Graptemys, ajuda na diferenciação.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder

Antes de comprar um animal previamente pesquisa na Internet ou compra livros acerca da espécie?

Votação encerrada em sexta jan 21, 2005 11:47 pm

Sim
7
78%
Não
0
Sem votos
Pergunto a conhecidos
0
Sem votos
Pergunto na loja onde o adquiro
2
22%

Total de votos: 9
Anita_29
Membro
Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm

segunda nov 22, 2004 11:47 pm

Olá boa noite

Queria saber se alguém no fórum me sabe especificar quais as principais diferenças que distinguem

:arrow: As False Map Turtle - Graptemys pseudogeographica

:arrow: As Mississippi Map Turtle - Graptemys geographica

:arrow: As Ouachita Map Turtle - Graptemys ouachitensis

É que eu não sou lá mto jeitosa no Inglês e a verdade é que em Português ou Espanhol não há sites ou livros muito completos acerca do assunto.

Se Tiverem uma dicas de uns sites em Português ou Espanhol também agradeço.

Fiquem bem
Última edição por Anita_29 em terça nov 23, 2004 2:42 am, editado 1 vez no total.
Kanashimi
Membro
Registado: domingo set 26, 2004 7:32 pm

terça nov 23, 2004 12:35 am

Na verdade eu pesquiso antes de comprar mas caí de pára-quedas no mundo das tartarugas quando ofereceram uma á minha irmã quando ela tinha 9/10 anos... o resultado foi óbvio... mas claro, agora tenho um livro, apoio num fórum especializado e várias páginas de internet sob os bichinhos para me informar...

Quanto ás mapas, eu já tive algumas discussões em várias lojas de animais (o vet não me soube ajudar) sobre a espécie da minha tartaruga. Todos me disseram que era uma tartaruga do Mississipi quando eu insistia que era Falsa Mapa. E é na verdade - eu sei que por baixo do avatar, o texto está desactualizado...

Disseram-se que as Mississipi têm um crescente branco atrás do olho e que a iris é geralmente muito clara.
As Falsa Mapa têm apenas uma risca em forma de L atrás do olho e riscas horizontais que se dirigem para o mesmo.
As mapa comuns têm apenas um ponto atras de cada olho e as Ouachita têm uma risca parecida com as falsa mapa ( _ e não L)

Estes são os sinais óbvios. No entanto é frequente apareceram tartarugas destas espécies que não apresentam a coloração típica. Nesses casos é muito mais difícil e só um especiaista poderá identificar...

Vou ver se arranjo imagens... por alguma razão não consigo adicionar imagens ao meu album... :?
"The more you know who you are and what you want, the less you let things upset you."
Kanashimi
Membro

terça nov 23, 2004 12:48 am

Mississipi:
Imagem

Falsa Mapa:
Imagem
Imagem

Mapa Comum:
Imagem

Ouachita:
Imagem

A minha ( coisa "mai" linda...)

Imagem
"The more you know who you are and what you want, the less you let things upset you."
Anita_29
Membro

terça nov 23, 2004 11:22 pm

Olá Kanashimi:

Continuei a minha pesquisa e descobri que a tua tartaruga é de facto uma falsa mapa (portanto teimavas bem), porque tem três linhas que vão até ao olho, na corcunda do mississipi essas linhão não chegam porque o tal (L) acima dos olhos não "permite" e na ouachita nunca vão mais de 2 linhas até ao olho.

Esta também é uma boa forma de descobrir qual a espécie não é?

Obrigada, ajudaste-me imenso

Fica bem
Kanashimi
Membro

quarta nov 24, 2004 1:02 pm

Sim, essa também é uma maneira de distinguir as espécies. Anda bem que ajudei. Vamos trocando impressões... ;)
( e eu vou ver se mudo a espécie por baixo do avatar... ai, se a preguiça matasse...)
Anita_29
Membro

quarta nov 24, 2004 1:37 pm

Olá Kanashimi:

Olha, à custa da brincadeira sabe so que descobri?

Pensava eu que tinha duas mapas, disse bem, pensava, pois tenho uma mapa (macho) e uma mapa falsa (fêmea), eu no futuro (e pensando que eram da mesma espécie), estava a pensar criar.

Agora dadas as ciscunstâncias.... Achas que será possóvel cruzar uma mapa com uma mapa falsa?

É que fiquei mesmo desiludida, já que já tinha feito estudos e pesquisas e a criação em cativeiro de tartarugas é uma coisa fantástica!!!

Já agora, conheces algum criador?

Fica bem
Kanashimi
Membro

quarta nov 24, 2004 6:51 pm

Tem uma mapa comum macho? Tem a certeza?! Nunca vi essa espécie ao vivo( mas também só conheço lojas em lisboa e arredores)... quando puder, coloque imagens no albúm! 8)

Já ouvi falar de híbridos mas não me parece que seja aconcelhável. Posso perguntar a alguém que saiba... assim que acabar o trabalho de Biofísica...

A minha Twiggy veio de uma loja de animais. Infelizmente não conheço nenhum criador de tartarugas...

Não me posso demorar que o trabalho é para entregar amanhã...
Anita_29
Membro

quarta nov 24, 2004 11:21 pm

Olá Kanashimi:

A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça.

Isto juntamento com a "barriga" concava, sim, posso afirmar que á um macho ;)

Ainda o vou apresentar à tua bichina :D :D

Fica bem
AMSCAR
Registado: quinta dez 09, 2004 5:59 pm

quinta dez 09, 2004 6:08 pm

Boas...Ja agora, podiam-me tirar uma duvida...

De acordo com : http://mega.ist.utl.pt/~lcan/photos.html

http://mega.ist.utl.pt/~lcan/kohni3.html
Esta tartaruga é uma corcunda do mississipi e...

http://mega.ist.utl.pt/~lcan/pgraph4.html
esta uma falso mapa....

Mas segundo as informacoes e fotos postadas a cima nao sera antes a 1ª uma falso mapa e a 2ª uma ouachita??

Cumprimentos

(nao consigo por as fotos a verem-se....)
Kanashimi
Membro

sexta dez 10, 2004 4:35 pm

Olá, bem-vindo ao fóum.

Esta será segunda vez que coloco a mensagem (o explorer foi a baixo da primeira vez e apagou tudo...) por isso vou resumir o que tinha dito na última mensagem porque tenho muito pouco tempo.

Penso que ambas as fotos estão correctas. O que acontece é que as "regras" acima são casos gerais e é frequente aparecerem exemplares que não possuem as marcas exactamente iguais. No primeiro exemplo, é possível verificar numa imagem lateral da mesma tartaruga que ela possui um crescente incompleto - penso por isso que é mesmo uma mississipi: http://mega.ist.utl.pt/~lcan/kohni4.html

No segundo exemplo, penso que se trata apenas de um caso em que existe uma pequena separação a meio do L. Se fosse ouachita, as "serraa" (desculpe não sei o termo correcto) da carapaça devereviam ser proeminentes (1ªfoto do exemplo abaixo) e a mancha deveria ser maior e mais rectangular (ou oval mas não é tão comum). No link abaixo há também um exemplo de uma ouachita que tem a grande mancha rectangular levemente ligada á risca longitudinal.
http://www.angelfire.com/ab6/jnjkapfer/ ... turtle.htm

Penso, embora não tenha certeza absoluta, que a classificação está correcta. Se quiser a confirmação posso dar-lhe a morada de um forum americano que possui uma secção própria para identificação de tartarugas.

Gostava de explicar como colocar imagens mas realmente estou muito atrasada...

Anita_29, lol , rotflmao :lol:
Eu não duvidei que fosse macho só me admirei porque nunca vi essa espécie á venda!
Desculpe a demora mas ultimamente não tenho tido tempo quase nenhum... :(
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”