Vacinas: Vet sem consenso?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JaneTaborda
Membro
Registado: quinta nov 20, 2003 2:42 am

domingo nov 14, 2004 9:31 pm

Agora tenho 4 gatos e...

... habitualmente tenho vacinado os meus gatos anualmente contra a Calicivírus/Herpes-Vírus e Tifo. Porém comprei um gato Exótico na PetFil que tem as mesmas vacinas em dia mas só volta a repetir a dose daqui por 2 anos, ou seja em 2006.

Como é possível que um Vet. diga para vacinar os gatos todos os anos e o Vet dos criadores tenha dito para vacinar (e consta do Boletim) só ao fim de 2 anos?

Outra questão...

Em relação à vacinação da FeLV todos meus gatos são vacinados anualmente depois de terem feito, obviamente os testes. Mas o gatinho que comprei, tem agora 6 meses, não tem essa vacina nem o teste.

Não era suposto estes gatos terem esta vacina uma vez que ao irem para eventos do género do da PetFil correm o risco de serem contagiados por outros animais?

:roll:

Já pensei que a periodicidade das vacinas pode ter a ver com a qualidade da vacina ou com a dose. Será?
JaneTaborda
Membro

domingo nov 14, 2004 11:57 pm

:?: :?: :?:

Já vi que, ou há poucos entendidos na matéria ou não vacinam os gatos ou está tudo a ver a Quinta das Celebridades.

:?: :?: :?: :?: :?:
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

segunda nov 15, 2004 4:52 pm

Boa tarde

De facto terá de aguardar pelas respostas de quem tem gatos dessa raça, pois pode ser que tenha influência, não sei.
Os meus gatos são os 3 srd. e o meu vet. dá vacina anual.

Já agora, também gostava de saber o porquê do critério diferente.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda nov 15, 2004 6:31 pm

Olá.
Como sei pouco mais que nada acerca de gatos, vou supor que isto é uma situação análoga à que acontece com cães.
O que se passa é que ao levar as vacinas, os animais formam anticorpos específicos para algumas doenças. Esses anticorpos terão uma maior ou menos "duração" conforme a vacina e o animal. Por isso, há quem opte por vacinar (cães, sempre cães) de três em três anos, de ano em ano ou de, uma vez por outra, mandar uma amostra de sangue para a FmV, para fazer a análise dos anitcorpos e saber se o bicho precisa de ser vacinado de novo.
Alguns veterinérios também se regem pelo prazo de validade das vacinas, mas esta parte eu também ainda não entendi muito bem. :oops:
Informe-se junto do seu veterinário se o procedimento para os gatos é semelhante.

De veterinário para veterinário a metodologia muda, conforme a que eles acham ser mais certa. O seu veterinário actual irá "adaptar-se" (ou pelo menos tentar) às acções do anterior, de forma a ter o melhor para o seu gatinho novo.
Espero t~e-la esclarecido um bocadinho. ;)
JaneTaborda
Membro

segunda nov 15, 2004 8:50 pm

Hoje falei com o "meu" Vet. acerca deste assunto. Ele achou estranho. Mas vai respeitar a decisão do outro de só vavinar o meu novo gato daqui por dois anos.

Também me disseram que a FIFE estipulou um prazo de 2 anos para vacinar os gatos mas os veterinários não acatam essas instruções enquanto não vier alguma coisa oficial da Ordem dos Veterinários.

Até agora foi o que consegui apurar.

Isto de vacinar os bichinhos só de 2 em 2 anos poupa-nos algumas croas. Mas o Vet também ganha menos. Não devem ser muito a favor desta medida, caso venha a confirmar-se.

Hoje desparasitei os meus gatos com Drontal. Tenho 4 gatos, comprei 6 comprimidos que custaram 18 euros, ou seja, 3 euros por cada um.
Este preço não é um pouco exagerado? Ou eu estarei fora dos preços?

No proximo mês se quiser que os meus 4 gatos estejam todos com as vacinas em dia, a Tricat e a FeLV, irei gastar 175 Euros.

Ora, eu imagino as pessoas que têm mais gatos.
Eu já tinha pensado adoptar mais dois gatos e comprar um Bengali mas assim é melhor pensar duas vezes.

Se houvesse mais alguém que me explicasse esta questão da vacinação, eu agradecia.

Agradeço os comentários já feitos. Poucos mas interessantes.

;)
ccsantos
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
Contacto:

terça nov 16, 2004 12:01 am

Eu tambem vacinava a minha gata anualmente, ou melhor ela tomou quando eu a adoptei Eurifel FELV, Leucorifelin - CH e Leucorifelin - P, passado um mês fez o reforço e o vet disse que deveria vacinar anualmente. Mas recentemente mudei de vet que lhe deu feligen CRP-Virbac que penso eu é para herpesvirose calicivirose e panleucopenia e disse que com esta vacina não havia necessidade de vacinar anualmente bastava de dois em dois anos.
JaneTaborda
Membro

terça nov 16, 2004 1:12 am

O que o meu Téory lecou foi também feligen CRP-Virbac, daí ser vacinado só daqui a 2 anos. ;)
JaneTaborda
Membro

sábado dez 11, 2004 12:31 am

A vet disse-me que a vacinação de 2 em 2 anos não é tão eficaz.

Continuamos na mesma uns dizem uma coisa outros dizem outra. :o
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

sábado dez 11, 2004 11:29 am

Olá bom dia,
segundo o Clube Português de Felinicultura

OS GATOS PARA PARTICIPAREM NAS EXPOSIÇÕES DEVERÃO ESTAR VACINADOS CONTRA A PANLEUCOPENIA E A CORIZA E OS REFORÇOS, PELO MENOS 15 DIAS ANTES DAS EXPOSIÇÕES.
OS REFORÇOS DEVEM SER EFECTUADOS DE DOIS EM DOIS ANOS ( 730 DIAS DE INTERVALO ) . ESTA ALTERAÇÃO QUANTO À REVACINAÇÃO DEVE-SE AO FACTO DE ,APÓS INVESTIGAÇÕES, VERIFICOU-SE QUE OS REFORÇOS QUANO DADOS NUM INTERVALO MENOR PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DOS GATOS.

como tal, talvez alguns vets estejam mais bem informados do que outros.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado dez 11, 2004 11:39 am

ruca_acur Escreveu: Olá bom dia,
segundo o Clube Português de Felinicultura

ESTA ALTERAÇÃO QUANTO À REVACINAÇÃO DEVE-SE AO FACTO DE ,APÓS INVESTIGAÇÕES, VERIFICOU-SE QUE OS REFORÇOS QUANO DADOS NUM INTERVALO MENOR PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DOS GATOS.como tal, talvez alguns vets estejam mais bem informados do que outros.
É uma grande irresponsabilidade da arte desse clube... só a DGV ou a OMV podem fazer essas afirmações.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ruca_acur
Membro

sábado dez 11, 2004 7:20 pm

Boa noite,
não inventei nada,é o que está no site do clube.
Agora quem determinou isso é que eu não sei.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado dez 11, 2004 8:54 pm

Não disse que forma alguma que você é responsável, a minha mensagem fala somente desse clube.. não têm competência para afirmaçõesssas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ruca_acur
Membro

sábado dez 11, 2004 11:53 pm

Mas por curiosidade até vou perguntar ao presidente do clube,uma vez que ele se encontra durante este fim de semana na Figueira da Foz.
JaneTaborda
Membro

domingo dez 12, 2004 8:59 pm

Mas afinal porque motivo uns vet vacinam só de 2 em 2 anos e outros todos os anos?

Continuo a achar que não há consenso.

E qual é a melhor vacina? A Pentofel, a Feligen RCP ou a Tricat?
Responder

Voltar para “Gatos”