Dogo argentino
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Obrigada, Dogo.
Muito interessante.
Sempre me perguntei o que fazia a teckel meia-leca do meu cunhado na caça ao javali e que processos são seguidos nessa caça.
A sua intervenção foi clara e sucinta.
Muito interessante.
Sempre me perguntei o que fazia a teckel meia-leca do meu cunhado na caça ao javali e que processos são seguidos nessa caça.
A sua intervenção foi clara e sucinta.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm
Obrigado, Dogo.
O meu pai as vezes tambem junta um grupo de amigos e tambem vão á caça do "porco", mas não levam cães, e ele custuma dizer que é um bocado perigoso se por exemplo o chumbo só acertar de raspão, porque depois eles é que passam a ser a presa.
Explica-me só mais uma coisa, segundo tu disses-te o tiro se for bem dado deverá acertar na espádua (isso é o ombro, não è?), o porco cai logo, não morre logo, mas cai. Então porque é que aquele homem que falas-te antes perdeu 7 cães numa manha? Deixou ir os cães lutar com o um javali de 170 kg, sem por o "porco" em desvantagem?
è que acho que um cão não tem hipotese nenhuma com o javali se este não estiver ferido, ou tem?
O meu pai as vezes tambem junta um grupo de amigos e tambem vão á caça do "porco", mas não levam cães, e ele custuma dizer que é um bocado perigoso se por exemplo o chumbo só acertar de raspão, porque depois eles é que passam a ser a presa.
Explica-me só mais uma coisa, segundo tu disses-te o tiro se for bem dado deverá acertar na espádua (isso é o ombro, não è?), o porco cai logo, não morre logo, mas cai. Então porque é que aquele homem que falas-te antes perdeu 7 cães numa manha? Deixou ir os cães lutar com o um javali de 170 kg, sem por o "porco" em desvantagem?
è que acho que um cão não tem hipotese nenhuma com o javali se este não estiver ferido, ou tem?
Ora VivaTomi Escreveu: Obrigado, Dogo.
O seu pai tem razão não porque o "porco" assim o queira mas porque na maior parte das vezes nós estamos no seu caminho....Agora, muita ATENÇÃO se for uma femea com os seus bacorinhos pois ela aí tudo fará para os proteger (mas penso que só gente muito mal formada estará disposta a atingir um bacorinho ou uma mãe que irá deixar as suas crias sem alimento e à mercê de outros predadores).
Quando se diz "chumbo só acertar de raspão" é porque se caça com cartucho (muitas vezes zagalote) e caçadeira o que é muito perigoso e é expressamente proibido. Para caçar javalis e se só tem uma caçadeira deve apenas utilizar o chamado cartucho de bala (um unico projectil) ou então uma carabina de caça grossa com o calibre apropriado (quanto a mim a melhor opção). É que atirando com um só projectil ou se acerta ou não se acerta , não há meio termo, muito menos "raspoes".
Pode de facto não acertar num ponto vital mas muitas vezes é a propria "onda de choque" provocada pelo projectil que o abate imediatamente.
Penso que isto responde à sua pergunta ou seja pela experiencia que tenho no terreno , estou perfeitamente convencido que um, dois, três ou mesmo cinco Dogos não param um "porco" de medio peso a menos que já esteja muito ferido.
Para terminar resta-me dizer-lhe que é correcto o que diz, espádua é a zona em redor do ombro que vai apanhar os orgãos mais vitais (coração, pulmões).
O cerebro tambem o é mas nunca se atira para a cabeça pois os dentes constituem o seu trofeu
Bem cheguei tarde para responder á action girl mas foi respondido e bem !
ó Pedro você está a estragar o dia a muita gente então tanta gente convencida que um dogo era capaz de matar um leão e você sai-se com essa ! concerteza que amanhã alguns Vão andar mais calados na escola
em relação a quem disse que se pode dizer dogue ñ concordo o dogo é argentino a lingua oficial é p castelhano logo o nome correcto é dogo e mais nada !
mas já agora para quem ñ sabe tb informo que existem muitos veados alem em Portugal e que em muitos sitios se estão a tornar numa verdadeira epidemia . antes que alguem pense que só existem nos filmes
Nelson Antunes
ó Pedro você está a estragar o dia a muita gente então tanta gente convencida que um dogo era capaz de matar um leão e você sai-se com essa ! concerteza que amanhã alguns Vão andar mais calados na escola

em relação a quem disse que se pode dizer dogue ñ concordo o dogo é argentino a lingua oficial é p castelhano logo o nome correcto é dogo e mais nada !
mas já agora para quem ñ sabe tb informo que existem muitos veados alem em Portugal e que em muitos sitios se estão a tornar numa verdadeira epidemia . antes que alguem pense que só existem nos filmes

Nelson Antunes
-
- Membro
- Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm
Boas
Fui eu quem disse que também é correcto dizer Dogue. Disse isto porque para além de ver escrito das duas maneiras (Dogo e Dogue) no registo de LOP do Clube Português de Canicultura do meu cão está escrito Dogue Argentino. Provavelmente foi um "aportuguesamento" do nome da raça, assim como outras têm um nome originário diferente daquele que nós conhecemos.
Assim sendo continuo convicta de que não está errado escrever "Dogue".
Beijinhos
Patrícia Rochezoire
Fui eu quem disse que também é correcto dizer Dogue. Disse isto porque para além de ver escrito das duas maneiras (Dogo e Dogue) no registo de LOP do Clube Português de Canicultura do meu cão está escrito Dogue Argentino. Provavelmente foi um "aportuguesamento" do nome da raça, assim como outras têm um nome originário diferente daquele que nós conhecemos.
Assim sendo continuo convicta de que não está errado escrever "Dogue".
Beijinhos
Patrícia Rochezoire
Depende, ocorre muito aqui de encontrarmos leoes baios com defeitos na pelagem como as manchas de filhotes em animais adultos, e eses sçao achamados de jaguar, pelomenos é o que já ouvi.CindelP Escreveu:Citando La Verdadera Historia del Dogo Argentino, de Agustín Nores Martínez. (irmão de Antonio Martinez)Nebulosa Escreveu: Na verdade a Verdadeira ecencia do dogo "argentino" é caçar jaguares mais conhecidos aqui como leoes baios ou pumas, mas infelizmente também já foi usado para a rinha.
São bons caes de guarda, ele é controlavel, tem uma boa indole, alguns anos atraz brinquei com um que tava passeando numa pracinha, ele foi muito dócil comigo, seria uma raça que eu teria pela indole.
It was during that time when my brother Antonio developed the idea of creating, via the crossbreeding of various existing breeds -finally they were 10, as we will see further on- a strain of dogs capable of hunting in our farmlands and woods, capable of racing towards the quarry and killing it, or at least catching it till the arrival of the hunter. This idea appeared mainly due to the failure of many European hounds which, by the nature of our very vast lands, the size and strength of our wild boar, and other reasons which I explain in detail in my other book El Dogo Argentino, were not up to the task.
E só por curiosidade, o jaguar é uma especie completamente distinta do puma.neblu Escreveu:jaguares mais conhecidos aqui como leoes baios ou pumas
Saudações,
Nanci
leoes baios são os que tem a pelagem mais clara, e as manchas da cara não são tão pretas como a de um puma normal, e o puma é o que já conhecem.
sempre me disseram que ele foi criado para caçar jaguares, inclusive em muitas enciclopédias tem isso.
Dogo, obrigado por tudo.
Eu sou um apaixonado por Dogos e pela sua função de origem: a caça grossa. Costumo falar com muitos matilheiros mas não caço porque só gosto da caça sem armas de fogo (como na Argentina) e cá em Portugal desconheço que se pratique.
Dogo ou Dogue? Os dois nomes são igualmente válidos! O nome original posto na Argentina ( o seu país de origem) é Dogo mas a FCI passou o nome para Dogue, por isso considero valido usar os dois. Nos países de expressão espanhola diz-se sempre Dogo e tambem é o nome que mais gosto, pois é o original.
Esta raça é fantástica, mas não digam a ninguem para não se tornar cão da moda!
Eu sou um apaixonado por Dogos e pela sua função de origem: a caça grossa. Costumo falar com muitos matilheiros mas não caço porque só gosto da caça sem armas de fogo (como na Argentina) e cá em Portugal desconheço que se pratique.
Dogo ou Dogue? Os dois nomes são igualmente válidos! O nome original posto na Argentina ( o seu país de origem) é Dogo mas a FCI passou o nome para Dogue, por isso considero valido usar os dois. Nos países de expressão espanhola diz-se sempre Dogo e tambem é o nome que mais gosto, pois é o original.
Esta raça é fantástica, mas não digam a ninguem para não se tornar cão da moda!
Boas. Vale mais tarde do q nunca. Não podia deixar passar este post.
Sou "dono" de um Dogo Argentino, cão pelo qual me apaixonei desde o primeiro momento q o conheci. Chama-se Galiano Baruk dos Makuas e , roam-se de inveja, é o Makua mais lindo q existe
Tem 5 meses e meio e está (pesada na semana passada) com 28.8 kg.
É uma loucura de cão. Super meiguinho, super brincalhão, dá-se com todas as pessoas e até agora com todos os cães.
Enjoa a andar de carro e ladra aos outros cães qd os vê mas depois , aqd eles se encontram, é brincadeira até cansar (o q raramente acontece
)
É de facto um cão imponente e q impõe respeito mas os Dogos q eu conheço são meigos e deixam fazer tudo e mais alguma coisa. É verdade q são cães com carcater dominate para outros cães (entre machos principalmente) e são cães q não convêm, dado a sua força, descurar na educação. São teimosos e estão sempre a testar as nossas fraquezas por isso não podemos ceder. Temos q ser rigidos com eles mas isso não signifca violência.
O meu Baruk foi o "one dog show" na Fil onde, curioso, não ladrou uma unica vez a outros cães.
Se há cães perigosos definitivamente q os Dogos Argentinos NÃO O SÃO.
Quem quiser conhecer mais :
www.dogodosmakuas.com
Sou "dono" de um Dogo Argentino, cão pelo qual me apaixonei desde o primeiro momento q o conheci. Chama-se Galiano Baruk dos Makuas e , roam-se de inveja, é o Makua mais lindo q existe

Tem 5 meses e meio e está (pesada na semana passada) com 28.8 kg.
É uma loucura de cão. Super meiguinho, super brincalhão, dá-se com todas as pessoas e até agora com todos os cães.
Enjoa a andar de carro e ladra aos outros cães qd os vê mas depois , aqd eles se encontram, é brincadeira até cansar (o q raramente acontece

É de facto um cão imponente e q impõe respeito mas os Dogos q eu conheço são meigos e deixam fazer tudo e mais alguma coisa. É verdade q são cães com carcater dominate para outros cães (entre machos principalmente) e são cães q não convêm, dado a sua força, descurar na educação. São teimosos e estão sempre a testar as nossas fraquezas por isso não podemos ceder. Temos q ser rigidos com eles mas isso não signifca violência.
O meu Baruk foi o "one dog show" na Fil onde, curioso, não ladrou uma unica vez a outros cães.
Se há cães perigosos definitivamente q os Dogos Argentinos NÃO O SÃO.
Quem quiser conhecer mais :
www.dogodosmakuas.com
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Parabéns pelo tópico e pelas intervenções. E também pelas fotos, que estão fantásticas.
Semrpe achei o Dogo Argentino um cão fabuloso, quer pelo seu porte quer pela sua personalidade. É bom constatar que ainda não é uma raça completamente perdida, como outras que conhecemos!
Semrpe achei o Dogo Argentino um cão fabuloso, quer pelo seu porte quer pela sua personalidade. É bom constatar que ainda não é uma raça completamente perdida, como outras que conhecemos!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
Também acho.....ladyxzeus Escreveu: Parabéns pelo tópico e pelas intervenções. E também pelas fotos, que estão fantásticas.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
...Beeemmm...era uma hipótese...aisd escreveu:
Sempre me perguntei o que fazia a teckel meia-leca do meu cunhado na caça ao javali
Aisd, pensava que ela fosse o isco, não?

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>