REPORTAGEM TVI - FERAS Á SOLTA?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Andree
Membro Júnior
Registado: terça nov 02, 2004 8:52 pm

terça nov 09, 2004 12:43 am

Só queria acrescentar um pequeno dado importante a desfavor da teoria das feras: estatisticamente o numero de mordidas de cães mais pequenos e instáveis (como por ex o Cocker e o Caniche) é bastante superior ao numero de mordidas de Rotts e Pits. A questão é que os estragos são diferentes, logo a mediatização também. E é disso que o povo gosta.
hybrid
Membro
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm

terça nov 09, 2004 12:53 am

Outra vez na mesma tecla, a culpa é do povo??

Se afirmam que a consequência de uma dentada de um cão com uma mandíbulas poderosas é mais nefasta do que a dentada de um caniche? Então não vejo qual o vosso espanto.

Acho que falta aqui um pouco de senso, e em aceitar que o cão que tem em casa é 'potencialmente' perigoso, e não me venham agora para aqui com histórias que é bem treinado. Se o vosso cão é exposto a uma instabilidade morde e morde bem.

Espero ficar por aqui...
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça nov 09, 2004 1:05 am

pois morde!

mas tanto morde o pitt bull como o rott como a minha rafeira de 3Kg! E depois, também é de raça potencialmente perigosa? ora bolas, perigosos são todos se tiverem motivos para isso! Ou é por serem a, b ou c que são piores? Quem tem cães, e vários, como é o meu caso, sabe muito bem e não é preciso aqui repetir mais uma vez, que os cães não mordem por morder ou porque são pitt! Se forem instigados a isso, se calhar até mordem com mais frequência. Q

Qualquer dia eu e alguns membros deste fórum também temos que ter autorizaçoes e licenças especiais por sermos considerados perigosos, porque juro que ás vezes também tenho vontade de morder, e aposto que não sou a única!

O problema é que esteve na moda umas quantas cabecinhas vazias criarem cães que sabem muito bem que são fortes, para as lutas e afins. E o estigma ficou. Mas garanto que se alguém entrar aqui em casa, leva umas ferradelas valentes da Pipoca, e atenção que nunca foi treinada! ()a Pipoca é a tal dos 3Kg)
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça nov 09, 2004 1:44 am

Boas!!

Não me querendo esticar neste assunto....

hybrid o que é potencialmente perigoso?? é algo instavel?? é algo que não conhcemos?? é algo que tem focinho de mau? é algo que é grande? é algo que tem dentes grandes? o que é???

É que se for esta a sua definição de potencialmente perigoso, não saio à rua pois...a maior parte das pessoas andam stressadas logo instaveis...a maior parte das pessoas não conheço... muitos são maiores que eu...e alguns com grandes favolas.......

Abraços

Arcanjo
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça nov 09, 2004 9:32 am

Arcanjo, este seu post diz tudo. 8) :D

Eu até diria que o problema está em que mais de 60% dos donos de Rotts são esses tais tipos stressados de cabeça vazia, depois com as más atitudes penalizão a imagem publica da raça e de alguma forma, os canitos é que pagam as "favas" e os donos inconscientes andam por aí na maior, impávidos e aparentemente serenos, mas só aparentemente, pos no fundo são uns selvagens. :(

:)
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

terça nov 09, 2004 9:52 am

Bom Dia,

Eu tenho dois filhos pequenos e fiz questão que assistisem á reportagem, por algumas razões:

1º Para eles terem consciencia que não se deve fazer maldades aos cães, porque eles por mais amigos que sejam se sentem que são magoados têm que se defender, e por isso aconteceu o que aconteceu aos meninos da reportagem.

2º O facto de falarem dos pits e rots, os meus filhos estão habituados a brincar com muitos cães sejam os perigosos caniches e cockers aos amorosos rots e pits.
Só os alerto para nunca mexerem sem eu dar primeiro autorização, pois gosto de conhecer o Dono antes de os meus filhos brincarem com os cachorros (eu tambem acho que o problema está nos Donos).

3º Mais dificil de explicar foi o facto de mostrar um pit sempre com uma boca aberta, babado e com ar feroz......
Haveria necessidade de passar aquela imagem?
Um pit não tem um ar ternurento como um basset, mas dar a imagem de cão tipo: - larga-me a trela e levas já uma dentada no pescoço....
Enfim

Dilacções que tirei reportagem:

- As mães das crianças que foram atacadas, não falaram em raças:

- Será que estas crianças têm um cão em casa?

- Se não, será que agora não pensarão mais em ter?

- Será que não fizeram com os comentários do treinador o mesmo que fizeram com o Celso na reportagem da Focus.

Atentamente,
M. Rosário
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 09, 2004 9:56 am

CasadeAnaval Escreveu: Não é isso, eu queria saber se alguém conhece aquele treinador, eu não o conheço e podia ser que alguém soubesse quem ele era. Concordo com o que diz era curiosidade mesmo... também li que uma Criadora do Algarve, uma tal Dona Maria do Carmo deu um bitaite sobe Pit Bulls, não sei se na Cães e Companhia ou noutra das revistas e gostava de saber se ela é criadora de Pitts... ou se é criadora de Caniches a falar sobre Pits.

Por vezes isto faz-me lembrar do Nuno Rogeiro que era chamado para falar de tudo e sobre tudo :D ...
Budgerigar Escreveu: Casadeanaval

Tem razão, nunca ouvi falar desse senhor, mas, a questão não está em mim ou em si ou em outros membros deste fórum que conhecem bem esta realidade. A questão está nos milhares de pessoas que viram aquela reportagem e ouviram as declarações, que para eles são fidedignas, pois vieram de um "treinador" de cães e não importa se esse senhor tem ou não credebilidade, o problema é que lhe garanto que mais uma vez, fez mossa.

E se estou errado que o digam aqueles que amanhã sairem à rua para passear os seus Rotts, Pits, Boxers, etc etc
O João Sá é sobejamente conhecido no Mundo da Canicultura, pelo menos no que diz respeito ás competições de Agility e Obedience. Está á frente de uma Escola bem reputada no mercado : a Cãogurus.
Alguns dos cães que apareceram na reportagem são da escola dele...são cães meigos e treinados, que ele permitiu serem filmados para aparecerem a representar no seu pior as raças consideradas perigosas.
Se ele fosse um zé ninguém já era grava, sendo ele quem é, deveria ter juízo e deixar-se de infantilidades por uns simples 5 segundo de vergonha que ele pensava serem fama...
Mais, permitiu que filmessem cães que treinam na sua escola
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça nov 09, 2004 10:15 am

nynf Escreveu: O João Sá é sobejamente conhecido no Mundo da Canicultura, pelo menos no que diz respeito ás competições de Agility e Obedience. Está á frente de uma Escola bem reputada no mercado : a Cãogurus.Alguns dos cães que apareceram na reportagem são da escola dele...são cães meigos e treinados, que ele permitiu serem filmados para aparecerem a representar no seu pior as raças consideradas perigosas.
Se ele fosse um zé ninguém já era grava, sendo ele quem é, deveria ter juízo e deixar-se de infantilidades por uns simples 5 segundo de vergonha que ele pensava serem fama...
Mais, permitiu que filmessem cães que treinam na sua escola
Agora digam-me se esse sr não abona em nada, muito pelo contrário só prejudica. Quem somos nós, simples donos para fazer alguma coisa?

Não deviam de ser essas pessoas que têm algum crédito q deveriam ser os primeiros a não fomentar este tipo de coisas?

Ou seja, estamos cada vez pior, quer seja cão considerado perigoso ou cão médio/grande, estão todos no mesmo roll para as pessoas. Eles nessa reportagem a única coisa que fizeram foi aumentar o medo das pessoas!
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 09, 2004 10:17 am

austra Escreveu:
3º Mais dificil de explicar foi o facto de mostrar um pit sempre com uma boca aberta, babado e com ar feroz......
Haveria necessidade de passar aquela imagem?
Um pit não tem um ar ternurento como um basset, mas dar a imagem de cão tipo: - larga-me a trela e levas já uma dentada no pescoço....
Enfim
O pit filmado não estava com ar feroz. Estava babado porque eles babam-se, tal como os Rotts, principalmente após exercício fisico. A forma como foi filmado é que não o favoreceu em nada, mas o objectivo era mesmo esse, de dar má imagem.
austra Escreveu: Dilacções que tirei reportagem:

- As mães das crianças que foram atacadas, não falaram em raças:

- Será que estas crianças têm um cão em casa?

- Se não, será que agora não pensarão mais em ter?

- Será que não fizeram com os comentários do treinador o mesmo que fizeram com o Celso na reportagem da Focus.

Atentamente,
M. Rosário
Se viu a reportagem toda terá certamente reparado nos bobis srds presos com uma corrente ás casotas. A ladrar para as camaras. Mas só os filmaram para reforçar a ideia que os cães são extremamente perigosos, pois... ninguém sabe o que é ser criado desde pequeno acorrentado a uma casota ou a um bidon, e depois vêm falar-me em cães perigosos...os donos foram extremamente perigosos para esses cães, mas isso não interessa.
Estes cães acorrentados são da casa da miuda que foi atacada.

Quanto aos comentários e reportagens e distorções...por isso mesmo é que uma pessoa que eu conheço muito bem, que treina cães há muitos anos, que tem uma escola, que já apareceu muito na competição, não aparece nessas tretas.É que quando é contactado a primeira coisa que diz é "sim sr, mas não sai nada para a rua sem antes me ser apresentado para eu ver se o que escreveram ou filmaram corresponde ao que eu disse e gravaram". Conclusão?? :p Nem tentam.

É que ás vezes mais vale estar quieto do que fazer m***a.
<p>&nbsp;</p>
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

terça nov 09, 2004 10:22 am

hybrid Escreveu: Outra vez na mesma tecla, a culpa é do povo??

Se afirmam que a consequência de uma dentada de um cão com uma mandíbulas poderosas é mais nefasta do que a dentada de um caniche? Então não vejo qual o vosso espanto.

Acho que falta aqui um pouco de senso, e em aceitar que o cão que tem em casa é 'potencialmente' perigoso, e não me venham agora para aqui com histórias que é bem treinado. Se o vosso cão é exposto a uma instabilidade morde e morde bem.

Espero ficar por aqui...
Claro que a culpa não é do povo... estes cães é que adoram andar pendurados em paus,em lutas, a serem fechados em varadas,garagens e afins e a serem exibidos pelo xé lá do bairro para meterem medo aos demais!!!

As minhas Boxers metem medo pelo tamanho porque não fazem mal a uma mosca,e sabe porquê? Porque tive o cuidado de as educar, lendo bastante sobre a raça em questão,informando-me junto de varios criadores e vets.Ainda hoje estou a aprender nomeadamente aqui na arca.

Antes de saber o que era realmente um Boxer informei-me percebe? Não fui comprar um cachorro e limitar-me a dar-lhe ração e aguinha!

Tem de haver consciencia que o conhecimento sobre a raça A ou B é fundamental para evitar futuros comportamentos ''estranhos'' por parte do animal.

Os mimos tambem não são tudo,pois quando eles são demasiado mimados aparecem historias de falta de respeito ao dono,comportam-se como os donos da casa e têm graves problemas de comportamento (rosnar aos donos,morder,etc)!

A culpa é do povinho SIM! Pois por vezes nem sabem o que têm em casa !!!
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 09, 2004 10:22 am

Acrescento que ontem houve uma reacção imediata de uma escola de treino, e que essa resposta formal vai seguir hoje para a TVI.
Talvez se todas as escolas fizessem o mesmo se abrisse uma oportunidade de debate público sobre o tema.
Mas esta carta vai seguir também para as outras estações de tv ;) é que a haver debate, que não seja na TVI, por favor!
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça nov 09, 2004 10:33 am

Bem, na verdade muito boa gente continua a comprar certas raças de cães sem saber népia sobre os mesmos.

A titulo de exemplo posso mencionar um colega de trabalho que tem uma casa com um terreno grande, e agora como andam uns manfios lá na zona, já diz que vai comprar um Rott que é para "limpar" um qualquer artista que lhe queira invadir a propriedade.

Ora com estas mentalidades oq eu se pode fazer, o tipo sabe lá o que é um Rott, ele quer é uma coisa que meta medo, o resto é conversa.

Assim como este individu-o, temos centenas ou milhares por todo o país, infelizmente. :(

Depois, normalmente isto acaba mal, o cão torna-se rebelde, etc e tal, tudo porque o dono nunca teve mão nele nem o sabia educar como deve ser, para não falar de posivelmente incentivar o comportamento agressivo.

è mesmo triste isto, parece um ciclo vicioso que não tem fim.

:)
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

terça nov 09, 2004 10:37 am

Onde estão agora as associações de defesa dos animais ??? manifestem-se, esqueçam por momentos a Quinta das Celebridades e o Frota que matou uma cobra e façam aquilo que se comprometeram a fazer DEFENDER OS ANIMAIS.
Estão a telefonar para o Corte Inglês!
aquele individuo, que se diz treinador e que supostamente deveria conhecer raças e seus comportamentos e no final diz a baboseira que diz.
Na Escola Marques de Pombal nos anos 70 os cursos que se ministravam eram Electricidade e Mecanica.

A imparcialidade da TVI é notória, viram o cuidado que eles tiveram em falar com os donos dos cães? e aquela parte em que perguntaram aos pais das criancinhas porque as deixaram sozinhas com 2 anos? Melhor mesmo foi perguntar aos miudos mais velhos que tipo de ensinamento tinham sobre como lidar com cães, qual a melhor forma de atirar pedras, qual o melhor angulo para dar um pontapé etc etc.

ULTIMA HORA: A TVI vai dar em directo o abate do feroz Pit Bull de 9 meses que atacou a celebridade embora a mãe já tenha manifestado publicamente que não pretende apresentar queixa.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça nov 09, 2004 10:38 am

Mais uma coisa: a TVI sempre se referiu a "raças perigosas" e não "potencialmente perigosas". Esta confusão de conceitos é comum na comunicação social. Uma vez vi o mesmo erro numa revista de cães e escrevi para lá a protestar.
O que se passa é que estas raças foram consideradas "potencialmente perigosas" pela lei ( o que eu até concordo; o que não concordo é com a discriminação, pois todos os cães apartir de derterminado tamanho são POTENCIALMENTE perigosos) e depois as pessoas passam a considerar perigoso aquilo que é potencialmente perigoso (com a comunicação social a ajudar) e assim surge o panico social! É como se os cães daquelas raças andassem sempre a tentar matar pessoas.
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

terça nov 09, 2004 10:45 am

Estava na casa de uns familiares quando passou a reportagem, nao a vi toda, só vi um excerto onde o miudo mostrava os ferimentos e contava os seus receios. O que é certo é que os presentes começaram a dizer que o cão devia ser abatido, bla, bla, bla .... aquela conversa de sempre.
Quando eu e o meu marido dissemos que abatidos deviam ser os donos que na maioria das vezes nao sabem educar os cães, que nao lhes dão as melhores condições de vida, que muitas vezes maltratam os animais e que provavelmente morder foi aquilo que o dono sempre incentivou. olharam para nós como se fossemos de outro planeta mas depois de muita conversa, acabaram por nos dar razao.

Eu acredito que o cão seja perigoso,mas a questao principal é porque. E aí as reportagens falham, preferem o caminho mais sensacionalista, é que mostram o garoto (que provavelmente nao tem culpa de nada e que vai ficar com cicatrizes e um trauma para o resto da vida) mas esqueçem de mostrar quais as condiçoes que levaram o cão a atacar. Era um cão bem tratado ou nao? Sempre viveu acorrentado? Que tipo de relaçao tinha com um dono? [b]E que tal mostrar o dono[/b]?
O que provavelmente vai acontecer é que o cão é abatido, o dono passado 6 meses arranja outro que é criado nas mesmas "condições" e daqui a 1 anos temos outro animal "perigoso".

Enquanto nao se responsabilizar os donos vai sempre haver ataques, vitimas e cães "perigosos". E cabe a todos fazer a nossa parte de educar a sociedade. A educação começa na nossa casa, na nossa familia, nos nossos filhos, passando para os amigos e colegas. Sensibilizar as pessoas que nos rodeiam a educar os animais e que nao sao objectos sociais.
Existe a necessidade urgente de sensibilizar a comunidade politica, para evitar que entrem em processos faceis e que dao votos mas que só camufulam os problemas e as associações podem ser fundamentais para ajudar a "abrir os olhos".
Porque na maneira como as coisas estao a ir em curto prazo temos leis de eliminação de raças, com descriminação directa a donos de certas raças (e eu falo de donos responsaveis, porque os irresponsaveis mudam de raça e criam novas raças "perigosas").
E individualmente nao podemos ser egoistas e dizer "eu nao tenho nenhum cao de raça "potencialmente perigosa" porque neste momento sao 7 mas daqui a uns tempos sao 70 e provavelmente o pequenote que temos ao nosso lado e que tanto afecto nos dá pertence a essa lista.

Cumprs,
Carla
Responder

Voltar para “Cães”