quantos anos dura um piriquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta nov 18, 2004 9:13 pm

Kles Escreveu: Nos periquitos bébes os olhos são completamente negros, enquanto nos adultos geralmente se facilmente a iris branca a volta da parte preta.
Existem no entanto algumas excepções, nomeadamente no caso de mutações como os Malhados Recessivos, que mesmo em adulto não apresentam iris em volta do olho.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta nov 18, 2004 10:02 pm

hybrid Escreveu: Não lhes tenho dado vegetais, dou-lhe vitaminas com moderação diluídas na água, mistura de boa qualidade, osso de choco sempre na gaiola.
Não sei o que entende por dar vitaminas com moderação.

No meu caso pessoal ministro as vitaminas consoante as necessidades das aves e mediante determinados periodos.
Em relação à quantidade, forneço aquilo que é aconselhado no folheto incluso, já que este à partida foi elaborado segundo estudos que concluiram quais as quantidades indicadas.

Vitaminas na água são na minha opinião um desperdicio e uma execelente forma de sujar a água.

Grande parte das vitaminas degrada-se passadas poucas horas de estarem diluidas na água e em contacto com a luz, assim, pensando na quantidade ingerida diáriamente pela ave, a determinada altura aquilo que bebe pouco mais é que água suja.

O osso de choco é excelente para a ave afiar o bico, no entanto como fornecedor de cálcio não é de todo uma opção viável, já que aquilo que é assimilado pelo organismo da ave fica muito longe do recomendado diáriamente.

No entanto nada disto me parece ser à partida o motivo para a morte precoce das suas aves, poderá eventualmente ter um problema no local onde as tem, esse problema pode ter a ver com Bactérias, Virus ou Fungos.

Aconselhava-o a comprar um desinfectante de largo espectro, desinfectar as instalações, gaiolas e todos os utensilios, talvez desta forma possa controlar a situação, pois acho estranho as aves estarem a morrer e outras a adoecer do modo como explica.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

sexta nov 19, 2004 1:25 pm

Não me lembrei logo do pormenor da íris dos olhos... :oops: Obrigado, Kles e Budgerigar!

Não costumo dar vitaminas ao meu Gadjot, mas dou-lhe vegetais e fruta diáriamente. Optei por usar um bloco de cálcio ("grit") para o bicho afiar o bico e ingerir o cálcio que necessita.

Realmente passa-se algo com os seus piris, hybrid. Estarão constipados?...só posso especular. ;)
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sexta nov 19, 2004 2:39 pm

Vanadis Escreveu: Não costumo dar vitaminas ao meu Gadjot, mas dou-lhe vegetais e fruta diáriamente
Olá Vanadis

Uma boa opção, até porque estamos a falar de uma ave de estimação, seria a ração extrusionada, pois esta a exemplo das conhecidas rações para cães, já contém todos os nutrientes essenciais ás aves, não sendo por isso necessário estar a dar nenhum suplemento.

É relativamente acessivel (em termos de preço claro) não tem desperdicio, é altamente nutritiva e sobretudo muito completa.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
hybrid
Membro
Mensagens: 108
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm
Localização: Canários

sexta nov 19, 2004 4:28 pm

Pelos vistos andamos enganados, afinal os nossos pássaros tem sempre água suja á disposição.

São os laboratórios dos produtos para animais, os vendedores, os criadores que julgam que as vitaminas ajudam e melhoram a qualidade de vida os nossos passaritos, andam todos enganados... :lol: :lol:

Não sei quem o senhor é, se é criador, ou coisa parecida, mas abstenha-se de dar os chamados bitates que com essas ideias, leva que alguém menos experiente as siga e claro os resultados não serão bons.

Anda aqui muita contra-informação. :o :o :o
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sexta nov 19, 2004 4:38 pm

As vitaminas podem ter vantagens se usadas com cuidado, mas também são um convite luminoso para bactérias. Pior que água suja, podem tornar-se água infestada. O Budgerigar tem razão nisso.

Em vez de simplesmente dizer que alguem está errado dessa maneira, porque não diz antes a sua opinião, e já agora fundamentada? Budgerigar, assim como os restantes foristas neste tópico, está a tentar ajudar.
hybrid
Membro
Mensagens: 108
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm
Localização: Canários

sexta nov 19, 2004 4:54 pm

Se utilizar as vitaminas, como se descrevem nos folhetos.

Agora se deixarem a água dias, claro é um belo caldo que ali está, mas isso acontece tanto com vitaminas ou sem.

O que eu acho mal, é virem aqui afirmar que as vitaminas sujam a água. Aproveito para perguntar como administram medicamentos aos vosso passaritos. Dão-lhes um comprimido de 8 em 8h :lol: :lol:
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

sexta nov 19, 2004 6:32 pm

É do guaraná, é do guaraná! ;)

O meu pai cria piris há mais de 25 anos...e os suplemnetos vitamínicos vêm todos da horta e da minha mãe e do pomar do meu avô, :p. São mais de cem piris num aviário na rua e raramente estão doentes, :p.

Mas enfim, cada um com os seus métodos. Não critico métodos, apenas a forma dos expôr. :?
Fourpows
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Localização: 1 Cocker Spaniel, 3 SRD e 1 Gato
Contacto:

sexta nov 19, 2004 6:56 pm

Olá a todos

Eu tenho um piriquito com 13 anos e já tive um que durou 15 :lol: .

O Azulinho com 13 anos ainda anda de volta das piriquitas :D
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sexta nov 19, 2004 8:01 pm

Vanadis Escreveu: Mas enfim, cada um com os seus métodos.
Exactamente, pois existem dezenas de métodos diferentes e todos acabam por dar os seus resultados.

Na situação das vitaminas, existem os criadores que continuam a optar por vitaminas naturais, frutas, legumes etc, enquanto outro optam apenas pelas sintéticas.

O problema das vitaminas na água é muito simples e fácil de compreender, vejamos:

As vitaminas quando em contacto com a luz ou diluidas na água, perdem grande parte da sua eficácia em apenas algumas horas.

Um periquito ingere diáriamente uma média de 5 ml de água.

Um bebedouro dos normalmente utilizados tem capacidade para cerca de 80 ml de água.

Assim, basta analisar estes 3 factores para concluir o seguinte:

Como por norma, ninguém coloca apenas um bocadinho de água no bebedouro, no dia seguinte, quando se muda a água, grande parte das vitaminas vão para o lixo, daí que seja fácil de concluir o que já havia dito anteriormente, dar as vitaminas na água é um desperdicio, mas NÃO é um erro.

No entanto se conseguirmos perceber a quantidade diária de papa ou sementes germinadas que uma ave consome num curto espaço de horas, por exemplo 6 horas, temos então a certeza de que as aves, consomem a quantidade diária recomendada de vitaminas e que não existe desperdício.

As duas grandes vantagens deste método são essencialmente o que se poupa em vitaminas e a certeza que estamos a fornecer a quantidade correcta das mesmas.

Claro que no meio de tudo isto é necessário perceber o seguinte:

Uma coisa é falarmos de quem cria aves, outra é falarmos de quem apenas tem uma ou duas aves de estimação.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
sahara
Membro Veterano
Mensagens: 620
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta nov 19, 2004 9:01 pm

Essa média de periquitos mortos é bastante elevada ( qual é o nº total dos seus piris? ). Nos últimos meses apenas me morreu um com asma. Tenho 13, antes tinha 14.
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

sexta nov 19, 2004 10:07 pm

Olá,

Além do que o Budgericar disse e muito bem sobre alguns dos inconveniente do uso de vitaminas na água, também devemos ter em conta que, por norma, qualquer substância ou mistura de substâncias no estado sólido (pó) é muito mais estável quimicamente que numa solução líquida... Dai a muito maior facilidade de degradação das vitaminas quando usadas na água.
E não tenham qualquer dúvida que meter vitaminas na água, passadas algumas horas a grande parte simplesmente não serve para nada. Mas a água nessa fase não está (ainda) suja, apenas amarela... A degradação depende de coisas tão simples como a luz, a temperatura, o tipo de água (canalizada ou mineral...), cor do bebedouro, etc.

Existe ainda o problema de alguns ingredientes (proteínas por exemplo) nem sempre serem solúveis em água. Outros reagem mesmo com água (aminoácidos sulfurados). Mas obviamente ninguém aqui criticou o uso de vitaminas, penso que foi simplesmente dado um bom conselho sobre como as usar da forma mais eficaz e racional!

Já pensou que quando NÓS tomamos um suplemento vitaminico tomamos um colher de chá, café, sopa (etc) de uma só vez? Porque será? Porque é que quando os damos às aves enchemos um bebedouro com as vitaminas e água e depois ela que vá bebendo? Será que não há nenhuma diferença? O que conta basicamente é o consumo de principio activo (embora nas vitaminas a questão seja um pouco diferente) por peso corporal/dia. E em 80% dos casos não se enche só 1/4 do bebedouro e muitas vezes nem se muda no dia seguinte (e se desinfectam os bebedouros...)

MESMO como criadores em alguns casos temos forçosamente de suplementar na água em alturas em que o consumo de papas é reduzido. E porque nem todos os alimentos servem para usar suplementos. Se eu quiser suplementar os meus agapornis através da comida (papa) fora da época de criação bem posso pôr lá um comedouro só com vitaminas em pó e mesmo assim duvido que comam a quantidade recomendada!!
No caso de suplementação/tratamento de aves doentes o uso da água é sempre preferível porque na maioria destes casos as aves comem menos mas não deixam de beber...

Para quem tem menos aves a suplementação na água é realmente a mais simples.

Mas não tenham dúvidas que anda por ai MUITO má informação, por acaso desta vez até foi o oposto!

Ricardo M.
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

sexta nov 19, 2004 10:34 pm

E já foi (quase) tudo mto bem dito, ;). No meu caso, para além de seguir os conselhos que acatei aqui na arca, regulo-me pelo método do meu pai: tudo muito natural. E tem resultado, aliás, há 25 anos que resulta. ;) Sementes bem escolhidas, sim, suplementos do que a horta e o pomar costumam dar. Desde maças a capuchinha, vitaminas não lhes faltam.

E lógico que criar aves e tê-las domesticadas em casa não é o mesmo. Mais não seja porque as aves qd criam necessitam de suplementos mais abundantes. A criação debilata-as, daí não viverem tanto tempo. É mais fácil proteger/tratar um só piri do que cem! É mais fácil evitar contágios com uns poucos piris do que num aviário cheio! Daí que a forma de lidar com eles seja diferente. Daí que os piris domesticados tenham tendência para viver muito mais tempo.
Daí que eu diga que não sou criadora de piris, mas sim uma dona de um (já foram mais...) piri domesticado. ;) Mas também costumo dizer que o meu pai é criador, mas não é dono... ;) ;) É que mais dona galinha que eu ele não é... :lol: :lol: :lol:. E os piris dele não lhe roem as folhas, os naperons, os cortinados, não tentam acasalar com a cabeça dele, não lhe perseguem o croissant ou o pão com manteiga, não protestam qd se apaga a luz... ;) ;) ;) ;)

:oops: :oops: :oops: :oops:
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

sábado nov 20, 2004 1:06 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
mary14600
Membro
Mensagens: 136
Registado: domingo out 31, 2004 10:48 am

sábado nov 20, 2004 2:50 pm

ja agora qual e as frutas e os legumes que devo dar aos meus piriquitos eu custumo dar alface a maça e papa amarela estou a dar a correcta alimentaçao :?:
Nao discutao meninos a discussao n leva alugar nenhum cada um tem a sua opiniao e de respeitar a opiniao de cada um :lol:
Responder

Voltar para “Aves”