São Bernado de pêlo curto e de pelo comprido

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual é o teu S. Bernado preferido?

S. Bernado de pêlo curto
6
33%
S. Bernado de pêlo comprido
12
67%

Total de votos: 18
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

segunda nov 22, 2004 10:04 pm

Qual é o vosso favorito?
Eu gosto mais dos do pêlo comprido, mesmo que os de pêlo curto sejam os originais, achos os de pêlo comprido mais patuscos, mais fofinhos. :)

Jà agora é verdade, que um S.Bernado de pêlo comprido tem que pelo menos cruzar com um de pêlo curto, para que a próxima prole não seje agressiva, e respeite os padrões do S. Bernado original?

S. Bernado de pêlo comprido
Imagem

S. Bernado de pêlo curto
Imagem
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça nov 23, 2004 8:16 am

O de pelo curto. Para mim, seja qual for a raça de cães, quanto mais proximo do original estiver, melhor.
Jà agora é verdade, que um S.Bernado de pêlo comprido tem que pelo menos cruzar com um de pêlo curto, para que a próxima prole não seje agressiva, e respeite os padrões do S. Bernado original?
Nunca tinha ouvido tal historia!
douricobulls
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 2:35 pm
Contacto:

terça nov 23, 2004 9:07 am

Eu pessoalmente gosto mais do de pelo curto.
Agora essa história de cruzar com o de pelo curto para não serem agressivos :o , a mim cheira-me a histórias imaginárias.
Mas como não tenho conhecimento profundo da raça em si, ponho sempre uma ressalva , até alguem que me explique cientificamente e com alguma razão de ser essa crença 8) .
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

terça nov 23, 2004 10:18 am

FBC Escreveu: O de pelo curto. Para mim, seja qual for a raça de cães, quanto mais proximo do original estiver, melhor.

Quer dizer que o de pelo curto está mais proximo do original??? :roll:
È que maior parte de Saõ Bernardos que eu vejo são todos de pelo comprido... :roll:
Odemirense
Membro Veterano
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

terça nov 23, 2004 10:28 am

melisaa Escreveu: Quer dizer que o de pelo curto está mais proximo do original??? :roll:
È que maior parte de Saõ Bernardos que eu vejo são todos de pelo comprido... :roll:
Os primeiros S. Bernados eram de pêlo curto, os de pêlo comprido, apareceram devido ao cruzamento que se fez com os Terranova.
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

terça nov 23, 2004 11:32 am

Odemirense Escreveu:
melisaa Escreveu: Quer dizer que o de pelo curto está mais proximo do original??? :roll:
Os primeiros S. Bernados eram de pêlo curto, os de pêlo comprido, apareceram devido ao cruzamento que se fez com os Terranova.

Hummm... Já aprendi mais uma coisa hoje... bigada.. ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 23, 2004 12:20 pm

melisaa Escreveu:
FBC Escreveu: O de pelo curto. Para mim, seja qual for a raça de cães, quanto mais proximo do original estiver, melhor.

Quer dizer que o de pelo curto está mais proximo do original??? :roll:
Até porque o pelo curto protege tão bem como o pelo comprido do frio (isolamente termico) e tem como vantagem não criar "pedras" de gelo nas franjas, o que dificulta o movimento dos cães!

Igualmente, caso fique molhado o pelo comprido demora muito mais a secar.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça nov 23, 2004 1:29 pm

Odemirense Escreveu: Jà agora é verdade, que um S.Bernado de pêlo comprido tem que pelo menos cruzar com um de pêlo curto, para que a próxima prole não seje agressiva, e respeite os padrões do S. Bernado original?
Efectivamente os criadores da raça podem pedir autorização para cruzarem as duas variedades de pelo. Isto é feito de forma a manter o pelo comprido e não por questões de temperamento.

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 23, 2004 1:37 pm

FAbarm Escreveu:
Odemirense Escreveu: Jà agora é verdade, que um S.Bernado de pêlo comprido tem que pelo menos cruzar com um de pêlo curto (.....)
Isto é feito de forma a manter o pelo comprido (.....)
Tiago, não percebi... :? Importa-se de desenvolver um bocadito? :oops:
Odemirense
Membro Veterano

terça nov 23, 2004 2:16 pm

FAbarm Escreveu: Efectivamente os criadores da raça podem pedir autorização para cruzarem as duas variedades de pelo. Isto é feito de forma a manter o pelo comprido e não por questões de temperamento.
Tiago
Mas com 2 S. Bernados de pêlo comprido não nascem de pêlo comprido também? :?
Também costuma nascer nessa ninhada crias de pêlo curto? :?
CostaLusa
Membro
Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

terça nov 23, 2004 2:19 pm

O Pêlo curto era o originalmente criado pelos monges na Suíça, mais tarde, eles fizeram cruzamentos em que surgiu o pêlo comprido, mas verificaram que tal não era tão eficaz na neve, tal como foi dito antes, exactamente por se formarem pedras de gelo no pêlo e especialmente no pêlo entre os dedos, dificultando imenso a tarefa do cão.

Hoje em dia é essencial que se façam cruzamentos entre pêlos curtos e compridos principalmente por: Sucessivos cruzamentos entre pêlos compridos torna o pêlo mais fraco e com tendência a encaracolar, existe a possibilidade de estruturalmente os cães ficarem com menos osso e nunca por questões temperamentais. E sim é necessário pedir autorização CPC, justificando, para fazer estes cruzamentos, coisa que não acontece em mais lado nenhum, visto os cruzamentos só beneficiarem a raça.

O pêlo curto não seca mais rapidamente que o comprido, isto porque, apesar de ser curto, são duas camadas de pêlo sobrepostas e são extremamente densas.
CostaLusa
Membro
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

terça nov 23, 2004 2:22 pm

O Pêlo Curto é um gene dominante e o comprido recessivo, logo, de dois curtos podem nascer compridos mas de dois compridos nunca podem nascer curtos.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 23, 2004 2:24 pm

CostaLusa Escreveu: Hoje em dia é essencial que se façam cruzamentos entre pêlos curtos e compridos principalmente por Sucessivos cruzamentos entre pêlos compridos torna o pêlo mais fraco e com tendência a encaracolar
CostaLusa, obrigado pelo esclarecimento. Agora já percebi a afirmação do Tiago... ;)
Odemirense
Membro Veterano

terça nov 23, 2004 2:32 pm

Também eu! ;)
:)

é que vi nestes links: (1)http://mypet.terra.com.br/sbernardo.asp
(2) http://www.petbr.com.br/rcsaobernardo.asp

E que diziam isto:
(1)
Em relação ao cruzamento, pelo menos de 2 em duas gerações, deve-se misturar as versões, ou seja, cruzar um pelo longo com um curto. Isso é de uma importância descomunal, afinal, o pelo curto transmite pra raça algumas características como o correto temperamento e a massa muscular e o pelo longo irá transmitir outras característica, como, por exemplo, a altura.

Por este motivo, quando vemos um São Bernardo com desvio de comportamento, provavelmente terá sido gerado por cruzamentos errados, sem a introdução do pelo curto !!
(2)
Vale lembrar que é de extrema importância o cruzamento, de duas em duas gerações, entre pelo longo e curto, afinal o pelo curto é quem transmite o correto temperamento da raça e a massa muscular, já o longo ira transmitir altura. São Bernardos agressivos, muitas vezes são resultado de cruzamentos indiscriminados!!
fizeram, que ficasse com duvidas. :? :roll:
CostaLusa
Membro
Contacto:

terça nov 23, 2004 2:46 pm

Quanto á altura não sei, nunca ouvi falar, mas se melhora o osso...quem sabe...

No que diz respeito ao temperamento, tenho a certeza absoluta que não está nada relacionado com cruzamentos de tipo de pêlo.
Responder

Voltar para “Cães”