Li ontem numa msg deste forum q se deve repreender o cão qd fazemos o comando "aqui" e ele não obedece imediatamente.
É a questão q mais dúvidas me suscita. Se por um lado não repreendermos o cão ele nunca vai saber q fez mal mas por outro lado se repreendermos o cão ele pode associar o vir ter connosco (ou seja o cumprimento do comando "aqui" ) à repreensão.
Tenho debatido isto com amigos e todos chegamos à conclusão q é de facto um dos comandos mais complicados para repreender em caso de não cumprimento.
Qual a vossa opnião?
Repreensão no "Aqui"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
- Contacto:
Por acaso também partilho dessa duvida.
Até agora a opção que uso é:
Quando este não obedece então vou buscá-lo e ai sim repreendo-o! Se este vier, mesmo não automaticamente, não o repreendo pois penso que associe o "vir ter comigo" a repreensão!
Até agora a opção que uso é:
Quando este não obedece então vou buscá-lo e ai sim repreendo-o! Se este vier, mesmo não automaticamente, não o repreendo pois penso que associe o "vir ter comigo" a repreensão!
-
- Membro
- Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm
Realmente é complicado aliás o meu cão só obedece à palavra "aqui" e "quieto") mas penso, pelo menos foi o que eu fiz com o meu cão, o Ruan, que temos que ser muito persistentes...muito mesmo...Eu digo "aqui" e ele vem, se não vier eu vou buscá-lo, coloco-o ao meu lado e digo "AQUI" mas só insisto na palavra duas ou três vezes porque senão ele vai associar que só tem de vir ter comigo depois de eu dizer 20 vezes "aqui"... :p
Muitas vezes ele fugia quando eu o ia buscar mas então uso a ordem "quieto" e fica tudo resolvido...Infelizmente ao ar livre e solto ele tem renitência em obedecer por isso quase nunca o solto
...até por causa dos outros cães...ele é pouco sociável com cães grandes (só com machos)...
Cumprimentos
Patrícia Rochezoire
Muitas vezes ele fugia quando eu o ia buscar mas então uso a ordem "quieto" e fica tudo resolvido...Infelizmente ao ar livre e solto ele tem renitência em obedecer por isso quase nunca o solto

Cumprimentos
Patrícia Rochezoire

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!!
Realmente essa ordem é das mais dificeis de ensinar num adestramento basico.
A melhor solução nem é repreender nem é deixar ficar...explicando...usem uma trela (corda) comprida de 5 ou 10 metros...deixem o cão andar à vontade...deixem-no cheirar as coisas...é um grand erro estarmos sempre a puxar o cão quando ele está a investigar algo, depois com um tom alto digam a ordem que querem no meu caso "JUNTO" se ele não vier à primera, deam um puxão na corda/trela puxando-o para vós.... repitam isto varias vezes...e ele aprende acreditem!!
Abraços
Arcanjo
Realmente essa ordem é das mais dificeis de ensinar num adestramento basico.
A melhor solução nem é repreender nem é deixar ficar...explicando...usem uma trela (corda) comprida de 5 ou 10 metros...deixem o cão andar à vontade...deixem-no cheirar as coisas...é um grand erro estarmos sempre a puxar o cão quando ele está a investigar algo, depois com um tom alto digam a ordem que querem no meu caso "JUNTO" se ele não vier à primera, deam um puxão na corda/trela puxando-o para vós.... repitam isto varias vezes...e ele aprende acreditem!!
Abraços
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Melhor explicado do que neste site, é impossível
:
http://www.amigodorottweiler.com
Leiam em "ADESTRAMENTO", os subtemas "regras" e "Conselhos" ( é dentro dos "Conselhos" que explica como ensinar o comando, mas ler as "Regras" é muito interessante também).
Melhor explicado do que neste site, é impossível

http://www.amigodorottweiler.com
Leiam em "ADESTRAMENTO", os subtemas "regras" e "Conselhos" ( é dentro dos "Conselhos" que explica como ensinar o comando, mas ler as "Regras" é muito interessante também).
Usar estímulos positivos, premiar o cão com festas, com comida, com um brinquedo, etc. quando o cão obedece também ajuda.
Pessoalmente também acho que o comando é dos mais falíveis quando se trata de cachorros. Fazer um cachorro obedecer ao comado aqui quando está, por exemplo, no meio de uma brincadeira com outro cão não é nada fácil. Persistência e paciência são as palavras-chave.
Com a minha cadela, só fiquei satisfeito com os resultados depois de ela passar +- o ano de idade.
Pessoalmente também acho que o comando é dos mais falíveis quando se trata de cachorros. Fazer um cachorro obedecer ao comado aqui quando está, por exemplo, no meio de uma brincadeira com outro cão não é nada fácil. Persistência e paciência são as palavras-chave.
Com a minha cadela, só fiquei satisfeito com os resultados depois de ela passar +- o ano de idade.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Cada um lá tera os seus metodos! Desde que resultem para mim são todos válidos.
Eu tb tive problemas aí. Também estava na duvida, não em repreender mas em recompensar, porque eu agora ando com esta "seita" nova.
Eu lá entendia que só a devia recompensar qd ela viesse imediatamente! Claro q ela nunca vinha...ou seja e aí punha-se o meu dilema, se n a recompenso e se n a repreendo como é que ela sabe o que significa a minha ordem?
Em conversa, com o meu "mestre"
descobri que se deve de fazer uma grande festa sempre q eles vêm, nem que seja passado 5 min, mas qd vêm devemos sempre de os recompensar bastante para eles saberem que vir ter conosco é a melhor coisa do mundo, melhor q os cheirinhos e melhor q brincar com outros cães.
Até agora...está a resultar.
Eu tb tive problemas aí. Também estava na duvida, não em repreender mas em recompensar, porque eu agora ando com esta "seita" nova.

Eu lá entendia que só a devia recompensar qd ela viesse imediatamente! Claro q ela nunca vinha...ou seja e aí punha-se o meu dilema, se n a recompenso e se n a repreendo como é que ela sabe o que significa a minha ordem?
Em conversa, com o meu "mestre"

Até agora...está a resultar.

Está tudo dito... se o cão não vem à ordem então é porque não foi ensinado ainda, e se ainda não foi ensinado, ainda devia estar com a trela.Arcanjo Escreveu: A melhor solução nem é repreender nem é deixar ficar...explicando...usem uma trela (corda) comprida de 5 ou 10 metros...deixem o cão andar à vontade...deixem-no cheirar as coisas...é um grand erro estarmos sempre a puxar o cão quando ele está a investigar algo, depois com um tom alto digam a ordem que querem no meu caso "JUNTO" se ele não vier à primera, deam um puxão na corda/trela puxando-o para vós.... repitam isto varias vezes...e ele aprende acreditem!!