Animais no Circo: Acabar com o Sofrimento deles, seria um Espectáculo!
NÃO VISITE Circos com Animais!
Proteste contra o uso de Tigres de Bengala e outros animais no Monumental Circo do Coliseu do Porto, em Dezembro próximo.
Envie a sua mensagem para o Coliseu do Porto, dando conta da sua indignação contra o uso de Tigres de Bengala e outros animais, no Monumental Circo do Coliseu do Porto, em Dezembro próximo.
O Monumental Circo do Coliseu do Porto anuncia, em: http://www.coliseudoporto.pt/monumental ... o_2004.htm
Que:
Nos seus espectáculos deste ano, entre 10 de Dezembro e 1 de Janeiro próximos, entre muitas actuações de diversos artistas humanos – que nada têm de condenável, antes pelo contrário – contará com uma exibição de Tigres de Bengala, para “provar a superioridade do Homem no domínio das feras”, como é anunciado neste site. Evidentemente, as actuações com Tigres de Bengala, ou com qualquer outro animal, são absolutamente inaceitáveis, pois resultam da manutenção destes animais em condições miseráveis, que põem em causa o seu bem-estar físico, além de lhes causarem stress, angústia, depressão e outros distúrbios comportamentais, como o canibalismo e a auto-mutilação, ao que acrescem os treinos e o condicionamento violentos.
Além destes animais e de uma exibição com “Gatos Amestrados”, anunciam-se “outras surpresas”, sendo de esperar que, lamentavelmente, incluam mais animais nas suas actuações.
Alerta de Protesto
Por favor, envie a seguinte mensagem de protesto, através de:
[email protected]
dirigida à Associação dos Amigos do Coliseu do Porto e à Administração do Coliseu do Porto, apelando a estas entidades para anularem todas as actuações com animais nos espectáculos do Monumental Circo do Coliseu do Porto:
**************** // ***************
Ex.mos Senhores,
Como cidadã/cidadão e como possível espectador/a de espectáculos circenses, é com profundo desagrado e pesar que registo a notícia de que, nos espectáculos do Monumental Circo do Coliseu do Porto, estão anunciadas actuações com Tigres de Bengala, além de outros animais. Choca-me especialmente este facto, também porque, neste anúncio, diz-se que a actuação destes animais serve para “provar a superioridade do Homem no domínio das feras”, afirmações que reputo de extremamente lamentáveis.
Os Tigres de Bengala são grandes felinos que, como o nome indica, deveriam viver em liberdade e tranquilos no seu habitat natural, ou seja, em Bengala – Índia, e não no Porto – Portugal, ou em qualquer outra parte do país. Estes Tigres, como quaisquer outros animais, não pertencem aos circos nem a qualquer outro tipo de exibição. Os animais usados nos circos são forçados a treinos e a condicionamento violentos, além de serem mantidos em condições miseráveis que os afectam gravemente a nível psicológico e emocional. Além de tudo isto, a dignidade dos animais, nos circos, é inaceitavelmente posta em causa, quando espectáculos de circo que tenham apenas a actuação de artistas humanos – como os que se integram na corrente circense do “Novo Circo”, que exclui categoricamente o uso de animais – são, esses sim, imensamente apreciáveis e dignos de aplauso e apoio.
Por estas razões, apelo a V. Ex.as que excluam dos espectáculos do Monumental Circo do Coliseu do Porto todas as actuações com animais – nomeadamente as actuações com os Tigres de Bengala – na certeza de que, se isso não acontecer, optarei por não visitar qualquer espectáculo deste circo – ou qualquer espectáculo no Coliseu do Porto – encorajando também todos os meus familiares, amigos e conhecidos a fazer o mesmo.
Confiando que V. Ex.as quererão corresponder a esta preocupação,
Com os melhores cumprimentos,
De V. Ex.as,
Nome:
Cidade, País:
E-mail:
**************** // ***************
Contra os Circos com Animais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
No ano passado assisti ao espectáculo do Monumental Circo não no Coliseu do Porto mas na Exponor, assisti porque tive bilhetes grátis e porque queria ter a noção da dimensão do espectáculo dos tigres de bengala.
Dentro da arena, os tigres de bengala não sofrem qualquer tipo de mau trato simplesmente limitam-se a passar uma argola de fogo e a saltar duma especie de bancos para outros.
Penso que os maus tratos surgem quando estes vão para os seus "aposentos" que são especies de jaulas com grades enormes viradas para os exterior em que as pessoas que passam na rua consigam ver. Não sei de que forma são alimentados nem do que se alimentam mas ja ouvi falar, que não é so este circo que alimenta os animais selvagens com burros, isto foi-me dito por um agricultor que vendeu o seu burro ja velho para servir de alimento a um leão.
Concordo que se faça este abaixo-assinado mas não só contra o Monumental Circo, ha varios circos muitos deles nomadas que andam de cidade em cidade e que tambem possuem animais selvagens tais como hipopotamos, lamas, camelos, elefantes , etc.
Aqui no Norte precisamente na Maia teve cá o Circo Merito que possui entre outros animais lamas, no local onde eles estavam ha uma parte abandonada que dá saida para uma auto-estrada, enquanto o circo esteve cá posso-vos dizer que era ver todas as manhas os lamas a pastarem livremente na zona inclusivé a passearem no meio da auto-estrada.
Penso que será muito dificil acabar com os animais no circo porque são eles que encantam, fascinam o publico.
Espero que dê frutos o protesto.
Dentro da arena, os tigres de bengala não sofrem qualquer tipo de mau trato simplesmente limitam-se a passar uma argola de fogo e a saltar duma especie de bancos para outros.
Penso que os maus tratos surgem quando estes vão para os seus "aposentos" que são especies de jaulas com grades enormes viradas para os exterior em que as pessoas que passam na rua consigam ver. Não sei de que forma são alimentados nem do que se alimentam mas ja ouvi falar, que não é so este circo que alimenta os animais selvagens com burros, isto foi-me dito por um agricultor que vendeu o seu burro ja velho para servir de alimento a um leão.
Concordo que se faça este abaixo-assinado mas não só contra o Monumental Circo, ha varios circos muitos deles nomadas que andam de cidade em cidade e que tambem possuem animais selvagens tais como hipopotamos, lamas, camelos, elefantes , etc.
Aqui no Norte precisamente na Maia teve cá o Circo Merito que possui entre outros animais lamas, no local onde eles estavam ha uma parte abandonada que dá saida para uma auto-estrada, enquanto o circo esteve cá posso-vos dizer que era ver todas as manhas os lamas a pastarem livremente na zona inclusivé a passearem no meio da auto-estrada.
Penso que será muito dificil acabar com os animais no circo porque são eles que encantam, fascinam o publico.
Espero que dê frutos o protesto.
Furões tinha o meu avô há mais de 40 anos como animal doméstico. Um deles ia sempre com ele para a caça dentro do bornal e respondia pelo nome.pifo Escreveu: Também furões e guaxinis são animais selvagens que, para mim, não deviam estar na nossa posse, mas concordo com o que foi dito.

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Está a confundir furão com toirão. O furão foi domesticado 500 anos antes do gato, segundo alguns estudos sobre ele.pifo Escreveu: Também furões e guaxinis são animais selvagens que, para mim, não deviam estar na nossa posse, mas concordo com o que foi dito.
MHZ
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Ok, MHZ e Fang!
Nada a contestar às vossas opiniões.
No entanto, penso que hoje em dia, os animais em questão são mais utilizados como animais de companhia do que utilizados numa função de caça e foi só isso que eu quis dizer.
Tal como a muita gente faz confusão cães em apartamentos, a mim faz-me espécie ter espécies 'selvagens' em apartamento.
Mas penso que na questão fundamental estamos todos de acordo, certo?
Cumps
Nada a contestar às vossas opiniões.
No entanto, penso que hoje em dia, os animais em questão são mais utilizados como animais de companhia do que utilizados numa função de caça e foi só isso que eu quis dizer.
Tal como a muita gente faz confusão cães em apartamentos, a mim faz-me espécie ter espécies 'selvagens' em apartamento.
Mas penso que na questão fundamental estamos todos de acordo, certo?

Cumps
Cumps 

Ainda hoje em dia detesto o circo acho que os animais são muito mal tratados, quando era criança lembro-me de as minhas amigas adorarem ir ao circo e eu detestava nunca gostei de ver os animais, naquelas condições.Hoje em dia que já tenho filhos acreditam que eu nunca os levei a nenhum circo?! Eles foram sim mas pela escola, cada pessoa tem o seu gosto e respeito a opinião de cada um, mas a minha é não gosto de ver os animais no circo morro de pena deles! Até à póxima e continuem a amar os animais, todos juntos fazemos uma grande força, se não formos nós adefendê-los com quem mais eles podem contar!? beijocas amigos e amigas até à próxima fiquem bem. 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
- Contacto:
Também detesto os circos com animais e palhaçõs(estes seres horríveis e sem piada nenhuma:p).Ver os animais ser tratados naquelas condições miseráveis...
Em 11 anos só fui 3 vezes ao circo e porque foi com o infantário...Acho que cá em casa ninguém gosta...

Em 11 anos só fui 3 vezes ao circo e porque foi com o infantário...Acho que cá em casa ninguém gosta...