Ok, fixei, Livestock Guardian Dog.
O Lobo e o Cão de Gado em Portugal - Parceiros na Sobrevivência
Moderador: mcerqueira
Gosto destas teorias, gosto mesmo. Dos LGS e afins. E gosto tambem da resistencia em aceitar o obvio: que são os lobos a dizimar rebanhos inteiros!
LGD que nunca na vida viram um lobo que vão eles conseguir guardar?
Que introduzam lobos, optimo, mas criem cercados onde possam andar onde não perturbem ninguem... melhor dizendo, que não perturbem os outros porque a maioria é apenas turista.
Tiago
LGD que nunca na vida viram um lobo que vão eles conseguir guardar?
Que introduzam lobos, optimo, mas criem cercados onde possam andar onde não perturbem ninguem... melhor dizendo, que não perturbem os outros porque a maioria é apenas turista.
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
TiagoFAbarm Escreveu: Introduzem o lobo e não se lembram da implicação a nivel das comunidades locais.
Quem é que introduz lobos???
Em cerca de 20 anos que ando nestas andanças e nunca dei conta de introdução de lobos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Sim, lobos dizimam rebanhos inteiros. Mas o mais engraçado é que 50% ou mais se deve a ataques de cães (ao fim ao cabo também são lobos né?).FAbarm Escreveu: Gosto destas teorias, gosto mesmo. Dos LGS e afins. E gosto tambem da resistencia em aceitar o obvio: que são os lobos a dizimar rebanhos inteiros!
LGD que nunca na vida viram um lobo que vão eles conseguir guardar?
Que introduzam lobos, optimo, mas criem cercados onde possam andar onde não perturbem ninguem... melhor dizendo, que não perturbem os outros porque a maioria é apenas turista.
Tiago
Com o ultimo paragrafo, desculpa lá, mas estou
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Prmeiro é teoria dos LGDs, não LGSFAbarm Escreveu: Gosto destas teorias, gosto mesmo. Dos LGS e afins. E gosto tambem da resistencia em aceitar o obvio: que são os lobos a dizimar rebanhos inteiros!
LGD que nunca na vida viram um lobo que vão eles conseguir guardar?
Que introduzam lobos, optimo, mas criem cercados onde possam andar onde não perturbem ninguem... melhor dizendo, que não perturbem os outros porque a maioria é apenas turista.
Tiago
Segundo, há um pequena coisa chamada instinto. Há ainda outra coisa chamada instinto de guarda, ou seja, guarda de tudo o que seja deixado à sua guarda.
E pessoalmente não vejo porque razão têm que ver lobos ... o lobo é um cão. Para um cão de guarda, lobo é igual a cão ... nem mais nem menos. De tal maneira que os bons LGDs guardam perante humanos, cães, lobos, gambusinos ...
Agora, se por alguma razão teimam em usar cães pouco funcionais e demasiado pesados ....
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Boas Francisco,fang Escreveu:Quem é que introduz lobos???
Em cerca de 20 anos que ando nestas andanças e nunca dei conta de introdução de lobos.
Pessoalmente tambem não sei nada disso. Mais, que eu saiba, recentemente nunca foi introduzido nem solto nenhum lobo em Portugal.
MDogster,
LGD são Livestock guardian dogs, ou seja, cães de guarda a rebanhos. Existem de vários tipos e com varias metodologias. Os mais usados internacionalmente são o Anatolian e o Montanha dos Pirineus. Mais recentemente têm sido usados com sucesso tb os Abruzesses e os Tatras.
Atenção, não confundir com os sheepdog, como por exemplo o pastor alemao ou o border collie, já que não têm nada a ver!
Boa noite,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
gary
- Membro Veterano
- Mensagens: 1541
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
- Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel
Olá
Não temos duvidas de que o lugar do lobo é nos montes a monte.
Não temos duvidas de que antes de nós os gajos já cá andavam.
Não temos duvidas de que de que o Homem cada vez mais ocupa mais território, embora a desertificação do interior seja cada vez maior e mais preocupante.
Não temos duvidas que os marmanjos comem as ovelhinhas e outros mimos.
Não temos duvidas de que se as ovelhinhas fossem nossas acabariamos por dar caça ao bom do lobo, sobrevivencia é sobrevivencia.
Não temos duvidas que ICP indmeniza os pastores das perdas causadas pelos lobos.
Não temos duvidas, antes temos certezas, que os gajos pagam mal e a más horas, sem retroactivos ou juros de mora.
Não temos duvidas de que para os pastores são sempre os lobos que matam as ovelhinhas, mesmo que sejam cães assilvetrados.
Não seria mais simples se, quando pensam repovoar uma dada região ou proteger uma espécie, primeiro disponibilizassem verbas para repovoar essas mesmas regiões de alimentos em abundância necessária para que essas mesmas espécies se fixem sem lixar, muito, as ovelhinhas do ti pastor?
E ninguém duvida ,que se pelo menos os gajos pagassem, em tempo útil, os estragos que os lobos, ou não, fazem aos rebanhos, teriam uma população, embora muito dependente, ganha para colaborar com a melhor das vontades nesses projectos.
Se fazemso isso com as reservas associativas, qual é o problema?
Não bastam os territórios para as espécies se fixarem, a despensa é, também, de primodial importância.
Vamos lá a fazer uma recolha de coelhos e outros animalejos para facilitar a vida ao bom do lobo, ate´porque onde há lobos há sempre um capuchinho vermelho à nossa espera.
Penso eu de que...
Não temos duvidas de que o lugar do lobo é nos montes a monte.
Não temos duvidas de que antes de nós os gajos já cá andavam.
Não temos duvidas de que de que o Homem cada vez mais ocupa mais território, embora a desertificação do interior seja cada vez maior e mais preocupante.
Não temos duvidas que os marmanjos comem as ovelhinhas e outros mimos.
Não temos duvidas de que se as ovelhinhas fossem nossas acabariamos por dar caça ao bom do lobo, sobrevivencia é sobrevivencia.
Não temos duvidas que ICP indmeniza os pastores das perdas causadas pelos lobos.
Não temos duvidas, antes temos certezas, que os gajos pagam mal e a más horas, sem retroactivos ou juros de mora.
Não temos duvidas de que para os pastores são sempre os lobos que matam as ovelhinhas, mesmo que sejam cães assilvetrados.
Não seria mais simples se, quando pensam repovoar uma dada região ou proteger uma espécie, primeiro disponibilizassem verbas para repovoar essas mesmas regiões de alimentos em abundância necessária para que essas mesmas espécies se fixem sem lixar, muito, as ovelhinhas do ti pastor?
E ninguém duvida ,que se pelo menos os gajos pagassem, em tempo útil, os estragos que os lobos, ou não, fazem aos rebanhos, teriam uma população, embora muito dependente, ganha para colaborar com a melhor das vontades nesses projectos.
Se fazemso isso com as reservas associativas, qual é o problema?
Não bastam os territórios para as espécies se fixarem, a despensa é, também, de primodial importância.
Vamos lá a fazer uma recolha de coelhos e outros animalejos para facilitar a vida ao bom do lobo, ate´porque onde há lobos há sempre um capuchinho vermelho à nossa espera.
Penso eu de que...
Um abraço
Vai ao Parque Nacional do Douro Internacional. Alias foi noticia há bem pouco tempo de todas as televisões.fang Escreveu:TiagoFAbarm Escreveu: Introduzem o lobo e não se lembram da implicação a nivel das comunidades locais.![]()
![]()
![]()
Quem é que introduz lobos???
Em cerca de 20 anos que ando nestas andanças e nunca dei conta de introdução de lobos.
Bom fim de semana
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Precisamente. O problema é mesmo este. As ultimas indeminizações foram pagas com 3 anos de atraso e ninguem esta para suportar lobos do seu bolso.gary Escreveu: E ninguém duvida ,que se pelo menos os gajos pagassem, em tempo útil, os estragos que os lobos, ou não, fazem aos rebanhos, teriam uma população, embora muito dependente, ganha para colaborar com a melhor das vontades nesses projectos.
São lobos muito bem identificados.gary Escreveu:Não temos duvidas de que para os pastores são sempre os lobos que matam as ovelhinhas, mesmo que sejam cães assilvetrados
Cumprimentos
Tiago
Última edição por FAbarm em sábado nov 13, 2004 12:23 am, editado 1 vez no total.
A forma é a imagem plástica da função
-
Vanadis
- Membro Veterano
- Mensagens: 784
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
- Localização: piris, cães
FAbarm Escreveu:Vai ao Parque Nacional do Douro Internacional. Alias foi noticia há bem pouco tempo de todas as televisões.fang Escreveu:TiagoFAbarm Escreveu: Introduzem o lobo e não se lembram da implicação a nivel das comunidades locais.![]()
![]()
![]()
Quem é que introduz lobos???
Em cerca de 20 anos que ando nestas andanças e nunca dei conta de introdução de lobos.
Bom fim de semana
Tiago
Tão, vai-se embora sem desenvolver? Assim não vale!
OláCindelP Escreveu:Prmeiro é teoria dos LGDs, não LGSFAbarm Escreveu: Gosto destas teorias, gosto mesmo. Dos LGS e afins. E gosto tambem da resistencia em aceitar o obvio: que são os lobos a dizimar rebanhos inteiros!
LGD que nunca na vida viram um lobo que vão eles conseguir guardar?
Que introduzam lobos, optimo, mas criem cercados onde possam andar onde não perturbem ninguem... melhor dizendo, que não perturbem os outros porque a maioria é apenas turista.
Tiago
Segundo, há um pequena coisa chamada instinto. Há ainda outra coisa chamada instinto de guarda, ou seja, guarda de tudo o que seja deixado à sua guarda.
E pessoalmente não vejo porque razão têm que ver lobos ... o lobo é um cão. Para um cão de guarda, lobo é igual a cão ... nem mais nem menos. De tal maneira que os bons LGDs guardam perante humanos, cães, lobos, gambusinos ...
Agora, se por alguma razão teimam em usar cães pouco funcionais e demasiado pesados ....
Nanci
Desculpa mas não concordo contigo. Lobo é lobo e cão é cão... por essa analogia leão era gato.
As tecnicas de guarda contra determinado invasor neste caso o lobo, foram-se perdendo ao longo dos tempos, uma vez que apesar de sempre terem existido são agora m maior numero.
Tambem ficas a saber que se for possivel ao lobo matar um cão , para se alimentar, não tem pejo nenhum em faze-lo.
Os LGD em questão sempre foram eficazes ao longo dos tempos, carecem para mim como qualquer outra raça, de uma ameaça maior, para desenvolverem as tais tecnicas de defesa de forma mais eficaz.
Não te esqueças, isto não são livros lidos... é conversa com pastores.
Bj
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Nem mais, mas um cão de parar tem uma abordagem diferente da presa de um terrierVanadis Escreveu: Na verdade, cão é lobo...![]()
Tiago
Última edição por FAbarm em sábado nov 13, 2004 12:42 am, editado 1 vez no total.
A forma é a imagem plástica da função
Será?FAbarm Escreveu:Desculpa mas não concordo contigo. Lobo é lobo e cão é cão... por essa analogia leão era gato.
É simples, basta por um cão frente a um lobo e teremos a prova dos nove.. O cão irá actuar perante o lobo, como se de outro cão se tratasse. Tão simples quanto a isso.
E para provar igualmente a polivalencia dos LGDs tv fosse interessante saber que desde 1995 que uma reserva natural da Africa fornece aos pastores indigeneas cães da raça Anatolian para protegerem os rebanhos das chitas. Isto inserido num programa de recuperação de chitas.
É muito simples o metodo dos LGDs : actuam perante qualquer ameaça, seja pessoa, seja lobo, seja cães, seja pessoa ... Desde que coloque em perigo o rebanho, lá estão eles.
E?FAbarm Escreveu:Tambem ficas a saber que se for possivel ao lobo matar um cão , para se alimentar, não tem pejo nenhum em faze-lo.
E talvez fosse boa ideia tambem se informem junto de pessoas que trabalham com verdadeiros LGDs. Por exemplo, já viram os cães que usam nessa famoso parque? Algo pesados para o trabalho, não? E dps queixam.se ...FAbarm Escreveu:Não te esqueças, isto não são livros lidos... é conversa com pastores.
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!