Dogo argentino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

sexta nov 12, 2004 2:41 pm

Olá,
Tenho um colega meu, que tem um Dogo, e uma vez fui dar uma volta com ele e imaginem chega um senhor ao pé de mim e diz: "a menina não sabe tratar do seu cão, nunca vi um dalmata tão gordo."
Fiquei parva.Um Dalmata?????? Um Dalmata?????? Por favor.
Mas tambem n~em tentei explicar, por o senhor virou-me as cotas sempre a mandar vir que não devia ter cães porque não sabia tratar deles.

Enfim. :roll:

Susana
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

sexta nov 12, 2004 2:44 pm

Essa do Dalmata está demais :lol: :lol: :lol:
Tomi
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 2:48 pm

Pois parece anedota mas não é. Mesmo verdade.
baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

sexta nov 12, 2004 3:15 pm

Normalmente quando me perguntam se é um PIT eu respondo não, é um Dalmata sem Pintas, já estou tão farto desta abordagens que já n~em tenho paciência para explicar a todas as pessoas.

:evil:
baggio
Membro

sexta nov 12, 2004 3:22 pm

Aqui vão mais umas do meu Doggy!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 12, 2004 9:50 pm

Tópicos que convém relembrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
baggio
Membro

segunda nov 15, 2004 1:03 pm

Mais umas fotos do meu canito quando tinha 7 meses:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda nov 15, 2004 1:07 pm

Coisas mais lindas :D ;)
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda nov 15, 2004 1:10 pm

Coisas mais lindas :D ;)
Tomi
Membro Veterano

segunda nov 15, 2004 2:12 pm

Olá,

então Baggio, cuidado, já me inundou o pc com tanta baba. ;)
Que dono babado!
Como todos os donos deviam ser. Babados.

:)

Susana
baggio
Membro

segunda nov 15, 2004 2:21 pm

Pois é, o amor tem destas coisas!!!
;) ;) ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda nov 15, 2004 2:53 pm

Hehe, essa de ser um Dalmata sem pintas está boa. :lol: ;)

Na verdade tretas dessas estão na ordem do dia, ainda ontem á noite um tipa por quem passei na rua dizia ao marido que o Husky da amiga dela era como o meu, só que menos peludo. :o

Enfim, eu tenho um Malamute do alaska, mas prontos, eu nem ligo, a maioria dos cromos acha que é um Husky, pois que achem, quero lá saber, não estou para gastar o meu latim com cabeças duras. :x

:)
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

segunda nov 15, 2004 3:11 pm

Estou a intevir por causa de algumas coisas que foram ditas entre a confusão entre o dogo e o Pit.
Realmente se houve alguma raça que perdeu por causa destas confusões foi o Pit Bull, e passo a explicar:
Até hoje sempre que houve um ataque de um dogo a uma pessoa ele foi noticiado como um ataque de Pit Bull, esta é uma das raças que as pessoas confundem com o Pit e que leva a que a imprensa atribua certos ataques à raça American Pit Bull Terrier. Se calhar os mais atentos, à polémica das raças perigosas, lembram-se, que há vários anos em Espanha houve um ataque terrivel de um cão a uma criança na via pública, a cena foi tão terrivel que fez as primeiras páginas dos jornais, pois o cão práticamente degolara a criança, aliás o titulo de um jornal foi mesmo a referência a um Pit Bull que degolara uma criança. Em todos os jornais os titulos referiam-se ao cão como um Pit Bull. Nada mais errado, o cão em causa era um Dogo Argentino, o seu dono um irresponsável que adorava que o seu dogo e o seu boxer branco atacassem as pessoas, este marginal tinha muitos problemas com os vizinhos e atissava-lhes os cães, já havia muitas histórias de problemas com este indivíduo na vizinhança....
Mas só chamei para aqui esta história como um exemplo de um caso entre alguns em que os pits levaram com as culpas que recaíriam sobre os dogos não fossem as pessoas serem burras e confundir as raças, por isso não fiquem tão indignados quando confundem o vosso dogo com um Pit porque essa confusão já serviu para salvar a imagem do dogo em deterimento da imagem do Pit.

Será que o dogo é assim tão diferente do Pit. Será que já viram algum pit branco, é que até são bastantes parecidos, para a pessoa normal, e tendo em conta que o dogo vem de cães de luta no seu forte (cães de cordoba) e que está selecionado pra caça grossa, e o pit é o cão de luta por excelência mas não só, também era e é ainda hoje usado em caça grossa(apesar do seu pouco tamanho, o pit ,nos territórios do norte dos EUA foi usado para a caça ao urso, e olhem que um urso destes é bem pior que um javali ou um puma) é muito normal existirem algumas semelhanças nas raças, que até partilham uma mesma função.
Realmente há uma grande diferença entre um Pit branco e um Dogo, o tamanho, um dogo é dois de um Pit em altura, mas lembrem-se para um leigo , acham que quando um leigo pensa num pit bull imagina um cão com 25Kg, ou será que um leigo quando pensa num Pit, por causa das histórias todas que houve não irá imediatamente associar a um cão grande como o dogo. Se vocês puserem um Pit ao lado de um dogo na rua a reação das pessoas vai ser que o dogo é que é o verdadeiro pit, assim grande e com um fisico que para aqueles leigos é que lhe permitirá ser o cão demónio que foi plantado no seu imaginário. Isto já me aconteceu, estava eu com um Pit meu na rua com um amigo que tem um presa canário lindíssimo e as pessoas passavam e diziam que o meu pit era muito bonito mas o do meu colega é que era um mesmo a sério, e olhem que nem valia a pena desdize-las porque pensavam que eu é que estava enganado( e olhem que entre um presa canário e um Pit há mais diferença que entre um dogo e um Pit).

Concluindo o Dogo Argentino e o Pit Bull são duas raças diferentes, eu gosto imenso das duas, para mim são as duas únicas raças que alguma vez terei por escolha minha, agora fico triste quando vejo comentários prejurativos em relação ao Pit por parte de donos de dogos, que pelo que dizem nem sabem o que é um Pit Bull a sério, nem base têm para se referir ao seu temparamento, quando se desconhece uma raça não se deve desdenha-la
baggio
Membro

segunda nov 15, 2004 4:36 pm

Caro FallenAngel,
discordo por completo da sua opinião.

1º - Sem menosprezar o Pit Bull , como deve ser do seu conhecimento, PitBull ainda não é reconhecida como Raça em alguns Páises, um deles é Portugal.

2º - Se alguma vez houver um ataque a seres humanos ou outros animais com Dogos Argentinos, gostava que eles fossem identificados como Dogos Argentinos e não como Pit Bull, acho que não está certo esta ou aquela raça serem beneficiadas pelo simples facto de serem confundidas. Mal ou bem se existem leis estas são para ser cumpridas e não pelo facto de falar-mos de animais que lhes devemos dar menos importância ou rigor. Doa a quem doer.

3º - Como conhecedor nato da raça Dogo Argentino e do Pitbull e fazendo menção à sua opinião "...já viram algum PitBull branco?Será que eles são assim tão diferentes?..."
SIM são, são muito diferentes, tanto morfológicamente como temperamentalmente são muito diferentes. Um Dogo Argentino Macho em média pesa cerca de 50 kg, com cerca de 60 a 65 cm àcruz, um Pitbull em média poderá atingir 35, 40 no máximo e já estou a exagerar. Embora o corte de orelhas seja completamente diferente na minha opinião, este é o único factor que leva as pessoas a confundirem as raças. Já para não falar da sua essência, certamente sabe que o Dogo foi seleccionado para caça grossa. Se falassemos de parencenças por causa das orelhas, Dogos com Orelhas compridas provavelmente seriam confundidos com labradores brancos, se existissem.

Ambos, Dogo e Pit , são muito temperamentais, mas não confundamos as coisas, se o Pitull tem fama por alguma razão é...acredito que uma vez ou outra o Dogo tenha sido confundido com um Pitbull, mas são casos esporádicos, e não são esses caso esporádicos que dengridem esta ou aquela raça.

Os cães são a imagem dos donos, sejam eles Dogos ou Pits, agora caro FallenAngel se tem um PIT, não sei se tem, ou se conhece bem essa "raça" por amor de Deus não diga que são parecidos, pois isso denegride estas duas "raças". Cada raça é uma raça, não vamos facilitar! Se 2 coisas existem elass têm que ser chamadas pelos nomes , e é por isso que sempre irei lutar, seja a favor do DOGO ou a favor do PIT pois são ambos belos animais.

Desculpem se pareci um pouco agressivo nas minhas palavras, não é nada pessoal FallenAngel, mas defacto tocaste-me num ponto fraco.

Não quero com isto dizer que o DOGO é melhor ou pior que esta ou aquela raça, cada cão é um cão com melhores ou piores características, mas certemente que a essência do DOGO e quando esta raça foi concebida não foi para atacar pessoas, nem a selecção dos Dogos por parte dos criadores, nos tempos que correm é feita nesse sentido, já o Pitbull tenho certas dúvidas...não querendo afirmar nada pois não tenho conhecimento de causa. Já vi varias reportagens de criadores de Pits e Staffs, que valha-me Deus...jamias aquelas pessoa deviam ser chamadas de criadores...mas sim de destruidores, de um tipo de cão que eu tb goso muito ambora não seja fã e que um dia eu espero que venha a ser raça, o que significa por parte dos criadores existe um trabalho sério.

Grande abraço FallenAngel
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda nov 15, 2004 4:45 pm

baggio Escreveu: Não quero com isto dizer que o DOGO é melhor ou pior que esta ou aquela raça, cada cão é um cão com melhores ou piores características, mas certemente que a essência do DOGO e quando esta raça foi concebida não foi para atacar pessoas, nem a selecção dos Dogos por parte dos criadores, nos tempos que correm é feita nesse sentido, já o Pitbull tenho certas dúvidas...não querendo afirmar nada pois não tenho conhecimento de causa. Já vi varias reportagens de criadores de Pits e Staffs, que valha-me Deus...jamias aquelas pessoa deviam ser chamadas de criadores...mas sim de destruidores, de um tipo de cão que eu tb goso muito ambora não seja fã e que um dia eu espero que venha a ser raça, o que significa por parte dos criadores existe um trabalho sério.
Sabe o que se pode concluir, que o seu mundo acaba ali ao virar da esquina.

Cumprimentos

Tiago Fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”