Tudo depende também dos donos...essencialmente destes...