Fila Brasileiro, falado por um grande da canicultura brasileira: Bruno Tausz

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta nov 19, 2004 8:30 pm

Ola amigos,

No forum do Bruno Tausz perguntei-lhe o que ele pensava do Fila Brasileiro, e aqui vai a sua resposta surpreendente :

Amigo Pedro,

Eu sou um fã incondicional da raça fila brasileiro.
Estudei a fundo a raça, completamente isento de paixão por não ser criador e nem manejar exemplares.
Utilizei um excelente exemplar da raça para explicar o passo de camelo, no vídeo de movimentação que produzi para a CBKC.
Já treinei cerca de 30 exemplares com resultados espetaculares e quebrei aquele tabu, entre os treinadores, de que o fila era burro e intreinável. Um desses exemplares, conduzido por um menino de 13 anos, foi monitor da turma.
As pessoas tomaram pavor da raça fila brasileiro por causa da mídia, por causa de criadores mal informados a respeito do que se deve considerar bom temperamento e por causa da moda, na época em que o fila estava no seu auge, com exposições especializadas de até 90 exemplares.
Eu mesmo julguei algumas. Já fui mordido por um fila, numa exposição, pelas costas, lançado pelo proprietário, que não queria mostrar a dentadura.
O caráter da raça é moldado pela combinação do temperamento com a educação dada pelos proprietários.
Com a modificação do padrão da raça no que se refere ao temperamento, começo a acreditar no retorno da raça.
Como você sabe, é o padrão da raça que orienta os criadores sobre o que buscar como ideal.
Não sei como ficará o texto do padrão modificado, mas a minha opinião sobre o temperamento é a seguinte:
Um cão de guarda deve ser principalmente corajoso e autoconfiante, com isso ele não precisa ser agressivo porque "se garante" Precisa ser tranqüilo para conseguir resolver as situações de perigo com muita calma para não fazer bobagem e, finalmente, precisa ser dócil e amável com todos, inclusive e principalmente estranhos. Com isso ele terá a chance de aprender a conhecer bem o comportamento e as intenções seu possível inimigo. Assim, uma pessoa amiga, muito amiga, que já rolou com ele na grama, mas que por algum motivo deixou de ser amiga e quer agredir seu dono, o fila de bom temperamento deve agir instantaneamente e defender seu dono.
Para finalizar, eu adoro o fila brasileiro porque sua estrutura é, no meu conceito, a mais perfeita para um molosso. O andar felino é sua maior qualidade pois os felinos são os animais mais ágeis e rápidos de todos os quadrúpedes e nenhum felino tem a linha superior nivelada.

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2004
Bruno Tausz

Acabo por dar este link do video da Mundial 2004 no rio de janeiro que esta disponivel na minha pagina : http://perso.wanadoo.fr/fileiro/video.wmv

Fileiro é para sempre !!!! :D :D

Abraços,
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta nov 19, 2004 10:15 pm

Apesar de não discordar na íntegra das alterações introduzidas ao estalão, principalmente no que respeita ao temperamento, questiono-me se as mesmas visaram beneficiar a raça em si, ou apenas um grupo de criadores.

Principalmente, e após visionar o vídeo, deparar-me com um cão (que julgo ser o Ben Hur do Arere, propriedade do canil Fortal do Fila, e que tem ultimamente sido bastante usado como padreador) que, e desculpem-me a expressão, parece "anão".

Mas tal como em tudo na vida, cada qual interpreta o estalão à sua maneira e cria conforme lhe "apraz" mais.

Infelizmente...

Abraços,

Joana Félix ;)
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 20, 2004 8:14 am

Ola Joana,

O que modificou no novo padrão, foi essencialmente no temperamento que ficamos preocupados :a FCI modificou o padrão nas faltas graves onde o Fila não podia ser agressivo com o dono, e agora podemos ver que o Fila não pode ser agressivo com nimguem, o que é impossivel com a ojeriza que possui a raça, não podemos tirar essa caracteristica dum dia para o outro;
o juiz de expo não pode tocar no Fila e nem deve, e a FCI esta a ambrandar o temperamento do Fila que é a principal qualidade do Fila e o que faz a sua popularidade.

Até,
Ladybird
Membro Veterano
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sábado nov 20, 2004 12:19 pm

Desculpe-me discordar de si Pedro, mas na minha opinião o Fila, para ser um animal equilibrado, não precisa nem deve atacar tudo quanto mexe. Isso para mim não é um cão destemido mas sim um cão nervoso.

Aliás, como disse e bem o Bruno Tausz:
«Um cão de guarda deve ser principalmente corajoso e autoconfiante, com isso ele não precisa ser agressivo porque "se garante". Precisa ser tranqüilo para conseguir resolver as situações de perigo»

Qualquer cão, e mesmo o Fila Brasileiro, desde que correctamente sociabilizado, pode e deve aceitar a presença de estranhos, desde que obviamente acompanhado pelo seu dono.

Claro que não esperemos que ele vá rebolar e pular com um estranho, mas pode "tolerar" a presença dos mesmos. Além do mais, o Fila não pode em momento algum duvidar da "supremacia" do seu dono. É ele que manda e é ele quem decide quando e onde o Fila pode avançar.

Para mim, qualquer Fila bem treinado e bem comandado pelo seu dono, ou seja, com a dita "ojeriza" sob controlo, é um cão do mais seguro que há, que somente ataca quando é necessário, ao contrário de cães com agressividade desmesurada que tentam morder tudo quanto mexe.

Aliás, para mim a dita alínea que "permitia" que o cão mostrasse agressividade para com o juíz em ringue era, notoriamente discriminatória.

Abraços,

Joana Félix
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 20, 2004 12:36 pm

Ladybird Escreveu: Desculpe-me discordar de si Pedro, mas na minha opinião o Fila, para ser um animal equilibrado, não precisa nem deve atacar tudo quanto mexe. Isso para mim não é um cão destemido mas sim um cão nervoso.
BRavo !!!

E... um tópico decente ?

Devo-me ter enganado, pensava que isto era a arca ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 20, 2004 12:36 pm

Ladybird Escreveu: Desculpe-me discordar de si Pedro, mas na minha opinião o Fila, para ser um animal equilibrado, não precisa nem deve atacar tudo quanto mexe. Isso para mim não é um cão destemido mas sim um cão nervoso.
BRavo !!!

E... um tópico decente ?

Devo-me ter enganado, pensava que isto era a arca ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 20, 2004 2:00 pm

Joana,

Compreendo seu ponto de vista, e acho normal pensar assim, mas so quem conhece a raça Fila, (não é casa de Anaval?) é que pode saber o que se fala, e convido-a a ler esta pagina sobre o temperamento do Fila escrita pelo Doutor Porocpio Do Valle que fica uma referencia mundial na raça brasileira. - http://www.caofilabrasileiro.com/padroe ... amento.htm

Depois diga-me o que pensa..

Abraços,
Ladybird
Membro Veterano

sábado nov 20, 2004 2:30 pm

Caro Pedro, li a página que gentilmente aqui colocou e apesar de compreender aquilo que me quer transmitir, parece-me que o conteúdo da mesma não se coaduna com a percepção que eu tenho do temperamento do Fila. Senão, vejamos:

"Além da ojeriza aos estranhos, um Fila não aceita outro macho e tem forte espírito de matilha." - É verdade que tal possa acontecer mas não se pode tomar esta permissa como sempre válida. O Fila, tal como qualquer outro cão pode, sabe, e aprecia, viver em matilha. Junto dos seus. Qualquer matilha será hierarquizada estando cada cão em seu lugar. Os problemas entre eles poderão eventualmente surgir quando um dos cães não acata o lugar que lhe pertence na matilha. Aliás, e pela experiência que tenho, acho que esta frase faria muito mais sentido se dissesse que é mais vulgar uma Fila não aceitar outra fêmea. ;)

"4 - Finalmente, se o cão à aproximação do estranho a menos de dois ou três metros, procura investir, morder, impossibilitando qualquer contato, terá nota TRÊS. Este é um cão de guarda como os antigos cães de fazendas, no Brasil. Paradoxalmente ele se mostra dócil com seu dono e com aqueles que com ele convivem." - Será mesmo assim? Então um cão que outrora foi utilizado como cão boaideiro, que acompanhava as manadas por longos percursos, cruzando-se com gente e outros animais, demonstraria esta agressividade desmesurada? Um cão que coabitava em fazendas onde era vulgar a entrada e saída de pessoas estranhas à mesma, teria assim esta "ojeriza"? Se o que se aproxima não demonstra perigo para o cão ou condutor, qual o sentido deste ataque?

Ainda que sendo um artigo interessante, para mim este tipo de teste não avalia em nada o carácter de um cão. Para mim, a grandeza de um Fila transmite-se na serenidade do seu temperamento, atacando sim e sem qualquer receio quando para isso haja motivo. Sinceramente não vejo que o simples facto de alguém se aproximar a cerca de 2m possa representar qualquer ameaça. inceramente, não era um cão destes que desejaria ter a meu lado. Fosse ele Fila Brasileiro ou de qualquer outra raça. Cão meu tem que ser acima de tudo equilibrado e saber distinguir que em última instância sou sempre eu que decido. Aliás, e como o casadiscaes disse em tempos e bem, também eu gosto particularmente de sair com os meus cães e levá-los até uma esplanada. 8)

Quanto ao que o Vasco disse, não interpretei como tendo sido prejorativo. Pareceu-me mais que terá ficado surpreendido ao deparar-se com um tópico em que se fala de algo diferente daquilo que se tem visto aqui pela Arca. Pelo menos, penso eu de que... ;)
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 20, 2004 2:54 pm

Havia dois tipos de Filas naquele tempo : um mais ligeiro que era boiadeiro e que podia percorrer longas distancias, esse talvez tinha um comportamento mais docil, mas o outro era mais agressivo e guardava a fazenda, nunca ouvi dizer que na fazenda havia pessoas que entravam e saiam como num café :?:

Posso estar errado mas penso assim. ;)

PS :Não percebi a intervenção do Vasco

Abraços
Ladybird
Membro Veterano

sábado nov 20, 2004 3:20 pm

pedro_adr Escreveu:nunca ouvi dizer que na fazenda havia pessoas que entravam e saiam como num café :?:
Não propriamente como num café! :D

Mas se atendermos ao facto de as fazendas serem igualmente local de trabalho e de trocas comerciais, não será de todo descabido concluirmos que o Fila teria forçosamente que ser minimamente amistável com estranhos. Ainda que confinados a canis.

Aliás, e na minha viagem ao Brasil em que pude ter contacto com o que foram e ainda são algumas das fazendas do chamado ciclo do café, e tendo tido contacto com cães de linhagens antigas, alguns dos quais e apesar de já "reformados", deixaram descendência, pude verificar que a chamada "ojeriza" é mostrada sim, mas única e exclusivamente quando para isso haja motivo. Não seria apenas uma simples aproximação ao cão, obviamente que cautelosa, que desencadearia uma reação como que a descrita no ponto 4 do texto. Se bem que, e como em tudo na vida, haja excepções. Em Belo-Horizonte pude observar um cão com um excelente porte, o qual só por isso já era intimador, e ao qual o simples facto de alguém atravessar o passeio do outro lado da estrada que cruzava a casa dele o fazia investir. Isto é, na minha opinião, "excesso de zelo" e deve ser controlado tanto no cão, como em criação. ;)
pedro_adr Escreveu:PS :Não percebi a intervenção do Vasco

Oh Vaaaaaaaaaaaascoooooooooooooo...
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

sábado nov 20, 2004 4:26 pm

O fila brasileiro foi criado especialmente para caçar humanos escravos que fugiam, os caes dessa raça que conheci sempre se mostraram traiçoeiros com estranhos, deixavam chegar perto mas quando ia tocar ele partia pra cima.
sobre os cafes, esses caes se não me engano são acostumado com o entra e sai de pessoas por isso não vão pra cima de todo mundo, mas também não permitem que esses estranhos se aproximem muito de seu dono, um cão que não tolera uma pessoa que passa ao lado da rua é, provavelmente um cão que saia pouco para a rua.

Bruno tauz diz que o fila deu uma caida de populariadade aqui, mas parece que ele ainda não veio aqui pro sul, o que mais vejo é fila protegendo as casas!!:!::!:
tem um que tem uma mania curiosa, quando passo pela frente da casa ele uiva, e volta a latir pros outros :lol:
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 20, 2004 5:03 pm

Nebulosa,

O Fila não foi criado especialmente para caçar escravos :lol: , foi criado para servir os homens que ocuparam e colonizaram o Brasil em muitas tarefas : Boiadeiro, onceiro (caça a onça), cão de guarda, perseguidor de escravos, cão de caça e tudo que se podia precisar dum cão naqueles tempos, mas de maneira nenhuma houve uma seleção de Filas para perseguição de escravos, eles la estavam e serviam bem para isso, nada mais. ;)

PS : Joana excesso de zelo, não seria o tal comportamento n°4 que se encontra na pagina do Dr Procopio ? Até que enfim admitiu ter visto um desses... obg, ;) :D

Abraços,
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

sábado nov 20, 2004 5:23 pm

pedro_adr Escreveu: Nebulosa,

O Fila não foi criado especialmente para caçar escravos :lol: , foi criado para servir os homens que ocuparam e colonizaram o Brasil em muitas tarefas : Boiadeiro, onceiro (caça a onça), cão de guarda, perseguidor de escravos, cão de caça e tudo que se podia precisar dum cão naqueles tempos, mas de maneira nenhuma houve uma seleção de Filas para perseguição de escravos, eles la estavam e serviam bem para isso, nada mais. ;)

PS : Joana excesso de zelo, não seria o tal comportamento n°4 que se encontra na pagina do Dr Procopio ? Até que enfim admitiu ter visto um desses... obg, ;) :D

Abraços,
sou leiga nesse assunto sei pelo o que ouvi de pessoas que tem e cria filas.
Mas isso depende de que regiao vc está falando, os captoes do mato selecionavam mais bravos para "caçar escravos"
em certas regioes ele era inutil tanto como onceiro e como boiadeiro somente para cão de guarda e para aperseguisão de escravos, os caes que não tinham as caracteristicas desejadas para esse pessoal era jogado de lado seria idiotisse eles cruzarem esses caes com bons caes, e aí comessou uma seleção.
Ladybird
Membro Veterano

sábado nov 20, 2004 5:32 pm

pedro_adr Escreveu: PS : Joana excesso de zelo, não seria o tal comportamento n°4 que se encontra na pagina do Dr Procopio ? Até que enfim admitiu ter visto um desses... obg, ;) :D
Pedro, eu nunca disse que não tinha visto nenhum fila assim.

No Brasil vi muita coisa como deve calcular. Foi no canil da minha amiga Marília, o canil Boa Sorte, que vi o cão com mais "ojerza" até hoje, um macho com 6 nos de nome Café da Boa Sorte extremamente imponente e agressivo.

Foi o único a que tirei fotos apenas para dentro do canil! :D

Aliás, tenho precisamente uma fêmea com o dito "temperamento n.º 4" na minha casa...! ;)

O que não quer dizer que seja o temperamento que eu mais procuro e aprecio. Acho que é um desafio muito grande como criador e como dono trabalhar um cão destes. Não é de todo um cão para qualquer um. Só para ter uma ideia, com cerca de 8 meses tentou morder uma das foristas na expo de Vila Franca de Xira por esta lhe ter tentado fazer uma festa. No entanto, minutos antes em ringue o juíz tinha avançado sobre ela e aberto-lhe a boca sem que ela tivesse mostrado a mínima agressividade. Ainda que bastante habituada a ser manuseada por estranhos, principalmente em expos, não permitiu que esta forista lhe tocasse. Portanto, qual foi o critério adoptado pela cachorra? Talvez tenha-se simplesmente sentido ameaçada, no entanto tenho consciência daquilo que tenho aqui em casa. Uma cadela que avança sobre qualquer um que não seja da casa, seja ele o homem da luz, a vizinha da frente, ou mesmo a mulher a dias que já cá vinha desde ainda antes de ela cá estar, mas que nunca lhe tocou, e certamente agora nunca lhe tocará. ;)

Sou ainda apologista que qualquer que seja o temperamento do cão, o dono tem sempre um papel fundamental e deve sempre tentar "moldá-lo". Para nosso bem e para bem do próprio animal, o cão deve sempre obedecer ao comando do dono, e às ordens deste.

Abraços,

Joana Félix
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda nov 22, 2004 10:20 am

Ladybird Escreveu: Sou ainda apologista que qualquer que seja o temperamento do cão, o dono tem sempre um papel fundamental e deve sempre tentar "moldá-lo". Para nosso bem e para bem do próprio animal, o cão deve sempre obedecer ao comando do dono, e às ordens deste.
Olá

Este parágrafo, a meu ver, resume tudo.
A primeira pergunta que devemos fazer, a nós próprios, quando decidimos ter um cão é: "Para que raio quero eu um cão", depois de feita a pergunta procuramos a raça que melhor se pode enquadrar na nossa necessidade.
O Fila Brasileiro é cão que não conheço, nunca lidei com nenhum exemplar, mas pelo exposto pelo Pedro e pela Joana, o Fila é um cão adaptado a várias funções, tendo como ponto comum a garda e a defesa de pessoas e bens. Ora, como sabemos, os cães não têm que reagir sempre da mesmo forma perante diferentes problemas, é neste presuposto que cabe conceito que a Joana escreveu.
Mesmo o Pastor Alemão, que é das raças mais equilibradas, funcionais e polivalentes que temos à disposição, podemos, através da selecção e principalmente do treino, dirigir determinados exemplares para funcionarem desta ou aquela maneira.
Aliás, pelo que li, e julgo ter percebido , é precisamente isso que fazem no Brasil com os Filas, mais do que uma linhagem e dentro dessa linhagem o cão pode ser mais do que uma utilidade.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”