Quando ele morde...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

terça nov 23, 2004 11:26 am

Olá a todos!
Já algumas vezes coloquei aqui dúvidas em relação à melhor educação do cão... A verdade é que me têm ajudado bastante, por isso cá estou eu outra vez! ;)

Bom, comecei a considerar a hipótese de pôr o meu cão (agora com 6 meses e pouco) numa escola de treino. Fui assistir a uma aula mas não gostei do que vi e decidi que o meu cão não ia para lá... Com um pouco de paciência tenho a certeza que lhe consigo ensinar eu as coisas mais importantes.

Mas o que me leva a escrever este tópico é o seguinte:
O Alf só come ração. Nunca lhe dei restos, apenas lhe dei um par de vezes frango cozido com arroz. Aconteceu duas ou três vezes ele conseguir aproximar-se do lixo e apanhar um osso. Tentei logo tirar-lho para que não se esganasse ou qualquer coisa do género. Resultado: atirou-se a mim, à minha irmã, aos meus pais... enfim...
Ainda ontem o lixo estava na porta de entrada para ser levado para o contentor. Foi o tempo do meu namorado vestir o casaco e ele estava lá só a cheirar. O meu namorado apenas o empurrou e o cão atirou-se logo a ele!!!
Destas vezes em que isto aconteceu sempre levou umas palmadas valentes, mas parece que não serviram de nada... No fim de semana passado pegou num pão de cima de mesa. Quando o consegui agarrar para o tirar começou-me logo a querer morder. Mantive a calma (apesar de tremer por dentro), abri-lhe a boca e tirei-lhe o pão. No fim atirou-se logo. Foi mais uma chinelada.

Só que o problema é que não adianta! Sempre que ele apanha qualquer coisa que possa comer que não seja ração (e que sabe que é proibido), parece que se torna outro cão! Só visto, mesmo.

Alguém tem sugestões? Já pensei em ser eu a dar-lhe algum bocado de comida para que ele se aperceba que sou eu que dou e sou eu que posso tirar...

Sugestões, por favor...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça nov 23, 2004 3:12 pm

O cão está a tentar impor-se aos donos, pelo que a sua hierarquia na família tem de estar melhor definida.
Porque não o leva a uma escola? Se não gostou da que viu observe outras e há-de encontrar uma que lhe agrade.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 23, 2004 6:20 pm

Tem de se impôr como líder da matilha.

Experimente algumas dicas - quando chega a casa não ligue ao cão, nem o olhe nos olhos (faça de conta que não existe - quer ele salte para cima de si, ladre, etc. Se fôr demasiado incómodo feche-o num quarto até estar calmo).
Só quando estiver sossegado é que lhe deve fazer festas.
(na matilha, os líderes não ligam muito aos inferiores na matilha, só quando lhes dá na veneta).

Ao dar-lhe a ração, ponha em cima da mesma uma bolacha ou qualquer coisa que você possa comer.Depois coma isso de forma a que ele pense que está a comer da ração dele. (na matilha os chefes comem primeiro)

Passe à frente dele nas portas e nos caminhos.
Não lhe dê festas quando ele quer.
Chame-o e dê-lhe festas quando você quer.

Só me ocorrem estas, agora.
Mas qualquer delas é como se você dissesse ao cão "eu sou o chefe, sou eu que mando".
É importante ser sempre assim até ele mudar de comportamento.

Depois pode relaxar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça nov 23, 2004 8:29 pm

eu costumo brincar com o max e um boneco. ponho o boneco na boca dela e depois, vou tentando que ele mo dê. não gosta nada, mas vai fazendo progressos. mesmo assim, não me atrevo a titar-lhe nada da boca. ainda me lembro do ponto no dedinho.
à carlota, tiro-lhe as porcarias que ela mete na boca. mas no outro dia, eles estavam a comer um palito prensado. tentei tirar-lho. começou a rosnar, coisa que nunca fez. depois, mordeu. idem. fiquei verde. a verdade, é que há situações que não valem o confronto. quanto a porcarias que querem comer, é de ensiná-los a obedecer.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça nov 23, 2004 10:08 pm

anjjazul Escreveu: .... fiquei verde. a verdade, é que há situações que não valem o confronto. quanto a porcarias que querem comer, é de ensiná-los a obedecer.
o meu cão é dominante, isso vê-se pelo instinto territorial, pelas "galadelas", pelo grande sentido de posse que tem, no entanto desde muito novo lhe deixei bem claro que quem manda sou eu.
nem que seja um bife, abro-lhe a boca e tiro...e curioso ele aceita muito bem.
já não aceita a minha ordem, com a mesma prontidão, para não se atirar a quem passa :?

penso ser muito importante definir a nossa posição e a deles, desde muito jovens, assim vamos a tempo de evitar muitos dissabores.

tive um cão q se roubava comida no lixo, já se atirava a quem fosse á cozinha, ou mordia se o enxotassem do sofá.

desde cedo, e até porque o tamanho do meu cão o exige, sempre lhe fiz ver que ai, alto e para o baile, como se costuma dizer.

assim ao meu cão posso, eu e quem lhe é familiar, fazer absolutamente tudo tendo apenas como retorno, amizade e brincadeira, nunca rosnadela.

mas se neste aspecto estou muito á vontade, noutros falhei redondamente, o cão continua muito territorial, desconfiado e imprevisivel na rua ou com desconhecidos, mas vou insistindo 8)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta nov 24, 2004 9:58 am

O meu cão que eu considero boxer mas que para muitos é rafeiro porque nao tem LOP é super previsivel e nem sequer sabe rosnar, nunca o vi a ter um comportamento de agressividade para com ninguem. Sempre muito brincalhão mas na dele é engraçado que ele proprio cria os seus limites em relação as pessoas que nao conhece.
Desde pequeno que foi habituado a que lhe tirasse porcarias da boca, porque parecia um aspirador, ate pastilhas elasticas ele mastigava semprem que me apercebo que ele esta a comer algumas coisa que nao deve toca abrir a boca ele ja sabe ate se senta e nao se importa minimamente talvez por considerar isso uma rotina não sei.
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quarta nov 24, 2004 10:13 am

A minha cadela, a Pacha, vai fazer agora 6 meses.
Sempre tentou dominar, agora está mais calma, mais dócil.....
Acreditam que me intimidava mais com 3 meses do que agora com 6?
É verdade, agora se for preciso abro-lhe a boca e tiro-lhe as coisas lá de dentro!
Inclusivamente aqueles ossos que ela tanto gosta de roer, claro que ela tenta recuperá-lo mas já não rosna nem me tentou morder nunca!
Claro que brinco um pouco com ela depois devolvo-lhe o osso, é só pra ela perceber que se eu quiser fico com ele! Pra ela saber quem manda!

Também acontece ela "roubar" objectos, tipo canetas, brinquedos da miúda. meias .....quando isso acontece chamo-a digo-lhe NÂO e DÁ e normalmente ela larga o que tem na boca e afasta-se do objecto.
Ás vezes leva pra brincadeira (afinal é uma cachorrinha!) e começa a correr á espera que eu corra atrás dela, nessas alturas mostro cara de zangada e viro-lhe as costas pra ela perceber que fez asneira e que eu estou zangada.
Até agora tem funcionado, espero que continue assim.
<strong>Rosita</strong>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 24, 2004 10:25 am

Boas!

Eu posso dar uma dica que não sei se será muito correcta, o que é certo é que me ensinaram isso há muito tempo atrás e eu já tive de a utilizar com um cão que eu tive com mais "personalidade" e resultou.

É o seguinte: explicaram-me que se nós agarrarmos o focinho do cão pelo maxilar inferior que ele assume como se fosse um chefe de matilha a repreender e mostra-se submisso. O que é certo é que isso resulta! :lol:
Eu tive, como já disse, um cão que também tinha a mania de rosnar, cocker por sinal, mas nunca mordeu a ninguém, e eu para lhe demonstrar que era eu quem mandava quando ele rosnava, agarrava o maxilar inferior mesmo pondo o meu polegar dentro da boca e simplesmente não o deixava morder-me, afinal o que lhe permite morder é precisamente fechar o maxilar inferior, ora se ele está imobilizado ele não morde... Mas atenção, não é abrir a boca do animal exageradamente, é só mesmo para não o deixar fechar!!! ;)
Enquanto isso, ralhava com ele e perguntava-lhe, embora sem resposta de retorno (!), "mas afinal quem é que manda aqui??" e o que é certo é que ele aprendeu...

Parece violento, mas garanto-vos que não é e pelo menos também vos posso garantir que não são mordidos pelo menos enquanto os tiverem a segurar!

Hoje em dia tenho um Dober e uma S. Bernardo e ambos me deixam tirar tudo da boca, e não precisei de usar essa técnica, mas desde cedo que os habituei a tirar ossos, o petisco predilecto deles, da boca. Na S.Bernardo é mais complicado derivado à enorme quantidade de baba e à vontade terrível que ela tem de comer o que me complica a vida!!! :p 8)

Boa sorte e pulso forte para mostrar que é o chefe da matilha!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Cães”