Dúvidas sobre Chinchilas e Furões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
7even
Registado: quarta nov 17, 2004 10:52 pm

quarta nov 17, 2004 11:16 pm

Boa Noite a todos os verdadeiros amantes de animais!

Sempre fui um apaixonado por animais [irracionais, de preferência], e recentemente, tive uma "queda" por furões... Acho que são animais muito engraçados, e, tal como qualquer outro animal...requer bastantes cuidados.

Hoje passei numa pet-shop e vi umas chinchilas... Que animais tão fofos!! :oops:

Agora estou indeciso, e não sei qual dos dois animais será o mais indicado para mim.. Acima de tudo, gostaria que ele se sentisse como mais um membro da família, e não um "bicho da casa".

Quais são as principais diferenças entre um furão e uma chinchila?

Eu tive 2 hamsters durante 1 ano, mas depois acabaram por morrer de velhice. As chinchilas são hamsters em ponto grande? Quero dizer...serão tão inteligentes como os hamsters, apenas maiores?

Qual é o preço médio de ambos?

Agradeço antecipadamente as respostas.

Cumprimentos, Jorge Oliveira
Última edição por 7even em quinta nov 18, 2004 4:00 pm, editado 2 vezes no total.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta nov 18, 2004 12:25 am

Olá 7even:

Sobre furões, poderá consultar aqui na arca o fórum dos furões e ler este tópico: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11889

Mas tem que saber que os furões têm para já um inconveniente, é que são ilegais. Estamos a fazer todos os esforços para os legalizar como animais de companhia, poderá consultar o site do nosso Clube em:
www.furoes.org para mais informações.

MHZ
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quinta nov 18, 2004 9:27 am

Ola! ;)

Sobre os furões não me vou pronunciar porque pouco, ou nada, sei sobre eles...apenas sei que os acho lindossssssss de morrer...mas infelizmente não tenho condições para ter um...(

Em relação ás chinchilas...eu tenho um casal e cada dia que passa apaixono-me mais por aquelas fofuras.
Não tem nada a ver com um hamster em ponto grande. Dizem que as chinchilas são os roedores mais inteligentes de todos....se são os mais inteligentes não sei...mas que são MUITO inteligentes são! ;)
Eles, ao fim de um tempo, reconhecem o dono e basta ouvirem a tua voz para começarem aos saltos na gaiola.Perseguem-te pela casa e sabem ser verdadeiramente ternurentos e meigos...são simplesmente espectaculares...

Eu penso que a principal diferença entre eles é o tempo/espaço que queres/podes dedicar-lhe. A chinchila é um animal que tem que estar preso (pelo menos enquanto está sozinho senão roi tudo o que lhe aparece á frente...especialmente fios eléctricos ? ...) enquanto o furão pode ficar solto (penso eu... oops ). Tanto um como outro apreciam bastante a companhia humana...mas penso que o furão necessita mais disso que as chinchilas...

A nivel de preços: em relação aos furões não sei...mas as chinchilas podem variar entre os 30 e os 200 € (ou mais) conforme as mutações. Há mutações muito raras que para além de caras são muito dificeis de encontrar. Se optares por uma cinzenta standard...penso que junto de um criador já és capaz de arranjar por cerca de 30 €

Não sei se ajudei...mas podes dar uma vista de olhos neste site...do lado direito tens links que te levam a uma infinidade de sites sobre chinchilas e ficas logo elucidado em relação a estes magnificos animais...

www.chinchila.org

Loca
7even
Registado: quarta nov 17, 2004 10:52 pm

quinta nov 18, 2004 4:19 pm

MHZ, obrigado pela resposta. Já agora, informo-o que apesar de não ter um furão, já assinei a petição há vários dias. É tão absurdo que estes animais sejam....ilegais. Não faz qualquer sentido! A única ilegalidade deles é serem muito bonitos.

loca, agradeço imenso a sua resposta! Foi bastante esclarecedora... Acho que vou trazer para a família uma "chincha"... Talvez seja mais sensato, pois um furão requer mais cuidados, e uma casa preparada para eles.

É impossível olhar para uma chinchila e não ficar apaixonado...
Imagem
Imagem

Neste fim-de-semana, vou a uma loja saber os preços, e talvez já traga uma para casa. :D Espero que o preço não passe muito dos 30€...

Cumprimentos, Jorge Oliveira
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quinta nov 18, 2004 5:21 pm

Oi 7even... :)

Pois...e quando se começa é dificil parar...eu comecei por comprar 1 fêmea...já comprei um macho (um veludo preto lindoooooooooooo) e já ando a namorar uma branquinha...hehehe :D
Para além de lindos são criaturas adoráveis que criam grandes laços de afinidade com o "tratador"...ela faz grande distinção entre mim e o meu marido embora seja bem tratada por nós 2...mas ela sabe bem quem é quem ;)

Se procurares bem, aqui na net, tens alguns criadores a vender cinzentas standar a 10 €...é uma questão de procurares bem e teres paciência...;)

Nunca te esqueças que, apesar de serem roedores, requerem mais atenção do que um hamster...pois são animais que se não receberem a devida atenção ficam muito tristes...

Vais ter que criar uma divisão "chinproof" se a quiseres soltar pois ela gosta de roer tudo o que apanha...

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa é só dizer...o que eu souber podes contar cmg ;)

Bjokas
Loca
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sábado nov 20, 2004 8:12 pm

Sugiro q faças umas leituras e q compres uma gaiola adequada para a chinchila.
São carotas! Não deves colocar a chinchila numa gaiola de coelho, porque gostam de saltar.
Deve libertar-se a chin pelo menos uma vez por dia, um par de horas.
Come ração própria e não se pode andar a mudar a alimentação, come feno e esporádicamente alfafa.
Pode comer como guloseima passas de uva e ameixa.
Podes comprar também um Wc para pôr areão ou granulado absorvente, e essencial: areia para chinchila ( um kilo custa 5 euros e dá para uma semana ( ou duas, vá lá). colocas a areia numa banheira própria ou num recipiente com paredes altas porque o habitual é a areia voar por todo o lado.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Responder

Voltar para “Exóticos”