Dogo argentino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta nov 10, 2004 1:39 pm

baiha Escreveu: E depois, a sua contribuição resume-se a???
Parece-me que já está suficientemente resumida. Não gosta de ver os cães ensanguentados mas não condena os outros... Eu, por acaso também não acho grande piada vê-los assim, mas afinal foi com esse fim que eles foram inicialmente desenvolvidos.

E, já agora, a sua contribuição foi?...
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta nov 10, 2004 1:46 pm

MDogster Escreveu:
baiha Escreveu: E depois, a sua contribuição resume-se a???
Parece-me que já está suficientemente resumida. Não gosta de ver os cães ensanguentados mas não condena os outros... Eu, por acaso também não acho grande piada vê-los assim, mas afinal foi com esse fim que eles foram inicialmente desenvolvidos.

E, já agora, a sua contribuição foi?...
MDogster a este tipo de comentários nem vale a pena dar-nos ao trabalho de responder... depois vindo de quem vem....
Mas obrigada pela tua intervenção... ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta nov 10, 2004 1:48 pm

melisaa - Claro, e depois a julgar pelo "cabedal" do Javali na foto, caramba, não é para todos. 8) :)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta nov 10, 2004 1:51 pm

Moca32 Escreveu: melisaa - Claro, e depois a julgar pelo "cabedal" do Javali na foto, caramba, não é para todos. 8) :)
:D ;)
Dogo
Membro
Registado: domingo out 24, 2004 2:08 am

quarta nov 10, 2004 2:25 pm

Viva

Já sei que vou ser crucificado depois do que vou dizer.....

Sou monteiro já alguns anos e conheço muito bem o Dogue Argentino no terreno. Enganem-se todos aqueles que pensam que o cão leva sempre a melhor, pois na grande maioria das vezes é o porco que vence, a não ser que já esteja chumbado, e mesmo assim.....Ainda no ano passado em Penamacor um só matilheiro perdeu 7 cães numa só manhã, tudo por causa de um navalheiro de cerca 170Kg. É bastante frequente assistir nas montarias à passagem de um porco com 3 ou 4 cães filados em cima....Mas enfim não estou aqui para vos falar de caça, até por que sei que a maioria de vós a repudia, mas sim do Dogue Argentino, um animal que geralmente não teme o seu adversario mesmo que este seja bastante maior e mais forte.
Última edição por Dogo em quarta nov 10, 2004 2:29 pm, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta nov 10, 2004 2:28 pm

Dogo Escreveu: Já sei que vou ser crucificado depois do que vou dizer.....
Porquê ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta nov 10, 2004 2:30 pm

Dogo,
podia-me esclarecer o que é um monteiro que eu não faço a menor ideia do que seja!
Esta a dizer que por vezes os cães não levam a melhor podendo até morrer, que dono arrisca a vida do seu cão neste caso dum dogo argentino por 1porco?
Eu não gosto nem sou a favor da caça mas tambem não critico nem julgo com pratica e gosta de caça.
Ja por isso não somos todos iguais.
Ja agora consegue-me dizer ate que ponto um dogo ou não pode ser sociável com outros cães.

quarta nov 10, 2004 2:42 pm

Viva

ActionGirl:

Geralmente o praticante de Montaria na peninsula Iberica (caça maior, javali, veado, muflão, etc.) é apelidado de monteiro.

Os câes são propriedade dos matilheiros que são por sua vez contratados pela associação de caça da região em que se realiza a montaria

Fora das epocas de caça, o matilheiro costuma passar o tempo a criar e a treinar os seus cães para a modalidade em questão.
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

quarta nov 10, 2004 2:47 pm

OFF TOPIC

ActionGirl

Recebeu a minha PM?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta nov 10, 2004 2:53 pm

vets não recebi a sua pm.
Pedia-lhe que me voltasse a enviar se possivel.

Dogo obrigado pela sua explicação.
E tem por norma usar o seu dogo argentino na caça?
Que tipo de treino exige esse tipo de caça?
Desculpa as perguntas mas deixou-me curiosa.

Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quarta nov 10, 2004 3:02 pm

Dogo Argentino

Lindo, magnifico, imponente, apaixonei-me.

Também não gosto da caça, mas respeito quem gosta excepto caçadores furtivos claro.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quarta nov 10, 2004 3:19 pm

CindelP, gostava de lhe perguntar uma coisa, só por curiosidade.

Pelo que sei o javali depois de ser atingido pelo chumbo, não foge antes pelo contrario, investe contra quem o atingiu ou quem estiver mais perto, não é?
Mas o que queria saber era, voçês quando vão para a caça, atinguem o animal antes do cão se "fazer" a ele, ou não? Preferem deixar o cão procurar o javali e fazer o resto?
Dogo
Membro

quarta nov 10, 2004 3:20 pm

AcTiOnGiRl

Os cães dos matilheiro são os unicos autorizados no terreno, alem disso tem uma preparação fisica que o meu "nem pouco mais ou menos".

De qualquer maneira, eu nunca levaria o meu cão para uma montaria pois não foi para esse fim que eu o adquiri.

Em relação ao treino dos cães para esta modalidade, no caso dos Dogos, acima de tudo muita corrida e obstáculos de preferencia em zonas algo acidentadas pois ajuda-os muito na capacidade de superar as situações mais dificeis. É importante tambem referir que as matilhas na região iberica não são só constituidas por Dogos mas na sua grande maioria por Podengos de pelo comprido que são optimos para dar com os "porcos". Muitas vezes são tambem utilizados os famosos "salsichas" (Teckel) para seguir a pista de um "porco" ferido pois geralmente é o "prato do dia" e parece que esta raça é optima a farejar rastos de sangue.

No que toca ao relacionamento desta raça com outros cães ou mesmo com pessoas a maioria de vós deve saber bem mais do que eu.
Dogo
Membro

quarta nov 10, 2004 3:49 pm

Tomi Escreveu: CindelP, gostava de lhe perguntar uma coisa, só por curiosidade.

Pelo que sei o javali depois de ser atingido pelo chumbo, não foge antes pelo contrario, investe contra quem o atingiu ou quem estiver mais perto, não é?
Mas o que queria saber era, voçês quando vão para a caça, atinguem o animal antes do cão se "fazer" a ele, ou não? Preferem deixar o cão procurar o javali e fazer o resto?
Viva

Embora eu não seja a CindelP, vou tentar responder.

Essa é a reação mais natural por parte do animal, o que não acontece na maior parte das vezes porque dependendo do sitio onde se coloca a bala(de preferencia na espádua) e mesmo do calibre utilizado, o "porco" quase sempre "cai" à primeira. O trabalho dos cães , quanto a mim, o mais bonito e o mais importante é pôr a caça ao descoberto no terreno...Nessa materia, os Podengos são incansaveis e inesgotaveis sendo sempre seguidos pelos Dogos (cães de agarre) onde reside a maior parte da força. Muitas vezes é preciso ter algum cuidado pois pode-se atingir um cão indeliberadamente, é que embora este seja o primeiro a dar com o "porco" e não esteja disposto a larga-lo, o tempo e o espaço necessario para atingir o animal por vezes é muito reduzido.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta nov 10, 2004 4:16 pm

Obrigado Dogo por me ter esclarecido.
Responder

Voltar para “Cães”