Escalar.... morte subita sem saber porquê1

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
macgonagal
Membro
Registado: sexta out 10, 2003 7:09 pm
Localização: Nicky, um cão rafeiro mtt keriduh, 1 Aquário comunitário de 45 litros, e um aquário

terça nov 16, 2004 4:34 pm

Oi a todos... ao contrário de outras vezes que vim aqui com duvias mas que estava 'contente'... desta vez não é bem assim...

indo ao assunto... ontem a noite o meu escalar começou a ficar mt branco (mais branco que o normal) eu vi logo o pH mas estava perfeito!

depois de ficar muito branco começou a andar no fundo do aquário e de lado... até que parou por ompleto no fundo do aquário... estava vivo ams no fundo do aquario sem se mexer...

hoje de manha quadno fui ve-lo notei, com muita tristeza, que ele tinha morrido... no mesmo sitio onde tinha parado ontem... :( :cry:

Alguém tem a mais pequena ideia do que se poderá ter passado?
foi erro meu ou ele teve uma 'doença subita' e morreu devido a minha ignorância?devido a eu n ter detectado logo essa doença?

Precisava mesmo se alguem me soubesses explicar o que se passou pois estou com esta 'culpa' dentor de mim... só penso que o peixe pode ter morrido devido à minha ignorância

:cry:

Desde já agradeço todas as respostas....
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

terça nov 16, 2004 7:26 pm

ola! nao tens de te sentir culpado afinal de contas fizes-te os possiveis, ja me aconteceu igual, realmente os escalares morrem subitamente sem aparencia, pode ter sido nitritos a mais, a temperatura estava boa???á quanto tempo tens o peixe? é grande? (tambem pode ter sido de velho!)
ja agora, quantos L tem o teu aqua? tens de dizer mais coisas para poder--mos saber de que é que ele morreu. mas de facto é mesmo estranho porque ja aconteceu a mim, ate a uma amiga da minha irma, morreu subitamente, á! eu tenho uma foto dele, ate vou po-la!
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

terça nov 16, 2004 7:54 pm

e no entanto este parece saudavel!

http://www.megagaleria.com/pictures/pic_2402_1.jpg
macgonagal
Membro
Registado: sexta out 10, 2003 7:09 pm
Localização: Nicky, um cão rafeiro mtt keriduh, 1 Aquário comunitário de 45 litros, e um aquário

terça nov 16, 2004 9:45 pm

a temperatura estava optima.-.. desde que montei o aquario que a temperatura se mantem a 27/28 º... o piaxe tinha mais ou menos uns 6 cm de uma barbatana a outra... o aquario era de 45 litros..

qq coisa mais avisa ;)
Anita_29
Membro
Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm

sexta nov 19, 2004 9:29 pm

Olá ;o)

Para começar um aquário de 45 L não me parece suficientemente espaçoso para ter escalares (pior se for um aquário comunitário), estes por causa das longas barbatanas e bigodes têm de ter um pouco mais de espaço, nomeadamente em altura. Por isso como já te foi dito pode eventualmente ter sido excesso de nitritos (substância que surge quando a água está poluída, excesso de alimento decomposto na água, das fezes, por ter morrido algum peixe) e mesmo com a água aparentemente limpa.

Há no entanto uma séri de factores que podem contribuir para uma morte aparentemente súbita dos peixes, ou seja, que não pareçam doentes. São elas:
Excesso de Ferro;
Falta de Oxigénio;
Excesso de Cobre.

Tudo isto não é visível a olho nu (tal como o Ph que tu mediste e muito bem), mas a "Sera" 8que é a marca que eu utilizo) tem testes para medir estes valores, e substâncias para os corrigir sendo necessário (normalmente associado a trocas parciais de água).
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

sexta nov 19, 2004 9:41 pm

Concordo com a Anita29 em quase tudo, mas se ela permitir-me que a corriga,na parte em que diz que a falta de oxigénio não é vísivel não é bem assim... pois quando existe falta de oxigénio os peixes têm tendência a estar sempre na superficie
Responder

Voltar para “Peixes”