Tomi Escreveu:
CindelP, gostava de lhe perguntar uma coisa, só por curiosidade.
Pelo que sei o javali depois de ser atingido pelo chumbo, não foge antes pelo contrario, investe contra quem o atingiu ou quem estiver mais perto, não é?
Mas o que queria saber era, voçês quando vão para a caça, atinguem o animal antes do cão se "fazer" a ele, ou não? Preferem deixar o cão procurar o javali e fazer o resto?
Viva
Embora eu não seja a CindelP, vou tentar responder.
Essa é a reação mais natural por parte do animal, o que não acontece na maior parte das vezes porque dependendo do sitio onde se coloca a bala(de preferencia na espádua) e mesmo do calibre utilizado, o "porco" quase sempre "cai" à primeira. O trabalho dos cães , quanto a mim, o mais bonito e o mais importante é pôr a caça ao descoberto no terreno...Nessa materia, os Podengos são incansaveis e inesgotaveis sendo sempre seguidos pelos Dogos (cães de agarre) onde reside a maior parte da força. Muitas vezes é preciso ter algum cuidado pois pode-se atingir um cão indeliberadamente, é que embora este seja o primeiro a dar com o "porco" e não esteja disposto a larga-lo, o tempo e o espaço necessario para atingir o animal por vezes é muito reduzido.