Boas, não resisto a meter a colherada... a experiência não prova que o caracter de um animal é genético. A discussão sobre instinto vs. educação é longa e (infelizmente) ainda não terminada.CindelP Escreveu: Já tinha conhecimento dessa estudo/experiência com essas raposas, mas continua a ser algo fascinante, mostrando por um lado que o caracter de um animal é genético ( instinto) mas que por outro lado eles adaptam-se ao meio onde vivem - sobrevivência do mais apto ( é claro que neste caso em função da sua utilidade para o Homem).
Existe uma segunda explicação para a alteração do comportamento dos animais da experiência. Esta baseia-se na educação, à medida que novas gerações vão surgindo os "pais" educam os filhotes no comportamento que ele próprios tem. Ou seja, quando uma mãe descobriu que ao latir lhe é dado comida irá ensinar esse comportamento aos filhotes. Desta forma algumas das crias irão "herdar" essa forma de agir.
Em relação à alteração fisiológica que as raposos sofreram é preciso lembrar que as raposas iam sendo eliminadas, logo é perfeitamente admissível que o banco de genes fosse sendo reduzido.
Nuria, eu ia dizer que realmente não concordo nada com essa redução a dois animais domésticos, mas acho que o fang já disse tudo o que eu ia a dizer...